02 outubro 2007

No inferno de Istambul

Stepanov, que jogava na época anterior no Trabzonspor, clube turco, conhece bem o terrível ambiente que o FCPorto vai enfrentar nesta jornada da Champions League. Diz ele que “os turcos deliram com o futebol, principalmente quando as suas equipas jogam na Europa”, sendo que “os adeptos do Besiktas são os mais fanáticos da Turquia”. Saberá do que fala o central do FCPorto e por certo saberá transmitir aos seus colegas como enfrentar aquilo a que chamam o “Inferno de Estambul”, onde estarão 32.000 adeptos a puxar pelo clube da casa, enchendo por completo o seu estádio. De resto podem ter uma pequena ideia do que se fala no vídeo aqui colocado (oiçam bem a partir do segundo 50).

Mas os adeptos não jogam, nem vencem jogos, embora sejam uma enorme ajuda, e o FCPorto tem melhor equipa, muito mais experiência e está mais que habituado a ambientes hostis. Vindo da sexta vitória consecutiva para o campeonato, onde é o líder incontestado, a moral está em alta para os jogadores e estes jogos, principalmente com estes ambientes, só servem para empolgar ainda mais as suas mentes em busca da primeira vitória na presente liga. Os três pontos são o principal objectivo num jogo contra um adversário sem historial europeu, que perdeu no último fim-de-semana no derby local contra o Galatasaray, mas que se tenta afirmar na Europa a cada ano que passa, sendo já usual a sua presença nas provas europeias. Mas é bom lembrar que estas equipas são muito aguerridas e que grandes formações europeias sentem enormes dificuldades naqueles estádios.

Fucile foi novamente chamado à convocatória e deverá ser titular do lado esquerdo da defesa. Acredito que o professor tente jogar num 4-4-2, embora preferisse que não fosse alterado o habitual 4-3-3 com que o FCPorto melhor se dá, já que quando tem mudado o professor tem-se dado mal. Mas assim sendo, acho que o FCPorto deverá jogar com uma base semelhante à usada no ano passado com o Chelsea. Jogando com três homens no meio campo de características mais defensivas, Cech, P. Assunção e R. Meireles, sempre prontos a compensar as subidas dos laterais, embora Meireles possa aparecer a ajudar o ataque e com Lucho mais adiantado a aparecer nas costas dos dois avançados que deverão ser Lisandro e Quaresma, tentando assim a equipa portista segurar o ímpeto turco e por outro lado tentando colocá-los em sentido com contra-ataques mortíferos. Aqui vai o onze inicial que prevejo:

Será muito difícil a vitória, o jogo será mais complicado do que aquilo que muitos estarão à espera, dado o desconhecimento sobre o adversário em questão. Empatar, poderá ser um mal menor. Nestes jogos é que é necessário pragmatismo e frieza aproveitando bem as oportunidades criadas, esperemos que Lisandro continue com o “pé quente”. Há realmente já muito em jogo e perder tem de estar fora de questão. Trazer pontos do Inferno de Estambul é quase obrigatório.

Besiktas - FCPorto, 19H45 - SportTv2

9 comentários:

  1. Acredito que a táctica se irá manter, um 4x3x3, com Tarik na esquerda e Quaresma na direita. E é mesmo em Quaresma que hoje tenho fé, não sei porquê talvez porque ele na Turquia não precisa de agradecer os aplausos que lhe dispensam no Dragão sempre que vai marcar um canto.

    Este plantel do FCP já está habituado a ambientes hostis e já tem alguma experiência na Champions League, apesar de ser um plantel relativamente jovem, por isso hoje não estou com qualquer receio, antes pelo contrário estou disposto a sofrer porque acredito que vamos ter uma grande vitória.

    ResponderEliminar
  2. Apesar dos 32 mil lugares, parece que só cerca de 25 mil serão ocupados.. devido á hora do jogo, acaba lá por volta das 23:45. Que o FC Porto ganhe !!

    ResponderEliminar
  3. Acredito que o FCP vai manter o 4-3-3 habitual, com Tarik a jogar de início.
    Já agora, repararam que TODOS os jogadores turcos estarão a cumprir o Ramadão? Nós temos um jogador nessas circunstâncias, que pode fazer 45 ou 60' de jogo. Já os turcos...
    Acredito que, apesar do ambiente e da qualidade que julto ter o Besiktas, vamos ganhar.
    E acho que o único objectivo deverá ser a vitória - sobretudo depois do empate com o Liverpool. Há uns anos atrás, não se notava grande diferença entre as equipas do "pote 1" e as equipas do "pote 2". Penso que o fosso entre as grandes se têm acentuado, e as diferenças serão maiores. Esse facto reforça a importância de ganhar os grupos - já que a vitória poderá proporcionar uns "oitavos" bem mais simples. O primeiro objectivo deverá ser, naturalmente, o de passar aos "oitavos". Mas também deveremos pressionar o Liverpool, para podermos tirar partido de quaisquer deslizes que possam cometer. E, desde logo pelas animosidades existentes, acredito que a deslocação à Turquia será mais difícil para eles do que para nós.

    ResponderEliminar
  4. O facto de muitos jogadores estarem a cumprir o Ramadão pode benefeciar-nos.

    Penso que o Jesualdo vai continuar no 4-3-3.
    Só tenho dúvidas se alinha com Tarik ou Adriano.
    Talvez jogue Tarik de início e Adriano entre na segunda parte.

    Qualquer outra mudança será uma surpresa para mim.

    Para mim o onze será:

    Helton

    Fucile
    Bruno ALves
    Stepanov
    Bosingwa

    Assunção
    Lucho
    Meireles

    Quaresma
    Lisandro
    Tarik

    ResponderEliminar
  5. Espero que de Cech e Meireles só jogue um. Gostava que jogasse o Adriano de inicio mas se assim não for deve ser mesmo o Sektioui (é este o nome que apresenta na camisola e tem dado sorte, já que quando tinha Tarik no ano passado foi o que se viu :P).
    Fomos os primeiros a ganhar pra Europa em Atenas contra o Panathinaikos. Fomos os primeiros a fazer o mesmo na Russia contra o CSKA. Faltou pouco no ano passado para vergar o Chelsea, etc etc etc... E isto só nos ultimos anos... O Porto não tem que temer ambientes hostis... Só tem mesmo que deixar-nos orgulhosos e com o espero: vencer!

    ResponderEliminar
  6. O Porto tem experiencia suficienta para não se amedrontar com este tipo de ambientes.

    Vamos lá ganhar para garantir a continuidade na LC o mais cedo possível.

    1-2 é o meu palpite.
    Golos de Lucho e Quaresma para pontuar bem na liga da bancada :)

    ResponderEliminar
  7. Não me perguntem porquê, mas continuo a achar que o Jesualdo vai apostar, se não naquela equipa, numa equipa parecida e com a mesma táctica que aqui coloquei. Espero estar enganado e que a equipa seja a vaticinada tanto pela imprensa como por vocês.

    Qt ao ambiente, o Xas disse tudo. Tb ainda ninguém na Europa tinha ganho no Panatinaikos e nós ganhamos, embora tenha sido com uma equipa do outro mundo. Mas este Besiktas está com problemas e, se por um lado querem tentar afastá-los vencendo este jogo, por outro isso tb jogará e muito contra eles.

    Na Liga da Bancada só tenho a perguntar isto: Quem esperava que o Lyon fosse goleado em casa? Epá, coloquei um defesa deles e ainda o Juninho que não tem feito nada. Isto já é azar :-). De resto chamo a atenção para a equipa que vai em primeiro lugar o Tirsense e aos pontos que fez só nos jogos de ontem, tendo ainda 5 jogadores para pontuarem hoje. Muito bom e, para já, parabéns ao Filipe Pinheiro.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Eis que chego agora a casa: 20 minutos que falta para o jogo e está a dar nas 2 Sportv's o Benfica...nas 2...VERGONHA...É UMA VERGONHA...eu pago para esta VERGONHA...

    ResponderEliminar
  9. Boas,

    Agora que se acabou o TvTuga, quem não puder ver na sportv pode tentar aqui:

    http://www.myp2p.eu/Matches/Match1.htm

    e instalar o software necessário. No caso de hoje, o Sopcast.

    A qualidade é algo má e com algum atraso, mas é o que há :)

    Saudações portistas

    P.S. - 0-1 golo de Quaresma

    ResponderEliminar