17 outubro 2007

Corrupção (IV)

E mais ainda da desonestidade quanto ao Estado do Apito Dourado - o que Liga?

Estes assuntos levavam-nos muito longe. Dava o tal filme quando a atenção virou-se-me para a Semana da Amamentação.

De facto, ela acaba bem para os choramingueiros.

O presidente da Liga prometeu acabar a época com decisão sobre o Apito Dourado.

Como?, ele não disse. O quê?, ninguém sabe.

O presidente da CD da Liga, entretanto, tinha-se aglomerado no rol dos queixosos de ocasião: o MP não colaborava e ele na Liga não podia dar andamento ao Apito Dourado.

Vai daí, Hermínio - outro Loureiro na Liga, e é tanto que dá cheiro a mais... - põe uma espada sobre a cabeça do presidente da CD, dizem alguns.

Mas como vai Ricardo Costa resolver o caso até fim da época? Alguém sabe? O Hermínio sabe? Ou é mais propaganda? - perguntam outros. Qualquer advogado se sentiria mal no meio desta estória...

Quanto à 2ª pergunta: o quê?, qual o Apito Dourado de que falamos?

Até ao momento, avançado está o processo originário, o dos jogos do Gondomar. O que depois correu em paralelo, o outro, o grande (?), o que interessa (?), o que vende (?), está bem atrasado. Mas a Liga vai castigar, eventualmente, ou até absolver o... Gondomar?

Há uma 3ª pergunta, que remeto para um texto muito curioso, a seguir.

"A celeridade judicial é um meio para atingir um fim, não é um fim em si mesmo. Quando se trata o descongestionamento como um fim, ofusca-se o objectivo real, que é, obviamente, fazer justiça. É o que está a acontecer…

A partir de agora, a parte que inviabilize a resolução de um litígio através de meios alternativos e pretenda recorrer aos tribunais será responsável pelo pagamento das custas do processo, mesmo que o tribunal lhe venha, no final, a dar razão. Por outras palavras, quem não queira pôr fim a um conflito através da celebração de um acordo realizado fora dos tribunais (supõe-se que por considerar que esse acordo não é justo), recorre ao tribunal e, no final, paga, mesmo que acabe por ganhar a acção.

Paga, portanto, por ter querido justiça e depois de um tribunal lhe ter feito justiça."

Isto foi pescado do Insurgente, que o tirou de algum lado com Ana Rita Ferreira como autora.

Isto da celeridade da justiça não ser um fim - obviamente - sob pena de não se aplicar a justiça, tem a ver com aquela questão de a CD da Liga poder julgar o Apito Dourado.

Mas não só. Esta coisa, vendo bem, aplica-se ao cidadão comum. É o Estado que temos.

E, aí, atente-se nos parágrafos seguintes.

Parece claro e é abrangente.

Dá que pensar. Até por causa do Apito Dourado. Que isto de se "meterem" comigo em qualquer assunto que me leve como queixoso ou réu eventualmente a tribunal, também "mexe" e eu não aceito este poder do Estado sobre o cidadão que tem todo o direito de reclamar Justiça.

Como diz o outro, parece uma faca de dois legumes.

Até a barraca abana...

22 comentários:

  1. As pressões são tantas que na Liga vão acabar por resolver o caso de qualquer forma, sem dranquilidade mas com ... "celeridade".informei-me e realmente podem decidir desportivamente mesmo sem os tribunais o fazerem.
    O apito de gondomar não será de certeza ( embora esse seja o verdadeiro apito ) pois não interessa.O que vale é o caso do FCP que apareceu por arrastamento.
    E aqui já somos culpados antes de sermos julgados.
    Sentença? perda de pontos , a descida de divisão?
    Ou então a montanha vai parir um rato...

    Faz também pensar o facto de, como cidadão comuns, termos de pagar custas mesmo se com razão se insistirmos em ir a julgamento para que seja feita justiça.
    Com efeito,por estas e muitas outras neste pobre país, o alvo a abater é não só o FC Porto mas o comum cidadão também.

    ResponderEliminar
  2. Se a lei conduz o cidadão a ter de pagar as custas dos processos se não aceitar um resultado intermediado, isso quer apenas dizer que a Lei vai estar cada vez mais do lado do mais forte e poderoso...Seria perfeitamente lógico que o cidadão que não se conforma com um determinado resultado encontrado em sede de julgamento Primário e o lança para um processo de recurso, se o vier a perder nessa instância pague as despesas do Tribunal. Não faz qualquer sentido que as tenha de suportar igualmente, se vier a conquistar o veredicto final, ou então nos cálculos de todos estes processos, têm de figurar estes valores em simultâneo com outros que porventura estejam em discussão...Mas esta é uma forma de desincentivar o recurso aos Tribunais, isto é, por incapacidade da própria Justiça ou dos mecanismos com que ela tem de actuar, os Processos Judiciais arrastam-se sem fim nos Tribunais e para reduzir essa carga de trabalho acumulada o Governo atira o ónus dos encargos para cima do cidadão que busca Justiça, o que na prática vai eliminar -pelo menos reduzir substancialmente- as possibilidades do cidadão mais pobre -a generalidade dos Portugueses- conseguir obter Justiça na Sociedade Nacional...Bonito! Eu já tinha um medo de me pelar de entrar no escritório de um qualquer advogado -cada pancada na suas portas era um dinheirão a saltar dos bolsos- agora até vou começar a olhar bem para os letreiros existentes nas ruas da minha cidade, para me poder desviar daquelas que estejam mais lotadas com estes Profissionais!
    -Relativamente ao senhor Ricardo Costa -mais um bem falante e bem vestido- o que alguns figurões pretendem é que ele venha a adiantar serviço. Castigue-se de imediato e prove-se a culpa ou a inocência de quem for agora castigado depois! Querem virar a Justiça ao contrário...Todo o suspeito é a partir de hoje até conseguir prova em contrário, considerado culpado! Este é um Estado de Direito à Lisboeta!...E como o Porto -para eles- é culpado de muita coisa, senão de tudo, há muitos anos, está-se mesmo a ver o resultado que nos querem fazer estourar! Descida de Divisão já! Depois -tal como a Juve- voltamos a encontrar-nos daqui a um ano e eles voltam a levar no pêlo, mas entretanto, fica o prejuízo e mesmo que provemos que foi injusto este despudorado intuito que pretendem levar a efeito, vai ser o cabo dos trabalhos para se conseguir uma indemnização à altura, até porque se eles já estão falidos agora, como não estarão daqui por mais dois/três anos, com estas duas estrelas Zoófilas a esfolarem-se mutuamente no imediato!...Vai ser giro...Eu propunha que se saísse castigo, o Porto se candidatasse a jogar na Liga Espanhola!...Sempre era mais lucrativo e poderíamos assistir divertidos e de bancada a estes dois grandes "galfarros" passarem o tempo a arrranharem-se um ao outro até à hora das suas inevitáveis mortes!...Directamente e pela RTPInternacional...A SportTv ia ao ar, só valia a pena aos restantes nacionalistas assistir por ano a dois joguitos disputados a escassos metros um do outro, portanto as receitas estoiravam completamente com eles, todos esses bacôcos jogos eram transmitidos para o território Nacional como hoje o é a final da Taça de Portugal!...Aliás podiam fazer os jogos entre si no Estádio Nacional e poupavam muitas despesas de água, electricidade e transportes! Pro Quo Vadis Portugal!...

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    É mesmo a justiça que se vai tendo e que, infelizmente, este País merece por inteiro. Quero ver como o Hermínio vai descaçar a bota, no final da época? Desbocado ou pressionado por outrém, o que interessa é que foi estabelecido um prazo, para gáudio de certa imprensa, logo lesta a criar cenários de catástrofe, tendo sempre o Porto como protagonista. Cenários mirabolantes que, a acontecer, transformam este cantinho à beira-mar plantado numa espécie de Venezuela, mas sem o Chavez associado...

    A ideia levantada, com alguma ironia à mistura, pelo MeirelesPortuense, já por mim foi aflorada. Jogar na Liga Espanhola? Porque não? Sinceramente, este País não nos merece, tanto é o ódio destilado. Por outro lado, o Porto sempre jogaria num campeonato mais competitivo:)

    Quanto a tudo o resto, quer-me parecer que o Apito Dourado, para tristeza de muitos, vai parir um rato.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Grande comentario do meireles, nao so em tamanho...

    Até que nem era má ideia a Liga Porto-Espanhola... afinal os nao nos faltam argentinos que ja falam... espanhol...
    Em termos de futebol era muito melhor...
    e em termos de imprensa preferia os espanhois...

    ResponderEliminar
  6. Claro que fui eu que roubei, agora já posso ir para casa descansada senhora Procuradora?...

    Do CorreiodaManhã:

    "INDEMNIZAÇÃO
    Se for deduzida acusação pública, Ricardo Bexiga poderá pedir uma indemnização aos autores morais e materiais do crime. No entanto, já anunciou que não o fará (está-se mesmo a ver porquê, não está?) relativamente a Carolina Salgado, por aquela ter confessado os factos."

    "ATENUAÇÃO DO CRIME
    A confissão de Carolina Salgado não a salvou (coitadinha do borracho) de ser constituída arguida. No entanto, as acusações contra si podem ser atenuadas."

    É bom, não foi!?!...Entre dois murros, uma beijoca!
    PS: -Os entre-parêntesis são da minha livre autoria.

    ResponderEliminar
  7. O que a justiça quer com o facto de dizer que a pessoa/entidade que solicite, por ex., recurso tem de pagar as custas do tribunal é mesmo não ter recursos. Cada um, com ou sem razão, que faça o acordo que conseguir.

    O CD da Liga já nos habituou a decidir como quer sem ligar a outros, sejam esses outros tribunais ou outras instãncias desportivas com mais ou menos poder do que eles. Veja-se o caso do Lisandro, que após ter cumprido um jogo de castigo pelo vermelho apanhado na pré-época, seguindo as indicações da UEFA/FIFA teve de cumprir outros jogo de castigo por indicação do CD da Liga.

    É só para inglês ver.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  8. Na liga espanhola ???
    Ai que saudades iriamos ter de vós...

    Pena justa para o caso apito dourado (apenas no âmbito desportivo):
    - Subtracção dos títulos de 2003 e 2004 e entrega dos mesmos ao 2º classificado (como em Itália).
    - Despromoção à Liga de Honra do F.C.Porto e do Boavista, e à 2ª B do Gondomar (como em Itália).
    - Início da próxima época com pontos negativos (como em Itália).
    - Irradiação de todos os dirigentes envolvidos.

    E em Itália as penas foram consideradas demasiado leves...

    O que, não sendo justo, me parece mais provável, tendo em conta que esta situação é insustentável também para a Liga:
    - Subtração de 5 ou 6 pontos conforme o avanço que o F.C.Porto tenha na classificação (ou no início da próxima época).
    - Umas multazecas para parecer que fica tudo resolvido.

    ResponderEliminar
  9. Imaginemos que se prova que o FCPorto ou alguém a ele ligado realmente pagou prostitutas ao árbitro em questão. O que é que isso prova afinal senão o próprio facto em si? Como se pode fazer a relação entre isso e o que se passou no jogo com o FCPorto, qd ainda por cima não existiram casos, ou se até existiram o FCPorto foi prejudicado?

    Afinal de que vai acusar o CD o FCPorto? De favorecer o acto de prostituição? Que tem o futebol a ver com isso.

    Dos casos conhecidos este é o mais relevante, já que nem dou importância a um em que PdC é acusado por ter dito ao telefone que ficava contente com uma derrota do Benfica e a outro em que o FCP empatou com o BeiraMar!!!

    O apito dourado tem muito pouco a ver com o FCPorto, e enfiaram o FCPorto na história, esquecendo casos bem mais relevantes, à força toda.

    LF vocês sonham para se verem livres do FCPorto para poderem reinar entre os mais pequenitos, reconhecendo assim afinal a vossa real dimensão. Por mim seguia exactamente a proposta do Meireles de ir para o campeonato espanhol e era uma alegria para vocês e para nós, vejam lá bem. Ir para um país que dá real importância a quem merece para mim seria uma alegria. E até digo mais, por mim não seria só o FCPorto a ir para Espanha.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. ainda pensei que o LFv fosse recordar a inscrição irregular do Ricardo Rocha.
    fica para outra ocasião

    ResponderEliminar
  11. Zé Luís,

    ora aí está a continuação da trilogia. Isto dava de facto um livro. Quem sabe...

    Quanto à integração na liga espanhola, só estou de acordo se todos entrassem na mesma. O problema ou talvez não é que ao fim de 3 épocas teriamos o FC Porto como único representante Luso na prova...

    Em termos de receitas seria excelente. Desportivamente teriamos de nos adaptar a novas exigências e nesse aspecto o FC Porto é claramente a equipa portuguesa melhor preparada.

    Acho que já estivemos mais longe dessa realidade mas penso que a aposta vai no sentido da Liga Europeia com uma 1ª Divisão em que as subidas são feitas através de um campeonato nacional seguido de liguilhas.

    O LF ainda não seguiu o conselho de se dirigir à Avenida do Brasil em LX. Mas que infiltração vai neste Portistas de Bancada...sinal de sucesso. Anda a fazer comichão a muita gente.

    Offshore, tens toda a razão. Também pensei que o LF viesse aqui comentar sobre o ano em que os clubes da Liga "perdoaram" a descida do benfica por incumprimento de obrigações fiscais...

    ResponderEliminar
  12. O LF ainda não respondeu à pergunta que eu fiz anteriormente: O que pensa das escutas que provam que o Filipe Vieira escolhia os árbitros através do João Rodrigues, do Major Valentim e de Pinto de Sousa -ficou cego de repente?- assim como o José Veiga obtinha favores do Major e restantes membros da Liga a troco de beijocas!...No caso do Benfica para si não é corrupção?...Deve ser apenas motivo para uns chásinhos das cinco, sem direito a chocolate para não fazer mal aos intestinos...Só umas beijocas bem amandadas!...Quanto às saudades que possam vir a ter de nós, fiquem descansados de vós é que não tínhamos nenhumas, era da maneira que quando fôssemos ao Allgarve ao passar pela sua cidade poderíamos dizer: Olha que aldeola gira!...Tem barco, hotel, aeroporto e tudo!...Tem metro subterrâneo até na Ponte, lindo!...Como se chama aquela figura de braços abertos? Até parece que estamos na América do Sul!

    ResponderEliminar
  13. É que para estes senhores -tipo LFs- o facto de terem senhores árbitros sócios de camarote, ex-árbitros a trabalhar nos seus quadros -Rolinha- é perfeitamente natural...O facto de terem nomeados para prémios do Clube directores da arbitragem é perfeitamente lícito e insusceptível de dúvidas, hábitos velhos são assim para eles como os direitos adquiridos! -O Porto não. Não pode ter ninguém conotado com ele ligado à Direcção da Liga, dos Árbitros, da Federação e até pasmem-se, não deveriam permitir-lhe ter alguém à frente da Associação de Futebol do Porto...Critérios velhos com novas roupagens!
    Agora conversarem com o Major -"eles estão fod...., prometeram-lhes o Parati e agora pelos vistos não pode ser".
    -"Pois é, é verdade, dissemos ao João Rodrigues que eles iam ter o Paulo, prometemos-lhes o Parati mas agora ele não pode ser nomeado, porque a final é com o Belenenses e ele apitou ainda há bem pouco o Clube de Belém para a Liga, não pode ser, é impensável, pergunte-lhes lá ó Major, quem é que eles querem?..."
    -"É só pedir, eles que digam quem querem que nós aqui estamos reverendos e obrigados..."
    -Pois é, ó Sousa tu vê lá, é que depois eles deixam de nos comprar o "jogador anual habitual", que nos vai dando jeito ao balanço e às contas!..."Tá bem, Valentim fica descansado, eles que escolham!..."

    ResponderEliminar
  14. Jogador anual combinado...Nuno Gomes, João Pinto, Petit, Moínhos, Isaías, Ricardo -falhou, do outro lado da 2ª circular deram mais $-, Paulo Jorge, Rui Bento, Sanchez, Nelson, Etc, Etc,Etc...Mas há mais, muitos mais...

    ResponderEliminar
  15. Caro Meireles, contra factos...

    Muito bem.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Amigos, eles são tantos que eu precisava de uma "pasta" maior que a do Doutor Pôncio!...Parecia uma daquelas pastas do Arquivo de Identificação...E depois -aí reside o meu ponto de merecida atenção- estes favores, estas ligações privilegiadas -não só com o BOAVISTA, com o BRAGA, com o GUIMARÃES, com o SETÚBAL, com o ESTORIL, com o FARENSE, com o TRÓIA, com o BARREIRENSE, com o MONTIJO, com o FÁTIMA, com o ESTRELA DA AMADORA, com o ALVERCA, com o LEIXÕES, com o ATLÉTICO, com o PONTINHA- que ninguém contesta pagam-se de muitas formas! Eles compram às carradas...É um intercâmbio cultural...Deve ser...Nós é para corromper, eles é para "amaciar" ou para "enrijecer"..."Desculpa Variações..."

    ResponderEliminar
  17. Caro Meireles.

    Gosto, como sempre, muito de ler os seus comentários.
    Partilho das suas opiniões sobre futebol, sobre o Porto, o benfica e sobre muitas outras coisas.

    Já em termos políticos nem sempre estive de acordo consigo e numa ocasião troquei alguns comentários consigo. Não o voltei a repetir uma vez que não é este o espaço para isso.

    Mas neste último comentário não posso deixar de lhe apontar a referência desdenhosa que fez à estátua de Cristo Rei. Sou cristão, católico, como penso, muitos dos que aqui escrevem.

    O Cristo Rei está naquele local de braços abertos para Lisboa e para todo o Mundo.

    Se não acredita, eu respeito-o, mas respeite também quem acredita.

    ResponderEliminar
  18. Amigo Justiceiro: Não queria ofender a susceptibilidade de alguns cristãos -muito menos os Cristãos e Portistas simultâneamente- com aquela minha tirada implícita -mas subjectiva- do Cristo Rei...Era apenas para picar o LF que é um chatarrão e dizer-lhe que eles -os Lisboetas- são uns copiões...Eu próprio confesso sinto-me inteiramente cristão e portanto se fosse ofensiva a minha referência ela atingir-me-ia também, mas se me dá licença a posição do Cristo Rei em Almada está mais receptiva ao "BOM POVO DE LISBOA" do que a todos os restantes Portugueses...Cristo para mim é uma referência que me foi oferecida com determinadas características físicas -cabelos loiros, olhos azuis, características mais que provavelmente erradas, dada a sua origem genética- mas o essencial na sua figura são os princípios, especialmente os que permitem ao homem tornar-se perfeitamente independente do culto confinado ao recinto das igrejas...Essa nova visão da espiritualidade do homem e da sua possibilidade de expressão e comunicação com o Divino sem necessitar de intermediador imperativo, é para mim a grande expressão da revolução Cristã...O Divino mora dentro de nós, no nosso imaginário, na nossa mente, jamais é estritamente necessário deslocar-me a um local adequado para me poder encontrar com Ele, acompanha-me para todo o lado em que eu me encontre, é para sempre parte integrante de mim!
    Um abraço para si e espero que esta explicação lhe satisfaça!...

    ResponderEliminar
  19. E já agora quanto às discordâncias sejam elas quais forem pode lançá-las abertamente, porque senão nos encontramos noutro local -podemos fazê-lo mas é pouco provável- porque não discutir aqui sem azedume, qualquer situação que queiramos colocar?...Para mim -eu entendo assim- o espaço Portistas de Bancada permite falar sobre tudo o que queiramos, senão falar apenas de Futebol e dos tópicos que são colocados, por vezes pode fastidiar!

    ResponderEliminar
  20. Caro Meireles, tem toda a razão. Resumidamente quero que o Portistas de Bancada seja uma bancada onde os portistas se encontrem para falar do FCPorto em especial, mas de tudo o que nos diga respeito em geral.

    Um tertúlia numa bancada de portistas.

    O meu sonho mesmo era criar um forum, mas faltam-me meios :-).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. Zirtaev a tua opinião é a que prevalece -no fundo és o dono do espaço, quando fechares a "tasca" como diz o Teixeira, temos que ir para casa, aborrecidos mas sem outro remédio- de qualquer modo se me mantive aqui até agora e nunca ponderei abandonar -a não ser na época em que ameaçavas meter férias permanentes- foi porque senti que este era um espaço bastante aberto, onde me podia expressar à vontade, mesmo tocando em assuntos que extravasavam o teor da generalidade dos comentários e talvez por isso digo presente sempre que posso! Só espero ser uma razoável companhia e não massacrar demasiado a vossa paciência.
    Boa Noite a todos...

    ResponderEliminar