15 setembro 2010

Ausência de estratégia mediática do FC Porto


O "Labaredas" conta isto no site do FC Porto.
Sabia desta, Vítor Serpa?
A mais recente e efusiva posição dos órgãos sociais do Benfica, afinal, não foi delineada na passada segunda-feira, mas sim num almoço em pleno Estádio da Luz, um dia antes. Ficámos a saber desta realidade ontem, num debate televisivo, confirmada por António-Pedro Vasconcelos, um dos comensais. Ou seja, aquilo que foi anunciado com pompa e circunstância pelo presidente da assembleia-geral encarnada, e que ainda hoje tem direito a páginas pagas nos jornais, estava previamente definido!No decorrer do «Trio de Ataque» desta terça-feira foi divulgado, pela voz de Rui Moreira, que Luís Filipe Vieira, Luís Nazaré, Rui Gomes da Silva, Manuel dos Santos e António-Pedro Vasconcelos tinham reunido no domingo para debater o tema. Só assim, de resto, se justifica por que é que, na manhã seguinte e muitas horas antes da reunião e do comunicado dos órgãos sociais do Benfica, o jornal A Bola já trazia a súmula das deliberações que seriam mais tarde debitadas por Luís Nazaré.O Labaredas tem algo a acrescentar sobre o episódio: não se tratou de qualquer fuga de informação e A Bola não soube dos tópicos do protesto descabelado por terceiros. Isto porque Fernando Guerra e José Manuel Delgado estiveram presentes no repasto. Está explicada a antecipação! Sabia desta, caro Vítor Serpa? Onde é que fica a isenção jornalística nesta nítida colagem de elementos de A Bola ao Benfica?

Estar a perguntar pela isenção de A Bola é o mesmo que falar do humanismo de Saddam Hussein e a estratégia de comunicação (silenciosa) do FC Porto continua a não dar resultados. Algo já muito aflorado aqui e ali e, como digo, para esse peditório não dou, porque a bluegosfera portista denuncia mais más situações e péssimas condutas do que o órgão oficial do FC Porto.
Quanto a colagem de jornalistas ao Benfica, sempre houve. Já a função de comentaristas, algo muito mais recente, em fóruns de debate na rádio ou tv tem que se lhe diga. Porque há muito denunciei que, concertadamente, os "representantes" do Benfica não são meros adeptos que pensem pela sua própria cabeça, embora este "estatuto" amiúde seja questionado pelos respectivos rivais nesses programas. São, sim, correias de transmissão da comunicação benfiquenta e quem ouvir dois ou três programas distintos, ou leia certas colunas de opinião nos jornais, sabe que todos trazem a lengalenga estudada, porque passada pelo livrinho vermelho do arcanjo Gabriel de serviço à saída do Inferno... Epítetos que ainda há dias aqui evoquei, porque há muito dei conta desse facto.


A questão é, sim, olhar para dentro e perguntar, como já fiz várias veses: o FC Porto porque não faz o mesmo com adeptos portistas com voz na Comunicação Social? o FC Porto porque não reúne com bloggers portistas como faz há muito o Benfica em repastos na Luz? o FC Porto porque não age em vez de só reagir?


Porque, ao serviço dos seus interesses, tenho reconhecido, a comunicação benfiquenta funciona e todos os veículos avançam no mesmo sentido. Com a ampliação de vozes em enxames por aí espalhados em prelo e no éter ou na net, a intoxicação domina. Também aí o Benfica colocou homens certos nos lugares devidos. Nunca ninguém reparou nisso ou acham obra do acaso? Não gostamos, até discordamos que seja assim, mas é assim e o fogo só se combate com o fogo cerrado, não com meras "Labaredas".

13 comentários:

  1. Mais uma vez concordo com a tua posição. Em tempos idos o NGP enchia o pavilhão para se defender dos ataques ... no entanto agora são todos muito civilizados ...

    Penso que finalmente, ontem, o Rui Moreira esteve a altura de defender o nosso clube, deixando de lado o "civismo", respondeu a letra ao realizador vermelho e ao seu clubezeco !!!!

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Um vidro partido e um autocarro incendiado; Na minha opinião, a policia tem que tomar medidas, não se pode continuar a partir vidros dos autocarros.

    E como clube do regime, tem todo o direito a reclamar imunidade sim senhor, estudem as leis e continuem com as peregrinações a Fátima a ouvir Fado e continuarão a ser bons chefes de família... puff... perdão larguei-me.

    ResponderEliminar
  3. Pensava que a estratégia mediática do FCP passasse por telefonemas a jornalistas de O Jogo a encomendar notícas falsas...ou estou errado?

    ResponderEliminar
  4. Também concordo, poderiam concertar posições e dar uma imagem mais coerente...Mas eu acho que este tipo de distanciamento da maioria dos comentadores portistas, até pode ser interessante, parece mais credível -segundo certos critérios- embora revele alguma impreparação...Ontem o Rui Moreira levava o recado bem estudado...O que não é de estranhar.

    ResponderEliminar
  5. Atente-se no que se passou no programa "Dia Seguinte": Seara, Cervan, Rui Silva. Não é coincidência...

    ResponderEliminar
  6. podia aproveitar o dia de hoje, para cascar no Domingos, mas vou respeitar o luto...Não percebi a mudança que manteve na defesa, perdeu dois laterais em vez de apenas um...Preferia jogar com o Miguel na esquerda.E ressalvo também a entrada do Lima, rematou uma vez, só que desta para a bancada. Eu percebo, em Londres o campo é maior e as balizas ficam mais longe.

    ResponderEliminar
  7. Amigo Zé Luis.

    Claro que tem razão.
    Mas acha que nós somos como aqueles parolos do benfica?

    claro que não.Não precisámos,pois aquela coisa de benfiquistas é muito doentio.

    Eu só me rio e à muitos anos deles.
    é só blá blá para parolos.

    Eu gosto é do meu Porto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Para que serve, afinal, o Departamento de Comunicação?

    Durante os processos dos Apitos, com o nosso presidente de bico colado, o FCP foi sistematicamente atacado por toda a corja deste país.
    Ao Director de Comunicação, Sr. Rui Cerqueira, nem uma palavra se ouviu, zero.
    Foi Jesualdo a voz do Clube.

    Pergunto, o que faz o Director de Comunicação do Clube?

    Precisamos com muita urgência de uma Estratégia de Comunicação eficaz.

    ResponderEliminar
  9. meireles,

    a ideia nem é tanto a de concertar posições, quanto a mim que nunca aceitaria tal.

    Mas seria uma força transmitida a quem tudo faz para ajudar, ainda que muitos vejam críticas como sentimento de desamor de quem as faça ao clube. Daí muitos criticarem tomadas de posição que assumo nesta matéria.

    Não acredito que os bloggers portistas, e alguns são muito bons, aceitassem falar a uma só voz e copiarem-se uns aos outros. Creio existir uma grande liberdade na bluegosfera e cada qual arrepia caminho como pode e sabe. Com contributos que reputo de valiosos.

    Agora, reforçar esses laços serviria para dar força à comunidade portista da bluegosfera e todos nos sentiríamos mais unidos em torno do objectivo que é comum mas cada um de nós defende à sua maneira. Certo?

    A verdade é que é na bluegosfera que adeptos e sócios mais se manifestam e contestam o silêncio oficial. E aqui repetidamente lamentei esta situação e não me coibo de criticar esta atitude passiva que a todos nós custa sentir.

    De resto, não aludo a isto para puxar a brasa à minha sardinha. Apenas o faço porque é público e os bloggers benfiquentos descrevem-no, que o Benfica reúne amiúde com vária gente da blogosfera. E estes sentem o peito cheio e como uma colaboração efectiva se não em nome do clube, porque não pode ser, pelo menos para o clube ou em seu benefício, agregando a massa adepta na net.

    É que quando se fala nisto na bluegosfera parece desconhecer-se esta prática. E ela é bem real e há muito revelada pelos próprios bloggers benfiquentos. Mas como são todos atrasados mentais, a porcaria vertida pelos fóruns desta escumalha é do pior esterco que até porcos rejeitariam.

    ResponderEliminar
  10. E posto isto que deixo ao meireles reflectir, dirijo-me ao portodocrime.

    Amigo, sabe que aqui não há palavras mansas e posições de cócoras, como reitero acima não acredito que os bloggers portistas escreveriam as mesmas coisas porque somos bons, criteriosos, independentes e seguimos a bel tradição liberal marca da nossa cidade mui leal e invicta cidade do Porto.

    Creio que não terá dúvidas de que seríamos, como somos, diferentes dessa escumalha bermelha.

    Mas, pergunto, sabia disto em relação ao apoio e reconhecimento que o Benfica tem junto dos seus bloggers?

    É que uma coisa é saber como "elas se fazem" e outra é não saber e, logo, não entender o que se passa à nossa volta.

    ResponderEliminar
  11. Para rematar, esclarecendo mais um pouco todos os amigos deste sector da bancada, o RM Silva da Costa.

    A questão é muito mais do que a "sucessão" desses nomes.

    O amigo da Costa nunca ouviu à 2ª feira o benfiquista do programa da A1 Grandes Adeptos e no dia seguinte, no Trio d'Ataque, o benfiquista desse programa dizerem exactamente a mesma coisa, pois não?

    Mas, olhe, nos últimos dois anos pelo menos, desde que dei conta dos Grandes Adeptos, que já aqui recomendei até pelo portista Miguel Guedes dos Blind Zero, segui amiúde o programa. O benfiquista de serviço é um homem com intelecto, chamado Medeiros Ferreira. Porém, sabemos como as coisas da bola alteram as pessoas, mesmo as mais pensadoras e Medeiros Ferreira mostrou uma faceta de facínora da bola que julguei não possuir.

    Mais: não acredito, no que já ouvi, que quer Medeiros Ferreira quer AP Vasconcelos fossem capazes de ter memória para citarem um lance de um determinado jogo só por irem buscar um pormenor de arbitragem. E já ouvi ambos em dias sucessivos aludirem à mesma coisa, seguramente sem conhecimento deles enquanto adeptos com memória para irem buscar este ou aquele pormenor.

    Prova insofismável de que a ambos é lida a cartilha, como perceberá.

    Sabe, esta época, quem sucede a Medeiros Ferreira nos Grandes Adeptos? Esse baixinho grosseiro e idiota com ressabiamento profundo contra o FC Porto que é Manuel dos Santos, um pau para toda a colher que também já substituiu pontualmente APV no Trio d'Ataque.

    Portanto, além da "sucessão" e da escolha criteriosa para este ou aquele fórum, eles levam todos sermão e missa cantada apesar de infiéis.

    p.s. - e dispenso-me de perguntar se não acham que o FC Porto, mesmo em silêncio, não sabe disto tudo e não segue peripécias, sucessões e leituras encomendadas destas figurinhas tragicómicas...

    Espero ter esclarecido tudo de vez.

    É que de borla não dou mais.

    ResponderEliminar
  12. Percebo o que me disse, concordo com essa possibilidade de encontro dos nossos diversos intervenientes na CS e na blugosfera, área que se vai mostrando cada vez mais importante, porque numa primeira análise, serve para unir de forma mais apertada e consciente as nossas gentes que exibam espírito de corpo.
    É um projecto que terá as suas dificuldades de concretização, mas como o restante na vida requer empenhamento e algum espírito de sacrifício.
    Nem será assim tão difícil a muitos, especialmente aos que residem na Cidade ou próximo dela...Seria uma oportunidade de recolherem informação estratégica de puderem atempadamente discutir, apurar e transformar essa informação de modo a poder ser eficazmente utilizada, nos momentos mais adequados.
    Um momento ideal seria o dos dias dos jogos na Cidade, o Clube -parece- tem actualmente uma boa capacidade de resposta no que diz respeito a equipamentos ou salas disponibilizáveis.
    Antes ou depois dos jogos no Dragão, dependendo da hora em que este se realize, um encontro periódico, seria um momento de convívio agradável e perfeitamente concretizável...

    ResponderEliminar
  13. Zé Luis,
    Estou plenamente de acordo com tudo o que dizes. Está mais que provado que em terra de cegos, quem tem olho é rei. E o nosso país, em matéria de conhecimento das novas ferramentas de comunicaçao, e a julgar pelos comentários a este post, os adeptos portistas assim como a direcçao do clube têm muito que aprender neste campo.

    Relaçoes Publicas, comunity managers, comunicados de imprensa, a falta de comunicaçao comunica, e neste caso comunica desconhecimento e provincianismo. Ferramentas como as redes sociais (facebook, twitter, etc...) nao podem ser desprezadas como veículos que como os outros, mais tradicionais (site institucional, imprensa,...) devem estar integrados na mesma estratégia conjunta de meios.

    A politica de comunicaçao do Porto, ao ser prácticamente irrelevante, comunica exactamente isso. Enquanto ficamos a ver navios, nota-se como o nosso principal adversario começa a dominar todos os canais de comunicaçao na ponta dos dedos. É só juntar todos os casos recentes: Apito Dourado, Tuneis, Ricardo Costa e outros que certamente viriam também á baila.

    Já há algum tempo reparei que o APVasconcelos chega aos debates com a liçao estudada. O episódio do video do Roberto foi esclarecedor. Que o clube instrua os comentadores é bastante fácil e instintivo. Que forme e auxilie bloggers, é muito inovador, e dou mérito ao Benfica por se ter apercebido deste factor muito antes que o Porto.

    ResponderEliminar