14 fevereiro 2012

O que temos, Jorge?

ACT (22.30h) - Borram-se por tão pouco, os mesmos do costume...
ACT: (dia seguinte, 17h) - Quando digo que se borram por pouco, é por preferir que seja.por coisa que valha a pena e à qual se chama os bois pelo nome. E mais que uma medalha, merece uma estátua.
Pinto da Costa optou por generalizar banalidades. Ou vice-versa. Não deixa de ter razão, mas não é novidade. E, afinal, pessoal e institucionalmente, Pinto da Costa e o FC Porto apoiaram sempre o ex-presidente Madaíl. Logo, ratificaram a política implementada e que, por sinal, até dá dinheiro aos clubes: os jogadores já têm seguros se acontecerem lesões na Selecção e têm seguramente força negocial para pedir seguros mais abrangentes; os jogadores são promovidos na Selecção para as fases finais; os clubes não ficam a perder, propriamente, podem é queixar-se, com razão, de que poderiam ganhar algo mais. Mas isso decide-se nos locais próprios, não em entrevistas de birra e azedume com recados... Primeiro foi ao sítio oficial, por causa de uma praticamente aceite não-notícia de um facto fracamente noticiado antes, nem para sócios e adeptos saberem... E o sai-te remeteu para o tal canal.
A FPF é rica pela aposta no seu core-business que é a Selecção Nacional. Não adianta, para além de saber da evolução histórica da coisa, falar no assunto como se isso fosse o mais importante. Como sempre disse aqui, perdeu-se o embalo das camadas jovens e, assim, o futuro é menos risonho, por muito dinheiro que haja no banco. E a FPF está a cagar-se para a Informação, tem um site de merda e uma Comunicação horrível, assim a modos do FC Porto; a FPF tem o CR7 e o Pinto da Costa tem Hulk que diz ser melhor; mas a FPF não se abalança a ter uma tv nem sequer uma revista, apesar de ter um director de Comunicação tirado no meio do tachismo lisbonense de relações pessoais e políticas do marido do filho da dra. de um ministério qualquer...
Com alargamentos - o Euro-2016 em França terá 24 finalistas em vez dos 16 deste ano na Polónia-Ucrânia e desde 1996 em Inglaterra -, Portugal estará nas fases finais e encaixará os milhões da praxe. Ponto e facto.

Mas é isso que está em causa entre ricos e pobres? Não. A entidade patronal dos clubes é a Liga. Como aquilo mais parece um tasco em autogestão, sem preocupações dos accionistas (clubes), mais vale mesmo atirar pedras a outros telhados. Por isto, por tudo isto, o futebol tuga é o que é. Temos clubes pobres? O FC Porto? Hum...
Da mesma forma que a FPF e a Selecção, o FC Porto acumulou muitos milhões na Champions. Promoveu os seus jogadores e vendeu-os bem. Depois, o FC Porto sabe o que são compromissos, calendários e datas de competição. Ou devia saber. Assim, parece o Pal Serge em Alvalade a perguntar porque se jogava um derbi à 2ª feira... Ora, o FC Porto distinguiu-se precisamente por seguir o seu caminho, colocando-se em muitos aspectos organizacionsia acima dos outros. Tornou-se melhor e ganhou mais: títulos e dinheiro. Esta conversa chocha traz o quê?
Rebuscar umas frases feitas e enfiar de permeio a data do jogo da Luz (2 de Março), dois dias após o Polónia-Portugal (29 de Fevereiro) em Varsóvia, é mau. Pode ter passado despercebido, que não vi e não devo ter perdido muito, mas para mim o que ressalta é isto.
Há grunhos que podem não perceber, e aplaudir. Escrevi isto mal vi a notícia no Público (depois da meia-noite), depois num rincão da bluegosfera que se limita a reproduzir o que se diz e não a pensar no que se faz. Grunhos, portanto. Mesmo assim, poucos deram ênfase à coisa, seguramente muitos não vêem o tal canal e sabem que no sai-te não há nada de jeito... Grunhos que, ao invés, podem criticar quem destapa as coisas, sem verem a justeza das críticas e sem saberem julgá-las, sendo (a)críticos com os que criticam, construtivamente como gosto de fazer com dados na mão.
O que temos é que o FC Porto podia ter necessitado de jogar na Luz a 2 de Março, dois dias após o amigável da Selecção. Se tivesse continuado na Champions e calhado jogar a uma 3ª feira 6 de Março, o FC Porto decerto teria a benesse do regulamento. E não faria sentdo esta conversa da treta, relacionada com um calendário de competições aprovado pelos clubes - e o FC Porto já deu, se já não dá, contribuições directas para a sua feitura - na Liga e estabelecido meses antes de a nova época começar. E já lá vinham as datas da Selecção e da Champions, com o risco inerente.
Gostei mais da forma como Vítor Pereira comentou, sem delongas, o caso na semana passada. Os entendidos em Comunicação e têm apoucado o treinador portista são uns sábios basbaques quando toca a falar o presidente. "O calendário não defende os interesses do futebol", disse VP. Até pode ser uma autocrítica. Mais nada. Sem polémicas, apesar de um título idiota que li na Bola: "Treinador do FCP critica data do clássico", quando a observação era sobre a data do jogo da Selecção. É o paroquialismo que há nesta freguesia saloia.

Pinto da Costa quer tirar nabos da púcara? Há algo com Fernando Gomes, que saiu mais ou menos intempestivamente da SAD portista e do pelouro das Finanças cuja batata quente voltou a Angelino Ferreira que em tempos quis livrar-se dela e foi passada precisamente para o agora presidente da FPF?
Não sei, mas vou aproveitar para perguntar ao Jorge, mais propenso a ver essas coisas do que eu certamente, se Pinto da Costa falou no Torto Canal
O Jorge sabe que o grunho não sabe. O grunho faz o que critica nos jornais que julga entender, nem digo conhecer, e faz o mesmo leva e traz de recados como certos jornalistas que são grunhos como ele e se julgam importantes em saber isso, o mínimo que lhe dão a saber. O grunho rosna, não argumenta. O grunho, perito em cão municação, precisa de se afirmar e tanto dá ao rabo como quer festinhas do dono. Para o grunho, jornalista (e há muitos!) ou adepto (há tantos!), a verdade oficial é intocável. O grunho não sabe o futuro sem ele e contenta-se com as migalhas que lhe dão para soltar uns pirralhos uma semana depois. O grunho rosna por causa do silêncio inexplicável do dono e já não espera uma resposta se ela não lhe é dada. O grunho obedece.
Como confio que esta porta se tenha aberto para algo que já então perguntei, eis as questões a saber:
- sobre a razão do silêncio sepulcral a respeito do Bruto do Caixão em Barcelos, num dos maiores roubos, reincidente e do mesmo relapso árbitro de má memória, da história do futebol tuga e que arrumou praticamente as contas do título? 
- porque é que o FC Porto não pediu o relatório do observador do árbitro de Barcelos e, se alegadamente (não acredito!) não podia por alguma eventualidade, porque é que não a denunciou e não arranjou, aliás, meio de o saber por outas vias? - pois seria seguramente possível dado não constar que os milhões da FPF tenham dado para selar todos os segredos dessas coisas ocultas da bola indígena
- porque razão o FC Porto arrisca jogar em Setúbal a meio de uma eliminatória dificílima com o Manchester City, que vai folgar por estar eliminado da  Taça de Inglaterra, quando teve datas suficientes para antecipar o jogo - como eu antevia - da forma como o fez na época passada com o Sevilha?
- Para não falar da limpeza de balneário e a tardia contratação de reforços, mais os milhões gastos (dois laterais brasileiros, um central e um médio belgas) e outros por haver (Falcao e Lucho) num completo desfasamento do mercado e da capacidade operacional e financeira subitamente revelada insuficiente após um Verão calmo e até pujante...
Se não houve respostas, ou perguntas, não sei para que serve um tal canal. Talvez para diluir na Informação geral regional as pequenas coisas que se julga serem dadas como suficientes a um comum mortal adepto, mais àqueles grunhos que aplaudem de pé e cantam em coro e não gostam de quem põe o dedo nas feridas que um dia serão de todos.
Mas se Pinto da Costa fica embasbacado por ser entrevistado por uma qualquer Fátima Campos Ferreira, com quem falou como um alarve no Verão sobre a estaleca de AVB que julgava tão portista como ele, e acredita que o portismo também da Judite de Sousa o deixa embevecido e disponível para ir à TVI onde não foi nem quando era director o novo director do tal canal que se "sacrifica", consta-se que por 10 mil euros mensais - ai os atletas das modalidades!... -, para mudar-se de Lisboa para o Porto, também pode esperar-se de tudo.

5 comentários:

  1. já fui mais grunho do que sou hoje, admito. mas também não vi a entrevista no PortoCanal, por isso não te posso responder.

    mas respondo-te a algumas perguntas mais adequadas à minha "expertise". o jogo contra o Setúbal e o seu não-adiamento é mais um numa série de pequenos grandes pormenores que me levou a pensar, como tu, que o trajecto na Liga Europa está colocado de parte desde que no sorteio nos calhou em azar os mancunianos. já a revolução no plantel, que me começou a "bater" quando li o que discorreste sobre o assunto, não me parece má, apenas com mau timing. abdicar da época a meio dela pode não ter o mesmo nível de estupidez pública que a demissão do Domingos, mas tem o condão de colocar toda a pressão nos ombros do treinador, que sinto cada vez mais a prazo.

    e o assunto do Paixão deixo para ti. porque não quero adicionar mais ao que já disseste, com o qual concordo.

    enfim, viro-me para a relva. como sabes é lá que mais gosto de viver o jogo. e na 5a feira, quando entrar no Dragão, já sei que me vou esquecer de têvês, mercados e Paixões. a paixão vai ser outra, zé. e é sempre a mesma, e veste de azul-e-branco.

    um abraço,
    Jorge

    ResponderEliminar
  2. Bate tudo certo, pelo que afirmas, só não concebo, apenas, que um grunho seja o que pensa pela sua própria cabeça e nunca te vi como tal. Não é grunho quem não vê má-fé de outros nas críticas (construtivas?!) feitas aos dados conhecidos e subentendidos (os grunhos não o conseguem, por medo de terem opinião ou até de a terem mas beliscarem alguém ou ignorância pura) numa realidade que nem todos percepcionam da mesma forma, claro - mas, acima de tudo, muito pouca turba tem alcance para lá chegar.

    E eu não aturo grunhos dos outros mas também dos da minha cor. Com muitos não partilho opinião, de muitos tenho só pena pelo que dizem e fazem tendo potencialidades para mais e melhor, de uns quantos acho-os apenas ridículos e grunhos autênticos.

    Há muito pouca coisa que valha a pena quanto tantos se julgam entendidos de tudo, na bluegosfera.

    Tenho acompanhado a calimerosfera para saber o que vale. Em geral, gente com mais nível de entendimento e percepção, escrita e estruturação de ideias, percebe-se que há outra cultura geral e até de nível. Quando toca a grunhice e calimerice, como passar por cima da arbitragem de 4ª feira para se julgarem dignos finalistas no pechisbeque do regime, dá pena tanta elevação rastejar ao nível da lagartixie.

    Dos vermelhos nem vale a pena falar, é um esterco a céu aberto. Grunhos nos actos, nas palavras, nas maneiras, nas ideias, na bacoquice, raramente vejo depois de alguma avaliação feita em tempos. Como é possível descer tão baixo e ser do nível mais indigente só admito pela iliteracia e pobreza intelectual da generalidade do tuga, adepto da bola ou não. O espelho do País, a herança de Salazar: pobres e benfiquistas.

    É melhor não me alongar mais.

    Até porque não costumo copiar ideias dos outros.

    ResponderEliminar
  3. Já agora, i a 1ª vez e gostei, já lhe(s)dei os parabéns, escreve(m) bem e dá gosto ver ideias arrumadas e bem transmitidas.

    Azul ao sul, de um algarvio. Vale a pena ler e seguir, assim espero.

    ResponderEliminar
  4. nunca me viste como grunho ou como um gajo que pensa pela própria cabeça. carago, homem, estás a dar tantas voltas na retórica que me confundes;)

    conheço o Azul ao Sul, leio-o como faço a todos os blogs portistas (sim, faço-o para saber o que escrevem e para tirar o pulso do que se diz e pensa) e posso afirmar que sou um dos responsáveis involuntários pelo renascimento do dito, ora dá cá uma vista de olhos: http://azulaosul.blogs.sapo.pt/66714.html

    agradece-me, porra! :)

    abraço,
    Jorge

    ResponderEliminar
  5. Ok, não sabia disso, nem conhecia. Hoje em dia limito-me a ler dois ou três que valem a pena, o teu incluído e como vou lá com gosto e sabendo que ali há coisa boa, inteligente, palpável, acabo por ver a tua coluna à direita mas basta-me olhar para os títulos - como faço nas notícias - e antevejo o que contêm.

    Parabéns pela ajuda que deste ao azul ao sul.

    ResponderEliminar