12 fevereiro 2015

UEFA premeia votos na Champions pelo Melhor Lendário Momento

Foi num tweet do site do Liverpool que dei conta da iniciativa da UEFA, já com o regresso da Champions no horizonte (jogos a 17 e 18, já na próxima semana, o FC Porto em Basileia na 4ª feira), a sujeitar a votos no seu site os 60 melhores momentos da história da prova-rainha de clubes a nível mundial que começou em 1954-55, há 60 anos.
 
É claro que o destaque começou a ser dado pelo Liverpool devido a uma das suas cinco conquistas e que já leva destacado nº de votantes pelo Milagre de Istambul, quando recuperou de 0-3 ao intervalo para igualar 2-2 em 6 minutos com o Milan, ganhando nas gp, em 2005. Será difícil igualar esse feito, mas nem só de finais ganhas é feita a história da competição.
 
No que a Portugal diz respeito, está lá a conquista de 1987 pelo FC Porto em Viena, mas por causa do lendário calcanhar de Madjer. Já o êxito de 2004, por incrível que pareça, não é o brilharete de Gelsenkirchen que conta, mas dois momentos ao longo da competição e que, por acaso, tive a felicidade de assistir ao vivo e a cores:
- o empate de Costinha em Old Trafford, que levou Mourinho a correr de sobretudo a linha lateral do Teatro dos Sonhos;
- a reviravolta do SuperDepor impondo 4-0 ao Milan (3-0 ao intervalo), após o 1-4 de Milão, apurando os galegos para a semifinal com o FC Porto.
 
Da mesma forma, das duas vitórias do Benfica em 1961 e 62, a coroação de Eusébio frente ao Real Madrid nessa última ocasião é que tem destaque.
 
No tocante à classificação actual, obviamente os momentos recentes estão a contar mais, especialmente nas duas últimas épocas, à parte o já longínquo e lendário triunfo do Liverpool na Turquia. Valem ainda proezas individuais como os 4 golos de Lewandowski ao Real Madrid pelo Bor. Dortmund, em 2013, à frente dos 5 golos de Messi ao Bayer Leverkusen que ainda é recorde individual da prova num só jogo, em 2012.
 
Só depois vem a 10ª do Real Madrid em Lisboa no ano passado.
 
Há um prémio para quem acabar por votar no que for eleito o melhor momento de todos: dois bilhetes, co viagens e alojamento, para a final de Berlim. Não só os alemães podem ser nossos amigos, como só quem lá está a competir pode olhar para cima, sonhando com a final no Olímpico, a 6 de Junho, data para a história por ser a mais tardia de sempre para entregar o troféu.
 
Faites vos jeux!

Sem comentários:

Enviar um comentário