24 outubro 2007

Repetir 2004

Quase três semanas depois de termos visto o verdadeiro futebol de que gostamos, aí está mais um jogo do FCPorto e logo uma difícil e importante partida para a Champions League. Não contando com qualquer derrota desde o início da época, esta paragem não poderia ter vindo em pior altura já que pode ter quebrado o excelente ritmo a que a equipa estava habituada e todos sabemos que o FCPorto não se dá bem com paragens, o início da segunda volta da época passado demonstra-o bem.

O Olympique de Marselha, adversário desta noite, é o primeiro classificado do grupo na Champions, tendo vencido o Besiktas no Velodrome, estádio de ambiente infernal e onde jogará hoje o FCPorto, e derrotado o todo poderoso Liverpool em pleno Anfield Road, estando com mais dois pontos que o FCPorto nesta altura. Mas ainda que a vitória em Inglaterra possa e deva manter em respeito qualquer equipa que os defronte, o que é certo é que a sua carreira na liga francesa não tem sido muito famosa, tornando esta equipa muito imprevisível.

Nos eleitos de Jesualdo Ferreira para esta partida, a maior surpresa foi Adriano que não viajou para França, tudo indica, por opção técnica, já que não existe nenhuma informação de qualquer lesão que fosse impeditiva para a viagem. Farias também não viajou e no seu lugar dos dois pontas-de-lança, foram convocados o recém recuperado Hélder Postiga e Edgar. De resto Fucile, tal como Bosingwa, depois das lesões, estão aptos e deverão ser, tal como Tarik na frente de ataque, opção para o técnico que não deverá apresentar uma equipa muito diferente da habitual e que deverá ser esta:

Uma vitória colocará o FCPorto em primeiro lugar no grupo e consequentemente ficará a um pequeno passo da qualificação para a fase seguinte da prova. É por isto, e já por esta altura da época, um jogo importantíssimo. Convém então, para levantar a moral das tropas, serem lembradas aos jogadores as boas recordações que a equipa marselhense trás ao FCPorto, já que da última vez que foram nossos adversários, foi também o início para a caminhada para a conquista da Liga dos Campões, precisamente em 2004 e nessa altura vencemos no Velodrome por 3 a 2, golos do FCPorto marcados por Maniche, Derlei e Alenitchev. É tão bom recordar!

O. Marselha - FCPorto, 19H45 - SportTv2

9 comentários:

  1. Estou muito confiante numa vitória.

    Prevejo um jogo equilibrado de início, com o Porto a ganhar domínio com o correr do jogo e a vencer o jogo na segunda parte.

    Este Marselha tem bons jogadores, tem 6 pontos na Champions, mas tem um treinador novo e está a renascer de uma crise. A sua jovem estrela Nasri não joga, o que é bom para nós.

    Foi uma grande noite aquela de 2004 no Velodrome.

    Somando 3 pontos amanhã, ficávamos em óptima posição para lutar pelo 1º lugar do grupo. E isso pode fazer toda a diferença nos oitavos..

    Força Porto!

    ResponderEliminar
  2. Esta fotografia do Velodrome é simpática, dá uma imagem diferente daquela que obtemos quando o observamos interiormente através da televisão. Parece nesses momentos um estádio envelhecido de linhas estranhas, mas nesta foto há um certo ar de transparência e luz que emerge para o seu exterior que o tornam muito mais agradável. Nunca fui por exemplo ao novo estádio da Luz, por dentro ostenta -nos que é oferecido- um ar poderoso e luminoso, mas por fora naquilo que me foi dado a ver é exactamente o contrário, parece uma coisa inacabada, construção clandestina de tijolos a nú, tipo escarpa da serra do Pilar anos setenta...e não só! Era um pouco o que eu sentia quando chegava às Antas, um monstro de cimento e tijolo assente num declive, mas com falta de beleza interna e externamente, daí eu ter-me regozijado com a edificação deste Dragão que eu considero o mais belo Estádio de todos os que me foram dar a apreciar...Espero que sejamos felizes hoje e que o "Adriano" volte mais "Alegre" e combativo, tal como sugere também o Luís, que lhe fez um apelo bonito! Um abraço para ti também Luís, por mim estás perdoado...Este deve ser um espaço de todos para todos, desde que se cumpra um requisito essencial ao bom e são convívio, o respeito entre todos nós também nas nossas diferenças...Marselha uma cidade ostracizada, como Barcelona, Nápoles e Porto...Apenas uma nota de alguma similitude.

    ResponderEliminar
  3. Ainda em relação ao Post anterior no que toca ao número de sócios, sabemos que estes valores são oscilantes, se houver uma campanha sobem de imediato e com o tempo voltam a diminuir à medida que o entusiasmo arrefece. Não podemos esquecer que o Dragão não permite mesmo assim, colocar lá dentro todos os sócios actuais, essa era uma meta a atingir nas campanhas anteriores, um Estádio verdadeiramente repleto de sócios. Hoje, muitos dos lugares do Estádio estão permanentemente "ocupados" mesmo que os vejamos vazios, antigamente não, a imensa maioria dos espectadores eram adeptos simples, que gostavam de alimentar a ideia de vir a ser sócios, mas não viam nisso uma obrigação ou possibilidade. Estavam ali para apoiar a equipa nos momentos mais necessários e festivos, as Antas enchiam até perto dos setenta mil lugares quando a sua lotação falava apenas em quarenta e cinco mil. Hoje é tudo mais requintado e caro, muitos de nós assustam-se apenas perante o dinheiro de que é necessário dispôr para entrar para sócio. Anda muito perto dos 20.000 Escudos em moeda antiga. E depois é "sempre a meter gasolina", como me diz alguém muito próximo! As pessoas estabelecem prioridades, os jogos são todos televisionados, quem tem mais uns tostões vê o jogo tranquilamente em casa, sem frio nem chuva -não esqueçam que os Portuenses estão cada vez mais longe do Porto- e quem está mais apertado, pode sempre ver o jogo no café mais próximo ou agradável -transformados agora em novos Estádios, como o eram à trinta/quarenta anos- transmitido em ecrãs Plasma de 56" e entre um café ou uma cerveja gritar um golo, ou sofrer uma humilhação!

    ResponderEliminar
  4. É verdade, este é o verdadeiro futebol que nós gostamos, o outro não nos interessa para nada.

    Estou com uma enorme fé para hoje, penso que o resultado será mesmo 2 a 0, com golos de Lucho e de...Postiga. Não me perguntem onde raio tirei essa ideia, mas hoje estou com o Postiga e tenho fé nele.

    Estou preparado para sofrer, precisamos de ter aquela atitude competitiva e união igual ao jogo do Besiktas, mas, por favor, joguem um bocadinho melhor.

    ResponderEliminar
  5. Menphis, não me acredito muito que o POstiga jogue sequer. Mas se dizes que ele marca, só espero que tenhas razão.

    Meireles como disse o Zé Luís, o que é certo é que o FCPorto periodicamente e num curto espaço de tempo faz a recontagem de sócios e isso é demonstrativo de profissionalismo e seriedade. Mas não deixa de ser estranho por exemplo 10.000 anulações, que em princípio serão por falta de pagamento. Por outro lado tb poderemos pensar que a nível de Dragon Seats o FCPorto aumentou este ano e estes acabam por os números mais importantes já que o apoio nas bancadas é tb ele muito importante. Acho até que somos o clube em Portugal com maior número de sócios com lugar anual e isto apesar de sermos... poucos, como costumam dizer.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Para Marselha não deixo de estar confiante, mas há um pormenor que me deixa apreensivo: a paragem!
    Depois do sucedido no Natal e com a eliminação com o Atlético, e o que se lhe seguiu nos intervalos da Taça onde o Porto já não competia, e que o Jesualdo admitiu ser um problema a falta de competição contínua, não é fácil antever se a equipa vai apresentar-se bem ou não.
    O início do jogo o demonstrará, mas parece-me ser o factor de incógnita que impõe uma reflexão. Pode ter havido descanso, mas também muitos jogadores nas selecções e em viagens. Mas é diferente de treinarem juntos. E o certo é que juntos não houve competição.
    Para todos os efeitos, o OM tem bons jogadores especialmente no ataque. Mas cabe ao FC Porto imnpor respeito pelo seu futebol e jogar em todo o campo.
    Uma atitude à Porto e bem diferente, mais uma vez, do que ontem se viu no Sporting, com o mesmo futebolzinho pequenino, apostado na contenção, sem profundidade atacante e sem justificar outro resultado que não a derrota, por muito que as crónicas do dia preconizem que o Sporting merecia mais... Bem, contra a Roma sem Totti poderia esperar-se mais, mas a equipa não merecia mais do que teve.
    Como continuo a ver, há muitos anos e de forma continuada, o FC Porto como a equipa mais competitiva, espero algo mais do jogo do Velodrome. Ao nível do que nos tem habituado esta época e bem melhor do que os nossos rivais lisboetas juntos.
    Porque o futebol faz-se de comparações de níveis de qualidade e competitividade e é nessa base que se projectam percursos e se fazem previsões sobre uma ou outra fase a atingir. Por exemplo, na Taça da Liga está provado que, por críticas e zombarias que se tenham feito ao FC Porto, as segundas linhas de Benfica e Sporting deixam tanto a desejar como as do FC Porto. Isto para quem tem olhos de ver e não dizer mal do vizinho quando algo corre pior antes de se voltar para dentro e verificar o estado da sua prontidão competitiva em termos de plantel.

    ResponderEliminar
  7. CORRUPÇÃO

    Do DN
    "Não estamos habituados a ter indústria cinematográfica em Portugal. A indústria implica que haja filmes destes, os chamados filmes de encomenda", disse Breyner. "E pelo contrato, o produtor pode cortar, escolher actores, etc. É normal. Não há jogo escondido", rematou. Para Ruy de Carvalho, "Não há censura. Essa, sentimo-la eu e o Nicolau na pele. Há cortes de produção. Houve um desacordo entre o realizador e o produtor."

    ResponderEliminar
  8. Terminou o Ramadão e Tarik passou para o banco.
    Não percebo.
    Mariano Gonzalez é para manter a equipa trás, não é?...
    Bem, se fico feito num "8" espero que o jogo me desminta e Jesualdo dê um nó cego à Marselhesa...

    ResponderEliminar