01 fevereiro 2012

Anjos, evangelistas e demónios - e o Lucho que vai encostar James...

Enquanto o FC Porto se encolhe, em vez de se organizar... (imagem tirada do Delito de Opinião, onde lembrei a propósito quem disse que a boca morre pelo peixe...)

O mercado fechou com as contradições de sempre mas uma certeza muito firme: é uma janela para expor-se o desespero de quem planificou mal a temporada. Para muitos, inclusive treinadores, não devia existir esta oportunidade. Arruina o seu trabalho, nalguns casos obrigará a começar de novo sem pré-época, por inserir novos jogadores e amiúde forçar a mudança de rotinas instaladas mais ou menos bem numa altura em que as posições se definem.
Vítor Pereira é um caso flagrante. Mais mexidas no meio-campo que ainda era o sector relativamente mais estável nos últimos tempos e responsável pela boa época passada. Os que salivam pela inclusão de Lucho, cuja categoria não se discute e eu sempre o vi como o melhor jogador em Portugal quando cá passou quatro maravilhosos anos para um Tetra histórico que não teve continuidade porque se perdeu essa referência de comandante a par da saída de Lisandro Lopez - e como obviamente alertei em tempo para tal perigo -, não fazem contas a quem tem de sair da equipa: sendo que Fernando e Moutinho são intocáveis e Defour tem merecido a confiança do treinador. Com Janko obrigatoriamente a titular, seja bom ou mau, eficaz ou não, e Hulk em breve de volta, tá-se a ver que o benjamim e querido James vai encostar às boxes quando tantos diziam ser indiscutível, admitindo-se que Varela se mantenha à esquerda onde o puto colombiano não encaixa e no domingo viu-se que não quer nada com aquilo. Mas isto é como as cerejas, há para todos os gostos e épocas.

Ainda temi que mandassem embora o Álvaro ou até o Hulk, já que temos esse portento de 10ME chamado Alex Sandro para a esquerda e ficámos soberbos por não vendermos o Palito no Verão por 30ME, ou que fossem 20ME. Agora não tivemos 10ME para pegar o Vagner Love, o melhor pdl disponível que aqui evoquei há dias, mas pagamos 3ME (verba oficial, ao que parece, depois de anunciados 7ME: corrigido) por um meco austríaco que jogou num clube de segundo nível de um campeonato de nível inferior ao português - mas o adepto engole qualquer rebuçado com embrulho de luxo já algo baço e cuja intensidade competitiva actual vamos ter de avaliar devidamente. Se fosse o Incrível à vida, por 50ME que estão mortinhos por encaixar, sempre ficavamos com o James a fazer de Hulk, como vinha sendo pintado com alguns borrões pelo meio...

De resto, o nosso campeonato segue a farsa do costume quando o Benfica vai à frente. Roubos escandalosos de arbitragem, mas silenciados com o estigma de treinadores se justificarem com erros de árbitros para esconder os seus, precisamente os mesmos andores que não poupam nas críticas como na época passada em que o Benfica era alegadamente prejudicado mas acabou a 21 pontos do 1º lugar.

Isto enquanto subsistem burros, incapazes de somar dois mais dois, a atirar pedras a quem não denuncia os desmandos do Paixão mas não perguntam ao clube por que é que mais uma vez não faz a sua parte.
Uma das coincidências consoante o líder do campeonato tuga é falar-se de competitividade e (des)interesse na competição ou aparecerem certos figurantes. Joaquim Evangelista é um deles. Ou fala do desinteresse da competição e dos salários em atraso, enquanto representante do Sindicato dos Jogadores que deve fazer o seu papel, ou aparece estranhamente protagonista em benefício de um clube. Já foi assim em 2004-2005, em 2009-2010 e agora aparece a sancionar, como se não fosse juiz em causa própria e as instituições específicas não terem nada a dizer, a presença de Djaló no... Benfica. Esse é um caso que nem me interessa, a não ser ver os calimeros mais uma vez no seu esplendor de perdedores e roídos de inveja a lamentarem verem mais um da Academia porta fora que é para onde os próprios adeptos imbecis os mandam... Então se Djaló sai outro Simão é que aquilo acaba em Alvalade...
Não são rosas, senhores, são cerejas. O tempo delas é este. O andor segue o seu caminho.

12 comentários:

  1. Boas

    Por mim o meio campo seria fernando, moutinho e lucho.

    Na frente há opções mas não deverá ficar muito longe de hulk (direita) pinheiro (meio) e james (esquerda) pelo menos para consumo interno.

    Acho que estamos todos contentes com o regresso de Lucho, no entanto há um senão. James vai continuar na esquerda quando julgo que dar(i)a um 10 excelente.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Exactamente, DD, temos de conviver com o melhor de dois mundos. O James sente-se bem no meio, mas não dá. A não ser que seja um meio-campo em losango, Moutinho pela esquerda e Lucho pela direita, o James à frente e cai Varela da equipa. Além de Defour.

    Isso significa abdicar do 4x3x3 enraizado há anos.

    A generalidade dos adeptos não tem percepção do que significa mudar isto a meio do percurso e com 5 pontos de atraso para recuperar.

    O pior, esqueces, é que Janko não pode jogar na Liga Europa. E, assim, impõe mudar o sistema.

    É complicado. Por isso faço regularmente estes alertas. Depois, cada qual pode achar o que quiser, mas convém primeiro ter noção das condicionantes.

    É sempre possível melhorar. Mas não evitámos as condicionantes do início de época pela falta de um pdl de jeito.

    ResponderEliminar
  3. Não acredito que o James se fixe à esquerda. Pelo menos não o tenho visto com essa apetência. Domingo provou-se isso.

    ResponderEliminar
  4. Boas

    Tal como se suspeitava. Falidos!!!

    http://www.sporting.pt/incscp/pdf/analiseevolucaopatrimonial_010212.pdf

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Acho que a equipa não tem tido grande dificuldade em ter bola perto da area adversária, porém,
    acho que o que tem faltado, tanto ou mais do que uma referencia de/na area, é alguem do meio campo que consiga abrir as defesas atraves de passes ou remates para criar as oportunidades de golo, essas sim escassas, algo que foi visto ocasionalmente quando James derivou para o meio e fez isso mesmo.

    A minha esperança no Lucho é que possa ser o elemento do meio campo que adicione à equipa essa caracteristica que tem faltado.

    Do pinheiro não espero nada, por duas razões: não tem curriculo nem provas inegaveis de qualidade que me convençam que é o PDL que o Porto precisa e segundo porque não me parece que a equipa mudo o paradigma de jogo e passe a jogar para ele, como se fazia no tempo do Jardel por ex.
    Tudo o que vier a fazer melhor que o Kleber para mim já será bom.

    ResponderEliminar
  6. miguel, os passes de rotura? Viste o Belluschi fazer um e dar o golo a Varela no domingo. James pode fazer isso atrás do pdl. O pdl é melhor do que o Kléber, mas claramente está à vista a desconfiança que os adeptos em geral depositam nele. Praticamente ninguém o conhece. Eu conheço minimamente. O problema é que a equipa desabituou-se de ter um pdl. E essa rotina não voltará tão cedo e Janko pode pagar por isso.

    É claro que se trata de uma segunda escolha e barata, para disfarçar embrulhado no papel de luxo do Lucho.

    Mas não percebo como tanta gente confiava em Kléber no início, e eu admiti que sabia pouco dele para avaliá-lo, e agora parta do princípio de que por não conhecerem Janko já o olham com desconfiança.

    Para já, para já, sobram problemas para VP. Isso é claro. Mas ninguém se dispõe a comentar essa matéria. Depois serão lestos porventura a criticar.

    ResponderEliminar
  7. Vi o que fez Belluschi e logo no momento disse meio a brincar a um amigo que via o jogo comigo "cada vez que acerta um passe sai uma grande assistencia"... isto porque ele, principalmente este ano, teve uma percentagem de passes certos miserável, além de nunca me ter convencido desde que cá chegou.
    Fiquei sempre com a impressão que nem era um medio centro nem um numero 10 capaz de organizar jogo.

    Quanto ao James, já na época passada se tinha visto onde é a posição que ele rende e gosta de jogar, que é precisamente a 10.
    Como eu referi no comentário anterior, alguns dos melhores momentos dos jogos do Porto é quando ele surge nessa area do terreno.
    Até porque lhe falta velocidade e apetencia para defender para jogar na ala.
    Na pré-epoca, antes de ir para o mundial, jogou no trio do meio campo, por isso tem sido uma desilusão para mim que VP não o tenha posto a jogar aí.

    ResponderEliminar
  8. Sempre tive também essa ideia do Belluschi.

    Quanto ao James, comprovas o que eu digo quanto à sua inaptidão para uma faixa/ala. Logo, quem corre o risco de sair do 11? Para mais se o 4x3x3 se mantiver?

    ResponderEliminar
  9. Boas

    Vítor Pereira já tem inúmeros problemas desde o inicio da época.

    Temos bom guarda redes (Helton) -> contrataram outro (Bracalli)

    Tinhamos bons laterais direitos, ou pelo menos, cumpridores (Fucile e Sapunaru)- > gastaram balurdios noutro (Danilo)

    Temos bom lateral esquerdo (A Pereira) -> contrataram outro (Alex Sandro)

    Temos bons centrais (Rolando, Otamendi e Maicon) -> contrataram outro (Mangala)

    Temos bons médios (Moutinho, Fernando, Guarin, Belluschi, para não falar em Souza) - > contrataram outro (Defour).

    Temos Bons extremos (varela, hulk, 2 rodriguez) - contrataram 2 (iturbe e djalma)

    Mas só tinhamos um ponta de lança e sem provar nada (Walter) e depositaram a esperança toda noutro (Kleber)

    Até dou de barato que Vitor Pereira não é nenhum predestinado, no entanto, o plantel sempre me pareceu muito desequilibrado, situação que conjugada com, parece-me evidente, a menor aplicação de alguns jogadores complicaram-lhe muito as coisas.

    A SAD tinha duas opções, a meu ver, ou deixava cair o treinador ou “limpava” o balneário.

    Acho que esta janela de mercado foi bem aproveitada pela SAD. Poupar salários de Walter, Fucile, Bellushi e Guarin, sem comprometer a vertente desportiva, na minha opinião, pareceu-me a atitude correcta. O regresso de Lucho é uma boa aposta. Fez 31 anos recentemente. Paul Scholes tem 37 anos e regressou recentemente em grande ao United. Acho que lucho pode ainda fazer umas 2/3 épocas em grande nível. Pode ainda dar muito à equipa. O senão, como atrás referido, é que a sua chegada pode eclipsar James. Temos um numero 10 em fabrico.

    O pinheiro não conheço. Os numeros são bons, mas foram conseguidos na Austria e na Holanda. A ver vamos. Pior que Kleber e Walter não poderá fazer.

    Quanto às saídas há que admitir. Walter foi um flop. Fucile sempre muito esforçado mas com algumas paragens que nos custaram pontos e vitórias. Guarin nunca me convenceu. Tenho pena por Bellushi. Chegou para substituir Lucho e foi embora com o regresso dele. Irónico. Bellushi sempre foi um 10. Quiseram fazer dele um 8 no FCP. Nunca o conseguiu. Alternou bons jogos com fase mediocres. O jogo contra o gil foi exemplo disso. Entrou com tudo, mexeu na equipa, fez grande assistência e depois perdeu-se em fintas e mais fintas. Tinha pinta de craque. Gostava dele.

    Acho que continuamos com um plantel desequilibrado, nomeadamente ao nível de extremos o que implicará a manutenção do 4-3-3. Gostava de ver o Porto a jogar em losango com James livre nas costas dos avançados e protegido por Fernando, Lucho e Moutinho. Pode ser que na Liga Europa isso aconteça...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Eu aposto no Defour, não porque não o ache bom jogador, pelo contrário, mas apenas por ser o "elo mais fraco" na conjectura do regresso do Lucho e as outras 2 vagas terem donos aparentemente indiscutíveis.

    Aparte disso recordo-me de que algumas das exibições que mais admirei do Lucho foram quando fez 2 ou 3 jogos no lugar do trinco - na altura P.Assunção.
    Não me acredito nessa hipótese porque iria mexer (ainda) mais na maneira de jogar da equipa, apesar de achar que um trinco capaz de construir jogo desde a defesa faz uma diferença enorme em qualquer equipa.
    Já a defender continuo a achar que o cérebro é superior ao músculo e recordo alguns dos maiores jogadores que admirei ao longo dos anos: Redondo, P.Sousa, Guardiola ou Pirlo, todos médios defensivos de categoria inquestionável e que colocavam a inteligência e leitura de jogo acima do aspecto físico.

    ResponderEliminar
  11. Meus Caros,na pre temporada Vitor Pereira dava a entender que ia apostar em Ruben Micael,porque saiu ele?
    Meu Caro Zé Luís,já reparaste que sempre que um jogador dá uma conferencia de imprensa patrocinada pelo sindicato ele acaba nos mouros?
    Saudações Portistas!
    Abraços
    Duck

    ResponderEliminar
  12. dj, o RM foi incluído no Falcao e somou apenas ao mau negócio que foi. Referi-o aqui de forma explícita, antes de todos. Por fim, lido o R&C que o Reflexão Portista explorou, concluí que foi ainda pior, financeiramente, do que desportivamente.

    Os bonzos do regime, aqueles a quem me refiro no post de amanhã, acharam que foi uma maravilha.

    Não posso dizer mais nada.

    Sobre o Evangelista, está aí o post para dizer o essencial.
    Obrigado

    ResponderEliminar