21 fevereiro 2012

Quatro

Passou tanto tempo desde a última escrita postada aqui.  E como mudou o mundo (até soube sem querer que o FC Porto já perdeu um jogo em hóquei no campeonato, enquanto dava na 2 a vitória em Paço de Arcos)?!
1) Vi o FC Porto ganhar tranquilamente em Setúbal. Tranquila e rapidamente, tanto que nem cheguei a tempo do 0-1. E o Fernando a marcar pela primeira vez no campeonato para o FC Porto. Depois, gestão de esforço, de resultado e de jogadores. Volto a perguntar? por que não desencravaram este jogo das datas da eliminatória europeia? Continuo sem poder avaliar conscientemente Alex Sandro, mas não sou precipitado... Também Janko faz valer a sua altura na área, trocando os pés fora dela e também ainda não vi, tecnicamente, o que pode fazer com eles dentro da área. Melhor: já vi falhar golos em catadupa em tão pouco tempo. Ironias e não são minhas...
2) Nem soube, nem quis saber, do jogo do Sporting a seguir. No dia seguinte, (tv)vi um golo com sorte sem rematar sequer à baliza, um penálti reclamado inexistente e um penálti assinalado por favor mas falhado. Não liguei, como não ligo às capas pó zbordem durante uma semana apesar de se tratar do 5º classificado. Não sei que mais ridículo apontar, mas mais um dia passado e vim a saber que reclamaram quatro penáltis e o pasquim vermelho por fora e verde por dentro já soube que há mais um fartote de razões para resmungarem com a arbitragem. Agora, imaginem se fossem mesmo prejudicados!...
3) "E o FC Porto, claramente, não tem tido sorte nenhuma esta época. Antes saber isso do que sobre um processo por racismo imputado aos adeptos. Mas com grunhos nunca se sabe..."
Tinha sido o fim do último escrito e, afinal, o FC Porto recuperou 3 pontos ao Benfica. E sempre tem um inquérito da UEFA, oportunamente anunciado na véspera da visita a Manchester. Há timings felizes. E quedas também. Não sabia do resultado do Benfica e se fosse antevê-lo pelo impacto da sua derrota nos noticiários desta manhã, decerto nunca imaginaria que o líder sofrera a 1ª derrota no campeonato. Talvez por ser a segunda seguida em poucos dias, as tv's tomaram aquilo por normal e perder assim nem é notícia. Será? Bem, se for pela regularidade, a recaída do preto também já não seria notícia, mas lá estava uma vítima do periodismo parolo à porta do hospital a dizer qualquer merda que podia ter dito à porta de um WC, público ou privado. Já imaginaram, agora que o Rodrigo caiu outra vez para o mesmo lado do corpo, depois do aparato de 4ª feira mas em que a notícia terá sido o tackle normalíssimo de Bruno Alves, mais dias e dias a anunciar uma lesão grave e a ausência certa no próximo jogo? Já agora, o rapaz fez-se ao penálti mas se o árbitro não marcou deu-lhe amarelo?

Voltando ao jogo que não vi, demorei a saber o que se passou, e só depois de mil e uma notícias importantes, da crise da Grécia (não-notícia) e uma doença pelo mau hálito (halitose, foi o que aprendi), a tanta coisa que ja esqueci e uma greve de comboios de que não sabia - e não sabia e ainda bem que não fui à linha, pois estive para comprar bilhete para hoje, já há uns dias, mas a malta da CP que tem um site porreiro para comprar bilhetes não informa que dia tal é dia de greve, prefere que o cliente pague, antecipadamente, por um serviço que vai ser descontínuo mas não sabe e a empresa, pública, logo paga com parte do dinheiro de todos os contribuintes, sabe mas não divulga que se está a comprar um serviço que provavelmente não vai existir.
4) Outra empresa pública - factor identificável não despeciendo mas que muita gente prefere ignorar mesmo sabendo-o que nos custa muito dinheiro -, a RTP anunciou mil vezes que ia dar o CSKA-Real Madrid (17h e ainda dizem que o futebol é para horário nobre...). Durante o jogo e um relato-crónica daqueles que ainda se fazem, estupidamente, na tv tuga, para mais com a afeição pelos "emigrantes", também remeteram para um programa da noite para "dar tudo" sobre a jornada europeia da qual não soube mais nada. Parece que há  "emigrantes" de segunda, porque não correu a mais pequena informação sobre o outro jogo da Champions do dia. Cheguei a casa a tempo de ver o Chelsea sofrer mais um golo idiota, graças a esse desastre defensivo que é David Luiz (3-1). E mesmo que veja apenas jogos do Chelsea de relance, aflige-me o que vejo e não é nada comigo. Ivanovic conseguiu perder uma bola e ficar-se, sem recuperar, ele que era lateral-direito, no meio do terreno do Nápoles. Depois, o contra-ataque deu-se, mudando de flanco, a bola chegou ao meio já frente à área de Cech, ainda a tempo de Ivanovic aparecer na área só para ser ludibriado por Lavezzi e o passe deste não ser aproveitado por um colega (A. Cole salvou sobre o risco). Rever Essien arrastar-se no campo e Drogba não ter mais poder de antecipação na área completa o "quatuor" que faz a cruz de AVB. A rematar, na SkySports3, Gullit e Ray Wilkins, ambos ex-Chelsea, e Venables, ex-England, falavam sobre o que (como eu falava comigo) deve ser o balneário... Como nos "blues"... Ah, o moderador do programa era... Gary Lineker. Falava-se de futebol, of course...

nota: ficou provado, sem eu querer, que escrever ou não não faz diferença, atendendo ao número de visitas nestas dias de ausência. Mesmo assim, vou escrevendo como posso, embora não por muito mais tempo, que a coisa aperta, além de estar preta, assim a modos que um preto no hospital ser notícia todos os dias.

3 comentários:

  1. Ze Luis,

    Pois a diferenca entre o estilo, o conteudo e a qualidade dos comentarios das TVs inglesas e as Portuguesas e abissal.

    Poucas vezes tenho oportunidade de ver jogos na TV, porque nao ha assim tantos em sinal aberto (a esmagadora maioria e exclusivo da Sky Sports), mas sempre que posso e um prazer...

    No ultimo fim-de-semana, houve um jogo para a taca entre o Stevenage (da League 1) e o Tottenham, com comentarios do Roy Keane e do Gary Southgate. Uma delicia.

    Logo nao vou ter oportunidade de ir ao Etihad, mas estarei em frente a minha TV a torcer para que os comentadores possam elogiar o nosso Porto... por mais uma exibicao de sonho. :)

    ResponderEliminar
  2. Zé Luís
    Se fosse possível o AVB deveria devolver à procedência aquele espanador que se intitula grande defesa central. Como é possível aquele tipo ter custado o que custou? Maicon é muito melhor e mais baratinho.
    A 5 minutos do fim do jogo, Drogba falha a emenda à boca da baliza e olha na direcção do banco do Chelsea, com olhos de carneiro mal morto. Tanto desleixo e falta de concentração, não é normal.

    5 minutos por dia... arranjam-se sempre. Nem que seja com menos uma ida ao WC, pois gastar papel está pela hora da morte.

    Mas não feche o blog.

    ResponderEliminar
  3. O meu percurso pela informação disponível tem sido muito parecido com o que acima vai descrito. Sem muita paciência (mas grande desencanto..)lá tive que "gramar" outra vez com as notícias da velha pantera a recorrer ao oxigénio do hospital para manter a respiração.

    Quem está também a precisar da máquina para sobreviver à frente do Chelsea é o mestre Vilas-Boas. Vi o jogo, estava 0-1 mas em poucos minutos apercebi-me que, ou os londrinos mudavam de vida ou iriam passar um mau bocado. Não mudaram e,pior do que isso, foi dramático ver a aflição do André na perspectiva de vir de Nápoles com o saco cheio...


    3-1? Graças a Deus, terá dito o sentenciado "special two" português.
    PS.
    (Há-de inventar uns minutinhos para, de quando em vez, vir aqui com os seus indispensáveis textos)

    ResponderEliminar