20 abril 2007

Pinto da Costa e a sua recandidatura

O presidente Pinto da Costa tem nos últimos dias proferido algumas palavras em órgãos de comunicação social, mais precisamente ao semanário Sol Online. Tem falado sobretudo da sua candidatura e das eleições que se vão aproximando.

Aos poucos se vão conhecendo as suas intenções para o mais que certo mandato a que vai presidir, como o próprio disse, contra tudo e contra todos. Não são muitas as suas declarações mas algumas são um pouco surpreendentes, outras talvez um pouco enigmáticas e ainda outras provam que ele ainda tem muito para dar ao FCPorto.

Pelo que disse, e para se candidatar novamente, impôs a si próprio algumas condições e a primeira era «fazer alguma coisa nova» já que «para gerir o dia-a-dia, 25 anos já bastavam». Essa condição estava logo à partida assegurada já que quer cumprir o grande objectivo a que já se tinha proposto, o de construir o que se irá chamar de "Dragãozinho", o «pavilhão gimnodesportivo, cuja primeira pedra será lançada segunda-feira».

A segunda condição imposta tem a ver com o aparecer ou não de uma candidatura credível, diz o presidente: «Se aparecer alguém com um projecto credível, como por exemplo o eng.º Belmiro de Azevedo, apoiarei essa candidatura. Por isso, vou aguardar até sexta-feira. Se não aparecer ninguém credível, vou avançar».

Já ontem, ao mesmo semanário, o presidente mostra que irá fazer algumas mudanças no seu elenco directivo e a primeira vítima é o presidente do Conselho Fiscal do FCPorto, Domingos Matos. Diz o Pinto da Costa, justificando o afastamento, que «Não há nada de pessoal, tenho por ele, aliás, grande consideração. Unicamente, não faz sentido ter como presidente do Conselho Fiscal do FC Porto um administrador do grupo proprietário de títulos como o Record e o Correio da Manhã, que como é do conhecimento geral mantêm uma perseguição permanente ao FC Porto e ao seu presidente». Veremos se ficam por aqui as mudanças.

Hoje deverá ser apresentada a lista completa da candidatura do presidente Pinto da Costa para este mandato. Entretanto já foi apresentada a sua lista para o Conselho Superior do FCPorto e que até tem alguns nomes curiosos. A lista A apresenta-se com os seguintes nomes: Pôncio Monteiro, José Lourenço Pinto, Manuela Aguiar, Nuno Cardoso, Rui Moreira e os presidentes de Câmara António Bragança Fernandes (Maia), António Borges (Resende), António Pereira Júnior (Paredes de Coura), Jorge Magalhães (Lousada) e José Mota (Espinho). Existe outra lista da iniciativa de Faria de Almeida mas que até hoje ainda não foi apresentada e será possível nem o ser.

Curiosamente este fim de semana deverá sair para as bancas a nova biografia do presidente de seu nome "Pinto da Costa - Luzes e sombras de um Dragão", da autoria da jornalista Felícia Cabrita, aproveitando talvez o mediatismo da recandidatura à presidência do FCPorto. Talvez tenhamos no livro finalmente algumas respostas a tudo o que se tem passado. Aguardemos.

PS: Será que irá haver alguma candidatura surpresa de última hora?

18 comentários:

  1. Bom dia, o meu nome e Paulo, tenho um Blog sobre o Sporting.

    Estou prestes a iniciar uma nova "aventura" que se chama Portugal on-line, onde o futebol e falado de forma seria e onde cabem todos aqueles que respeitam as diferencas de cada um.

    A minha ideia e ter "colaboradores" de varias cores clubisticas para podermos juntos desenvolver um Blog de qualidade.

    O meu convite e: queres fazer parte desta aventura? nao vou ter mais que dois colaboradores de cada clube por isso envia me um mail a informar da tua decisao para reservar o teu lugar.

    Assim que receber o teu mail envio te mais informacoes.

    Um abraco

    Paulo

    portugal_on_line@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Entrevista com Rui Moreira, hoje no DN sobre a SAD, o clube e Pinto da Costa.

    Disse uma coisa que é o meu grande sonho " Vítor Baía ainda será presidente do FCP".

    Além disso a entrevista é muito interessante.

    ResponderEliminar
  3. Segundo o DN hoje poderão haver surpresas, poderá haver uma candidatura de Faria de Almeida, o que não acredito mas até ás 16 horas de hoje poderá acontecer algo mais.

    ResponderEliminar
  4. ERA bom para o clube uma outr alista, mas n surgirá.
    Apareçam no meu blog e digam de vossa justiça se no domingo deverá jogar jorginho ou CeCH???

    ResponderEliminar
  5. Estive a ler a entrevista do Rui Moreira e é realmente uma entrevista interessante. Não vou adiantar nada já que penso para a próxima semana fazer com post com as questões mais relevantes contidas nela e que poderão servir de alguma reflexão para os portistas.

    Qt ao livro do presidente, vão surgindo algumas "tiradas" do mesmo em vários jornais e vou colocar aqui algumas:

    «Se ela [Carolina Salgado] um dia se lembrar de denunciar um procurador-geral, quero ver se também correm a constitui-lo arguido.»

    «Sabe o que penso disto tudo? No processo há muita coisa que não é correcta, mas não é crime.»

    «Sinto alguma vaidade - diz Pinto da Costa a certa altura - em ter transformado uma empregada de alterne numa escritora. Já tinha ajudado muitos treinadores a ganharem e muitos jogadores desconhecidos a tornarem-se craques, mas isto é ainda mais meritório. Afinal, fiz dela uma escritora lida pelas mais altas esferas do País.»

    «Carolina disse-me que ou eu lhe dava 500 mil euros ou o 'Orelhas' pagava-lhe para escrever um livro com prefácio de Leonor Pinhão.»

    «Fico preocupado e chocado quando vejo o Saldanha Sanches, uma pessoa que eu oiço dizer uma coisa dessas. Com que intenção? Não se pode viver num país onde é possível denegrir a imagem de uma pessoa sem provas.»

    «planeio ir viver para longe mal me veja livre do 'Apito Dourado' e da presidência do clube»


    In Correio da Manhã


    «Uma noite, entre as incandescências do álcool e o speed da cocaína, Carolina é inspirada por outra ideia. Assaltar a casa de férias de Jorge Nuno em Vila Nova de Cerveira (...). [Rui Passeira] afina o olhar e dita-lhe as matrículas dos veículos. Num ápice, a mulher reconhece o carro do presidente, o de Afonso [motorista do FC Porto] e o de Fernando Póvoas. (...)"Estava irreconhecível, pediu-nos para irmos comprar gasolina e queimar-mos a casa com eles lá dentro", recorda Paulo Lemos, ao jeito de catarse. Mas, à última hora, os rapazes enchem-se de receios e recusam matar os três homens.(...)»

    «Para não me envergonhar de ter vivido com ela, quero acreditar que não contratou ninguém para matar Ricardo Bexiga»

    «Só estou admirado de a Justiça não a ter constituído arguida e de não a ter obrigado a dizer o nome das tais pessoas que diz ter contratado»


    In Diário de notícias


    Não concordo com o entrar por parte dele em algumas coscuvilhices, mas é perfeitamente compreensível que o faça e se defenda do que a ex dele disse. Aliás, acho que já vem é um pouco tarde.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Não há outro igual ao nosso presidente!!

    Sempre PINTO DA COSTA!!!!

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  7. Offshore, não está disponível ainda online, não sei como costuma fazer o DN em relação a isso.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Esse deverá ser o primeiro livro ligado ao mundo do futebol que comprarei... aguardo pela sua publicação! ;)

    ResponderEliminar
  9. disseram-me que o Benny deu uma entrevista a uma televisão e que terá dito que só saiu do Porto por causa do Adriaanse e que gostaria de voltar ao Porto.

    alguém viu esta entrevista ?


    Ei Benny McCarthy, faz o gol lalalalala

    ResponderEliminar
  10. Vi só a parte final, mas ainda a tempo de o ouvir dizer que gosta do Clube e sente saudades do cântico dirigido a ele ( até o trauteou ) e do grande anbiente do Dragão. O resto não ouvi.
    Grande Benny, bem gostava de o ver regressar pois aprecio imenso as suas qualidades futebolísticas.

    ResponderEliminar
  11. Offshore e outros, eu já vi a entrevista e é realmente o que ele diz. Diz que se Adriaanse tivesse saido antes que ficaria no FCPorto, diz tb que se pudesse voltaria ao FCPorto já amanhã.

    Ele fala com muito carinho do FCPorto e até canta essa musica Offshore.

    Para quem quiser ver está aqui:Jornal da Tarde (1ª Parte) ao minuto 48.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. LOL Jorge, quase ao mesmo tempo a falar da mesma coisa.

    um abraço.

    ResponderEliminar
  13. O assalto vai começar antes da epoca acabar.
    O Lyon tem 100 milhoes para gastar e pensa gastar grande parte com o Porto.

    ResponderEliminar
  14. Soren onde leste isso?

    Entretanto foi apresentada a lista de PdC. A grande novidade é Adolfo Roque (ex-presidente da Revigres) como presidente do Conselho Fiscal substituindo Domingos Matos.

    Ou seja, nada de novo.

    A grande novidade é mesmo a 2ª lista apresentada para o Conselho Superior por Faria de Almeida que curiosamente apresente nomes que tb estão na 1ª lista, tal como Pôncio Monteiro, Lourenço Pinto ou Fernando Póvoas. O nome mais sonante desta lista é Vítor Baía.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Zirtaev: Eu vi a entrevista e nela Benny confessa abertamente que houve algum azar porque saiu uma semana antes de CoAdriansen...Foi segundo ele uma questão de simples azar...Pareceu-me que ele quis afirmar que se algo se tivesse atrasado na negociação dele e do Porto com o Blackburn Rovers e tivesse sido apanhado - nesse espaço de tempo - pela saída do "CoAd" ele faria tudo para poder ficar...Estendeu essa sensação de mal estar ao grupo e a outros jogadores, falou até numa situação que caracterizou como explosiva e confessou sentir agora saudades do Clube, da massa associativa, dos cânticos a ele dirigidos e do ambiente no Estádio nos dias de jogos grandes! Quanto ao interesse do Lyon nos jogadores portistas é colocado em destaque no jornal O Jogo de hoje...Relativamente à D. Carolina Salgado, a ser verdade tudo o que se vai conhecendo nos últimos dias, só pode tratar-se de uma pessoa com problemas mentais muito graves! A Mitzé que se cuide e trate é de lhe colocar uma escolta contínua, não só para a proteger a ela mesma – porque pode tentar algo de inusitado - mas para definitivamente nos proteger a todos nós dos seus eventuais actos e loucuras!...A nós que não lhe demos guarida e ouvidos como ela fez espontâneamente e portanto terá responsabilidades acrescidas se a Dita Senhora começar a cometer ou patrocinar assassínios colectivos!...

    ResponderEliminar
  16. Eu compreendo esta 2.ª lista apresentada à última hora para o Conselho Superior...É uma espécie de recado ao Doutor Rui Moreira! Independemente da justeza desta atitude vinda de parte de alguns associados e figuras importantes eu sinto que cheira a vendetta e portanto não é um gesto bonito! Não honra quem a tomou e só a posso aceitar porque eventualmente aquele gesto tido por RM na passada terça feira e que salientei, foi considerado desaforo por muitos e tida como merecedora de castigo! A lista "A" inclui uma série de nomes que são – pareceu-me - a quase totalidade dos que compõem a actual manta directiva com a excepção relevante salientada por Pinto da Costa de Domingos de Matos...A lista "B" faz uma recomposição dos nomes e exclui uma mão cheia dos anteriormente propostos por PC...Também me pareceu que a ser verdade que RM já estava na lista que ia ser apresentada por PC era de todo dispensável aquele arrufo de última hora que RM teve na terça feira perante as câmaras! Teria a oportunidade de o fazer no local certo, como eu sempre disse: dentro do Clube e sem receios!

    ResponderEliminar