03 fevereiro 2012

O Godinho de Setúbal anda de Fiat?

Prontos, os programas estão cheios de pena dos velhinhos que morrem sozinhos e de Lisboa perguntam a todo o País porque é que a ti Belmira de Freixo de Espada à Cinta e o Manel das couves de Fornos de Algodres não acodem. Os preços dos transportes aumentaram porque todos têm de pagar os prejuízos acumulados e, como (não) se vê em Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha e Holanda, não faltou reportagem de rua que não fosse perguntar a cada potencial cliente quanto iria pagar a mais como se a factura não seja cobrada a todos nós. E mais uma greve que de vitória em vitória seguirá até à derrota final do sindicalismo decadente já não serviu para perguntar aos grevistas se achavam bem deixar as pessoas apeadas quando ainda elas mal faziam as contas ao aumento sentido nos passes. Ah, um chico-esperto a fazer greve pediu foi "deixem-nos trabalhar"...

Da mesma forma, começarm as reportagens sobre o frio à noite, a pena dos sem-abrigo e não tarda, no fim-de-semana, como há taça da treta a que ninguém Liga, Bragança vai andar apinhada de tv's a percorrer as lareiras e perguntar, entre as fumarolas dos caldos e os cheiros dos fumados, de que árvore vem a madeira de zinho ou as bagas de zimbro para a aguardente.
Fruta da época que não se aplica ao futebol. Melhor, aplica-se quando, como previ no domingo, só se fala da ameaça do Braga ao 2º lugar; ou, para quem tem boa memória como também ainda me accode, o País tem de saber por que é que o Pais (António) deu sinal ao Lucílio vigarista para o penálti da taça da treta de 2009 no Algarve.
Devem lembrar-se, até porque com os calimeros gravemente prejudicados - e foi apenas um penálti inventado, como conhecem muitos clubes visitantes em Alvalade com cartazes de boas-vindas nos corredores entre imagens de arruaceiros e de miosótis e borboletas - caiu o Carmo e a Trindade. Com o Paulo Bentoinha, hoje distinto seleccionador sem reparos ao passado de dizer mal de tudo e todos - menos da mão de Tonel que o Bruno do Caixão não viu na Supertaça de 2007 em Leiria, bem separada do corpo a parar uma bola na área -, a lançar merda para todo o lado, mais aquele sinal dos três dedos a significar, justamente, gamanço à maneira, mais os comentadeiros semidivididos pelos clubes do regime, o que não se disse e ficou a saber do auxiliar do árbitro?
Os jornais não demoraram a decifrar quem era o Pais daquele roubo: titularam-no de "Ferrari de Setúbal". Nem precisaram de saber a nota dada à arbitragem, até porque o vi-te ó Pereira acabou por sair-se - além de obrigado a justificar a coisa para revelar que não havia observações nem notas aos árbitros na competição sui generis com um acompanhamento à vista (pela tv) das cagadas dos apitos - a pedir a calma e o Lucílio vigarista a desculpar-se na SIC, comme il faut et pour cause. Essas desculpas, ao contrário do mea culpa de Duarte Gomes no Facebook pelo penálti recente não marcado no Porto-Marítimo, não foram criticadas por ninguém...
Escrevi isto ontem à noite e retardei a publicação na esperança de saber alguma coisa hoje de manhã mas já sabia que não ganhria nada com a expectativa de os pasquins trazerem a nota da arbitragem miserável ao nível do Bruno do Caixão, isto se algum se preocupar com isso ou se o FC Porto fizer a parte de divulgar a coisa, se é que pediu o relatório da praxe para saber como um observador qualquer mirabolou a coisa - porque já vimos coisas mirabolantes e ainda há um ano o AVB dizia ser lamentável a nota do Jorge Rouba do Sporting-Porto - mas talvez apareça só com uma dúvida num lance e fique por aí.
O que nenhum jornal trará é se o António Godinho anda de Ferrari ou de Fiat. O professor de Educação Física é novo, anda pela idade do Caixão e promete morrer a fazer merda na função.
No Campomaiorense-FC Porto de há quase 12 anos ainda havia Pôncio Monteiro a pedir a irradiação do cabrão do árbitro. Ninguém ligou. Todos escarneceram. O ex-dirigente deve dar agora voltas na campa, até por saber que não tardou o magano a ser promovido a internacional, com a benção do Papa...
A verdade é que lá em Lisboa mexem-se bem e acabam por saber as vidinhas dos árbitros. Do Porto é que nem uma ordem para lá saberem de que vive o Godinho que não viu um fora-de-jogo debaixo do nariz mas descobriu o corte com a mão de Otamendi para depois ter um cisco no olho e não reparar como Kléber foi derrubado por Adriano.
No Porto, está comprovado, os periodistas sabem pouco de árbitros. Tirando uma abencerragem que não distingue uma bandeirola de canto de um pontapé livre indirecto mas promove todos os árbitros do distrito e arredores, não sobre mais nenhum entendido de árbitros. Fica o idiota do Eugénio Queirós a dar lições de estupidez natural, agora que o abominável Marinho das Neves deixou de assessorar o Sporting para divulgar o "sistema" depois desvalorizado pelo Dias da Cunha que arregimentou os seus conhecimentos - isto para além de não se meter a receber por fora as assistências prestadas para amplificar o Pífio Dourado que sempre rendeu umas massas em contante para não deixar rasto...
Viram no Jogo ou no JN nas capas o enterro da bruxa perpretado pelo Bruno do Caixão?
O Pinto da Costa só gosta é de malhar no Duarte Gomes...

1 comentário:

  1. Zé Luís, a Supertaça em Leiria, foi em 2007. Em 2008, realizou-se no Algarve, entre os mesmos contendores...

    ResponderEliminar