07 outubro 2007

Académica 0-1 FCPorto

Lucho 28'(gp)Equipa: Helton, Fucile, B. Alves, Stepanov, Bosingwa (M. Cech 33'), Lucho, P. Assunção, R. Meireles, Tarik (Leandro Lima 53'), Lisandro e Quaresma (Adriano 78')

8627 espectadores

Sem tempo para grandes escritas, deixo aqui apenas algumas notas:

- 7 vitórias nas 7 primeiras jornadas do campeonato. O melhor registo na era Pinto da Costa. Pouco mais há a acrescentar.

- O FCPorto ganhou um ponto de avanço por jornada ao segundo classificado da liga.

- Stepanov, apesar de ainda com algumas falhas, parece fazer uma grande dupla com Bruno Alves.

- Um golo sofrido em 7 jornadas é, se não a melhor, uma das melhores defesas da Europa. Mas como é o FCPorto não dá direito a primeiras páginas.

- O falhanço do Tarik é digno dos apanhados do fim do ano. Como foi possível falhar aquilo?!

- Lisandro é um poço de energia, Paulo Assunção trabalha como um relógio suíço e o Leandro Lima ainda tem muito que aprender.

- Quaresma é um grande jogador, mas precisa de uma grande lição de humildade. Parece já se ter esquecido do que aprendeu com Adriaanse.

- Apesar dos números indiscutíveis, não dá gosto ver um jogo do FCPorto. São jogos aborrecidos e enfadonhos. Não se admirem do estádio do Dragão registar más assistências nos próximos jogos.

46 comentários:

  1. O Tarik falhou aquele golo?..
    volta Renteria ..estas perdoado!
    ...
    Mais uma 1ª parte pouco convincente...Exige-se muito mais na 2ª parte!
    Não é preciso poupar..o proximo jogo é dentro de 17 Dias!!

    ResponderEliminar
  2. ta de mais nao da pra aguentar issso nao ha fio de jogo sem Quaresma

    ResponderEliminar
  3. Tenho muita pena, até porque oportunidades não faltaram e bem boas!, que um resultado de 3-0 não tenha acompanhado uma exibição cheia, um FC Porto mandão e muito forte, atendendo à série de jogos que vem fazendo.
    Eu gostei e muito, à parte o golo incrível falhado por Tarik que justifica um mês de jejum a sério para não facilitar como o fez.
    Grande jogo do Raul Meireles, que voltei a ver em todo o campo, defendendo e atacando, passe e incursões na área, grande jogo do Lucho que falha o 2-0 por chutar com o esquerdo quando podia tê-lo feito com o direito, grande jogo do Stepanov, do Quaresma, do Lisandro.
    Vi um Porto de raça, entrando para matar, sem pressão pelas vitórias dos adversários mais valiosos e até aumentando a vantagem para o 2º.
    Foi dos melhores jogos, dos mais completos em termos defensivos, do "meio jogo" e ofensivos.
    A Académica não foi fácil e em casa, mesmo a perder, mesmo a meio da 2ª parte, não saía do seu meio-campo, o que tornava difícil atacar e desaconselhava a fazê-lo, o Porto teve de gerir mais a bola atrás porque ao menos não tinha a massa assobiativa que no Dragão, nestas circunstâncias, teria exigido mais ataque, mais golos.
    Uma nota sobre o penálti, que o Elmano do costume não marcou, os parolos da transmissão televisiva também nada viram e passava despercebido se não fosse um árbitro-auxiliar, Luís Marcelino, mostrar como deve agir, avaliando uma falta correctamente, o local onde foi cometida (que o parvo do repórter de pista insistia ter sido fora da área) e assinalando de pronto a marca de g.p. e deslocando-se para o lugar que lhe competia após o parvo do árbitro ter aceitado o seu argumento.
    Acabou uma parte do campeonato só com vitórias, 7, com muitos pontos de avanço sobre o 2º, 7, uma série com adversários difíceis e mais um árbitro que gosta de ligar o complicómetro permitindo faltas abusivas (Pavlovic) e repetidas, perigosas, nada de carões, às vezes nem faltas marcava.
    Ganhámos contra Elmano também, o que dá um duplo sabor.
    O FC Porto, depois de esmagar no jogo, sem ter correspondência no marcador como merecia, acabou a sofrer com grande entrega de todos, a disputar todas as bolas, com valentia, com uma determinação própria de gente que sabe ter de vencer e não poder desfrutar de ajudas alheias.
    O onze repetido de Jesualdo acabou com o seu fétiche de mudar sempre a equipa, acho que o Tarik voltou a estar a mais, apesar de uma assistência para Quaresma que falhou a cabeçada.
    Um 2-0 daria mais tranquilidade, como sucedeu em P. Ferreira, mas ao não surgir fez redobrar a atenção.
    Estou muito, muito satisfeito, aliás como Jesualdo ficou pelos mesmos motivos, as dificuldades superadas, o espírito revelado pela equipa. Grande Porto, numa 1ª parte massacrante e uma 2ª parte à procura de ampliar sem o conseguir para acabar sempre dependente de um imponderável, que pode surgir.
    Mesmo que ouça a tónica na sporttv sobre o Porto "realista", e recalcando as palavras de Jesualdo sobre o necessário espírito de sacrifício a que foi preciso deitar a mão.
    Para mim valeu o espírito de conquista e, como disse Jesualdo, é difícil arranjar no FC Porto momentos para se superar a su mesmo na história.
    7 vitórias consecutivas, que sejam para continuar com o Leixões no dia 28.

    ResponderEliminar
  4. Exibição mediocre!
    não me digam que já estamos a jogar nos limites!
    o treinador disse no flash interview que a equipa na fase final ,já estava cansada!..
    Ai sim..e porque não a refresca?
    o lucho coitado já se arrastava e ele com uma terceira substituição por fazer!!
    Não há pachorra! Este treinador dá cabo daqueles rapazes-é até rebentar !
    Este ano vamos bem lançados sim senhor..mas na 2ª volta do campeonato,vamos ver o filme do ano passado!
    O Tarik.. fez um centro para o Quaresma, cortou uma bola em esforço e falhou um golo escandaloso e mais NADA!
    O Quaresma quer a bola só para ele e foi MUITO BEM SUBSTITUIDO!
    De positivo a vitoria e as exibições de STEPANOV e B.ALVES(Estiveram impecaveis)e destaco a capacidade fisica do LISANDRO E DO P.ASSUNÇÃO..deveras impressionante, pois correm que se fartam!
    Nem quero dizer mais nada fds....
    ..
    O tarik falhou mesmo aquele golo?
    Cump.

    ResponderEliminar
  5. Louro, desculpa mas relê o que escreveste:
    1º"o lucho coitado já se arrastava e ele com uma terceira substituição por fazer!!"
    2º"O Tarik.. fez um centro para o Quaresma, cortou uma bola em esforço e falhou um golo escandaloso e mais NADA!"
    3º"O Quaresma quer a bola só para ele e foi MUITO BEM SUBSTITUIDO!"

    Daqui se depreende que apoias as substituições de Tarik e Quaresma, portanto não havia mais nenhuma para fazer, devido à saída so Bosingwa lesionado.Logo o Lucho teve de ficar até ao fim.
    Não se pode ter tudo.. ;)

    ResponderEliminar
  6. Penaltie indiscutivel que o ELMANO anti-Porto não viu..desta vez valeu-nos o fiscal de linha que ao contrario dos outros fiscais ,decidiu bem!
    Rectifico uma coisa: deveria ter saido o Lucho e entrado o Bolati,quando da ultima substituição,no entanto entendo que o Quaresma foi bem substituido,pois houve contra ataques nos quais podiamos ter feito o 2-0..só que o rapaz resolvia sempre recriar-se com a bola!

    ResponderEliminar
  7. -7x3=+21...Na SportTv o Porto estava colocado em primeiro...sem pontos! Eles já nem querem saber dos pontos para nada. Ou então querem ter a possibilidade de se algum Inglês -dos que estão no Algarve à procura do casal McKeen- vir a classificação, possa acreditar no barrete que eles lhe quiserem enfiar. Um daqueles barretes Ribatejanos...Verdes e Vermelhos com borla na ponta!...Um cumprimento para o amigo João de Tomar!...João, Leiria, RI7 1972...Boas exibições de Helton, Stepanov, Bruno Alves, Paulo Assunção, Meireles, Lucho -aquela perdida...- Quaresma e LISANDRO "todo-o-terreno"...Cech muito certo na defesa, o lado direito muito desequilibrado com a saída do Bosingwa. Tarik teve uma escandalosa oportunidade de arrumar com o jogo e fez o que apenas um formidável central consegue fazer: Cortar com o calcanhar!...Mais uma vez um jogador lesionado -Zé- demora uma eternidade para ser substituído...Não consigo entender, a não ser que o próprio queira manter-se em campo! Venham e aproveitem-se bem as férias...Viva o Porto!

    ResponderEliminar
  8. Desculpem mais uma vez, deveria ter escrito McCann e não McKeen -embirro com os Ingleses, sempre altos, loiros e branquinhos...Isto é só para não me morderem os calcanhares!

    ResponderEliminar
  9. Atenção, disseram-me aqui ao ouvido que o casal McCann já está em Inglaterra! Estou mesmo fora do Mundo...E eu a pensar que eles moravam no Algarve!

    ResponderEliminar
  10. Ze Luis... Com o devido respeito que te tenho, sinceramente nao viste o mesmo jogo que eu!
    Achei, mais uma vez, que a exibicao do Porto foi MISERAVEL!
    Nao se admite, ou pelo menos eu nao admito, que uma equipe com o calibre do Fc Porto va a Coimbra jogar de uma forma miseravel e que em 96 minutos de jogo faca 3 (TRES)jogadas com pes e cabeca!
    A unica coisa que se aproveita e de facto a defesa que esta irrepreensivel. Do Paulo Assuncao para a frente METE NOJO!
    Repetem-se constantemente os pontapes para a frente sem apelo nem agravo, falham-se dezenas de passes a meio campo, nao se fazem desmarcacoes, nao ha fio de jogo, nao ha modelo de jogo, nada!nada!nada! absolutamente nada.
    Jesualdo tem tido uma sorte incrivel porque ainda tem jogadores que resolvem o problema com rasgos INDIVIDUAIS. Porque em termos de equipe so me ocorre um termo: SALGALHADA TOTAL.
    Ninguem se entende naquela equipe, mais de 50% dos passes nao tem qualquer objectividade atacante. Limitam-se a gerir o tempo e a posse de bola.
    Para mim, Jesualdo Ferreira assemelha-se cada vez mais a Scolari...tem a fruta toda a frente mas nao consegue tirar a casca.
    As exibicoes do Porto tem sido, repito, MISERAVEIS. Nao e este o Porto que me empolga, que me faz vibrar e que me enche de orgulho de ser Portista. O unico sentimento que este Porto me provoca e MEDO! Porque quando a sorte acabar...

    ResponderEliminar
  11. Temos que estar todos muito contentes com os resultados desportivos.

    Mas hoje foi mais uma daquelas exibições à Jesualdo. Sofrível!

    O Tarik não pode ser titular do Porto. O Quaresma não pode marcar todos os cantos e todos os livres em todos os jogos. Nós sem um Quaresma em grande nível, não temos ataque..é bola para a frente ou um momento de inspiração de alguém.

    ResponderEliminar
  12. Destaques positivos deste jogo:

    Lisandro,Lucho,Stepanov,P.Assunção e Bruno Alves.

    ResponderEliminar
  13. Não percebo como se pode dizer que o Porto esteve miserável. No tempo do Mourinho o Porto ganhava muitos jogos assim e com mais sofrimento e ninguém dizia que eram exibições miseráveis, eram jogos de raça. O Porto esteve bem, a Académica fechou-se sempre muito e fez marcações muito cerradas mesmo depois de estar a perder e não é possível haver grandes espectáculos futebolísticos nestas condições. O Porto jogou de uma forma muito semelhante à que fez em Paços de Ferreira, com muita entrega, muita entreajuda, muito carácter, só faltou melhor finalização. À meia hora já o jogo podia estar arrumado não fosse a perdida mais que escandalosa de Tarik. E depois ainda houve mais uma grande perdida ainda na 1ª parte de Quaresma. A única falha de Jesualdo foi não ter substituído Tarik logo ao intervalo ou não ter colocado Adriano de início no lugar dele já que Tarik não esteve nada bem nos 2 jogos anteriores. Mas estar sempre a dizer mal de Jesualdo e das exibições do Porto já tem qualquer coisa de doentio. 1º lugar só com vitórias e com + 7 pontos que o 2º classificado, melhor defesa(1 golo sofrido), melhor ataque (12 golos marcados), melhor goleador (6 golos) e tudo isto com um calendário dificílimo e ainda 4 pontos em 2 jogos da CL. Se isto é miserável só desejo que a miséria continue por muito tempo.

    ResponderEliminar
  14. Estou sem sono...Vim aqui e li "miguelcanada". Devo dizer que em certa medida concordo com ele. Ainda ontem falávamos, eu, os meus familiares mais directos e concluía-mos: O Porto aparenta ser uma equipa desorganizada! Há uma falta gritante de fio de jogo...A defesa é o sector que aguenta praticamente tudo e o jogador que faz mais impressão pela entrega sem titubeios é Lisandro! Ele está na frente a tentar rematar ou cabecear, ele está na esquerda, na direita, vem à linha média, recua até ao grupo defensivo...Merecia ganhar tanto como quase metade da equipa...É verdade que tudo isto pode acontecer assim, porque os adversários se fecham completamente à estrutura do Porto, mas não pode -creio- ser só isso, eles também atacam e muitas vezes criam situações bem difíceis. Ainda ontem isso sucedeu, mais notoriamente a partir da entrada de Hélder Barbosa, mas aconteceu. Um atacante deles -Joiano- rematou três ou quatro vezes, sempre de primeira mesmo no meio dos centrais. Sei bem que o fazia porque lhe estava proibido dominar a bola, no entanto pelas laterais esquerda e direita a Académica lutou e criou situações complicadas! Uma coisa me pareceu incompreensível: Na primeira parte o Tarik recuou muitas vezes a tapar o lado do Bosingwa. Depois da lesão deste, essa assistência terminou e passamos a ver por ali o Lucho a auxiliar Fucille. Este estava em déficit e perdeu muitos lances que normalmente não perderia...Para mim o meio campo do Porto é muito macio, os três jogadores que o compõem são muito bons técnicamente mas falta-lhes o corpo e a coragem de um André. Suprem essa deficiência -se assim lhe podemos chamar- com outro tipo de entrega física, muita entreajuda e jogo zonal que obriga os adversários a jogarem muito miudinho e lateralizadamente...Mas falta qualquer coisa que nos empolgue, como aconteceu precisamente em alguns jogos do princípio de época! Estou muito satisfeito com o pecúlio alcançado, é extraordinário somar sete vitórias seguidas, mas tenho de reconhecer que houve alguma felicidade à mistura. Espero que estes quinze dias de intervalo, sejam bem aproveitados para aumentar essa capacidade de circulação de bola no meio campo e no ataque! Gostava que isso acontecesse no entanto tenho que reconhecer, temos estado muito bem em termos de resultados, é aquela velha questão que já aqui pus, muitas vezes tem que ser assim, mas como já disse no passado no Ivic e no Artur Jorge percebia-se claramente o que era feito, na entrada deste ou daquele jogador, agora é tudo muito subjectivo e inapreensível...Devo estar a perder qualidades! Também é verdade que em certas alturas do passado, havia a sensação de que a equipa era feita de uma ligação quase filigranada, muito frágil, que se podia partir a qualquer momento e assustava-me sentir essa fragilidade aparente. Agora acontece-me um pouco isso mas é diferente, não sei explicar racionalmente em quê, no quê, mas é diferente tenho a certeza. Talvez Jesualdo tenha posto em prática uma estratégia que passe por não obrigar a muitas entradas faltosas, que redundariam em expulsões mais que certas, dado o posicionamento condicionado dos árbitros...Pode ser isso.Um abraço para toda a Bancada!

    ResponderEliminar
  15. 7 jogos = 7 vitórias: que queremos mais ?

    Não jogamos para encantar, mas que força tenho eu de criticar uma equipa que se sente dar tudo embora por vezes não seja da melhor forma.

    A paragem da taça da Liga vem na melhor altura para alguns, Meireles está numa má fase, assim como o Zé, mas a jogar mal a vitória é sempre certa.

    O romantismo no futebol acabou, a realidade é esta: estamos na frente e nenhum clube da Europa tem um registo de vitórias como o nosso, e isto satisfaz-me muito.

    ResponderEliminar
  16. Apresentando desculpas pelo atraso com que o faço, não resisto a deixar um apontamento sobre o jogo da Champions.
    Tive uma reunião em Lisboa, na quinta de manhã. Por isso, estava a dirigir-me para lá à hora do jogo - estando a ouvir o relato.
    Num intervalo da reunião, fui à casa-de-banho. E tive o prazer de ouvir o diálogo que reproduzo:
    "- Ontem lá perderam. São uns nabos, não jogam nada.
    - Pois, e ainda por cima o Porto ganhou...".
    Só por isto já valeu a pena ter ido a Lisboa...

    ResponderEliminar
  17. Mais um jogo miseravel...e ainda p'ra mais...outra vitoria!!! Estou farto de ganhar sempre da mesma forma...

    Volta Victor Fernandez, TU...Tu eras um romantico do futebol...hmmm aquele futebol de bailarina espanhola...que espectaculo, que show!!!

    Rua com o Jesualdo...

    Héhé...
    Abraço
    http://flthedragon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Não percebo como alguem diz que o Meireles esta numa má fase.. até acho cómico.. ele ontem fez um enorme jogo, foi ele que ligou a defesa ao meio campo,por vezes ao ataque e ainda andou pelo campo todo como um louco! Licha, Stepa, B. Alves, Lucho, P. Assunção .. estiveram muito bem. Sair mais cedo vai fazer bem ao Quaresma, tem que perceber que tem que fazer melhor, dar mais continuidade aos ataques, não marcar os cantos todos (mal) para o 1º poste, e deixar de reclamar com os colegas só porque numa jogada a bola não passe por ele..
    A Académica é uma equipa muito fraquinha, gostei do H. Barbosa, mas ele não pode fazer tudo.. os outros não dão continuidade aos seus ataques.. penso que ele poderá voltar na proxima época po FC Porto..

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Nao percebo como conseguem criticar... na pratica o Jesualdo é o melhor treinador dos ultimos 60 anos, quer queiram quer não...
    Nao percebo tambem como vem um mouro disfarçado dizer que é sorte quando o porto controla os jogos de tal maneira que as equipas adversárias nem uma oportunidade têm... Quantos golos sofreu o Porto esta época??
    Claro que também não gosto de que para isto o Porto abdique do jogo pelo jogo... é feio de facto... Mas de vitórias morais já estou em farto. Se continuasse-mos com vitórias morais como outros o nosso treinador ainda teria que mandar um murro a alguem pra defender o Quaresma...
    Eu fui a Coimbra, confiante na vitória, senão nao ia. E acho que devia ter pago só metade do bilhete, porque só vi 45 minutos de futebol... O Jesualdo insiste em fazer experiências para o 4-4-2 em alta competição. E depois o futebol desaparece, apesar de toda a solidês e consistencia defensiva.
    Mas continuo a dizer, pra jogar em 4-4-2 o Jesualdo tem de ganhar tomates e tirar o Quaresma como ontem fez.
    Quando ia entrar o Adriano tava tudo na bancada a tentar adivinhar quem saía: "é o Meireles..." "é o Lisandro..."
    Eu disse: "Se tiver tomates pra tirar o Quaresma aplaudo de pé a substituição". E assim fiz.
    Quem não joga durante 60 minutos tem de sair... seja quem for... não é mais que os outros.
    E já agora é necessário outro homem para as bolas paradas, é que depois dos dois chouriços de braga. as outras 40 oportunidades nem perigo criaram...

    ResponderEliminar
  20. Realmente o 'people' aqui viu o mesmo jogo que eu e o Quaresma não joga nada, então ontem....

    - Fez uma assitência para golo que o Tarik não quis marcar;

    - Sofreu o penalti que nos deu a vitória;

    - Teve um cabeceamento perigoso ao terminar a primeira parte;

    ... E isto a fazer uma exibição 'miserável' como alguns aqui a apelidaram.

    Agora imaginem se o Quaresma jogasse (sempre) bem... Estaria a jogar ao lado do Kaka ou do Messi e nós a vê-lo na TV.

    Talvez isso vos deixasse felizes e contentes, não ?!...

    ResponderEliminar
  21. De facto, estamos perante um dilema. Por um lado temos o melhor arranque dos últimos 50 anos (se bem que isso n faz do Jesualdo o melhor treinador dos últimos 60 anos ó xas!) por outro temos um futebol de muito fraca qualidade e que transmite pouca segurança (pelo menos na minha perspectiva). Ja li aqui comentários que fazem a comparação entre Mourinho e Jesualdo dizendo que o Mourinho tb ganhou mtos jogos assim. Isso não é bem verdade.
    É certo que com o Mourinho o FCP ganhou mtos jogos por 1-0. É certo que o Mourinho tb era apologista do resultado em detrimento da exibição. É certo que mtas vitórias foram conquistadas com o espírito de sacrifício que esta equipa tb coloca em campo. Mas existe uma diferença abissal entre ambos os conjuntos. E essa diferença situava-se no controle e domínio do jogo. Mourinho uma vez explicou a diferença entre dominar e controlar um jogo. Uma equipa pode ter o jogo perfeitamente controlado e ceder o domínio à outra equipa sem que isso acarrete grandes riscos. A equipa de Mourinho fazia isso na perfeição. Porquê? Porque sabia jogar com bola. Os jogadores de Mourinho sabiam trocar a bola entre si, controlando os ritmos do jogo e impondo aqueles que mais lhes convinham. Quando se tratava de defender um resultado e baixar o ritmo de jogo, a equipa de Mourinho fazia isso com a bola nos pés. Isso chama-se "descanso com bola". Esta premissa tem um fundamento mto simples: corre smp mais quem não tem a bola nos pés, logo, se corre mais, tb se cansa mais. Por isso, durante 2 anos, o que nós vimos foi uma equipa que chegou à final de todas as competições em que entrou e quase smp com o mesmo grupo de jogadores. Sem cansaços mto visíveis. Ora, isso não se vê na equipa de Jesualdo. O que se vê é uma equipa que em qualquer fase do jogo opta por um estilo de jogo directo, com poucos toques entre si, mtas vezes queimando etapas de criação de jogo até chegar à área adversária. Qd se encontra em vantagem, entrega o domínio de jogo ao adversário, tentando controlar o jogo de outra forma (nem smp o conseguindo), mas smp apostando num jogo directo. O que acontece é que, com esta filosofia de jogo, os jogadores cansam-se mais, pois são obrigados a correr mais visto que não têm a bola tanto tmp em seu poder. Por isso vemos o Lucho a arrastar-se no fim dos jogos (não esquecer que o rapaz n tem férias há n sei qtos anos) e o Meireles a ter de ser substituído vezes sem conta (estes são os jogadores q mais são obrigados a correr durante o jogo) por n aguentar os 90m. Este parece-me ser o problema mais grave desta equipa. Falta-lhe capacidade para manter a bola em seu poder em momentos de maior pressão (contra equipas como a Académica q jogam atrás do meio campo mesmo a perder chega e sobra, mas o que acontecerá qd jogarmos contra equipas q fazem pressão em campo inteiro?). Para além disso, falta-nos um jogador explosivo, que rasgue as defesas com mudanças de velocidade e q saiba sair em drible das situações mais complicadas. De momento n temos isso. Tinhamos o Deco. Tinhamos o Anderson. Agora n temos ninguém. O Lucho é pouco veloz e tem pouco físico para se aguentar numa carga de ombro contra defesas possantes. O Leandrinho pode ser a solução mas não p já pq antes disso ainda tem de aprender a jogar e a pensar rápido.
    Bem, este comentário já vai longo por isso penso que fico por aqui.
    Só deixo aqui uma dúvida aos portistas que visitam este blog: O Jesualdo disse no final da época passada que o FCP ia procurar reforços q se adaptassem rapidamente ao futebol europeu. Em vez disso contratou uma catrefada de jogadores sul-americanos (nem se discute aqui o seu valor). Como todos sabemos, o ritmo do futebol sul-americano é bem inferior ao do futebol europeu e isso talvez explique pq é q o treinador n tem apostado mais nos reforços. No entanto fica a dúvida: se ele queria jogadores de adaptação rápida pq foi ao mercado sul-americano?

    ResponderEliminar
  22. Coitados dos detractores do Professor que a partir de agora vão ter de falar no nome Jesualdo sempre que falarem em bater recordes de vitórias consecutivas num arranque de campeonato...

    7 vitórias consecutivas, 21 pts, apenas 1 golo sofrido...

    Isto é que vai para aqui uma crise...


    [[]]

    ResponderEliminar
  23. Vou insistir e devolver o remoque: muitos companheiros de bancada não viram o jogo que eu vi. O FC Porto fez um grande jogo, muito melhor que os anteriores, embora com o mesmo resultado que todos queremos, a vitória.
    O Porto jogou mais com bola, jogou muito sem bola recuperando-a depressa, pressionante forte e saindo bem das situações de pressão do adversário. Aquilo quase pareceu um passeio e sê-lo-ia se o Tarik não falhasse aquela ocasião.
    Lembrando os jogos com Marítimo, Paços e Boavista, os mais recentes, com 1-0 duas vezes em casa, o Porto teve agora mais bola, mais tempo, mais domínio, mais prolongado, mais passes bem feitos, menos bolas perdidas (subsistem algumas). Desafio alguém a mostrar números diferentes e a mim basta-me a percepção global do jogo para constatar que em Coimbra o Porto fez uma exibição em cheio.
    Para quem ainda insiste nas comparações, também, com Mourinho, lembro um jogo em Coimbra que fui ver, em 2004, ganho com um livre (repetido) de McCarthy aos 77' e desvio na barreira. O Mourinho teve de inverter o triângulo do meio-campo - curiosamente meteu Pedro Mendes para o lado de Costinha e jogou só com Deco à frente, depois de começar com o vértice atrás - para ganhar a posse de bola rapidamente a uma Académica que não saía do seu meio campo.
    Ontem, o Porto manteve a Académica sempre atrás e com ela lá atrás, o que não é fácil para quem tem jogadores altos (Kaká) e que batem bem (Pavlovic) e outros que saem bem a jogar (N'Doye, Miguel Pedro, H. Barbosa) com um avançado repentista e fisicamente poderoso como Joeano.
    Mas a meio da 2ª parte, a jogar em casa e a perder, nem assim a Académica saiu do casulo. Já vi isto do Marítimo e do Boavista, mas no Dragão... Ora, depois da despesa grande num jogo fora, após outro longe a meio da semana e de alta intensidade, o FC Porto fazer o que fez é de brilhantismo a rodos, queiram ou não.
    Por isso fiquei impressionado com a fome de ganhar, revendo um Raul meireles em grande, o Lucho soberbo, o Quaresma a rasgar, o Lisandro sempre a mexer e só o Tarik a destoar - mas deste caso já falei antes.
    Para mim, sim, este Porto foi do género do de Mourinho, descontando Maniche, Deco, Costinha, Pedro Mendes e tantos craques, não esqueçam.
    A forma como a equipa se impôs em Coimbra foi arrebatadora, aquela vontade que vi convenceu-me de que ganharíamos o jogo de novo com 10, como em Istambul, apesar de Tarik...
    Desculpem a insistência.
    E, já agora, mostrem-me onde há melhor.

    ResponderEliminar
  24. Eia! Marcaram um penalty a favor do FCP! Só isso devia ser motivo de uma festarola. Tá bem k, apesar de evidente, teve k ser o fiscal-de-linha a marcar, k o sr. Elmano tem uma certa aversão ao azul e branco, mas o k conta mesmo, apesar da exibição pouco espectacular, são os 3 pontos amealhados. Venha o próximo!

    ps: Não nos podemos esquecer k, se o Porto fosse uma kk equipa italiana, era só elogios à capacidade defensiva, à coesão e ao cinismo na finalização. Já ouvimos e lemos estórias destas, vezes sem conta, sempre k levavamos no pelo de um Milão ou outra kk. Pragmatismo, é o k é, e tem dado resultado...

    ResponderEliminar
  25. Caro Zé Luís,

    de facto parece q vimos um jogo diferente (e n interessa aqui quem tem razão). O que eu vi MAIS UMA VEZ foi uma equipa aparentemente contente com o 1-0 e sem grande vontade de "matar" o jogo. Ora, isto a mim deixa-me preocupado pq fico smp com o chamado "credo na boca", com receio q a qq momento a equipa adversária se engane e marque um golo. A equipa n me transmite segurança pois n sabe jogar com bola controlando o jogo. São os passes errados, são as perdas de bola quase imediatas, são as substituições, etc. Há smp um motivo p eu ficar preocupado. No tmp do Mourinho (e peço desculpa por voltar a esta comparação mas nem me parece tão descabida visto ele ter ganho o q ganhou no nosso clube) as coisas corriam de maneira diferente. Havia uma confiança na equipa q deixava os adeptos tranquilos mesmo nas alturas mais difíceis. Talvez o discurso do treinador tb contribuísse p essa confiança pq raramente consigo "engolir" o discurso do Jesualdo (basta ver o discurso antes do Fátima) mas a verdade é q em todos os jogos q tenho visto esta época (e foram poucos) tenho sofrido com a fraqueza das exibições.
    Não peço que a equipa jogue como o Arsenal, o Man United ou o Barcelona (se bem q n me importava nada) mas penso q é exigível mais de uma equipa q joga junta vai p 3 anos.
    Tb n quero crucificar o Jesualdo nem pedir a cabeça dele numa bandeja. Factos são factos e ele está de parabéns por ter entrado na história do clube, mas acho que podia ter feito as mesmas coisas de maneira diferente. De preferência sem sobressaltar tanto os adeptos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  26. Ora vejamos:
    -Campeonato: 7 jogos, pleno de vitórias, 1 golo sofrido (melhor defesa), 12 marcados (melhor ataque a par com o Sporting), melhor marcador (Lisandro - 6 golos) e provavelmente outras coisas que neste momento nao sei.
    -Liga dos Campeões: Invicto e nos lugares de qualificação para os Oitavos (2º).
    -Taça de Portugal: Não realizada ainda.
    -Taça da Liga: A única e consequentemente a melhor prestação de sempre.
    -A supertaça oficialmente é competição relativa à época passada.

    Agora digam-me quem foi o treinador que fez melhor do que isto no Porto?
    Claro que ainda muito falta pra frente e estaremos aqui para avaliar.
    Claro que o futebol praticado não está a ser bonito, mas pra história ficam os resultados.

    Quanto ao Quaresma é verdade que mais uma vez sofreu o penalty e que contra o Besiktas tambem nao jogou nadinha e no final la marcou a falhar o pontape...
    É isso que destingue os melhores do Mundo e o Quaresma é dos melhores do Mundo, senão vejamos a cobiça do Real Madrid e do Chelsea no inicio de época...
    Mas isso não quer dizer que eu esteja a gostar de ver o Quaresma a jogar da maneira que joga, e à primeira vez que não joga os 90 saia da maneira que saiu...
    Quero ver o Quaresma do inicio do ano passado. Aquele que arranjava sempre uma nesga de espaço para meter a bola no Postiga. Aquele que quando marcava golo apontava o simbolo do Porto ou no simbolo de Campeão... Aquele Quaresma que jogava à Porto e não este menino mimado que finta, vai à linha, finta outra vez pra trás, vem pro meio e remata pras couves.
    Vejam só a reação dele quando o Lucho marca o penalty...
    Como aqui já foi dito, está a precisar de uma grande lição de humildade.
    E já agora deko, reve o jogo. Vê que quem faz o passe pró falhanço escandaloso do Ramadão é o Meireles. E se chamas aquilo um cabeceamento perigoso eu vou ali e já venho... Mas o movimento foi bom e Quaresma não é conhecido pelo seu jogo de cabeça, não o crucifico por essa jogada.

    ResponderEliminar
  27. Caros amigos aficionados do futebol, não percam, a partir desta segunda-feira e até quarta, a entrevista exclusiva com o futebolista do Tottenham RICARDO ROCHA no blog Rola a BOLA (WWW.ROLA-BOLA.BLOGSPOT.COM)
    Um blog de desporto onde todas as cores são bem-vindas.
    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  28. Já agora, porque estou a ver aqui muita confusão...
    Quem marcou o penalty não foi o fiscal de linha, esse marcou falta fora da área. Quem se decidiu pelo penalty foi mesmo o árbitro.

    ResponderEliminar
  29. Parecem existir aqui dois lados da barricada. Uns falam mal do Jesualdo e da equipa, os outros a favor do Jesualdo, mas vou tentar resfriar os ânimos de ambas as partes.

    - Para os primeiros devo dizer que se houve jogo em que o FCPorto controlou a partida, em que mostrou muita segurança, fazendo mesmo lembrar os tempos de Mourinho, foi no jogo de ontem, em que, pelo menos a mim fez-me sentir e pela primeira vez esta época que o jogo estava ganho, controlando o jogo com a bola nos pés durante grande parte do tempo. Helton não fez sequer uma defesa e os nossos centrais estiveram imperiais e na frente, embora sem deslumbrar, foram criadas oportunidades flagrantes para o jogo ser ainda mais tranquilo.

    - Para os segundos é preciso lembrar que, das 5 competições em que o FCPorto está inserido, ainda não ganhou nenhuma e que duas delas já eram. E lembrem-se tb do que aconteceu o ano passado na 2ª volta, e esta equipa, a continuarem a jogar sempre os mesmos, vai-se ressentir e muito por essa altura. Por outro lado as exibições são fracas, chatas, aborrecidas, nada empolgantes e ninguém consegue dizer o contrário apesar dos resultados.

    Prefiro de qq forma que o FCPorto continue a vencer, mesmo com fracas exibições, embora ache que o FCPorto tem capacidade para muito mais e continuando a vencer de qq maneira e se não o faz é por culpa do treinador. Por isso se correr mal um dia, não se admirem que caia tudo em cima do Jesualdo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  30. Apesar de não se estar a praticar um belo futebol o certo é que vamos na frente, os concorrentes bem gostavam de estar na nossa posição e lá vão 7 em 7.
    Todos queremos um jogo bonito espectacular, mas nem sempre pode ser assim.
    O que eu não estou de acordo é que ao apanharmos-nos a ganhar,muitas vezes não se procure matar o jogo e tantas vezes o cântaro vai à fonte que um dia destes um ressalto "faz golo" nos ultimos minutos e lá vão uns pontos.
    Quanto ao Quaresma, apesar da sua grande importância, acho que precisa do tal banho de humildade urgentemente.
    Relativamente aos reforços, estou de acordo com o Miguelmor.

    ResponderEliminar
  31. Caro zirtaev,

    a questão é exactamente essa! Eu tb prefiro ganhar e jogar mal do q jogar bem e perder(basta lembrar o Sporting do Peseiro: jogava mto bem mas agora só se lembram daquela semana em q perdeu as competições todas). O problema é q a nossa equipa tem capacidade para fazer MUITO melhor e n o faz. Porquê? Só o treinador e os jogadores o saberão.
    De qualquer das maneiras, prefiro discutir as fracas exibições apesar das vitórias do q ter os problemas dos outros.
    Sejam estes os nossos males! Amen!

    Abraço

    ResponderEliminar
  32. Viva,

    Lá ganhamos mais uma vez.. Normal.. :))

    Agora falta é praticar bom futebol.. Futebol atractivo como todos gostamos.. Este ano ainda não vi nenhum jogo assim.. Só algumas partes de jogos..
    Para mim é pouco.. Exijo mais...

    Nota: Vi o jogo do M. United este fim de semana e gostava de ver no FCP a mesma atitude..
    Fizeram o 1-0, e siga para o 2-0.. Ainda é pouco, o público pagou bilhete e quer espectáculo, 3-0.. Bem, já que estamos com a pica toda, 4-0..
    Isto, infelizmente, não acontece no FCP..
    Já agora, deixem-me elogiar o excelente jogo do Anderson.. Força miúdo..

    Cumprimentos,
    Bruno

    ResponderEliminar
  33. Ao miguel, o mor, o do canadá, ao jorge, e outros amigos e citando o miguelmor: "A equipa n me transmite segurança pois n sabe jogar com bola controlando o jogo. São os passes errados, são as perdas de bola quase imediatas".
    Pois, caro amigo, essas pechas foram detectadas com o Marítimo, com o Paços, com o Boavista, com o Besiktas.
    Ontem não foi assim, desculpa mas não foi assim e, insisto, nesta matéria o FC Porto fez dos melhores jogos desta temporada.
    E podia ter matado o jogo, podia, fez por isso e já sabemos porque não matou: Tarik e Lucho, o primeiro de forma displicente, o segundo por chutar com o pior pé mas numa jogada maravilhosa da equipa toda.
    Estamos a falar de realidades completamente diferentes. Quem fala do Mourinho, volto a lembrar a diferença entre ter e não ter Deco, Costinha, Pedro Mendes, Maniche.
    Mas vi Meireles, Lucho, Assunção fazerem o mesmo. Faltou o segundo golo. Mas não por preguiça. Agora valorize-se o que se quiser.
    Eu fiquei mais satisfeito neste jogo do que nos últimos 3 ou 4, ainda que não tenha colocado em causa a superioridade da equipa.

    ResponderEliminar
  34. Bruno, o problema é que o Wigan a perder em Old Trafford não fica atrás a defender a derrota mínima.
    A Académica, a perder em casa, não saiu da toca. Haja coragem para denunciar esta atitude, que a do Porto foi sempre positiva, à procura do melhor resultado e não a contentar-se com o 1-0.
    Já o disse aqui há tempos: exigir grandes espectáculos era dantes, com jogos domingo a domingo. Nenhuma grande equipa da Europa joga brilhante com dois jogos por semana. Adequa o seu ritmo ao carrossel do calendário, à sucessão de adversários, objectivos, competições, necessidades distintas em cada jogo.
    Os adeptos algum dia deveriam perceber isto no FC Porto, já que são os mais (melhor) habituados a esta trepidante sucessão de jogos.
    O FC Porto entrou no ritmo das grandes equipas da Europa, as que querem ganhar tudo, em várias frentes, sem choradinhos, com o seu suor, as suas forças e algumas fraquezas. O Madrid, o Barça, o Milan, o Inter, o United, o Liverpool, o Chelsea, o Bayern não deslumbram. O United contra o Fulham, na semana passada, foi confrangedor, o Madrid empatou no fim em Santander salvo erro. E por aí fora. A exigência competitiva põe-se num patamar diferente, caros adeptos. Fazer o possível pelo melhor resultado, muitas vezes, todas as semanas, um ano inteiro. Mesmo mal habituados, os adeptos portistas não podem ser disparatadamente exigentes. Até porque depois não têm medida certa, como parece agora ser o caso. Perde-se a noção das coisas.
    Pode-se discutir este ou aquele aspecto, individual, de banco, das substituições, mas não o esforço colectivo que está lá e merece mais aplausos do que os que se vêem.
    Tomara os adversários directos, que jogam nas mesmas circunstâncias, poderem cantar de galo. E nem seria tão perniciosos contra as suas próprias cores. Mesmo disfarçando com o toque de exigência de melhor futebol. Há melhor do que ganhar, sem favor, com merecimento, com árbitros contra, adversários tinhosos e defensivos?

    ResponderEliminar
  35. Eu acho que o jogo teve duas partes distintas. Na primeira, que durou sensivelmente 60 minutos, o Porto teve bastante posse de bola, anulou por completo o ataque do adversário, marcou um golo e teve três boas oportunidades (duas delas flagrantes) para arrumar com o jogo. Dominou e controlou o jogo. Nos últimos 30 minutos, o Porto deixou de ter o controlo do jogo e passou a correr atrás do jogo. Concordo com o que diz o miguelmor, mas só nesta fase. Algum desgaste do jogo da Turquia e a opção do Jesualdo por um 4-4-2 e por um futebol directo (e infrutífero), resultaram invariavelmente em perdas de bola para a Académica e num esforço suplementar para segurar a vitória. Na minha opinião o Quaresma devia ter ficado em campo. Sabe segurar a bola como mais ninguém, quebra e acelera o ritmo de jogo e em qualquer altura pode desequilibrá-lo. Mesmo não estando no seu melhor, é um jogador decisivo. Foi-o ontem, como já tinha sido na Turquia.

    Em todo o caso, com maior ou menor dificuldade, a verdade é que o Porto está a fazer um grande arranque de temporada e isso deve ser realçado. Compreendo e acho bem que se troquem ideias sobre aquilo que esteve melhor e pior nas exibições do Porto. Todos teremos a nossa razão e nossa falta dela. Agora, tenho muita dificuldade em compreender que, apesar de 7 vitórias consecutivas e outros tantos pontos de avanço sobre o Sporting e 8 sobre o Benfica, melhor ataque, melhor defesa, melhor marcador do campeonato e segundo lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, haja pessoas que continuam a achar tudo miserável. Posso até estar enganado, mas não me parece que o problema seja do Porto...

    ResponderEliminar
  36. Sinceramente acho que o mais importante do jogo está escrito no post, sucinto mas preciso!!
    acho que todos destacamos isandro,Lucho,Stepanov,P.Assunção e Bruno Alves e pouco mais, este é um porto que ganha, disso não há dúvidas e os resultados comprovam-lo porém é um porto que não encanta, que não dá espectáculo e que não irá trazer adeptos aos estádios (cm alguém já aqui disse e mt bem) e msm na televisão está cd vez mais difícil ver o jogo até ao fim..

    enfim, o eterno dilema entre jogar bem e perder e jogar mal e ganhar!! mal por mal prefiro ganhar claro mas acho que o porto clube e adeptos merecem ganhar jogando bem!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  37. zirtaev:

    Assino por baixo.
    (E concordo com muitos dos comentários).

    Este não é o PORTO que eu quero!

    Nós (como CLUBE) já atingimos um patamar que nos OBRIGA a ganhar .
    Portanto, 7 vitórias em 7 jogos , era o que se esperava.
    Como se espera 8 em 8 , 10 em 10 ...e por aí fora...

    Apenas ganhar , já é pouco para nós.

    Queremos , também , CONVENCER !

    ResponderEliminar
  38. Esta conversa está de facto mto interessante e dá vontade de participar!:)
    Sinceramente parece-me pouco importante saber quem tem razão ou não nesta história, prefiro realçar o teor dos comentários de cada portista. É necessário que o nosso amor pelo FCP n tolde a nossa razão e permita smp uma discussão baseada em argumentos válidos. Acho q é o q está a acontecer.

    Caro zé luís,

    obrigado pela referência no comentário, apesar de termos opinião (algo) diferentes, é bom saber q respeitas as minhas ideias.
    Tens razão qd falas q a qualidade dos jogadores à disposição do Mourinho n se pode comparar com a qualidade destes. No entanto, a qualidade trabalha-se, ou alguém duvida q o Maniche, Costinha e Pedro Mendes eram mto melhores jogadores qd saíram do FCP do q qd entraram?
    Eu n peço o céu, aliás, concordo qd dizes q é mto difícil jogar smp bem com 2 jogos por semana, só penso q o FCP deveria ser mais "rolo compressor". Jogar 70m nos limites até "noquear" o adversário e dps descansar, se for preciso. Claro q é mais fácil falar do q fazer mas nós como adeptos é só isso q podemos fazer, certo?

    Abraço a todos os portistas

    ResponderEliminar
  39. Quem é este Rui Cunha qua apareceu ontem em Leiria?

    Mais um papagaio do 4º classificado deste liga?

    Abraço a todos os autores e comentadores deste blog!
    É a 1ª vez que comento.

    Vivo em Espanha e terao aqui um embaixador para a GRANDE CAUSA PORTISTA! O nosso clube. O clube que amamos! Somos os os melhores adeptos do futebol portugues;nao tenham duvidas...

    ResponderEliminar
  40. Ópera é no S. Carlos, e, sabem onde é o S. Carlos... é em Lisboa.

    Estamos mal habituados....

    Sete vezes três = a vinte e um.

    Qué dos outros ?

    Estão a 7 e a 8 pontos.

    Nós gostamos de marisco e caviar,mas os tempos estão maus.

    Como dizem os italianos ... CAPICHE!

    Saudações Blues

    ResponderEliminar
  41. É certo que já perdemos muitos jogos que não mereciamos - não pudemos esquecer.
    Em Istambul tivemos muita sorte há que reconhecê-lo. Acho que não merecemos ganhar.
    Ontem, em Coimbra merecemos, mas voltamos a jogar mal. Na 2ª parte logo no início, depois da perdida do Lucho, nunca mais conseguimos criar uma jogada com pricípio, meio e fim, ou seja, voltar a criar oportunidades de golo.
    Em termos exibicionais, nos últimos dois jogos alternamos o suficiente com o deprimente.
    É fácil apontar os aspectos negativos quando se perde. Mas é quando se ganha que se deve denunciar o que não está bem, precisamente para minorar as hipóteses de perder no futuro!
    VIVA O PORTO!

    ResponderEliminar
  42. Zé Luís, concordo qd dizes que as equipas em Portugal ficam na toca, preferem perder por 1-0 do que tentar ganhar. Mas isso não invalida que o FCP continue a atacar, a procurar mais golos. E isso não tem acontecido. Fazemos 1-0 e pronto. Começam a recuar, a jogar para o lado, a deixar passar o tempo. No tempo do Robson e do Oliveira ganhávamos jogos com resultados mais dilatados, com a equipa sempre, ou quase sempre, à procura do golo.
    Agora os adversários são mais fortes, talvez, defendam melhor, talvez, mas isso não é desculpa. Tenho gostado muito da atitude defensiva da equipa, onde todos ajudam e suam a camisola, mas quero mais atitude ofensiva, mais agressividade, ganhar a bola mais à frente, resolver o jogo e depois descansar.
    Estes resultados 1-0 é um sofrimento até ao fim. Qualquer dia ainda me dá qualquer coisa. :))

    Mas pronto, o futebol ainda vai melhorar. Estou confiante..:)

    A continuar com o 1-0, 1-0 o Jesualdo ainda vai ter direito a uma música como o Mourinho em Inglaterra lol lol...

    Cumprimentos,
    Bruno

    ResponderEliminar
  43. Tal como muitos dos que aqui escrevem, tenho andado um pouco desiludido por não ver o FCP a fazer alguns (só penso alguns) jogos em que se chega ao fim e se diz "Que jogo espectacular do nosso FCP"...mas atenção, digo um pouco desiludido e nada mais! A verdade é que a equipa tem neste momento o seguinte registo na liga: 7 vitórias em 7 jogos, apenas 1 golo sofrido, aproximadamente 600 minutos sem sofrer golos, melhor ataque, melhor defesa...etc...
    Na Liga dos Campeões as coisas não vão ser fáceis, mas para já o que se pode dizer é que estão bem encaminhados!
    Agora pergunto, como é possível haver pessoas que dizem que o FCP é uma equipa desorganizada?! Já pensaram quantas hipóteses de golo tiveram os nossos adversários em jogadas de futebol corrido? Pois bem, eu também não sei, as elas contam-se pelos dedos das mãos de tão poucas que são!
    No ataque as coisas nõ têm sido fenomenais mas a verdade é que uma grande equipa constrói-se pela defesa e se bem me lembro, há jogadores novos a serem integrados aos poucos, jogadores esses que podem trazer algum do brilhantismo que tanto sentimos falta. Eu não sei qual a vossa opinião, mas eu prefiro, sem sombra de dúvidas, começar a ganhar os jogos e ter depois as boas exibições. Caso prefiram ver a equipa a fazer jogos bonitos e a deixar os 3 pontos para os adversários, isso já é convosco.
    Tenho pena de, para já, ver um banco sem grandes soluções, mas aqueles 14/15 jogadores que têm jogado têm sido uns heróis.
    Resumindo concluindo, estou satisfeito com o trabalho do Jesualdo e muito mais com a atitude da EQUIPA. Sim porque disso nenhum portista se pode queixar, nós temos uma EQUIPA!!!

    ResponderEliminar