09 outubro 2007

Semana da Amamentação?

Hum…, bem me parecia!

Depois do Sporting e do Boavista, o Benfica e até Domingos na Académica. Que campeonato!

A crónica de Vasco Pulido Valente no Público de domingo, sempre entre a polida verve e a cortante interpretação da realidade tuga (adjectivação até por ele já assumida!), apelava-me a dedicar uma semana à Corrupção. Um autêntico filme que eu, como produtor, acedi a cortar para já um bocado.

É que, sensibilizado e mesmo de lágrima ao canto do olho, sem ser preciso o hino, nestas coisas da vida em sociedade independentemente de muito terreno inculto e gente bravia que aqui serpenteia, não resisti ao tema. A RTP abordou o Dia Mundial da Amamentação que em Portugal, pelo ouvido ontem de manhã, parece estender-se por uma semana.

Está bem visto. Aos prós e contras na discussão entre os benefícios do leite materno e o aproveitamento do leite animal por vezes convertido em pó, vale bem uma semana de instrução, consciencialização, divulgação, enfim amamentação de bons hábitos alimentares. Pela estatística, metade das mulheres portuguesas com nascituros já não se dão ao trabalho de servir ao seu rebento. Por isto ou aquilo, por defeito próprio ou demência antecipada, muita mulher diz ao seu bebé para ir mamar noutro lado.

Choradeira por episódios
Realmente, a avaliar pela choradeira, autêntico coro de bebés mal-nutridos, da última semana por causa de arbitragens, o tema é candente. Tem proteínas, vitaminas, minerais e outras coisas mais. Tudo sem contra-indicações, que quando alguns choram, berram até, a Imprensa conveniente afaga no colinho os rejeitados dos favores arbitrários…

Começou no Benfica, na Roubalheira da Amadora, mas ali gostam de assobiar para o ar… Passou ao Sporting, no confronto com o Benfica, com avanços e recuos consoante é a seu favor ou alegadamente contra. Contagiou já a Académica, mas mesmo o Setúbal com razão e o Boavista, com meia razão, já tinham chorado. E quem não chora não mama, como sabemos.

O Sporting teve mais um caso a seu favor nos jogos em Alvalade: e vão 4. Quem realçou ser “importante começar a ganhar”, como o seu presidente em dia de Supertaça, tem de fazer escola com o seu treinador que não sabe distinguir uma falta (até foram 3 num só lance…) só porque jogadores rivais se envolveram numa jogada. Presunção e água benta cada qual toma a que quer…

Teoria da vitimização
Agora, o Benfica veio dizer que, aos muitos penáltis assinalados em Alvalade, também as regras do râguebi se aplicam no futebol. E, justamente, quer que se faça luz sobre os critérios das arbitragens. É claro que, após uns copos a mais numa almoçarada digna da bola, não ficava bem um dos convivas vir falar mal do outro para não ficar com as Orelhas a arder. Saiu-se um tal Cunha, que repetiu ser vice-presidente de uma ou duas coisas de certa instituição. Ele gaguejava, pode ser natural, até por não ter participado no tal convívio de presidentes mesmo. Mesmo assim, disse de uma só vez estar a assistir à teoria da vitimização.

E a extensão do problema dos mal-nutridos de infância atingiu tal ponto que até o ex-portista Domingos perdeu a Paciência e pôs-se a falar do que não devia e do que não sabia.

Ao contrário de Leiria, há 9 meses, apesar do mesmo aborto de árbitro que é Elmano Santos, Domingos desta vez estava perto do lance, no seu banco, para julgar um penálti marcado contra a sua Académica para o seu ex-FC Porto.

Mas Domingos, com a mesma atitude retranqueira com que moldou uma equipa a jogar e a perder em casa sem sair do seu meio-campo, saiu-se a falar mal do que não podia. Faltava-lhe a base, o leitinho da sapiência.

Dizer que “o fiscal-de-linha não correu para a posição que devia depois de assinalar o penálti” (pelo menos o sentido era este) é não saber da poda, Domingos.

Pessoalmente não fiquei muito admirador das qualidades do treinador da U. Leiria na época passada, de cuja competência ouvi até falar mal em matéria de treinos… Tomara que não tenha, um dia, de ouvir um jogador dizer dele que não tem unhas para conduzir um Ferrari... Pode inscrever-se, quiçá, num Dia Mundial da Descoberta de uma Vocação, que pelo menos para árbitro não serve…

(Des)acerto e (Dez)acerto
Depois de duas semanas a falar de erros grosseiros de árbitros-auxiliares, eis que um acerta, cumpre o seu dever, “convence” o árbitro da sua razão. Este, assumindo a competência exclusiva de marcar o penálti, faz com que, então sim, o seu auxiliar vá ocupar a posição devida para a marcação de uma grande penalidade. O auxiliar não manda, não decide, colabora, ajuda e faz o seu papel consoante o que, finalmente, o árbitro determinar. Por essa razão, o auxiliar de Pedro Henriques não tomou a posição no terreno para um penálti, porque o árbitro não o considerou. Assim. Ponto.

Por falta de leite materno e, por simpatia, uma diarreia mental, um treinador vem lançar, mais uma vez, a confusão. Domingos ficou mal na fotografia. Já nos bastaram os dislates, em directo, de um repórter de pista comprovadamente parvo a dizer que era fora da área ou que viu o “liner” apontar para fora da área. Entrementes, relatador e comentador, como em 40% do tempo de jogo, falavam de coisas marginais como, além das cenouras no Bolhão, os auriculares que não impediram o árbitro de ir ouvir bem o que o seu auxiliar tinha para certificar.

Luís Marcelino assinalou uma falta evidente que o árbitro ia deixar sem marcar, deu indicação de apontar para dentro da área, nunca vacilou mesmo passando um dedo para retirar o suor da testa naquele momento de pressão e na consciência de ser uma situação de risco. Merecia uma estátua se não fossem tantos cães à sua volta, na sua natureza animal, terem a inclinação para lhe mijar aos pés.

Para certa choraminguice, de meninos mal instruídos, incultos, invejosos e ridículos, sobram umas palpadas no traseiro em compensação do leite que não terão mamado ao nascer. Têm uma semana, em sossego, para aprender.

30 comentários:

  1. Sim, tens razão.

    O Domingos já deve ter percebido - ou então alguém lhe disse - que não será treinador do FCP nos tempos mais próximos, e vai dai meteu-se a afagar as costas daqueles que o criticaram por não festejar o golo de Leiria da época passada...

    Triste Domingos que não sabes o que fazes nem o que dizes. Vai na conversa dos cães que ladram ao passar da caravana e serás treinador de cemitérios à moda da "Luz". A côr negra da Briosa já pode querer dizer alguma coisa quanto ao seu futuro como "destreinador".

    Mas enfim, vou dar o desconto, porque qualquer ser humano tem direito à sua momentanea diarreia. Ainda que neste caso tenha sido literalmente mental...

    [[]]

    Bom texto, Zé Luís.

    ResponderEliminar
  2. Todos os adeptos do FCP sem excepção estão contentes pelo facto do nosso clube ter vencido todos os jogos do campeonato até á data, decorridas que estão sete Jornadas.
    Para alem de nos alimentar o ego, dá-nos um prazer enorme, chegar ao emprego, ao café ,junto dos amigos e espicaça-los face a este inicio de época épico tendo em conta que há quase 70 anos que não fazíamos igual!
    Também rejubilo pelo facto de sermos líderes incontestáveis, vitórias sucessivas sem espinhas e sem casos de arbitragem a nosso favor.
    O mesmo já não se pode dizer dos nossos adversários, levados ao colo em jornadas consecutivas, pois se não fossem certas arbitragens, encontravam-se no meio da tabela. (mas isso são contas doutro rosário)
    As exibições têm sido Q.B., uns falam em pragmatismo, outros em superioridade vincada, calculismo, gestão de esforço etc…
    A minha opinião é que temos um grupo forte, uma estrutura sólida, uma entreajuda enorme em especial na defesa (1 golo sofrido apenas) e jogadores de grande categoria do meio campo em diante, que desequilibram em momentos chave (basta analisarem jogo a jogo a forma como conseguimos chegar á vitória)
    Entendo que neste momento qualquer treinador que venha para o nosso clube se arrisca a ser campeão, mesmo que não tenha palmares (temos o Adrianse e Jesualdo)e como tal acho que o nosso treinador não faz a diferença e por isso tivemos eliminações face a Atlético e ao Fátima, humilhantes no mínimo…
    Não se vê uma gestão controlada do plantel, o que poderá provocar uma 2ª volta idêntica á realizada no ano transacto e verificamos erros sistemáticos, na forma de abordar os jogos e nas substituições realizadas.
    Verifico que há jogadores com uma voluntariedade enorme, uma disponibilidade física espectacular e outros em deficiente condição física mas sempre titulares (tarik)
    Não me digam que já estamos cansados com dois meses de competição (!) agora se planeiam mal os treinos, abusando da componente muscular (halteres etc…) então fico preocupado…
    Como não há uma gestão do plantel, temos o Bosingwa com uma micro rotura, o Lucho com mialgias de esforço e num futuro próximo outras lesões vão surgir.
    Bolatti, Castro, Rui Pedro, Edgar também fazem parte do plantel e também merecem jogar (pelo menos estes que dão algumas garantias)
    Espero que a paragem de 15 dias, reforce os índices físicos, para podermos atingir nove vitórias em nove jogos, face ao calendário que se avizinha.
    Continuo a assistir ao vivo a todos os jogos …mas para continuar a ver maus espectáculos de futebol, fico em casa….e olhem que esta noite o jogo Braga-Nacional foi muito interessante e por vezes muito bem jogado.
    Cump.

    ResponderEliminar
  3. Excelente texto, tal como tem sido apanágio do Zé Luís!
    É impossível resistir a dar um sorrisinho maroto enquanto lemos estas crónicas! :)

    ResponderEliminar
  4. Era o q eu ia dizer. Qd leio as crónicas do ZE LUIS fico com um sorriso largo... Porque tudo aquilo q eu penso relativamente às arbitragens está lá tudo. Qt ao Domingos vou recordar antes os belos golos q apontou de azul e branco.

    ResponderEliminar
  5. Estas crónicas são deliciosas !

    Imprimi-a e acompanhou o meu 1º café da manhã :)

    Quanto ao Domingos técnico, também não espero muito dele ao contrário do que espero do Jorge Costa.

    ResponderEliminar
  6. Mais um grande post do Zé Luís ( não é novidade ), bom comentário do Louro, concordo com ele.
    Domingos foi e será sempre um grande jogador do FC Porto.
    Agora noutras funções que defenda a sua dama como puder, é profissional, embora se fique triste por o ver alinhar realmente em verborreias sem nexo.

    ResponderEliminar
  7. Excelente post. A teoria do "quem não chora, não mama" em Portugal é bastante utilizada e muitos sectores da sociedade, não só no futebol e muito menos só na arbitragem. Mas os casos mais flagrantes têm sido protagonizados pelos chorões do costume, os calimeros de serviços, os sportinguistas. Tem sido assim em todas as jornadas, agarram-se a pequenas coisas dos seus jogos, mesmo qd vencem e toca a chorar à espera da mama do sportinguistas Vitor Pereira. O certo é que ela tem valido a pena. Ainda ontem foram dois jogadores importantes do Nacional expulsos, adivinhem com quem vai jogar o Nacional na próxima jornada? Pois...Enfim.

    Qt ao Domingos, acho que não se deve dar muita importância, falou para os seus principalmente e chorou ele tb um pouco. Tb tem direito. É um profissional e como tal compreende-se que defenda o seu clube. Não é por isso que deixa de ser um grande portista.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Tinha-me esquecido de dizer. Excelente comentário Louro.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Que dizer deste surpreendente FC Porto, que joga um futebol incapaz de entusiasmar o adepto mais fácil e, todavia, segue, imperial, com sete vitórias em sete jogos do campeonato e bem lançado na Liga dos Campeões? Alguns jornalistas, daquela escola dos que estão sempre prontos para fazer rapapés aos treinadores e dirigentes, andam para aí a lançar piadas contra os «adeptos críticos» a quem os factos e as vitórias desmentirão todos os dias, e o próprio presidente Pinto da Costa lança indirectas, supostamente irónicas e sábias, aos «críticos», na revista do clube. E, todavia…

    Todavia eu mantenho a substância das minhas críticas: a onda de aquisições (doze!) para a nova temporada foi um desastre. À excepção de Leandro Lima e Stepanov, que, com trabalho e oportunidades, ainda podem justificar o investimento, todos os outros não têm, à vista desarmada, qualquer valor que chegue para jogar no FC Porto e justificar os cerca de 15 milhões de euros gastos em compras, durante o mês de Julho. Pelo que, estes surpreendentes resultados vêm sendo obtidos com a mesma equipa que no ano passado foi campeã com um ponto de avanço sobre o Sporting — só que desfalcada «apenas» do Pepe, do Anderson e de outros, como o Ibson, o Alan ou o Vierinha. Só um milagre fará com que esta curta manta dê para as necessidades da época que, como se sabe, são as mesmas de sempre: ser campeão e chegar, pelo menos, à primeira eliminatória da Liga dos Campeões.

    Contrariando a minha oposição de princípio à política de compras por atacado que é uma imagem de marca desta direcção, penso que o FC Porto, se quiser lutar a sério pelos seus objectivos habituais, tem de ir às compras em Janeiro. Mas, depois de ter visto o Sporting-Guimarães deste sábado, o que eu faria, para já, até teria custo zero: ir buscar dois jogadores que já são nossos. Um, é o Alan, que nunca deveria ter saído, porque é francamente melhor que, por exemplo, o Tarik ou o Mariano González; o outro é o jovem Rabiola, comprado ao Vitória de Guimarães e lá deixado por empréstimo, com o FC Porto a pagar a totalidade dos seus salários (porque não propusemos ao Manchester uma operação destas, mas ao contrário, em relação ao Anderson?). Jesualdo é que sabe porque escolheu quem escolheu e porque desprezou quem desprezou. Mas, face à fraqueza pungente dos reforços adquiridos, faz impressão ver tantos jogadores do FC Porto, francamente melhores, a brilhar noutros clubes, como o Vitória de Guimarães, o Setúbal, o Leixões ou a Académica. E nós a pagar os ordenados para os ver jogar pelos outros e a pagar os ordenados dos «reforços» para os ver jogar na bancada…

    Por isso, quando os tais jornalistas de que acima falei, escrevem, muito diligentes, que Jesualdo calou os críticos que o acusavam de jogar sempre com a mesma equipa e nunca apostar nos reforços, eles «esquecem-se» do resto da história: é que os críticos não sabiam, ao contrário de Jesualdo, que os reforços eram tão fraquinhos. Faltava vê-los jogar. E, agora que os vimos, é óbvio que a única pergunta pertinente é esta: porque razão Jesualdo os quis ou deixou que lhos impingissem?

    Essa é uma questão. A outra questão é a qualidade do futebol praticado e à vista de todos. O FC Porto vai com mais cinco pontos do que ia no ano passado por esta altura e já ganhou três jogos que perdeu em 2006. Isso é um facto incontornável e louvável. Mas também é facto que joga muito pior futebol, muito menos seguro, muito menos denominador, do que jogava na última época. No ano passado, por esta altura, estava eu aqui a elogiar, sem reticências, o futebol azul-e-branco; este ano, tirando o jogo de Braga, logo na primeira jornada, não vi motivos para qualquer entusiasmo. Eu sei que os campeões se fazem também ganhando jogos mal jogados; mas, independentemente dessas sete vitórias que aí estão, não acredito que se possa ser campeão sem nunca jogar francamente bem — apenas com atitude competitiva e cultura de vitória, que essas, felizmente, continuam a ser a imagem de marca das sucessivas equipes do FC Porto.

    Há dias, por acaso, passei pela RTP-Memória e revi um célebre Milan-FC Porto, para a Liga dos Campeões, em 1987, onde Jardel fez a sua aparição retumbante na primeira linha da equipa, marcando dois golos que fizeram o FC Porto sair de San Siro com a vitória por 3-2. Era treinador António Oliveira (um dia explicarei porque entendo que ele foi um dos melhores treinadores que passaram pelo clube), e, só para se ter uma ideia da diferença de talentos entre essa equipa de então e a de hoje, atente-se no quadro de jogadores que Oliveira tinha à sua disposição, apenas no meio-campo e no ataque. No meio-campo, ele jogou com Sérgio Conceição, Barroso, Paulinho Santos e Zahovic; no ataque fez alinhar Edmilson e Artur. Depois, com aquela fantástica capacidade que ele tinha para fazer as substituições certas no momento certo, fez entrar Jardel, Rui Barros e Drulovic. E ainda deixou de fora, por lesão, Domingos! E o Milan, onde pontificavam jogadores como Maldini, Pannuci, Ambrozini, Marco Simone, Raizinger, Davids, George Weah, Desailly, Albertini, Boban e Roberto Baggio, levou uma lição de bola do Porto! Mas, a verdade é que, da actual equipa do Porto, apenas Ricardo Quaresma teria lugar naquele onze de Oliveira. E vale a pena recordar o comentário final de António Oliveira: «Como viram, ao contrário do que gosta de dizer a imprensa portuguesa, não foi preciso a ajuda do árbitro para ganharmos ao Milan, em San Siro». Já lá vão vinte anos desta lengalenga…

    É por causa da memória destas coisas que o público do FC Porto é o mais exigente e o melhor público de futebol em Portugal — uma coisa tem que ver com a outra. Quem não está habituado ou se desabituou das grandes jornadas europeias, das grandes equipas e do grande talento, quer é ganhar de qualquer maneira — como sucede em Alvalade frequentemente, e na Luz, bastantes vezes. No Dragão é diferente: no Dragão queremos as vitórias, mas queremos também o grande futebol. Por isso, é que a ganhar por 1-0 a um inofensivo Boavista e mesmo na véspera de um jogo europeu decisivo na Turquia, o público do Dragão é capaz de assobiar a equipa, porque não está satisfeito com o espectáculo. No FC Porto é fácil ser treinador, por um lado, mas é difícil, por outro. É fácil, porque naquele clube tudo está pensado e organizado para triunfar e a cabina tresanda a ambição de vitória. Mas é difícil, porque ali não é possível pedir tempo aos adeptos nem viver com a desculpa de que são os árbitros que não nos deixam ganhar. E, para além das vitórias, nós queremos espectáculo, golos, futebol.

    É por isso, podem crer, senhores jornalistas compreensivos e senhor presidente avesso a críticas, que eu tenho a certeza de que, apesar das sete vitórias e do alívio de Istambul, ninguém se sente ainda tranquilo nem satisfeito e a maior parte de nós continua a pensar, por exemplo, que não ter forçado a vitória contra o Liverpool foi uma oportunidade perdida (até porque o segundo lugar no grupo significa quase sempre a eliminação nos dezasseis avos-finais, às mãos de um «tubarão»).

    E é por isso que o FC Porto tem de ir ou banco dos emprestados ou às compras, em Dezembro. Porque os golpes de génio do Quaresma ou os ocasionais flashes europeus do Lucho não vão chegar para as encomendas todas. Precisamos de mais um central de categoria, de dois médios criativos de ataque, de um extremo-direito e de um verdadeiro ponta-de-lança. É muita coisa. Pois é: foi uma pena ter desprezado o que nos dava jeito e ter ido buscar o que não precisávamos.

    ResponderEliminar
  10. exactamente lucho. esqueci-me de colocar o nome do autor. diz algumas coisas interessantes, mas como sempre tambem diz algumas asneiras. o essencial está lá.

    ResponderEliminar
  11. blog muito bem escrito e bem organizado!! parabens!

    visitem e participem no nosso blog:

    http//futebolzone.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Acho de muitomau gosto os comentários que fazes do Domingos...
    Ele defendeu o seu clube porque é um profissional.
    O Domingos fui o meu idolo no fc porto,vibrei muito com o futerbol do Domingos e fiquei triste da pe´ssima forma como ele foi tratado á semelhança de outros símbolos...
    Acho que ha muitos portistas com a memória muito curta...o Domingos ja deu mais ao clube que todos os que aqui escrevem certamente e sempre foi fiel ao clube do seu coração tendo até sido criticado nbo ano passado por todos os lados por isso...
    Talvez por isso ele desta vez tenha que ter tomado esta atitude pa se mostrar a 100% c a academica.
    Agora dizer que ele nao sabe treinar?que informações tens tu disso Ze luis?E já agora tu sabes de treino pa poderes fazer essa analise crítica?
    E basta lembrar o excelente trabalho q o Domingos fez no Leiria saíndo de la com o Leiria em 5º.
    E achei de muito mau gosto essa alusão aos tempos do Humberto Coelho em que Domingos fi injustamente afastado da seleção...
    Os adeptos do Porto têm q ter uma melhor memória e aprender a respeitar os nossos símbolos,o Domingos é ukm deles e mais que uma vez ele colocou os interesses do Porto á frente dele proprio e podia ter tido uma carreira bem melhor n fosse isso.
    Mais respeito pelo Domingos,desejo-lhe todo o sucesso e que um dia treine o Porto,tal como desejo para o Jorge Costa e tal como desejo que o Baía seja presidente.

    ResponderEliminar
  13. É engraçado que lendo alguns comentários a este excelente post lembrei-me do que acontecia na 3ª época de Mourinho no Porto. Toda a gente dizia, desde adeptos a jornalistas e comentadores que o Porto estava pior que no ano anterior (o ano da taça UEFA), alguns (por exemplo, Pedro Gomes na TSF) até diziam que o Porto estava uma sombra da equipa que tinha sido na época transacta, que não se via o mesmo dinamismo, o mesmo futebol brilhante, que os jogadores andavam muito estáticos e acomodados e nesse ano o FCP foi "só" campeão europeu para além de repetir o título nacional. Pode ser que a jogar assim "tão mal" o Porto no final desta época ainda cale muita gente incluíndo muitos portistas.

    MST escreve muito bem quando se debruça sobre o FCP no âmbito do contexto sócio-futebolístico português, das suas rivalidades com Benfica e Sporting, da má fé e perseguição que sofre dos media e de outros poderes lisboetas mas quando se põe a falar de futebol jogado, de jogadores e opções técnicas regra geral mete muita água. O Alan foi mal dispensado? Por favor, o Alan em 2 épocas no Porto foi uma absoluta nulidade e teve inúmeras portunidades para mostrar o que (não) valia, já fez mais em 2 meses, apesar de tudo, o Tarik (em assistências e golos) que o Alan em 2 anos. E isso de jogadores dispensados estarem a jogar muito bem no Setúbal, no Guimarães, no Braga, no Leixões não quer dizer absolutamente nada. Jogar nesses clubes não tem nada a ver com jogar em clubes da dimensão do Porto ou até do Sporting ou do Benfica. O Luís Filipe, para referir um caso actual, jogava muito bem no Braga e no Benfica tem sido um desastre. A única dispensa que me parece ter sido errada é a do Jorginho que é um jogador incomparávelmente melhor e mais útil que o Lino que é também a única aquisição completamente inútil desde já.

    O Domingos quer ser bem sucedido como treinador da Académica e já viu que na actual conjuntura quem não chora não mama. Por isso "chorou" apesar de saber perfeitamente que não tem razão nenhuma e de estar em causa um jogo contra o seu clube do coração. Pesando mentalmente os prós e os contras chegou à conclusão de que o Porto pouco ou nada seria prejudicado por causa da sua "choradeira" já que é indesmentível que o penalty foi bem marcado mas que a Académica poderia ganhar alguma coisa com isso nos próximos tempos. Lá pensou - Não é bonito mas se toda a gente o faz porque não hei-de eu fazê-lo também?

    ResponderEliminar
  14. Queria acrescentar ao comentário que fiz antes: Tão implícitamente injusto que MST é para com jogadores como Lisandro, Lucho, Meireles, Fucile, Bosingwa, Bruno Alves, Stepanov. Será que jogadores como Barroso, Paulinho, Zahovic, Edmilson, Artur, eram mesmo melhores que os actuais para as mesmas posições? Dalguns tenho a certeza que não eram, doutros duvido muito que fossem. MST percebe pouco de futebol jogado. E engana-se muito nos números e nas datas. O Milan x FCP de que fala não foi em 87 foi em 96 e no último FCPorto x Boavista toda a gente sabe que ficou 2-0 onde é que ele foi buscar o 1-0?

    ResponderEliminar
  15. O post do Zé Luís é, de facto, muito bom e tem muita coisa correcta. Mas também prefiro lembrar o Domingos pelos golos que marcou e alegrias que me deu, do que por estas declarações infelizes que teve.

    Quanto ao MST, gosto de muitas coisas que ele escreve, mas nesta crónica meteu muita água. A começar pelas datas e acabar na comparação dos jogadores! O Meireles é bem melhor que o Barroso (nada fez de relevante no nosso clube), o Assunção é muito melhor que o Paulinho Santos e Lucho ou Lisandro poderiam facilmente rivalizar com os daquela altura. De resto, vibrei com aquela grande vitória em San Siro mas, não querendo tirar o mérito a quem o tem, devo recordar que aquele Milan era uma equipa à deriva, orientada por um tal de Óscar Tabarez, destituído do cargo pouco tempo depois. Foi efectivamente um grande FC Porto, mas que também não deixou de perder 4 - 0 em Old Trafford... O MST é um grande portista, que admiro muitíssimo, fala quase sempre bem, quase sempre...

    ResponderEliminar
  16. Essa crónica do MST é de bradar aos céus e depois mijar a rir de tanta estupidez. E olhem que não são poucas as vezes que eu concordo com ele...

    Se é verdade que a nossa SAD tem metido os pés pelas mãos nos últimos 8 anos (fora o período Mourinho) não é menos verdade que este ano as contratações foram de encontro a todos que como eu pediram menos investimento.

    Falar no Alan como uma má dispensa é no mínimo pouco honesto. O homem simplesmente tem 2 tijolos no lugar dos pés e um amendoim no lugar do cérebro. Nem no Guimarães merece jogar de tão mau jogador que é.

    Depois escreve sobre a excelente vitória em Milão, referindo-se ao ano de 1987 (por duas vezes!), quando até o portista mais desatento sabe que foi em 1996/97. Foi uma grande vitória? Foi. Mas completamente inconsequente em termos de continuidade na prova. MST fala dessa vitória mas esquece-se das derrotas desse ano a nível europeu. E depois nunca é demais lembrar que o nosso campeonato era nessa altura muito mais fraco do que é hoje. Aliás, na altura do Mourinho e não foi assim há tanto tempo, era mais fácil ganhar em casa ou fora do que actualmente, onde a maior parte dos adversários internos estão melhor apetrechados.

    Passando para os reforços, entendo que Stepanov foi uma excelente aquisição e que Leandro Lima uma boa aposta de futuro. Bolatti vai ter a sua oportunidade para demonstrar que é e vai ser muito útil. Quanto ao resto é uma questão de paciência ainda que Mariano seja uma nódoa (quem diria?) e Lino uma nulidade. Faz parte dos riscos de aquisições. Atentem aos problemas dos benfiquistas que de todas as suas "milionárias" contratações apenas o Rodriguez parece ser jogador para um grande. Di Maria e Adu não estão mais maduros que o nosso L.Lima, apenas jogando mais porque na Luz não existe paciência para os moldar. Essa é uma caracteristica que infelizmente parece atingir alguns dos irmãos portistas...

    E o Domingos? Grande jogador nas épocas em que jogou pelo FC Porto. E depois? Querem baixar as calças por causa disso? Eu não. Tornou-se um mamão e agora chora às nossas custas e sem um pingo de razão. Portanto mantenho a mesma opinião que escrevi no meu primeiro comentário. É um "destreinador" com falta de memória. Não foram os portistas a falar negativamente dele. Foi ele o 1º a lançar a primeira pedra...

    Questões de leite, tal e qual como o Zé Luís referiu.

    A verdade é que o Jesualdo está a fazer história com os ovos que lhe deram, e a seu tempo fará entender os mais cépticos da utilidade da sua estratégia.

    Abraços
    [[]]

    ResponderEliminar
  17. Zé Luís ao seu melhor nível.
    Parabéns !

    Louro : estamos de acordo.

    ResponderEliminar
  18. Caros amigos e especialmente ao Zé Luís pela sua crónica:
    Já tínhamos por aqui comentado a necessidade, que alguns dos nossos ex-jogadores sentem de vez em quando -para marcar distâncias- de dar uma mãozinha nestas situações mais conturbadas, como se deles alguém precisasse de escutar tantas trivialidades...Domingos cuspiu no prato -ou no mínimo ignorou-o ao passar por ele- que lhe serviu o pão muitas vezes, já vai sendo natural estas coisas acontecerem, mas a mim, custa-me principalmente aceitar estas atitudes saídas de quem, quando envergando a nossa camisola foi alvo de tantos dislates. O Domingos não sabe o que os seus aliados de circunstância, diziam à época em que ele envergava o símbolo azul e branco...Mas nós que estamos nos locais próprios à hora exacta, ouvimos e não podemos ignorar, muito menos esquecer. Ele cuida do seu pão de 2007, mas esquece que quem o lançou há muitos anos atrás, não foi o Leiria, nem o Benfica e muito menos o Sporting. Adiante!...Haja paciência!
    Vou estar ausente -forçadamente- durante alguns dias -espero que sejam poucos-portanto para que não notem essa ausência, vos aviso e desejo que tudo corra o melhor possível por aqui...Um grande abraço para toda a Bancada!

    ResponderEliminar
  19. Eu ouvi o Domingos falar logo no flash-interview e até estranhei ele não ter referido o lance do penalti. Será que ouvi mal.

    Eles agora todos querem ganhar ao FCPorto, porque para além de ser o campeão em titulo agora tem o acrescento de ainda não ter perdido, e todos vão após as derrotas arranjar desculpas e cuspir para o ar.

    O desgraçado que conseguir ganhar ao FCPorto (eu não queria mas vai acontecer mais dia menos ia) tem um campeonato ganho e vai festejar como tal.

    marinheiroagaudoce a navegar

    ResponderEliminar
  20. Texto de grande qualidade,como sempre!Domingos Paciência,pois bem!Eu perdoo ao Minguitos este dizlate em memória dos momentos de grande felicidade que num passado ainda recente me proporcionou,e por saber que as pessoas dizem estas coisas a quente para além do facto de que o futuro de treinador não é lá nada de garantido,e vocês sabem o crédito que dá empatar ao menos com o FCP!Portanto...!Devo acrescentar que não gostei muito de ouvir Jorge Costa dizer que cada vês gostava mais de Paulo Bento!Enfim,que se há-de fazer?Quanto às opiniões de MST ou de RM,eu acho que se está a formar um grupo de notáveis,como acontece com a união de ciclistas de benfica,com o único objectivo de descredibilizar a direcção vigente!E os amigos sabem muito bem os prejuizos que esta situação tem provocado na estabilidade da atrás referida união ciclista!

    ResponderEliminar
  21. Qt ao Domingos continuo a achar um exagero o que dizem, ele está noutro clube, é profissional e tem de defender os seus interesses. Se falou algo é apenas o tal choro à procura da mama. O que tem isso contra o FCPorto? Acho que nada. Um exagero portanto o que dizem.

    Qt ao MST, acabo por estar de acordo em quase tudo o que diz o Teixeira da sua crónica. O MST exagera, muito. Pode até ter alguma razão, mas pela forma como diz as coisas, caindo no exagero acaba por distorcer muito as coisas. Essa do Alan então...

    Só um nota Teixeira, o FCPorto nessa campanha europeia e se não me engano chegou aos quartos de final e foi jogar a Old Trafford, fazendo então o Oliveira várias invenções e o FCPorto perdeu 4-0. Na segunda mão vieram cá ao porto ingleses até dizer chega, invadiram a cidade e o topo norte do estádio era todo vermelho. Nunca vi tal coisa nas Antas. Empatamos 0-0 nesse segundo jogo.

    Meireles, volte depressa que já sabe a falta que faz aqui. Espero que sejam apenas uma férias.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  22. Zirtaev,

    é uma verdade que chegamos aos quartos de final, mas não tenho certeza se em 97 existiam tantas equipas...

    A invenção em Old Traford foi catastrófica com o Oliveira a inventar um Costa no meio campo. Enterrou o miudo para o resto da carreira.

    Nas Antas o Manchester veio fazer um passeio e meteu a segunda equipa. O Oliveira pensava que em Inglaterra o Artur e o Jardel faziam novamente das suas. Pois é, já estavam avisados os ingleses do nosso venenoso contra-ataque daquela altura.

    Bom, e agora vou ouvir e ver o grande Rui Moreira. ;)

    Abraços
    [[]]

    ResponderEliminar
  23. Esse jogo dos 4-0 com o Man. United não foi aquele em que o Oliveira se lembrou da "arma secreta" Costa? Onde andará este que nunca mais ouvi falar dele...

    Nas comparações só nos lembramos das vitórias. Cuidado, outros andam há décadas a viver disso!

    Zirtaev: nem tinha reparado que já se havia superado os 150 000!!(e quem sabe alguns milhares largos de comentários) Brilhante!!! Os meus parabéns pelo excelente trabalho, que imagino ser extenuante, da actualização diária do blog, para além assídua intervenção nas caixas de comentários.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  24. Para esclarecimento do Teixeira e eventualmente doutros portistas: Na altura do Manchester eram só 16 equipas, ou seja, a seguir à fase de grupos vinham logo os quartos de final, ou seja, fizemos nesse ano aquilo que temos andado a fazer quase todos os anos mesmo naqueles mais fraquitos, passar a fase de grupos e depois "saltar" na eliminatória seguinte com um colosso do futebol europeu. Só que apesar de tudo antes ficar pelo caminho como ficámos no ano passado com o Chelsea do que ficar pelo caminho com 4 secos como aconteceu nesse já distante ano de 97 com o Manchester.

    ResponderEliminar
  25. Nem mais Luís.

    Bem me parecia quanto ao nº de equipas.

    E mau mau, só mesmo com o futebol espectaculo do holandês...

    ;)


    [[]]

    ResponderEliminar
  26. Bem lembrado Teixeira. Isso é que era "futebol espectáculo". O Porto a atacar, a massacrar, o jogo todo...e o adversário a marcar, golos claro. Não havia laterais (César Peixoto?), não havia trincos (Raúl Meireles?), era só atacantes e 2 centrais para disfarçar. Era uma "maravilha". Puro espectáculo. O "colosso" Artmédia a perder por 2, à conta do Porto ter de continuar a dar espectáculo, ainda ia ganhar por 2-3; No Dragão. O Benfica tirava a barriga de misérias e vinha ao Dragão dar 2 secos. "Ricos" tempos. Muitos portistas pelos comentários que aqui fazem, estão cheios de saudades desses tempos de futebol espectáculo. Desses momentos "gloriosos" com o Artmédia e o Benfica ou o Rangers.

    ResponderEliminar