25 outubro 2007

Um Porto d’Honra

Marselha 1-1 FCPorto
Niang 69', Lucho 79' (g.p.)
Equipa: Helton, Bosingwa, Stepanov, B. Alves, Fucile, P. Assunção, R. Meireles (Leandro Lima 72'), M. Gonzalez (H. Postiga 45'), Lisandro e Quaresma

Depois do empate em casa com o Liverpool, o jogo com o Marselha foi mais um nesta fase da Champions em que o empate soube a muito pouco. A grande personalidade, segurança e nível com que o FCPorto encarou esta partida mostrou mais uma vez que o ponto de honra obtido acabou por ser insuficiente para o Porto d’Honra que se apresentou no Velodrome.

A entrada no jogo foi excelente, não deixando nunca a equipa francesa atrever-se quase atravessar o meio campo. Com um FCPorto pressionante numa linha mais avançada que recuperava muitas bolas e criava lances de perigo, tendo na primeira meia hora da partida total domínio do jogo a toda linha, provando os temores que o treinador adversário tinha antes do jogo quando disse que o FCPorto se tratava de uma das melhores equipas da Europa.

Nessa meia hora o domínio apresentado traduziu-se em dois grandes remates do Raul Meireles que foram cirurgicamente desviados para o poste da baliza do guarda-redes francês, sendo o primeiro lance uma grande, grande jogada de Bosingwa, que regressou em grande e que merecia melhor sorte na hora da finalização. Com Lucho, Meireles e Assunção em grande foi assim natural o domínio do jogo durante a primeira parte, tendo o Marselha apenas sacudido a pressão após a primeira meia hora e mesmo assim sem nunca sequer criar algum perigo para a baliza de Helton que durante todo o jogo terá feito apenas duas defesas.

Não tendo sido traduzida em golos a grande primeira parte, para o segundo tempo esperava-se uma reacção natural dos anfitriões. Jesualdo Ferreira retirou então aquele que tinha sido a surpresa no onze inicial e que acabou por não justificar a titularidade, Mariano Gonzalez, e colocou Hélder Postiga na frente de ataque, puxando Lisandro para o lado direito. O FCPorto voltou a entrar novamente muito forte e nos primeiros cinco minutos criou novamente várias ocasiões para colocar justiça no resultado. Mas Postiga mostrou-se como o conhecemos, bastante perdulário e trapalhão, algo que aconteceu durante toda a segunda parte e que me fez pensar não sei quantas vezes em Adriano que nem sequer convocado foi para ir a França.

O Marselha, após algumas mudanças começou então a jogar mais próximo da defesa do FCPorto e num dos primeiros lances de real perigo para Helton, conseguiu concretizar, numa das únicas falhas de Stepanov e através de um jogador que antes já tinha feito duas entradas violentíssimas, primeiro sobre Raul Meireles e já na segunda parte sobre Quaresma, contando sempre com a complacência do árbitro.

Mas este FCPorto mostrava confiança e acreditava-se que a qualquer momento o golo do empate poderia surgir. Já Leandro Lima tinha entrado para o lugar de Raul Meireles, quando após mais um grande passe de Lucho a rasgar toda a defesa dos franceses, Lisandro aparece isolado na grande-área sendo rasteirado pelo guarda-redes, dando lugar a uma inequívoca grande-penalidade que o mesmo Lucho converteu repondo alguma justiça no resultado. Até final só o FCPorto mostrou capacidade para chegar à vitória, mas a sorte que tivemos na Turquia não quis nada connosco neste jogo.

Neste momento o FCPorto está a dois pontos do Marselha e irá receber a equipa francesa no próximo jogo, tendo mais que equipa para a vencer, ficando assim no primeiro lugar do grupo. Se conseguir vencer o também o acessível Besiktas, que também recebe em casa, e depois destes terem derrotado o Liverpool, o apuramento do FCPorto estará mais que assegurado. Dois jogos, duas vitórias, para depois podermos viajar até Inglaterra sem qualquer pressão.

37 comentários:

  1. Adorei a 1ª parte do FC Porto, apesar de Mariano Gonzalez...
    Estou aliviado em relação à minha suspeita de princípio: a equipa entrou bem, impôs-se, tem o Marselha na mão, uma personalidade de campeão. pena os dois remates de Meireles não terem valido os golos que o resultado devia expressar.
    Que a sorte agora nos acompanhe, porque merecemos Grande, grandíssimo Porto!

    ResponderEliminar
  2. A sorte de Istambul desta vez não acompanhou o Porto, directamente, mas a vitória do Besiktas sobre o Liverpool serve o Porto.
    Vencer o OM no Dragão é obrigatório, porque o FC Porto foi superior, tem mais qualidade e podia vir a defrontar os franceses se o Mejuto Gonzalez expulsasse o Niang, não tanto pela falta sobre o Meireles que me parece acidental mas claramente violento no joelho de Quaresma. E Niang é o mais perigoso do OM.
    Boa 2ª parte, não ao nível da 1ª, com Postiga a falar o golo isolado e a falhar nas tabelas com os colegas como é costume além de falhar de baliza aberta no lance do penálti em que o árbitro, muito bem, não podia dar a lei da vantagem no derrube a Lisandro.
    Precisávamos apreciar a valia do Marselha e o FC Porto foi melhor em todos os capítulos.
    A predisposição da equipa deve manter-se no campeonato, o que é óptimo para os próximos jogos em casa: Leixões, Belenenses e Marselha.

    ResponderEliminar
  3. Estou doente com o grande fdp do Postiga! Entra ao intervalo e mesmo assim não consegue ganhar um lance, nem correr mais rápido que os defesas com 45 minutos nas pernas!

    Dezembro começa a aproximar-se e há que pôr o Postiguinha a jogar para ver se conseguimos despachar o mono, que, só por acaso, é dos jogadores mais bem pagos (senão mesmo o mais bem pago) do plantel.

    A culpa não é do Jesualdo porque é a Direcção que lhe está a impingir este inútil, mas eu pergunto se vale a pena abdicar de uma vitória por jogar 45 minutos com 10 (ou ainda menos porque ele chega mesmo a atrapalhar).

    Dá-me (literalmente) vómitos pensar que este abjecto vai ter a hipótese de se arrastar ainda mais nos próximos jogos TODOS enquanto Adriano ou o Edgar ficam no banco.

    ResponderEliminar
  4. Dadas as circunstâncias acho que é positivo. O FCP fez uma 1ª parte de grande categoria e só não saiu para o intervalo em vantagem porque o poste não quis. Na segunda parte o jogo foi equilibrado, o Marselha chegou, injustamente, ao golo, mas o FCP deu uma boa replica e respondeu na primeira oportunidade que teve após ter sofrido o golo. Assim sendo, penso que o FCP soube lutar e vencer o azar.
    Agora é necessário ganhar os jogos em casa e sa assim for até podemos perder em Anfield, que passamos em 1º lugar.

    ResponderEliminar
  5. Em relação ao 11 acho,que o Jesualdo fez bem em dar uma oportunidade ao Mariano que, diga-se em abono da verdade, não correspondeu. Sinceramente, não queria nada ter de ver o Tarik a jogar outra vez. Gostei que tivesse posto a jogar, apesar de tudo, merece uma oportunidade. De resto, vi um Quaresma esforçado, um Lucho, como sempre, decisivo, apesar de ter errado muitos passes, um Bosingwa excepcional, e a dupla Stepa/Bruno também esteve bem, tal como o Fucile. Gostaria também de destacar mais uma exibição de raça do Licha e aquele que, parece ser o regresso aos bons velhos tempos do Helton, isto sem esquecer o Leandro Lima que já merece uma oportunidade, apesar de quer o Raúl,quer o Paulo Assunção terem cumprido. Acho que desta vez o Jesualdo esteve bem, fundamentalmente quando penso que ontem o Paulo Bento, vendo o SCP a perder, trocou o Vukcevic pelo Paredes.

    ResponderEliminar
  6. ainda não "engoli" a exibição e os falhanços do Postiga !!!

    Entramos muito bem.
    Exibição personalizada e de categoria na 1º parte mas apesar do maior equilibrio na 2º parte mereciamos ter ganho esta partida.

    Continuamos com o apuramento na mão e não o vamos deixar escapar

    ResponderEliminar
  7. Em relação ao 11 acho,que o Jesualdo fez bem em dar uma oportunidade ao Mariano que, diga-se em abono da verdade, não correspondeu. Sinceramente, não queria nada ter de ver o Tarik a jogar outra vez. Gostei que tivesse posto o Hélder Postiga, apesar de tudo, merece uma oportunidade. De resto, vi um Quaresma esforçado, um Lucho, como sempre, decisivo, apesar de ter errado muitos passes, um Bosingwa excepcional, e a dupla Stepa/Bruno também esteve bem, tal como o Fucile. Gostaria também de destacar mais uma exibição de raça do Licha e aquele que, parece ser o regresso aos bons velhos tempos do Helton, isto sem esquecer o Leandro Lima que já merece uma oportunidade, apesar de quer o Raúl, quer o Paulo Assunção terem cumprido. Acho que desta vez o Jesualdo esteve bem, fundamentalmente quando penso que ontem o Paulo Bento, vendo o SCP a perder, trocou o Vukcevic pelo Paredes

    ResponderEliminar
  8. Temos de ganhar os dois jogos em casa, não tenho duvidas que vão ser muito difíceis, mas estou confiante que temos todas as capacidades para passar. Nesta altura é tudo ou nada, temos que lutar pelo 1º lugar, porque me parece muito perigoso ter de disputar o 2º com o Liverpool. Ou seja parece mais fácil disputar o 1º lugar com o Marselha do que o 2º com o Liverpool. Tendo em conta, apenas, análises matemáticas (de que não sou, minimamente, especialista)isto não tem muito sentido, mas para quem sabe um bocadinho de futebol, não precisa de pensar muito para chegar à conclusão que mais vale ter o Marselha como rival.

    ResponderEliminar
  9. Estou desapontado com o jogo. Fomos melhores, somos melhores, mas temos de ganhar. Não podemos andar a desperdiçar oportunidades. Foi o miserável 0-0 com os ingleses (naquele jogo, menos fortes do que nunca) e hoje contra uma equipinha, mais um empate. O liverpool para passar vai ter de ganhar os jogos todos, o que pode ser bom para nós. O Marselha não passa na Turquia, e muito menos cá no Dragão. Para 1º lugar no grupo, e não dependermos de Anfield, vamos ver o que fazem os turcos.

    Somos até agora a única equipa que não venceu o Liverpool (mesmo contra 10), e apesar de muitos terem defendido que era um bom resultado, espero que não venhamos a lamentar esse resultado.

    Podiamos hoje ter dado um passo de gigante para conseguir o 1º lugar e evitar um grande da Europa.

    De novo, uma equipinha a encostar-nos às cordas (por breves 10 minutos) e não sai nenhum coelho da cartola (leia-se cabeça do JF) até sofrer o golo.

    Mais uma vez não aproveitamos o Adriano durante meia-época.

    Finalmente, o grande Lucho (pelo menos na Champions).

    Prognósticos:
    3ª jornada

    Marselha 7 pontos
    FCP 5 pontos
    Besiktas 3 pontos
    Liverpool 1 ponto

    4ª jornada

    FCP 8 pontos
    Marselha 7 pontos
    Liverpool 4 pontos
    Besiktas 3 pontos

    5ª jornada

    FCP 8 pontos
    Marselha 7 pontos
    Liverpool 7 pontos
    Besiktas 6 pontos

    6ª jornada

    FCP 11 pontos
    Liverpool 10 pontos
    Marselha 7 pontos
    Besiktas 6 pontos

    ResponderEliminar
  10. Segundo as minhas contas iniciais " so far so good ".
    Não perdemos com o Liverpool em casa - até podiamos ter ganho - ganhamos um jogo fora e empatamos outro. Bom.
    Agora que o mais difícil estará feito, resta ganhar em casa os dois jogos e passamos. Mas falta o quase pois são sempre partidas muito dificeis. Só com atitude se vai lá.
    Mas estou confiante.

    ResponderEliminar
  11. Acho que o Porto fez hoje um grande jogo. Descomplexado, completamente dominador exceptuando alguns minutos a meio da segunda parte em que me pareceu começar a abusar de algum facilitismo.O árbitro esteve mal, especialmente na avaliação dos duelos individuais com claro prejuízo para nós, permitiu alguma dureza do Marselheses e então naquelas duas entradas aos joelhos dos nossos jogadores -Raul Meireles e Quaresma- qualquer delas a merecerem vermelho foi notório o seu caseirismo. Surpreendeu-me ao marcar o Penaltie, não contava que o fizesse pois deu o benefício a Postiga, que desperdiçou de forma estapafúrdia aquela oportunidade soberana...Mas era o juízo mais acertado só que devido ao critério utilizado durante o jogo pareceu-me ser de prever que não o marcasse, ainda bem que teve vergonha. Em relaçao aos duelos em que intervieram Bosingwa e Quaresma, especialmente em relação ao nosso lateral que está numa soberba forma física, só começou a acertar na leitura dos lances já para o final da partida, talvez a partir de um em que o Bos deixou o pequenino médio Marselhês completamente de cabeça à roda...Deixar que a bola batesse no chão daquela forma, sabendo que ela ganharia efeito e fugiria ao francês foi de mestre! Gostei, para mim foi o melhor de hoje. Fucile também excelente, assim com Meireles, Lucho, Stepanov e Bruno Alves, Helton pareceu-me mal batido, teve receio de meter a cabeça ou as mãos naquela "sarrabulhada à flor da relva" e deu golo! Acredito que hoje fizemos a melhor exibição em termos colectivos da época, a lembrar um pouco o período da pré-época, descontraidos e com muita qualidade. Bem nos encaixes que fez no jogo, Jesualdo iniciou o jogo com aquela que eu acho poderá ser a melhor equipa do Porto se Mariano vier a melhorar. Este tem corpo, é lutador, falta-lhe mais um pouco de velocidade e forma física...Depois o Prof esteve novamente bem, fez o que eu faria, meteu Postiga e fez o trio de ataque mais adequado a partir daquele momento, O golo obrigou-o a recorrer a Leandro, que também entrou bem e ajudou muito a desequilibrar novamente o jogo! Fomos felizes na exibição e no momento do empate e muito infelizes também antes de tudo isto, se um daqueles remates do Raul entrassem, tínhamos ganho expressivamente sem margem para dúvidas...Mais um/dois típicos pormenores SportTv, em Marselha comentou Carlos Manuel, na Luz esteve Hélder, até pensei que para contrabalançar, estivesse um ex-jogador do Porto, mas não, eles devem escassear e se calhar não sabem falar Português! -Nota 10(de 1 a 11) para Jesualdo, hoje esteve muito bem, mas tem que se habituar a estes momentos, não deve aparecer com um ar deslumbrado e demasiado feliz. Estou feliz e contente...Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  12. Esta direcçao ja começa a exagerar.
    Obrigar o Jesualdo a meter o Postiga, para vender o emplastro é de muito baixo nivel. Por em causa resultados desportivos na Champions para meterem dinheiro ao bolso.

    Nao tem ritmo e joga?
    Nao tem crer, garra, ambiçao. Nao tem presença entre os defesas, nao tem explosao, nao tem pique nem se posiciona convenientemente.
    Os dribles pelo lado de fora sucedem-se, sem efeitos praticos porque depois nao ha crer, nem cabedal para ganhar o lance ao defesa.

    Mesmo nao havendo lei da vantagem em lances na area, aquele remate na sequencia do pénalti é de bradar aos céus, quando antes ja tinha falhado uma oportunidade clarissima, precisamente por ser muito lento e por nao ter garra.

    Nao fecha defensivamente, finge que defende e depois nao cobre quando um colega tem de se movimentar para outras zonas.
    Uma verdadeira nulidade.
    E o Adriano ficou em Portugal?

    Com Adriano em campo teriamos ganho o jogo. Principalmente porque ele manteria a pressao sobre a defesa do Marselha e eles nao podiam jogar tao juntos como fizeram na segunda parte. Isso colmataria a espaços, o abaixamento fisico que o meio campo.

    E porque é o Mariano Gonzalez jogou? Lento e sem capacidade de reacçao e de desiquilibrio principalmente nas faixas onde é preciso velocidade para atacar e resistencia para ajudar a defender.

    De resto tenho que dar os parabéns ao Jesualdo porque pos a equipa a jogar à campeao pela primeira vez esta época. Dominamos o jogo mais de 60 minutos e deixamos uma marca muito forte na Champions com esta exibiçao.
    Estudou bem o adversario e montou uma equipa que impos respeito a jogar no Velodrome. Nem quando fomos la jogar com Mourinho, jogamos tao bem.
    O Porto joga sempre com muita entre-ajuda e hoje demonstrou muita solidez em todos os sectores.

    O Marselha, sempre a mesma jogada, bola para as costas dos laterais.

    O Fucile é uma verdadeira maquina e o Stepanov daqui a um mesito joga de olhos fechados com o Bruno Alves (que grande jogador este gajo me saiu). Com o tempo que teem juntos fizeram uma grande partida.
    O Bosingwa é uma força da natureza mas esta muito individualista e depois faz o pessoal todo vir a correr para tras para emendar iniciativas individuais que nao lembram ao diabo.

    Jogo muito esforçado dos tres do meio campo, principalmente do Assunçao que fez um jogo gigante. Falta de sorte para o Meireles e muita classe do Lucho.

    O Leandro esteve muito bem no tempo que jogou e o Lisandro é aquela maquina. Jesualdo bem nesta substituiçao. Foi pena a primeira substituiçao, que matou o jogo do Porto, a equipa teve que recuar e perdeu o controlo do jogo.
    Com Cech, Leandro e Tarik no banco nao se compreende a entrada do Postiga.Adriano ficou em Portugal, essa fica-me atravessada.

    Se é verdade que a SAD tem muita culpa nisto tudo, também é verdade que Jesualdo tem que dar um murro na mesa para se poder impor. Isso é coisa que nao tem feito, bem à imagem da falta de puxoes de orelhas a Quaresma e a Bosingwa aquando dos individualismos inconsequentes.

    Mereciamos ganhar, apesar de SAD's, Postigas e Marianos e, apesar de Adrianos a ver o jogo em casa.
    Acho que é caso para perguntar: senhor Presidente o que é se passa?

    Agora temos tudo para ganhar no Dragao e passar para primeiro lugar do grupo. Somos superiores em todos os capitulos e espero que o demonstremos.

    ResponderEliminar
  13. Apesar de alguma coisa negativa ( falhanço do Postiga e falta de atitude de Mariano) posso dizer que estou, não digo satisfeito porque não gosto de empates, mas conformado.

    Soube a pouco, isso soube, mas tudo fizemos ao nosso alcance para tentar ganhar a partida.

    Uma evidente falta de sorte do Raúl Meireles, duas defesas boas do GR, um golo deles na única desatenção da defesa e Postiga...que eu até tinha fé nele..faz-me aquilo...

    Aqui,só podemos e devemos ganhar, temos melhor equipa do que eles.

    ResponderEliminar
  14. Subscrevo o teu comentário Memphis. Aliás disseste por outras palavras, quase tudo, o que eu disse.

    ResponderEliminar
  15. Foi natural o nosso domínio no jogo. Daquilo que já li nos comentários, parece-me que já foi tudo dito.

    Aproveito para focar o facto de ser incompreensível a utilização do "Bostiga". Eu sou suspeito, pois não "gramo" do futebol dele desde que emigrou para Inglaterra. Tornou-se numa vedeta. Como é que um gajo pelo qual demos 7Milhões+Mendes, não é capaz de ganhar uma bola de cabeça, de vencer um pique de velocidade com o lateral mais lento do Marselha, não joga no corpo a corpo, não cansa, é um passador e ainda por cima até golos de baliza aberta falha...constantemente.

    Por favor, dêem-no!

    A SAD tem que se deixar de pressionar a equipa técnica para meter este marmelo a jogar. Desconfio que colocam a venda do pseudo-avançado como decisiva para a compra de algum reforço que eventualmente o Jesualdo queira para Janeiro. E vai daí, o Professor sujeita-se.

    Deprimente e extremamente perigoso para a saúde do balneário...

    Nem quero imaginar o que o Adriano deve ter pensado ao ver o jogo pela TV.

    Em conclusão, não quero com isto dizer que perdemos por causa da utilização do Postiga, mas que ajudou, isso ajudou.

    [[]]

    ResponderEliminar
  16. Erik Gerets, treinador do Marselha
    Este é um ponto precioso para nós, considerando que defrontámos uma das melhores equipas da Europa. Vimos na primeira parte que existe uma enorme diferença de qualidade entre o Porto e nós. No entanto, apesar disso pensei sempre que tínhamos as nossas hipóteses. Ao intervalo, disse aos meus jogadores para manterem mais tempo a bola e serem pacientes. Infelizmente, os nossos centrais [Ronald Zubar e Jacques Faty] nem sempre estiveram bem a afastar a bola da defesa. Estou satisfeito pela segunda parte que fizemos. Não jogámos bem, mas conseguimos um ponto e ainda estamos no topo. Fiquei muito satisfeito com o nosso jovem guarda-redes Mandanda, que mostrou o seu valor mais uma vez, e penso que Laurent Bonnart foi o nosso melhor jogador. Sabemos que podemos fazer mais, mas lentamente as coisas estão a melhorar.

    UEFA.com

    6 pts em casa vão ser suficientes para ficarmos em primeiro e poderemos até perder em Liverpool. Derrota que nem estou à espera de acontecer a avaliar pelo que temos visto do FC Porto.

    Muita segurança a fazer acreditar com sustentabilidade que na altura fulcral da época europeia poderá aparecer o tal clic necessário para as grandes conquistas. Por exemplo o jornal L'Équipe já se rendeu à nossa superioridade.

    Vai ser um grande ano. ;)

    ResponderEliminar
  17. O Porto teve muito azar, devemos ser a equipa que neste início de época mais bolas teve nos ferros em toda a europa, já lá vão uma dúzia ou mais.
    E com o árbitro nem se fala, perdoou a expulsão a Niang por 2 vezes antes dele marcar golo, o que quer dizer que o Marselha não teria marcado golo nenhum e teria jogado com 10 mais de 50 minutos. E o Marselha não poderia contar com Niang para o Dragão, Niang que é o Lisandro Lopez deles, ou seja, um jogador importantíssimo do Marselha. E o Sr. Mejuto ainda se esqueceu de punir uma cotovelada em cheio nos queixos de Stepanov que também era merecedora de vermelho.
    Com uma arbitragem normal em termos disciplinares, o Porto tinha ganho nas calmas, mesmo com azar.
    Vejo toda a gente relativamente satisfeita pelo facto do Porto ter jogado bem mas sinceramente eu preferia uma exibição como a de Istambul com vitória a acompanhar. O que conta no final são os resultados e como os portistas se têm queixado muito desta vez a sorte foi-nos madrasta. E afinal a equipa do Besiktas não é assim tão fraca ou então é a equipa do Liverpool que é.

    ResponderEliminar
  18. Melhor exibição que o resultado.
    Falta de reacção da equipa apos o golo adversario.,valeu o penaltie milagroso, mas tambem era azar a mais perder este jogo.
    O FCP é claramente superior que o Marselha.
    O treinador vem falar em FADIGA!? no final do jogo...o quê já!?
    Não dá para perceber!
    ...
    O postiga desperdiçou mais uma oportunidade para se redimir-um falhanço de baliza aberta!!!!
    (Nunca tem calma na hora do remate!)

    Mas estamos no bom Caminho!

    PS. tarik e Mariano no plantel-Vieirinha ,Bruno Gama ou Helder Barbosa emprestados!!!-dá que pensar, como é possivel!!

    ResponderEliminar
  19. Teixeira,

    É melhor não sermos demasiado optimistas. O Liverpool é um colosso do futebol mundial e vai fazer de cada um dos jogos que faltam uma autêntica final. E eles também tiveram bastante azar quer com Marselha quer com Besiktas e a sorte pode voltar a sorrir-lhes a qualquer momento. O Porto no ano de Fernandez após a 4ª jornada tinha apenas 2 pontos e depois fez 6 nas duas últimas e apurou-se.
    E é vital o FCP fazer 6 pontos em 6 possíveis em casa e até agora só fez 1 em 3. Se o Porto fizer isso e mesmo que perca em Liverpool vai quase de certeza conseguir o 1ºlugar. Se o não fizer arrisca-se a nem o 2º conseguir.

    ResponderEliminar
  20. Luís,

    mesmo que o Liverpool faça os 9 pts possíveis, totaliza 10 pts. Ora se nós vencermos os dois jogos em casa faremos 11. Não tenho motivos para estar optimista?

    Quanto ao Marselha, joga fora com o FC Porto e Besiktas. Dificílimo.

    Mesmo que vença em casa o Liverpool totaliza os mesmo 10 pts. Parece-me que o Besiktas vai fazer apenas mais 3 pts em casa com os franceses, totalizando 6 pts no final.

    Conjecturas...optimistas. O FC Porto tem dado motivos para isso. Hoje vi um Porto idêntico na raça e vontade de vencer aquele que temos visto anteriormente. A única "nuance" reside no facto de a máquina começar a trabalhar mais oleada. Temos razões suficientes para estar tranquilos.

    [[]]

    ResponderEliminar
  21. Bom resultado e mt boa exibição. Se ganharmos os jogos em casa além de passarmos ficaremos tb em 1º lugar. Lucho esteve bem, mas o melhor foi Assunção. Mariano esteve a um nível baixo mas olhem q Postiga n esteve melhor. Era preferível Edgar ou Adriano (se lá estivesse). Agora fazer 9 pontos em casa, Leixões, belenenses e marselha.

    ResponderEliminar
  22. Neste momento - e quando ainda faltam três jornadas - os líderes dos outros grupos são: R. Madrid, Barcelona, Inter, Chelsea, Milan, Man. United e Arsenal.
    Os 2ºs classificados são: Olympiacos, Rangers, Fenerbahce, Rosemborg, Shakhtar, Roma e Sevilha.
    Apresento esta lista para ilustrar a importância que a vitória no grupo pode ter, pela possibilidade de encontrarmos adversários mais acessíveis nos 1/8.
    O FCP nunca ganhou o seu grupo, na champions. Este ano, penso que temos uma oportunidade a não desperdiçar.

    ResponderEliminar
  23. estou como o Teixeira, porquê não podemos estar optimistas depois de ontem ?

    Se calhar, estava menos optimista antes do jogo depois de ver o pobre futebol que a equipa vem apresentando , uma questão é estarmos optimistas e confiantes que a nossa equipa toma conta do recado, outra situação diferente é estarmos eufóricos e isso não vejo aqui nos comentários e ainda bem.

    Segunda feira estava planos para não ir ao Dragão, pelo menos pensei nisso se eles me desiludissem, mas depois de ontem já vou com outra vontade.

    ResponderEliminar
  24. O FCP com Oliveira já venceu o grupo na champions. Penso q em 96/97

    ResponderEliminar
  25. Eu estou muito optimista. A equipa ontem, para além da grande coesão defensiva que tinha vindo a demonstrar, apesar do golo dos franceses que considero fortuito, apresentou tb um excelente futebol que ainda não tinha visto esta época, futebol rápido, com ataque organizado e com oportunidades. E tudo isto aliado ao facto de ter jogado o Mariano Gonzalez que praticamente foi inexistente na primeira parte.

    Já quanto ao que dizem do Postiga dou-lhes toda a razão. Não se compreende a sua chamada e a sua inclusão, isto com o Adriano disponível. A não ser que exista alguma coisa que não saibamos. Desde problemas disciplinares e físicos. Mas não tendo existido qq justificação, tudo indica que foi opção técnica e o Adriano teria aproveitado bem melhor as oportunidades criadas.

    O essencial seria fazer 4 pontos nos dois jogos contra o Marselha, e acho que mais que possível que tal acontece. Estou por tudo isto muito optimista.

    Uma palavra para o B.Alves, o Bosingwa e principalmente o Lucho que estiveram muito bem. Principalmente o Lucho. Que grande jogo que ele fez.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  26. Boa exibição, resultado aceitável, embora tenha sabido a pouco. Ironicamente, naquela que foi talvez a melhor exibição da época, o Porto não vence. O futebol tem destas coisas. Eu acho toda a equipa esteve bastante bem, com excepção do Mariano e do Postiga. O Leandro Lima ainda não consegue ser um jogador para fazer a diferença, falta-lhe ainda algum entrosamento com a equipa, mas é um jovem e tem talento, por isso acredito que acabará por se adaptar ao ritmo do futebol europeu e impor-se na equipa principal do Porto. Se bem que com Lucho, Assunção e Raul Meireles a concorrência seja bastante forte. Ainda bem!
    Com este empate, o Porto fica a depender só de si para passar à fase seguinte. Mas convém ter os pés bem assentes na terra. O Marselha foi ganhar a Liverpool e por algum motivo é líder do grupo. E o Besiktas, como se viu ontem (e já se tinha visto com o Porto), também não é propriamente uma pêra doce. Mas eu estou confiante que o Porto, com maior ou menor dificuldade, acabará por conseguir o apuramento. E, sim, esta é uma oportunidade de ouro para conseguirmos o primeiro lugar do grupo e evitarmos logo nos oitavos levar com um Real Madrid ou com um Chelsea.

    Só uma nota para Nuno Nasoni: em 1996/1997 o Porto ganhou o seu grupo. Foi na época em que ganhou em Milão por 3-2. Podem confirmar aqui.

    ResponderEliminar
  27. Desta vez viu.se futebol!!
    O pontinho não revelar todo o domínio do porto.. mas só dependemos de nós para passar em 1º..
    FORÇA PORTO!!

    http://orgulhotripeiro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  28. http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=263100&idselect=215&idCanal=215&p=200

    O que dizer destes escrotos?...

    ResponderEliminar
  29. Soube mesmo a pouco, a muito pouco. Tenho a certeza que o apuramento para a segunda fase será uma realidade.
    Não percebo o Mariano a titular, mas isso são outras contas.
    Força FCPorto, estamos contigo.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  30. Depois de me rir com o Correio da Manha, finalmente uma noticia com credibilidade.

    http://jn.sapo.pt/2007/10/25/nacional/acordao_permite_anular_escutas_feita.html

    Espero que esta palahaçada acabe de uma vez por todas.

    ResponderEliminar
  31. Já sabemos o que alimenta o Correio da Manhã (ódio ao Futebol Clube do Porto). Por isso, é normal que continuem a vomitar coisas daquelas.
    Na RTP consideraram que foi penalty. Na SIC também. Até o Rui Santos disse que foi indiscutível!

    ResponderEliminar
  32. Aquilo que o Soren dá a conhecer através da notícia publicada no JN é muito importante para mim, mais até no significado de se considerar ser necessário que a Acusação e a Defesa de um qualquer arguido, ter ao seu dispor armas iguais para esgrimir em Tribunal. Poder destruir o conteúdo de algumas escutas -consideradas menos importantes por quem?- seleccionar aquelas que possam ser verdadeiramente incriminatórias e dentro destas, o teor que seja mais favorável a quem "constrói um processo de acusação" como se fosse um projecto de arquitectura é formalmente inquisitorial, discriminador e altamente injusto para quem é acusado! Têm que ser garantidos os direitos a todos os cidadãos e quem defende realmente um Estado de Direito tem de obrigatoriamente concordar com esta leitura! A não ser que tenha ainda uma visão muito "limitada" do que são ou devem ser os direitos, liberdades e garantias de qualquer cidadão...

    ResponderEliminar
  33. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  34. Então parece quejustiça está a ser feita. Eu sempre disse que mais tarde ou mais cedo isso iria acontecer. Vamos mas é concentrar-nos agora em ganhar mais um campeonato e lutar pelo 1º lugar no grupo da champions.

    ResponderEliminar
  35. Quase que apetece dizer que era preferível terem jogado mal como andam a fazer desde o início da época! Talvez assim ganhassem o jogo!
    Falando a sério, a equipa FINALMENTE jogou mto bem, os primeiros 20/25 minutos foram fantásticos, com transições rápidas e os jogadores a aparecerem facilmente em posição de remate. Infelizmente, a sorte não quis nada connosco (aquando do 2º remate ao poste eu disse logo que não íamos ganhar o jogo). Na 2ª esperava-se uma reacção por parte do Marselha, o que aconteceu e deu origem ao golo. Mas a equipa revelou grande coragem e chegou ao empate com inteira justiça.
    Li os comentários de alguns portistas e vejo mta confiança no apuramento. Eu não penso assim. Senão vejamos: daqui a 15 dias o Marselha vai ao Dragão jogar exactamente como fez em Liverpool (jogar fechadinho e esperar por uma chance) por isso não teremos um jogo tão aberto como o de ontem. Esperam-se dificuldades. Dependendo do resultado com o Marselha em casa, o Besiktas pode ir ao nosso estádio jogar o tudo ou nada, tornando o jogo verdadeiramente imprevisível. Não estou a dizer que não confio na equipa, apenas alerto para o facto de isto não ser "favas contadas".
    No entanto, esta exibição parece promissora e pode significar coisas boas para o futuro, todavia, é importante que haja uma sequência de boas exibições, pois a equipa mostrou que tem capacidade para isso.
    Em relação ao Postiga, se tivéssemos ganho com um golo dele teriam dito que o Jesulado era nabo pois tinha-o mantido de fora durante a época quase toda. Nunca se pode agradar a todos.

    Abraço portista

    ResponderEliminar