29 outubro 2007

8x3...

Finalmente o FCPorto está de regresso à liga portuguesa, precisamente 21 dias depois de nela ter participado pela última vez, e regressa logo com um jogo marcado para uma segunda-feira à noite. Não duvido que o clube tenha sido um dos interessados nesta escolha, por isso acredito que mais uma vez quem não foi tido nem achado nesta decisão da SAD portista foram os adeptos, aliás como infelizmente não poucas vezes acontece. Sei que existiu um jogo na quarta-feira passada mas nada justifica que se faça com que muitos adeptos tenham, ou de fazer um grande esforço para ver um jogo que não terá assim tantos atractivos como isso, a não ser o simples apoio incondicional ao FCPorto, ou então que, aliando o tempo frio e o primeiro e cansativo dia da semana de trabalho, pura e simplesmente não assistam ao jogo no estádio, conseguindo com isso que o apoio à equipa seja mais fraco. Espero estar enganado.

Quem não se importará com a menor adesão dos portistas ao estádio será precisamente o clube vizinho e velho rival que se irá apresentar hoje no Dragão. O Leixões, que tem nos seus quadros nada mais nada menos que quatro jogadores emprestados pelo FCPorto (motivo acrescido de interesse para acompanhar o jogo), tem uma carreira muito peculiar nesta liga, os seis pontos conquistados até agora são resultado precisamente de seis empates, tendo a equipa de Carlos Brito nos sete jogos efectuados perdido apenas por uma vez. Como velhos rivais e mediante a pressão dos seus adeptos, que deverão marcar uma grande presença hoje no Dragão, que ninguém duvide que estes “vermelhos” de Matosinhos farão do jogo com o FCPorto o seu próprio campeonato. Por isso serão necessárias muitas cautelas e deverá ser necessária toda concentração por parte dos jogadores do FCPorto.

Apesar dos muitos jogos que se avizinham para Jesualdo Ferreira e para o FCPorto, isto apesar de estarmos “aliviados” dos jogos da Carlsberg Cup, acreditava que o técnico não fizesse já neste jogo poupança de jogadores, mas essa poupança é necessária e teria de começar por algum jogo e o que é certo é que Paulo Assunção já não foi convocado. Ainda assim acredito que a entrada na equipa inicial de Bolatti no lugar do médio brasileiro será uma das únicas alterações, acrescentando a estas talvez a saída Mariano Gonzalez, dando este lugar a Tarik. Estranhamente Adriano é que continua também de fora. Fazendo apenas as duas alterações faladas o onze não deverá ser muito diferente daquele que tão bem se mostrou em França. Aqui está a minha previsão se Jesualdo não resolver poupar mais ninguém:

Depois do anterior segundo classificado ter perdido pontos, o FCPorto, além do aliciante da conquista da oitava vitória consecutiva, tem como aliciante aumentar a vantagem para a concorrência, sendo mais uma vez importantíssima a conquista dos 3 pontos. Mas acredito que, para além de todas as dificuldade de que já falei, e não tendo por hábito falar do árbitro, ele esta noite poderá ser mais um dos problemas, deixando para justificar esta minha excepcional referência o seguinte texto:

SENHOR DE MATOSINHOS Escolha de risco A Comissão de Arbitragem insiste em fazer escolhas de risco para jogos complicados. A nomeação de Rui Costa, funcionário da Câmara Municipal de Matosinhos, para o jogo entre o FC Porto e o Leixões, equipa de Matosinhos, é um risco desnecessário para um jogo clássico do futebol português, colocando sob pressão um jovem e promissor árbitro.
Jorge Maia in O Jogo
FCPorto – Leixões, SportTv - 19H45

14 comentários:

  1. Ai se tivesse sido um FCP x Marítimo. Ai se o Ricardo Esteves tivesse sido formado no FCP e tivesse vindo dizer no lançamento do jogo, para os jornais "...Devo muito àquela casa e serei sempre do FCP...". Ai se o Paulo Assunção tivesse feito 1/4 do que fez o Bynia. Ai se o Makukula tivesse marcado o penaltie daquela
    maneira. Ai se o PP tivesse apitado como apitou. Mais logo, havia uma revolução na CS e a Morgadinha acrescentaria de imediato mais 2 ou 3 investigações ao AD. Daqui por 20 anos ainda nos atirariam à cara com as poucas-vergonhas deste jogo.

    Mais logo, de certeza que a atitude dos jogadores do Leixões vai ser bem mais determinada que a que tiveram os jogadores do Marítimo.

    ResponderEliminar
  2. E não sabia dessa, de o senhor árbitro Rui Costa ser funcionário da Câmara Municipal de Matosinhos. Mas não espanta nada. Para o Benfica, um sócio assumido e habitual beneficiador. Para o Sporting, o único árbitro de que eles nunca se queixam, porque os beneficia sempre que os apita. Para o Porto, alguém que terá tendência para beneficiar o Leixões, por deformação profissional. Total coerência do Sr. Víctor Pereira. Quem gosta de dar uma mãozinha aos clubes da 2ª circular, é perfeitamente natural que goste de complicar a vida ao FCP.

    ResponderEliminar
  3. Continuo a achar estranha a não convocação do Adriano. Gostava de sabar o porquê disso.
    De resto, o costume ... haja atitude, concentração, motivação e vamos lá ganhar o jogo.
    Para além disso devemos ver com atenção a exibição dos nossos jogadores emprestados.

    ResponderEliminar
  4. Finalmente, futebol a sério em casa, e não há fome que não traga fartura, 3 jogos de seguida.

    De facto, é pena as horas (para mim não há nada de inconveniente estarei lá na mesma), mas acho que nem o dia nem a hora foram bem escolhidos, ainda não compreendi o porquê de não jogarem neste domingo, já que 6ª feira temos jogo outra vez.

    Quanto à equipa, andamos na mesma, Adriano não é convocado não se sabe bem porquê, continuamos como no ano passado.

    Agora um apelo a TODOS: eu também não gostei nada do Mariano Gonzalez frente ao Marselha, mas não é com assobios que vamos lhe dar tranquilidade e confiança, por isso se ele jogar de inicio vamos apoiá-lo como mais um jogador que nos quer ajudar a vencer este tricampeonato.

    Quanto ao resultado,bem,a estes menos de 3 é derrota :) pronto lá veio o meu anti-leixonenses ao de cima :)
    ah, e quanto aos emprestados vou aconselhar ao Vieirinha que faça uma dietazinha antes de pensar em querer se impor no FCP.

    ResponderEliminar
  5. É isso que eu contesto, estes critérios de total desprezo pelo mais elementar bom senso. Este árbitro sabendo de certeza a Comissão de Arbitragem o que o "Justiceiro" nos confessa, não deveria nunca -pelo menos- ser nomeado para arbitrar um jogo em que interviesse o LeixõesSC. Se ele tiver decisões que lesem um ou outro dos Clubes intervenientes haverá sempre uma suspeição ou de que ele é adepto do Leixões ou do FCPorto, atendendo única e exclusivamente à sua área de trabalho e provavelmente de residência...Mas esta Comissão, aliás no seguimento dos procedimentos de outras anteriores, faz precisamente o oposto do que lhe seria aconselhável fazer e depois ficam à espera de ver os resultados dos rastilhos que ateiam...Podem-me responder que um bom árbitro sê-lo-à em qualquer circunstância e que a intenção é mesmo esta, testá-lo em jogos de risco para verificar da sua competência...Para mim "mais vale prevenir, que remediar" e o "cuidado é sempre bom conselheiro" mas estes senhores como "bons conhecedores" que são ou se consideram, gostam de desrespeitar a velha sabedoria popular e depois queimam-se, melhor dizendo, queimam os que não têm nada a ver com o assunto, porque se as coisas correm mal eles lavam as mãos como Pilatos, com o maior dos descaramentos! Porque será que nestas questões de jogos de Poder aparecem sempre pessoas tão iguais entre si que parecem terem sido feitas em fotocopiadoras? Estou-me a lembrar do Sócrates e do seu porta-voz residente e neste caso do Vítor "Espadinha" e do seu "gémeo" Ricardo Costa...

    29/10/07 12:59

    ResponderEliminar
  6. Pelo que li no JOGO o tal de Ricardo Esteves "esteve" em dois lances de Penalti, um que foi assinalado e outro que o árbitro não marcou. Uma exibição memorável!...Deve ter ficado com problemas de consciência por ter feito o passe que deu o golo ao Marítimo...

    ResponderEliminar
  7. esse ricardo esteves fez um dos penalties mais despropositados que vi e ja a acabar pelos visto tentou ou fez outro para resolver a questão, por alguma coisa ele dizia antes do inicio do jogo que ainda era benfiquista. depois o artista do apito que conseguiu transformar prai uns 3 ou 4 cantos a favor do maritimo já perto do final em pontapés de baliza, sem falar nas faltas a favor do maritimo que ele por essa altura deixou de ver. o binia so na primeira meia hora fez faltas para 3 cartões amarelos e o arbitro mandava-o sempre acalmar e à primeira deu cartão ao jogador do maritimo. já agora o piço do golo perto do fim em que o gr na pequena area deixa a bola passar. demasiadas suspeições, demasiado falso aquele resultado. o árbitro viu-se obrigado a expulsar o quim, mas ficou com peso na consciencia e foi sempre a ajudar o clube de que é sócio. e o makukula que não era suposto marcar o penalti e marcou para falhar. demasiadas coisas estranhas para um so jogo, mas à morgada este genero de coisas não lhe interessa investigar.

    ResponderEliminar
  8. Não sei se isto se poder dizer aqui, senão se poder apaguem e desculpem, mas para os fanáticos de FM 2008, se quiserem entrar num torneio apareçam no http://bytherock.blogspot.com :) fiquem bem

    ResponderEliminar
  9. leiam isto do maisgutebol

    Lazaroni zangado com Makukula por causa do penalty falhado

    Sebastião Lazaroni não escondeu algum descontentamento em relação a Makukula, quando compareceu na sala de imprensa. O avançado decidiu assumir a responsabilidade de marcar a grande penalidade de que o Marítimo beneficiou aos 31 minutos e acabou por permitir a defesa de Butt. O treinador é que não gostou, pois não era suposto ter sido o internacional português a marcar.

    «Eu, se estivesse lá dentro, também queria marcar. Mas a vontade não pode ultrapassar o que está estabelecido», começou por dizer Lazaroni, que não quis revelar quais as consequências do acto: «Já foi tomada uma decisão, mas é algo que vai ser resolvido internamente. Já conversei com o jogador. Nos próximos dias vocês vão perceber quais as consequências.»

    ResponderEliminar
  10. De facto os horarios dos jogos não estão lá muito bem pensados, pelo menos para mim. Hoje saio da faculdade às 19:00 e vou a correr para o Dragão (lá terei de gastar uns euros a mais no taxi, porque de autocarro nunca mais lá chego e não tenho metro perto), com o Belenenses, na sexta, vai ser a mesma coisa e com o Marselha idem, mas aí é um jogo da champions por isso tem mesmo de ser naquele horario. É um pouco cansativo, sem dúvida, mas desde que o FCP ganhe nem dou pelo cansaço.
    Em relação ao jogo acho que já é hora de alguns reforços irem aparecendo, como o Bolatti, e tenho pena que ou o Farias ou o Edgar não sejam titulares (o Farias nem convocado foi). Prefiro qualquer um desses dois, do que o Tarik e continuo a dizer que o Lisandro ganha muito mais se jogar com um ponta de lança ao lado.

    ResponderEliminar
  11. Tb achei muito estranho aquele jogo de ontem e essa do Makukula ir marcar o penaltie sem dever ter ido é esquisito. Como disseram deve-lhe ter subido a selecção à cabeça, mas irá ter o castigo devido. Aliás, esquisita foi a inclinação que o campo teve durante toda a segunda parte.

    Qt ao FCPorto, espero como é claro a vitória e espero uma exibição ao nível da do jogo da champions, mas o que é certo é que o autocarro vai estar estacionado na baliza do Leixões e vai ser complicadíssimo.

    Meireles, exactamente, é o bom senso que falta a esta comissão de arbitragem. Este árbitro pode ser muito bom, mas é muito estranha a sua nomeação. Se corre mal, seja para que lado for, lá vai o árbitro ser queimado e aqui para nós, se ele trabalha na câmara municipal da cidade a onde um clube pertence, ele com toda a certeza está a sofrer pressões. Mas enfim, é a total falta de bom senso.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Essa do Sr. de Matosinhos é demais. Vamos ver, vamos ver...andam a querer fazer-nos a folha e a MJM não vê nada...

    Meus amigos, ontem na luz aquilo foi resultado arranjado com o Ricardo Esteves. Um defesa que antes do jogo vêm dizer que é benfiquista desde pequenino, segundo a imprensa faz dois penalties. No primeiro é das mãos na bola mais estapafúrdias que já vi e no segundo enfim...

    E mais uma para a fogueira do Esteves que me parece que ainda não foi aqui comentado. O Esteves é genro do Nelo Vingada! Pois. Imagino se nos calhasse um servo tão devoto ao Dragão quanto este foi à àguia...

    Por fim, esta do Adriano não ser novamente convocado anda a dar que pensar, mas vamos lá à 8ª vitória que é o minimo que ainda podemos fazer. CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!

    [[]]

    ResponderEliminar
  13. Anda a MJM a investigar e a acusar de tudo e mais alguma coisa o FCP e a trazer à baila jogos onde não aconteceu nada e onde o Porto até foi prejudicado e depois vemos estas enormidades nos jogos do SLB, e não há suspeições, não há investigações, não há acusações, não há nada. Apetece-me utilizar aqui a imagem que já li num certo livro e dizer que isto é de fazer um carneiro cloroformizado ter crises de hiperviolência.

    Não dá para entender como é que Jesualdo volta a convocar o Postiga, depois da exibição miserável de Marselha, onde como é sabido, falhou oportunidades escandalosas e ainda foi o principal responsável pelo golo do Marselha, e deixa mais uma vez de fora Adriano, que na época passada lhe salvou a pele. Não percebo o que vê ele no Postiga. Que aposte mas é no Adriano e que dê oportunidades ao Farias e ao Edgar.

    ResponderEliminar