05 outubro 2007

Sei pouco mais sobre o assunto...

"Sei pouco mais sobre o assunto do que a velha regra segundo a qual só o guarda-redes pode fazer roleta e bola dentro da baliza é golo, mas o mundo do futebol fascina-me imenso e aproveito todas as ocasiões para aprender algo mais. Hoje foi um fartote de sapiência. O treinador do Benfica fez-me ver a Luz e perceber a dinâmica do golo (afinal tão simples!...): "a bola quer entrar, entra; não quer entrar não entra!" Tudo depende, então, da vontade do esférico, que certamente por isso é redondo como oiço a tantos comentadores. Deve também ser por isso que o jogador Rui Costa dizia à RTP-N que agora havia que correr atrás do prejuízo em todas as competições (já que atrás da bola não deve servir de nada se ela não quiser entrar). Já tinha reparado nesta opção do jogador embora não consiga identificar o "prejuízo" no meio do campo - é aquele da bandeirinha que disse "mão!" na última jornada? Compreendo agora que no Benfica nunca se dependa da qualidade e esforço dos jogadores e ficam esclarecidos para mim todos e cada um dos golos de Nuno Gomes, bem como os permanentes queixumes dos seus dirigentes. Ao fim e ao cabo é uma questão de bolas e provavelmente por isso certos dirigentes se preocupam tanto com a vida privada dos adversários.

Percebendo isto e simpatizando com o Futebol Clube do Porto, tremo só de pensar nas sanções que aí virão pois foi hoje manifesto que o seu guarda-redes impediu a vontade férrea da bola de entrar na baliza onde queria e que Quaresma deve ter feito falta punível com vermelho ao cacetar a bola para uma baliza onde ela, manifestamente, se recusava a entrar. Imagino já uma Senhora Procuradora a abrir o caso "bola dourada", detendo a dita para interrogatórios por se ter deixado chutar para a baliza do adversário contra sua vontade. Foi "fruta ó chicolate", sem sombra de dúvidas: aquela bola não é de Berlim.

Julgo que como atenuante nos poderá servir o comentário de Rui Santos, na SIC-Notícias, pois ele considerou o golo "um golpe de sorte", o que nos permitirá alegar que não terá sido intencional nem fruto do esforço e dedicação dos jogadores: bem vistas as coisas terá sido "um golpe de azar", o que nos permitirá escapar a qualquer sanção. É certo que teremos de antecipar a possibilidade de alguém vir dizer que Rui Santos não falava do jogo a que tinha sido chamado a comentar pois ele começou o comentário referindo-se ao empate do FCP com o Liverpool, que generosamente considerou "aceitável", e prosseguiu referindo-se por duas vezes à derrota com o Fátima (a quem daqui endereço os mais sinceros parabéns pois não sabia que estava na Liga dos Campeões).

Imagino que a coisa esteja muito má para o FCP pois a jornalista perguntou a Rui Santos se este clube ainda teria hipóteses de passar à fase seguinte, questão que não lhe ocorreu relativamente às restantes equipas portuguesas em competição.

Mudando outra vez de canal percebi tudo. O jornalista da RTP-N perguntava muito simpaticamente qualquer coisa a um jogador do Benfica, adiantando que "o jogo não tinha corrido nada bem" e que "o Benfica não ganhava na Liga dos Campeões há dois jogos" (na SIC esclareceu-se que foi a primeira derrota do clube na Luz desde há um ano). Fez-se-me novamente Luz: imagine-se que este jogo tinha corrido mal e que o Benfica tinha perdido os dois últimos jogos - era seguramente muito pior!

Munido de mais estes conhecimentos, regressei à SIC-Notícias, porque me diverte também ver o Jorge Coelho a defender este Governo e podia já ter começado o programa, mas ainda lá estava o Rui Santos a elogiar o Benfica por ter rematado vinte e quatro vezes à baliza embora, como sublinhou, na maior parte das vezes, a bola não tivesse chegado à baliza (começam a tornar-se simples para mim as regras do críquete). Segundo as teorias de Camacho, da Senhora Procuradora, do Sr. Vieira e daquela Jornalista que reescreve livros, a bola estava carregadinha de café com leite.

Preocupa-me o Sporting Clube de Portugal, com quem não deixo de simpatizar (eu, afinal, gosto de todos menos de um). Pois um clube que na Liga dos Campeões nunca tinha ganho nada fora de casa deve estar, naturalmente, neste momento, sob suspeita da Senhora Procuradora por ter comprado as duas bolas que lhe deram, por uma vez, a vitória. A coisa é suspeita. Mas eu aqui, como o Rui Santos, ponho as mãos no fogo que foi "um golpe de sorte". Só pode."

VLX (Vasco Lobo Xavier) in Mar Salgado

8 comentários:

  1. Epá, mas este post é absolutamente brilhante!

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ler este post!

    Louvo a capacidade de Vasco Lobo Xavier para conseguir ver e ouvir Rui Santos e demais jornalistas e paineleiros desportivos na TV Portuguesa!


    P.S. - Todos a Coimbra!

    ResponderEliminar
  3. É inacreditável como existem bem melhores "jornalistas" no mundo dos blogs do que nos proprios jornais e televisoes.
    Parabens ao autor. Grande texto.

    ResponderEliminar
  4. Como vêm, a ironia é -muitas vezes, senão sempre- mais eficaz que a "nexexidade" de colocar "pó de arroz" ou "betão armado" em tudo o que se faz!...

    ResponderEliminar
  5. A Câmara do Porto relativamente ao caso La Féria, através de um seu representante, deixou cair esta "pérola argumentativa":

    "O JN apurou que, na argumentação do pedido de afastamento, a Câmara do Porto também fez questão de sublinhar que a juíza assinou, em tempos, uma petição contra as obras de requalificação da Avenida dos Aliados e que, também por isso, estaria em causa a sua imparcialidade na avaliação de matérias relacionadas com a Autarquia."

    FCPorto, NGP, atenção a estes argumentos, podem ser-nos muito úteis!...Só não sabia que o Rui Rio, lia um por um e identificava os nomes constantes de todas as petições que lhe foram apresentadas...Aquilo é que é um homem atento! E com pendor Pidesco!...

    ResponderEliminar
  6. faço minhas as palavras do ndiogo, é incrível como existem melhores "jornalistas" na blogosfera do que nos próprios jornais e televisão! já tinha lido textos da nossa catarina (que anda desaparecida ou não?) e agora mais um excelente texto do vasco PARABÉNS!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  7. Tiago da Juve pode reforçar equipa de Jesualdo

    O FC Porto parece estar apostado em garantir o concurso do centro-campista Tiago, que esta temporada trocou o Olympique de Lyon pela Juventus a troco de 13 milhões.

    De acordo com o site italiano Tutto Mercato Web, os portistas estariam na disposição de pagar dez milhões de euros pela contratação do internacional português, que foi campeão em Inglaterra pelo Chelsea e posteriormente em França pelo Lyon, mas não tem conseguido afirmar-se no onze de Claudio Ranieri.

    Mesmo assim, o site italiano ressalva que a investida do FC Porto junto da administração da vechia signora vai depender de uma eventual qualificação dos dragões para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

    Da viagem a Istambul, onde o FC Porto venceu o Besiktas, há a registar o facto de Stepanov ter ficado retido por algum tempo no aeroporto de Pedras Rubras, à chegada da Turquia – onde os dragões derrotaram o Besiktas por 1-0, golo de Quaresma – devido a questões burocráticas relacionadas com o seu passaporte.

    In CM

    ResponderEliminar
  8. A pedido do Filipe Pinheiro (autor da Equipa da Bancada nesta segunda jornada da Liga da Bancada) deixo aqui o seu comentário. Espero que da próxima já possa ser o próprio a colocá-lo.

    «Exmos. Srs

    É a 1º vez e também com muita honra, que comento aqui nos portistas de bancada algo que diz respeito ao FCP... respeito esse que é constantemente ignorado pelos "demais"...(Imprensa)! Ora, como já estou habituado e já nem faço caso a certos comentários televisivos como esses do Sr Dr. Rui Santos, entre outros, tenho a dizer o seguinte: A azia é mto grande meus Srs. assim como é lobbie de vender jornais... ora, ( e isto não é nenhuma cabala) se dizem mal do SLB ou SCP os jornais não vendem e a economia para esses (demais)diminui..;então o que há a fazer?? colocar pressão sobre outros no caso o FCP... ou porque joga mal, ou porque o Quaresma devia ter sido expulso, foi penalti mas não assinalado, etc etc etc...!! Vivemos em plena "ditadura de imprensa" ditadura essa que não se habituou a ver quem projecta o nome de Portugal lá fora (ou não quer ver)!! Para terminar, quero dizer que trabalho em Hotelaria e recebo todos os dias clientes do mais diferentes países do mundo, alguns dos quais, Portugal deu a conhecer aquando da verdadeira Globalização no sec. XV; Posso dizer com isto e quando falo de futebol com eles, o nome FC PORTO está bem presente no dia a dia deles... já os outros... bom, isso fica para a vossa imaginação!!

    P.S. O meu nome é Filipe Pinheiro e estou também na Champions League Fantasy Football; Obrigado pelos parabéns.. o objectivo é mesmo ficar em primeiro :-)!! (Já estou é mal habituado.. só sei ganhar) Abraço para todos.»

    Um abraço.

    ResponderEliminar