30 outubro 2007

Mais 3

FCPorto 3-0 Leixões
Lisandro 5', 78' e Tarik 8

Equipa: Helton, Bosingwa (Marek Cech 14'), B. Alves, Stepanov, Bolatti, Raúl Meireles, Lucho (M. Gonzalez 79'), Quaresma, Lisandro e Tarik (Postiga 72')

36.509 espectadores

Mais 3 golos, mais 3 pontos. 8 jogos realizados, 8 vitórias conseguidas, 24 pontos conquistados. 8 pontos de avanço sobre o 2º classificado, correspondendo a um ponto de avanço conquistado por jornada aos rivais. Melhor ataque do campeonato com 15 golos, quase dois golos por jogo. Melhor marcador do campeonato (Lisandro) com 8 golos à média de um golo por jornada, tendo o dobro dos golos do segundo melhor marcador. Melhor defesa do campeonato com apenas um golo sofrido, sendo talvez a melhor defesa de todos os campeonatos europeus. Não sofre golos há 7 jogos. Com números impressionantes destes que mais se poderá dizer do actual comandante do campeonato da primeira liga? O adepto mais crítico terá mesmo de se render às evidências.

O FCPorto entrou na partida a todo o gás, procurando conseguir a vantagem no jogo o mais rapidamente possível para depois poder gerir tranquilamente o jogo até ao fim e conquistar assim mais uma vitória. Na realidade foi exactamente isto que aconteceu. Com uma entrada à Dragão, o FCPorto começou completamente virado para o ataque, criando logo nos primeiros minutos vários lances junto da área adversária. Foi então, e até já com alguma naturalidade, que logo aos cinco minutos Lisandro, através de uma jogada de insistência, inaugurou o marcador, conseguindo assim os azuis-e-brancos a vantagem pretendida. Praticamente na jogada de ataque seguinte, Tarik, qual Maradona, resolve entrar pela área dos leixonenses a dentro, fintando tudo e todos e marcando e um dos mais belos golos da presente liga.

Com o dois a zero aos 8 minutos de jogo, esperava-se que o ritmo do jogo da equipa portista fosse aos poucos e poucos abrandando. Os jogadores do FCPorto entenderam que, com maior ou menor dificuldade a vitória dificilmente lhes escaparia e apesar de ainda ter apresentado um bom futebol até perto dos vinte minutos de jogo, o que é certo é que, intencionalmente ou não, o jogo perdeu praticamente todo o fulgor inicial e tornou-se num longo bocejo em que, e ainda na primeira parte, parecia que todos já esperavam o fim do jogo. Neste período há que salientar unicamente a lesão de Bosingwa, logo aos 15 minutos, que poderá ter tido alguma influência na perda de velocidade dos Dragões.

Para a segunda parte esperava-se a reacção dos leixonenses que foram tomando conta das operações. Mas notava-se que era um domínio algo consentido e sempre controlado de muito perto pelo meio-campo portista. Meio-campo esse em que Bolatti foi cumprindo a sua missão de substituir Paulo Assunção, notando-se que ainda lhe faltará algum ritmo de jogo e em que Raul Meireles juntamente com Lucho fizeram um enorme jogo de entrega total, conseguindo para mim, juntamente com Lisandro, serem os três melhores jogadores em campo.

Já perto do final e depois de mais um jogo em que se perdeu em lances individuais, só não conseguindo levar ao desespero o Dragão devido à vantagem no marcador já adquirida, Ricardo Quaresma assiste primorosamente Lisandro para este facturar o terceiro golo da partida e seu oitavo no campeonato, selando em definitivo o marcador final.

O FCPorto com os números já apresentados na actual edição da liga parece praticamente estar a passear, mas é necessário manter os níveis de concentração elevados, não adormecendo nos oito pontos de avanço alcançados, nem que para isso a equipa liderada por Jesualdo Ferreira tenha de se ultrapassar dentro das próprias portas. É isso que têm de fazer e neste momento existe um recorde de 13 jogos consecutivos a vencer para bater, podendo ficar assim esta equipa na história do clube. E é precisamente isso que queremos. Façam história.

35 comentários:

  1. Tal como eu previa jogo ingrato para o Porto e também para o árbitro. No 1º golo eles -os comentadores- descortinaram uma ajuda do braço para o Lisandro levar consigo a bola, aceito essa opinião se eles aceitarem que a bola dentro da área do Benfica no último SLB/SCP/SLB foi Penalti do Katsouranis...Se não quiseram concordar com a troca, então também não aceito a sua opinião! -Depois doi-me ver jogadores ligados ao Clube e a jogarem cedidos aos adversários serem dos mais caceteiros durante o jogo, estou a falar claro do Ezequias. Teve duas entradas ao Bosingwa e ao Quaresma que valha-nos Deus! O Porto entrou forte, mas a saída do Bosingwa desenquadrou completamente a defesa e retirou consistência ao jogo da equipa. Bolatti ainda não tem o ritmo necessário -precisa de jogar muito mais tempo- e o Postiga voltou a entrar muito mal! De resto Lucho, Meireles, Lisandro, Tarik -soberbo no golo, depois foi-se apagando- Bruno Alves e Quaresma -muito marcado- Fucille enquanto na esquerda -talvez seja preferível mantê-lo por lá mesmo que saia o Bosingwa e tentar outra solução para a ala direita...Do outro lado Vieirinha e Paulo Machado estiveram muito bem, assim como o loirito que segundo dizem começou a formação no Porto, o Ezequias esteve também bem excepto na dureza excessiva que utilizou em algumas entradas, ele e outros Leixonenses -entrou um grandalhão só para a traulitada- diga-se em abono da verdade, com a complacência do Rui Costa -o árbitro, o árbitro...Uma entrada mais dura do Mariano teve logo direito a amarelo...Com estes três, vão vinte e quatro pontos! Para o próximo jogo, vão indicar um secretário da Junta de Freguesia da Nossa Senhora da Ajuda...

    ResponderEliminar
  2. Gostei da ideia do secretário da junta.
    O Porto entrou bem, mas foi-se apagando.. os golos surgiram muito cedo e os jogadores deram como certa a vitória. O Leixões não é de brincadeira e lá conseguia levar algum perigo à baliza do Porto.
    Muitas perdas de bola! Muitos passes perdidos...
    Das vezes que o Porto foi à baliza com perigo, marcou...
    Venham os mouros dizer que foi sorte... Venha quem quiser dizer que foi ajuda de braço (e não de berço...), que eles continuam em segundos e são capas de jornais e nós continuamos primeiros de cabeça erguida e sem dever nada a ninguém... Bem hajam

    ResponderEliminar
  3. O Porto venceu muito bem. A outra equipa também joga (só tinham uma derrota até agora) e havia que fazer gestão do esforço, a pensar nos muitos jogos que se avizinham.
    O lance do 1º golo, foi irregular para as araras da tv, porque foi um jogador do Porto; O lance do Katsouranis, foi regular para as ditas aves, porque foi um jogador do Benfica. A isenção habitual das
    araras vermelhas.
    Se depois dos jogos de Marselha e de hoje, ainda houver portistas muito insatisfeitos, a coisa é capaz de não ter cura.

    ResponderEliminar
  4. Exibição Q.B. como tem sido habito.
    A destacar Lisandro ,R.Meireles e Lucho e um Stepanov com muita categoria e colocação a defender (So lhe falta calma na hora do passe).
    Temos certamante uma dupla de centrais ao melhor nivel..falta sim alguma coisa na transição defesa ataque..pois os numeros são claros tres remates tres golos-100% aproveitamento.
    Venha o proximo!
    ...
    Agora chego a casa e passei os olhos pela SIC Noticias e vejo 20 repetições do puxão de camisola do vermelho Ricardo Esteves sobre o leo e nem uma menção,imagem ou noticia das varias agressoes do Bynia!
    Quando era P.Santos vs joao pinto ou o fernando Couto davam dezenas de repetições e focavam-nas como sendo tema da semana..
    rico jornalismo que temos!!
    Os editores e produtores tambem vestem a camisola, logo nao há nada a fazer.
    Espero pelas primeiras paginas de amanha!
    Cump.

    ResponderEliminar
  5. Pois, 20 repetições do puxão de camisola de Leo, há que fazer passar a ideia de que afinal o Benfica até foi prejudicado.

    Quanto ao jogo do Porto, Louro, lembro-me de ter havido, pelo menos, mais 4 remates, 1 do Bruno Alves, 2 do Quaresma e 1 do Meireles, 2 deles a serem correspondidos por 2 excelentes defesas do GR Beto, outro a passar rente a um dos postes da baliza de Beto e outro a passar bastante por cima da baliza. Também não podemos estar a exagerar e dizer que o Porto só fez 3 remates, quando fez mais do dobro. E é natural que marcando-se 2 golos logo nos primeiros 8 minutos, o caudal ofensivo seja depois menor.

    ResponderEliminar
  6. TARIK... LEMBRAS-TE DAQUELE FALHANÇO ESCANDALOSO FRENTE A ACADÉMICA??? tás perdoado!
    Ka ganda golo, valeu o jogo todo.
    Finalmente já consegui ver um bom bocado do Porto que eu gosto. Aquela primeira parte foi muitíssimo boa.
    Procura CONSTANTE da baliza adversária, muito bem Meireles e Lucho a subirem, pressão altíssima recuperação de bola e ataque imediato. Assim é que eu gosto.
    O Bolatti é muito bom mas tem de ter um bocadinho de cuidado com as fintinhas naquela zona.
    Lisandro... O que dizer de Licha? Se fosse maricas mandava-me ao gajo!!!
    abracos a todos.

    ResponderEliminar
  7. Demonstramos grande superioridade.
    Espero que a lesao do Bosingwa nao seja grave, aquelas entradas do Ezequias so provam que foi bem dispensado.
    O Tarik mostrou que joga com muito mais raça que o Mariano e merece ser titular.
    Continuo sem preceber a nao inclusao do Adriano. O que é que se passa?
    Sera que ha problemas disciplinares?

    O que é facto é que enquanto os menininhos do regime sao aparicados, protegidos e engrandecidos naquilo em que nao demonstram qualquer grandeza, nos vamos dominando, ganhando e esmagando a concorrencia.
    E os meninos tristes da comunicaçao social que se roam de inveja.
    Vira o disco e toca o mesmo.

    ResponderEliminar
  8. Já estou como o Camacho " o Porto só sabe ganar, ganar, ganar, no plincha, só gana, não sabe fazer outra coisa" :)

    Uns insultam o treinador que afinal já não é "special ", os outros vão para AG insultar o presidente que faz "orelhas" de marcador e diz que a culpa não é dele.

    Que grande entrada, assim é como eu gosto, logo de inicio arrumam logo o jogo, podiam era jogar mais um bocadinho durante o resto do jogo, mas como 6ª há jogo estão perdoados.

    De facto, por muito que queiramos criticar a equipa não se pode, os resultados falam por si, e até já estou mais satisfeito com as exibições. Grande Licha, grande Lucho, excelente Meireles, Tarik até mereceu um cântico especial ( como é irónico o futebol...), enfim fomos todos felizes para casa, escusava era de me avariar o metro em plena estação do Heroísmo :)))

    Agora venha o Belenenses, e a 9ª consecutiva.

    ResponderEliminar
  9. Grandissimo Raul Meireles,enorme Lisandro,muita classe do Lucho, Tarik de vez em quando tem umas cenas á Maradona!! hehe

    "Soren" apesar das entradas que falas do Ezequias, continuo a perferi-lo ao Lino..e era menos um nos quadros do FC Porto..

    O Quaresma quebrou muitas jogadas de ataque por segurar muito a bola em vez de jogar ao 1º toque..

    Parabens Jesualdo!

    ResponderEliminar
  10. Boa entrada do FCPorto a arrumar logo com o jogo. Depois o espectáculo ficou naturalmente mais morno e o Porto geriu até ao final. Grande golo de tarik e penalty por assinalar sobre quaresma aos 45+1.

    E lá segue este Dragão imparável.

    ResponderEliminar
  11. Com "tranquilidade" todos começam a perceber que o Professor faz o trabalho de casa. Estamos a jogar com muita segurança e nota-se que caminhamos a passos largos para uma equipa muito competitiva para os desafios europeus. Ontem, vi o jogo rodeado de benfiquistas ferrenhos e foi interessante constatar que estes já comentam o nosso desempenho como sendo inteiramente justo pois não encontram falhas na forma como abordamos o jogo. Falam de Lisandro, Lucho, Stepanov, B.Alves e Raúl Meireles com uma ponta de inveja. Alta competição é isto. É o FC Porto.

    Temos qualidade, raça e personalidade. Que poderemos querer mais?

    Estou muito satisfeito com a nossa equipa.

    Ps: um LOL para os comentários do Meireles com "para o próximo jogo, vão indicar um secretário da Junta de Freguesia da Nossa Senhora da Ajuda..." e outro para o Miguel_Canadá com o "o que dizer de Licha? Se fosse maricas mandava-me ao gajo!"

    Anda tudo contente! Pudera! Siga para bingo!


    [[]]

    ResponderEliminar
  12. Jogo quanto baste, ainda por cima com 2-0 aos 10 minutos.
    Gostariamos de uma exibiçõa mais consistente e ofensiva mas enfim, dosearam o esforço.E lá vão 8.
    Lisandro sempre fantástico, Fucile, Lucho e Raul Meireles, Tarik bem, Bolati menos bem no passe.
    Não gostei dos assobios ao Mariano ainda não tinha entrado em campo.Se queremos que o homem melhore o rendimento, este não é o antídoto de certeza.
    Também gostei da segunda parte do nosso Paulo Machado ( penso ter lugar no plantel ) e da claque do Leixões que apoiou a sua equipa o tempo todo mesmo a perder.
    Ah, e adorei a assembleia dos lampiões.

    ResponderEliminar
  13. Só 36 mil no estádio e uns cinco mil terão chegado com o jogo a decorrer, incluindo eu, uma composição do metro e outras atrás apinhadas. Não vi os dois primeiros golos, ouvi-os na escadaria do metro o primeiro, já na das bilheteiras do Dragão o segundo. Tive de vir ao intervalo vislumbrar a SportTV...
    Porquê? Um tipo apeado em Francos terá partido um vidro, mais à frente outro que não conseguiu entrar esmurrou outro vidro e assim se faz a chegada a caracol ao Dragão...
    Claro que na TV vi a alegada mão do Lisandro no 1º golo, mas é como diz o meirelesportuense, aquilo não pode ser falta porque ele tem o braço colado ao corpo, não movimenta o braço ainda que beneficie desse facto, mas também beneficiou do ressalto a seguir no Nuno Silva e dessa carambola fez o golo. Nada a apontar, a não ser querer descobrir tudo porque uma só câmara atrás da baliza detecta o que a olho nu não pode ser visto.
    Também lembram bem o penálti não marcado do Elvis ao Quaresma sobre o intervalo, uma jogada idêntica à do N'Doye em Coimbra mas nem todos os árbitros-auxiliares têm a categoria que o Luís Marcelino teve na jornada anterior - eu bem disse que merecia uma estátua!
    Concordamos com tudo, não é possível dizer mal seja do que for, os números até Camacho convencem, é uma 8ª maravilha já conquistada.
    É claro que os dois golos de início facilitam, o Leixões está sem confiança e dinamismo, sente muito um golo que sofra e não sabe dar a volta. Pensei que desse mais luta. O FC Porto tem de gerir, não pode jogar para deleite da bancada.
    Só assim, concentrados no essencial que é ganhar, fazendo por isso, sem favores arbitrários, a equipa pode continuar na senda das vitórias.
    Não peço 13, peço que em cada jornada a equipa supere este recorde que já é seu. Afinal, temos mais dois jogos em casa dos três próximos na Liga e se chegarmos às 11, antes de ir à Luz, a diferença na tabela será maior e ampliada na lixeira de Lisboa onde os amotinados já insultam o presidiário-mor.
    Lembro que Adriaanse e Fernando Santos (no ano do hexa perdido, perdão roubado apesar de Dias Ferreira não ter dado conta disso, confrontado por Guilherme Aguiar e sem lembrar o episódio Paixão em Campo Maior) conseguiram 10 seguidas, ambas curiosamente a acabar o campeonato.
    Sobre o Mariano, cujo nome estou quase a erradicar do meu vocabulário, o público não devia reagir mal de entrada. Mas cai mal, também, por uma irónica analogia, que saia Lucho e entre Mariano, quando Gonzalez sabemos que há só um e de luxo!
    Depois, o homem entra e falha dois passes de seguida, depois mais outro enviesado e o pessoal perde forçosamente a paciência. Porque não há pachorra e ele é um campeão olímpico - como Lucho.
    O FC Porto está em grande e na 6ª feira espero 46 mil pessoas no Dragão. Vamos ver se o fair-play da treta vai funcionar com os tosquinhos de Belém.
    Sobre os recordes, é como diz Jesualdo: o FC Porto tem tantos, está habituado, que é difícil encontrar o que mais bater, além dos adversários...

    ResponderEliminar
  14. Acho piada aos do costume que reclama uma mão no primeiro golo do FCPorto. Mas então e a bola não toca no braço do Lisandro vindo de um ressalto?
    Mas então não se ê que o Lisandro nem sequer faz um qualquer movimento para tocar na bola com o braço, continuando este sempre encostado ao corpo?
    E se fosse um jogador do Leixões a ter feito um lance idêntico, seria penaltie?
    E o lance do Katsouranis contra o o Sporting, então tb é penaltie afinal?

    Além de tudo o árbitro está tapado e não consegue ver o lance, sendo de muito difícil análise para este.

    Numa vitória tão limpinha como esta e com uma superioridade tão grande evidenciada, reclamar da arbitragem só pode ser mesmo muita azia, muita mesmo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Já agora e para que conste:

    Elvis faz falta sobre Quaresma?
    Se faz falta é dentro ou fora da grande-área do Leixões?


    Jorge Coroado
    Junto à linha lateral da área de grande penalidade do Leixões, no interior, Elvis empurrou Quaresma. Grande penalidade que ficou por assinalar.

    Soares Dias
    De facto, Quaresma é carregado nas costas por Elvis, mas a falta ocorre fora da área de grande penalidade.
    Havia lugar à marcação de um pontapé de livre directo e não à marcação de uma grande penalidade.

    Rosa Santos
    É dentro da área. Ficou por assinalar uma grande penalidade.
    Aqui, não restam dúvidas de que Elvis comete falta e quando empurra Quaresma a infracção é cometida dentro da sua grande-área.

    António Rola
    Em cima da linha divisória da área de grande penalidade, Quaresma foi carregado pelas costas pelo defesa-central do Leixões. Logo, ficou por sancionar uma grande penalidade contra a equipa de Matosinhos.
    "

    In O Jogo

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. De novo sobre o golo do Lisandro.
    A propósito do alegado lance de mão na bola de Katsouranis no Benfica-Sporting, disse que para mim não é penálti porque o jogador nada fez para jogar a bola com o braço.
    O critério é sempre igual para mim. Não é lance passível de falta porque não se "joga" a bola com o braço.
    Simplex mesmo.

    p.s. - não queria alongar-me no assunto, mas mais uma cena de agressões, ameaças, insultos na AG da mourama. mais uma. São muitas no historial. O mafioso-mor a meter a viola no saco. Nem quando tem lucros no exercício. Dá que pensar, mas há muitos ceguinhos naquelas bandas que falam mal dos outros e não vêem, coitados, a merda que tem porta adentro. Nem cheiram...
    Quanto à Imprensa do regime, está habituada. Nem vale a pena dizer mais nada, se merecem ou não...

    ResponderEliminar
  17. é o que se chama uma assembleia geral verdadeiramente ordinária. liguem o som e divirtam-se um pouco
    mms://streamingmedia.rr.pt/audios/17683082121f633.mp3

    ResponderEliminar
  18. Por este andar, mesmo com um desinspirado Quaresma, talvez nem seja preciso chegar ao Natal para dizer que o ‘tri’ vai morar no Dragão.

    altobola.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Boas... Mais uma vitória, seria notícia se acontecesse um resultado contrário... A equipa entrou muito forte e acabou por decidir o jogo em 10min. Quanto ás polemicas acerca da arbitragem, penso que de facto no primeiro golo Lisandro toca com o braço na bola de modo a domina-la....
    Visitem-nos tambem em http://oportofclube.blogspot.com/
    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  20. fcportosempre, o problema é que desconheço o idioma e apesar de me esforçar nunca percebi patavina do que diziam. Algaraviada...
    O problema é que as televisões do regime (sic e tvi) não foram lá, logo faltam-nos mais dados para abordagem ao problema.
    Mesmo assim, parece que nem por ter razão o mafioso-mor se livra dos insultos de quem quer continuar à margem da lei, como as bem referenciadas claques dos milhafres.
    A sic ontem à noite nada deu e hoje pôs no ar a gravação da tsf mas só com legendas para o que dizia o mafioso-mor. É claro que ninguém percebeu puto do que diziam os energúmenos...
    mais curioso ainda, os jornalistas foram ameaçados, maltratados, "convidados a sair" e saíram em bloco, mas nos relatos da Imprensa não há nomes a apontar, frases ditas e gestos descritos. É bem feito para apaziguar os ânimos e não levarem nas trombas na próxima. Só na bandalheira da capital da desordem.
    paulojorgesousa, depois dos artifícios de arbitragem para avivar a emoção no campeonato passado até ao final, é melhorar não cantar vitórias... Como diz Jesualdo, escaldado, há muitos jogos pela frente e muita coisa "vai acontecer". Vocês não sabem do que estamos a falar?...

    ResponderEliminar
  21. Alguns virão comentar a saída do Jorge Costa do Braga. Para mim já é tarde demais, nem sei como acabou o campeonato anterior e até esteve para nem acabar...
    O Braga não me inspira confiança.
    Não sei se o treinador tem culpa, mas algo terá a ver... Agora, que a equipa é demasiado "aberta" e desequilibrada, isso é. Muita gente não cumpre o seu dever defensivo.
    Mas o que me chama a atenção do Naval-Braga é que Bruno Paixão não só voltou a ver uma mão na área (penálti do Braga), como já viu duas vezes num Naval-Porto para a Taça, mas especiamente expulsou um jogador da Naval.
    Será mais um jogo com um castigado de uma equipa a defrontar uma da capital. Coincidências, mas já são tantas...

    ResponderEliminar
  22. Concordo plenamente com o Zé Luís, o futebol apresentado pelo Jorge Costa não me convenceu,principalmente nesta época onde o Braga sempre me pareceu muito inseguro. Aliás devo dizer que a expressão do Jorge Costa sempre foi essa de insegurança,e depois quem andou quase às cabeçadas com o presidente à 2 semanas atrás só me admira que isto aconteça tão tarde.

    ResponderEliminar
  23. crónica de hoje do miguel sousa tavares

    Quando chega a hora da verdade, nos grandes palcos europeus, sem «Apitos Dourados» nem bocas por fora, o FC Porto dá cartas e o resto é paisagem

    1- Se eu mandasse, os jogos do Benfica só duravam 80 minutos, porque é só a partir dessa altura que o Benfica os resolve, depois de habitualmente ter gasto o tempo até aí a mostrar-se incapaz de os resolver. Já vão três jogos consecutivos e seis esta época, resolvidos pelas águias nos últimos minutos dos desafios. Camacho não se pode queixar da sorte que tem tido e que falhou a Fernando Santos, mas tanta repetição também não pode ser atribuída só à sorte. De certeza que há mérito da equipa em acreditar e lutar até ao fim, e de certeza que há muito demérito dos adversários e respectivos treinadores, que, nesta altura dos acontecimentos, já deveriam estar mais do que avisados, preparados e concentrados para as terríveis pontas finais do Benfica. Na Luz, domingo passado, o Marítimo mostrou, todavia, que não trazia a lição estudada. Aliás, mostrou como é que se consegue tudo fazer para perder um jogo que se poderia ter ganho.

    Até aos quinze minutos de jogo, o Marítimo tornou claro que, se ali havia alguma equipa que sabia jogar à bola, eram eles e não o Benfica. Uma, duas, três oportunidades e golo, perante um estádio gelado com a facilidade com que a sua «melhor equipa dos últimos dez anos» era passada a ferro pelo futebol envolvente dos brasileiros do Marítimo. Depois, Ricardo Fernandes teve um assomo de má consciência perante tanta falta de respeito e resolveu oferecer o empate ao Benfica. Nada que tenha abalado os seus colegas: continuaram a entrar pela defesa do Benfica adentro como quem entra em casa sua, e veio o penalty e a expulsão de Quim, que poderiam soar como a sentença de morte do Benfica — para o jogo e para o campeonato. Parece que Makukula resolveu cobrar o penalty à revelia de Lazaroni e, para quem o estava a ver na televisão, percebeu-se logo, pela sua expressão, que muito provavelmente iria falhar, como falhou. A partir daí, o Marítimo apostou que não iria ganhar o jogo: displicência no ataque, total incompetência na defesa, falta de ambição para ir decididamente em busca da vitória, face a um adversário cansado por um jogo europeu quarta-feira e pela inferioridade numérica. E depois de mais uma oportunidade negligentemente desperdiçada pelo ataque insular, o Benfica chegou à vitória no contra-golpe. Ficou demonstrado que os «grandes» são «grandes» porque dispõem de mais dinheiro e mais adeptos, mas não só: também porque os «pequenos» não se atrevem a tentar deixar de o ser.

    Quanto ao Benfica, diz-se que está assente que vai às compras em Dezembro. Parece-me que tarde de mais para a Liga dos Campeões e, pelo que se tem visto, provavelmente tarde de mais também para o campeonato. A menos que o objectivo oculto de Camacho seja a disputa do segundo lugar com o rival do Campo Grande.

    2- O rival do Campo Grande atravessa uma série negra e deprimente, pela falta de estrutura competitiva que vem mostrando. A primeira linha é curta e vive de três ou quatro jogadores cujo rendimento determina o da equipa. Há «consagrados» (talvez depressa de mais), como João Moutinho, cujo futebol é previsível, repetitivo e sem rasgo; a segunda linha não existe e, tal como sucedeu com o FC Porto, os reforços da época foram um sonoro e indisfarçável fiasco. A diferença para o Benfica é que o Sporting não tem dinheiro para ir às compras em Dezembro e comprar por comprar está visto que não resolve problema algum, só acrescenta outro. Paulo Bento, que nunca viveu nada que se parecesse com abundância e facilidades, tem agora porventura o mais difícil desafio da sua jovem carreira de treinador, num momento em que já se escutam os primeiros sinais de impaciência e desagrado dos adeptos. Os que ainda acreditam que os milagres existem e não acontecem só em Fátima.

    3- Pois, se o jogo do Benfica contra o Marítimo só deveria ter demorado 85 minutos, o do FC Porto contra o Leixões deveria ter demorado apenas oito — que foi quanto os portistas se dispuseram a jogar, depois de se verem a ganhar por 2-0 na infância do jogo. Chamam a isso «gestão», coisa de que as equipes usam e abusam, entre nós, e sem grande respeito pelo público que ajuda a pagar os ordenados dos jogadores. O FC Porto-Leixões, que assinalava o regresso deste confronto Porto-Matosinhos ao nível maior, foi um interminável bocejo, como se jogar futebol fosse assim uma coisa tão aborrecida. Valeu a oitava vitória em oito jornadas e, se sexta-feira o FC Porto conseguir vencer no Restelo, fica bem encaminhado para as dez vitórias em outros tantos jogos, o que seria notável.

    Se já muitas vezes se tem falado desta impressionante série de vitórias sem exibições correspondentes, é justo também reconhecer que, faz amanhã oito dias, o FC Porto saiu de Marselha com um empate que merecia ter sido vitória e até folgada. Em Marselha, o FC Porto fez a melhor exibição da época, com uma entrada autoritária e categórica no jogo, teve bolas nos postes, viu os franceses adiantarem-se contra a corrente de jogo, mas os jogadores não desanimaram, foram em busca do empate e terminaram ainda em cima do Marselha e à procura dos três pontos. É nestes confrontos europeus ao mais alto nível que se vê bem como, de há largos anos para cá, o FC Porto cava uma diferença em relação ao Sporting e ao Benfica apenas comparável à que o Benfica dos anos sessenta do século passado tinha sobre os seus rivais domésticos. Quando chega a hora da verdade, nos grandes palcos europeus, sem «Apitos Dourados» nem bocas por fora, o FC Porto dá cartas e o resto é paisagem. Eu sei que dói, mas que querem?

    4- Se tudo correr conforme o previsto, estreia-se depois de amanhã, numa sala perto de si, o muito previamente divulgado filme «Corrupção», com o qual alguns benfiquistas do mundo das artes quiseram mostrar a sua imparcialíssima versão do «Apito Dourado». Não entrando em cena a providência cautelar que seria de esperar, este filme inaugura uma nova forma de justiça popular, servindo, com base num único testemunho, a acusação, a «prova» e a sentença de condenação previamente estabelecida, relativamente a um processo que, na justiça real, ainda se encontra em fase de instrução. As intenções prosseguidas pelo filme são eloquentes da exigência ética dos seus autores e um exemplo do que seria a justiça se os juízes fossem escolhidos pelas suas cores clubísticas.

    Não admira que o pessoal desta nobre empreitada se tenha desavindo entre si na mesa de montagem, com realizador e actriz principal para um lado, produtor e restantes actores para outro: eloquente, outra vez. Quanto à «testemunha» e musa do enredo, tão apaparicada antes pela realização e script, mudou de visual, fez extensões no cabelo e uma operação à barriga chamada qualquer coisa «aspiração», e optou por ficar do lado do produtor. Cheira-me que estará a alimentar aspirações a um novo passo na sua carreira artística multifacetada. Consta também que, além da versão do produtor, servida nos cinemas, haverá uma outra versão do realizador, servida em casa, para os amigos. E parece que, em vez de «Corrupção», se chamará «Uma amarga lição».

    ResponderEliminar
  24. Terá havido uma tumultuosa AG no benfica, que a Imprensa do regime reteve nos números oficiais do relatório e contas.
    Falou-se de insultos, sem se perceber quais e de quem vinham, supondo-se que só ali estariam sócios mesmo que seja difícil discernir o que é ser sócio de um clube que aceita gente assim como sócio, já dizia Groucho Marx.
    Foi tumultuosa pelo menos de meter medo a jornalistas, mas não àqueles habituados a cenários de guerra a sério ainda que longe dos campos de batalha...
    Mas o relato dos incidentes só vi em dois excertos que copio para vosso gáudio:
    Do Blasfémias, CAA conta que
    "O presidente da AG, o lúcido Vilarinho, foi obrigado a entornar pedidos de calma que nunca conseguiram tornar o ambiente mais sóbrio. A polícia teve de ser chamada..."
    Do Lóbi do Chá, o JCS refere
    "Ontem, durante uma reunião da assembleia-geral do Benfica, ouviram-se insultos e gritaria. A zaragata foi tal que os jornalistas – profissionais habituados a cobrir guerras inteiras – abandonaram a sala com receio.
    Porém, nada disto espanta. Os benfiquistas não se deviam reunir em assembleias-gerais. Deviam marcar encontros em descampados".
    Mas este não mencionou a chamada da polícia. Deve ter sido uma Tempestade num Copo de Água...

    ResponderEliminar
  25. Zé Luís, vê o telejornal da RTP, deu as imagens possíveis no Jornal da Tarde e ouve-se bem os impropérios que os adeptos lhe brindaram, alguns já conhecidos por nós, já que nós dissemos primeiro que ele era isso : ))).

    O Orelhas andava de um lado para o outro, com carinha de medo, via-se que estava todo cagado, parece que o Veiga lhe levou os primos todos e o peito dele já desinchou.

    Também deu para ver que o Vilarinho tem boa voz para o fado, bem colocada quando fala alto, explica-se bem e cheio de dramatismo.

    É espectacular a cena quando ele se levanta e diz " amigos, vocês já repararam que amanhã os nossos adversários irão gozar com esta situação? O que vai ser disso, a nossa vergonha", de risos.

    ResponderEliminar
  26. Menphis, para mim não foram perceptíveis os insultos, sinceramente. Curioso é que não mereceram legendas, eh, eh, eh...
    Já agora, o clube dos insultos, perdão dos títulos tem mais este do Record Online:
    "O objectivo de Luís Filipe Vieira foi conseguido".
    O plenário de urgência convocado para debater os incidentes de ontem na Assembleia Geral está marcado para as 18:00.
    Querem ver que, depois do Fernando Santos, vão fazer-nos a desdita de mandarem embora o Orelhas?
    Segurem lá isso, pá! É porreiro!

    ResponderEliminar
  27. Vamos fazer a vaga de fundo!

    No Maisfutebol:

    Benfica: Vieira mandou arrumar o gabinete
    [ 2007/10/30 | 17:59 ]
    Redacção MaisFutebol
    Luís Filipe Vieira mandou esta tarde arrumar grande parte dos objectos que tem no seu gabinete, na Luz.

    Este gesto do presidente do Benfica surge poucas horas depois de ter sido insultado por adeptos numa assembleia geral e antes da reunião do Plenário dos Órgãos Sociais, que terá lugar esta terça-feira, ao final da tarde.

    O facto de ter mandado arrumar o gabinete gerou alguma apreensão entre os que são mais próximos do presidente.

    Fonte próxima do presidente «encarnado» salientou ao Maisfutebol que a demissão de Vieira não estará sobre a mesa esta tarde. Mas existe a possibilidade de o líder do Benfica aproveitar a crise aberta para reforçar a sua posição. Como? Dizendo que vai reflectir sobre a sua continuidade, originando uma vaga de fundo de apoio.

    Esta solução já foi utilizada por Luís Filipe Vieira no passado.

    Aguarda-se assim com alguma expectativa o que sairá do Plenário dos Órgãos Sociais desta tarde

    ResponderEliminar
  28. Agora percebo a razão de a CA da Liga não ter nomeado os árbitros para o fim-de-semana. O LF Vieira está com receio de ser escutado a pedir o Pedro Proença e mandou arrumar o gabinete.
    E eu a pensar que o Vítor Pereira tinha ido à FIFA perguntar que Lei V é essa do fair-play e da autoridade do árbitro...

    ResponderEliminar
  29. Depois de ter mostrado sem querer, ontem, o cagarolas que é, Vieira quer agora encenar uma posição de força, com muitos "primos" do Veiga a aquecer-lhe as costas, que os claqueiros benfiquistas são muitos e são quase tão bandidos como ele, até já mataram gente. Com tanta algazarra dos consócios, ainda lhe passa a obsessão pelo PdC.

    ResponderEliminar
  30. Dou a mão à palmatória, o Tarik marcou um golão e merece sem dúvida o lugar de titular (apesar de alguma inconstancia nas suas exibições).
    Isto faz prever que em janeiro, pelo menos, um ponta de lança irá sair. Mas quem? O Postiga tem sido opção,o Edgar duvido muito e o Farias com o que custou não sairá de certeza e tem jogado muito pouco ainda lhe pode ser dado o benefício da dúvida. Resta o Adriano, que é um excelente ponta de lança, que provavelmente nos salvou o campeonato o ano passado e que inexplicavelmente não tem sido, sequer, convocado. Em relação ao Mariano Gonzalez não consigo perceber como foi jogador do Inter na época transata, ontem, do pouco tempo que esteve em jogo, fez 2 passes errados e uma falta duríssima. Já o Bolatti, em minha opinião, cumpriu, apesar de fazer transparecer algum nervosismo nota-se que tem futuro, mas precisa de tempo.
    De resto acho que foi uma exibição sólida, com o Lisandro a resolver, mais uma vez. E continuo a pensar que o Marek Cech rende muito mais a jogar no meio campo, já o fez algumas vezes e as suas melhores exibições foram, para mim, quando jogou nessa posição.

    ResponderEliminar
  31. Dou a mão à palmatória, o Tarik marcou um golão e merece sem dúvida o lugar de titular (apesar de alguma inconstancia nas suas exibições).
    Isto faz prever que em janeiro, pelo menos, um ponta de lança irá sair. Mas quem? O Postiga tem sido opção,o Edgar duvido muito e o Farias com o que custou não sairá de certeza e tem jogado muito pouco ainda lhe pode ser dado o benefício da dúvida. Resta o Adriano, que é um excelente ponta de lança, que provavelmente nos salvou o campeonato o ano passado e que inexplicavelmente não tem sido, sequer, convocado. Em relação ao Mariano Gonzalez não consigo perceber como foi jogador do Inter na época transata, ontem, do pouco tempo que esteve em jogo, fez 2 passes errados e uma falta duríssima. Já o Bolatti, em minha opinião, cumpriu, apesar de fazer transparecer algum nervosismo nota-se que tem futuro, mas precisa de tempo.
    De resto acho que foi uma exibição sólida, com o Lisandro a resolver, mais uma vez. E continuo a pensar que o Marek Cech rende muito mais a jogar no meio campo, já o fez algumas vezes e as suas melhores exibições foram, para mim, quando jogou nessa posição.

    ResponderEliminar
  32. Menphis, conta-me lá os insultos que ouviste proferir contra Filipe Vieira...
    Já agora, percebes-te a razão da gargalhada na assistência quando o Filipe Vieira disse que "a minha porta está sempre aberta?"...

    ResponderEliminar
  33. Zé Luís, não sei se deu ou se viste no telejornal da RTP, só agora cheguei a casa e não o vi. Até que telejornal da noite prefiro o da TV2 e não dá muito futebol.

    Continuando, uns bons " vai-te embora filho da put..", " cabrão", " palhaço", depois o Orelhas disse " tenham calma, vamos falar, vocês sabem que a porta do meu gabinete está sempre aberta para vocês", e aí foi a galhofa total. Todos às gargalhadas, só faltou o Barbas distribuir os guardanapos do restaurante nojento dele.

    Entretanto, o Orelhas, todo cagado, foi para trás da coluna e aí surgiu o grande fadista Vilarinho, qual boca linda, falando alto e em bom som, pedindo calma até que surgiu a frase que acabou a peça e a qual eu ri-me " amanhã o que vai ser, os nossos adversários a gozarem.Que vergonha"

    ResponderEliminar
  34. O "Orelhas" mandou arrumar o gabinete para esconder o "pó" que por lá costuma engavetar...É que aquela confusão de ontem pode levar a que os NonNameGays vão ao seu Gabinete de surpresa e é uma chatice que apanhem todo o "Haxe" que o Vilarinho/Cabeçudo lá costumam guardar para as tainadas que levam a efeito, entre entre dois copos de J&B e umas peças de "fruta"...Já viram o espectáculo que era os NonNameGays sairem da Luz a tropeçarem, todos "numa boa"?!..."Então, tu é que és o Adu"'..."Não meu, sou o sobrinho Pantorras"..."Chi, és mesmo parecido com ele"!...

    ResponderEliminar