18 novembro 2007

Corrupção VII

Onde é que a porca torce o rabo?

Como Saldanha Sanches quebra o segredo de justiça em que Ferro Rodrigues cagava, e nada como a corrupção de aldeia, a 500 euros, aparece – que coincidência! – com o crepitar da Casa Pia

"A pedofilia na Casa Pia não pode ter uma prioridade inferior, digamos, à da... viciação da verdade desportiva do futebol, investigada com meios superlativos e denodo pela Dra. Maria José Morgado, esposa do dr. Saldanha Sanches!..."
No blogue Do Portugal Profundo, 17/11/2007

O mundo da arbitragem ficou sobressaltado de novo. Além da intrigante comichão das avaliações por vídeo e a pedido, com uma comissão de peritos incapaz de julgar por si própria para se deixar ir a reboque dos clubes queixinhas, tivemos a caça às bruxas a sério. Bem, não muito a sério, porque o jornalismo sério não faria as parangonas de favores arbitrais de 500 euros nos distritais de Viseu. Caiu-se mesmo no desplante de se catalogar de “Apito Dourado II” a já famosa corrupção de vão de escada, inferior à do processo de Gondomar. Mas o jornalismo de investigação dá-se ares de importante com coisas menores, quando o que ficou em causa foi, num abrir e fechar de olhos e com polícias locais e sem meios nem tecnológicos nem de escutas telefónicas, uma tramóia, se o era, ter sido desmontada no Portugal Profundo. Mas esta lição ninguém a quer tirar, ante esse colosso investigador do Apito Dourado versão “x” em que quiseram enredar o FC Porto à falta de outros meios de chegar a títulos verdadeiros obtidos no campo.

Ora, como há muito opinei, lá nos meus pensamentos lógicos que não temem os leitores politicamente alinhados a contragosto de verdades inconvenientes, sempre associei o “abafar” do caso da Casa Pia com o emergir do Apito Dourado versão “x” com o FC Porto como alvo (o “x” é o centro do alvo). Até Paulo Pedroso, entretanto desacreditado na personalidade de Catalina Pestana (ver entrevista ao Sol, aqui citada no mês passado), voltar há dias ao tribunal e dizer uma série de coisas que blogues de referência como os aqui citados esmiuçaram, não a Imprensa credenciada…

Ponto comum à Casa Pia e ao Apito Dourado: o famigerado fiscalista Saldanha Sanches, helàs!, que esteve nos caboucos da forma política que o caso teve no seu início comprometedor para figuras socialistas, e obviamente a sua esposa Mizé Morgado Tung, afamada justiceira do povo conquanto encarcere Pinto da Costa (ai dela se o não fizer), que de malas prontas para acompanhar a corrupção que o seu marido diz existir fora da capital, isto é em toda a província restante que sobra de Portugal, subitamente vai ser desviada para esse cancro nacional que é a Madeira, para descanso das elites lisbonenses…

Paulo Pedroso, no tribunal, trouxe Saldanha Sanches à liça, desta maneira comentada pelo José na Grande Loja do Queijo Limiano:

“É por isso extraordinário que Saldanha Sanches, jurista, professor, pessoa séria e competente, casado com uma magistrada de alto coturno em matéria penal e experiente nessa área, tenha feito a figura que fez e agora volta a ser notícia. Pode perguntar-se legitimamente se a fez por ser amigo de quem era - e compreende-se que tenha dado a solidariedade e até a indignação derivada da presunção de inocência absoluta daí derivada. Pode ainda perguntar-se por que razão tomou a iniciativa de ir pessoalmente à sede do PS e aí falar do assunto com o visado [Ferro Rodrigues, então secretário-geral do PS], presumivelmente ainda não sabedor de coisa alguma [pretendiam incriminar Ferro Rodrigues]. Se concluirmos que a razão para essa audiência privada de Saldanha Sanches com Ferro Rodrigues, a pedido daquele, na sede do PS [e SS nem é do PS], para falarem de assuntos relacionados com o processo Casa Pia e para que aquele comunicasse a este, factos em estrito segredo de justiça [para o qual Ferro Rodrigues estava a cagar-se, recorde-se], então o caso muda de figura, completamente. Há registos áudio e até vídeo que demonstram que altas personalidades do PS e de outras áreas políticas e não só, procuraram minorar os estragos, com contactos directos com as mais altas instâncias do poder do Ministério Público, a fim de parar os procedimentos e de algum modo, condicionar a investigação. Chama-se a isso, em linguagem jurídica e até corrente, perturbar a investigação criminal, de forma grave, provavelmente a mais grave que pode haver: pressionar a entidade investigadora, para abandonar a investigação. A prática, além de celerada e tipicamente mafiosa, é condenável pelo direito português."
No blogue Grande Loja do Queijo Limiano, 16/11/2007, o negro é do blogue, os sublinhados e os itálicos são meus.

Mao, Mao
Não perceberam? O casal Mao-Mao faz tudo: ajuda os amigos, sejam do PS ou do Benfica, são mafiosos a perturbarem investigações, capciosos a encontrarem alternativas de desacreditar pessoas, até miúdos abusados sexualmente que é do mais repugnante que existe, mesmo a engendrar maquinações para uns apitos douradinhos que nem iglos. Passe a publicidade, você não gostaria de sentar o Ronaldo no banco, pois não? Nem desvendar um Apito Encarnado, pois não? Se lhe der umas dicas da investigação, arranja-se um crime com a mesma desfaçatez que se desarma outro… de estalo, perdão de Estado. Mas o nosso PGR, o montanhês Pinto Monteiro, diz que em Portugal a corrupção não é de Estado, é a pequena corrupção, a cunha e tal, a 500 euros!

Sem receio de melindrar amigos que gostam pouco de incursões na política nem ligam ao intrincado dos meandros da dita, lá onde se conspiram receitas miraculosas a bem das gentes de boa-fé da capital, pois associo tudo isto. É tão fácil como Felícia Cabrita chamar o caso Casa Pia II e o Correio da Manhã – não se riam! - falar do Apito Dourado II.

Como diria o outro: Saldanha Sanches, fiscalista, Luís Filipe Vieira, Mizé Morgado Tung, política, futebol, Benfica, justiça, FC Porto, Casa Pia, Apito Dourado, numeração romana avulso, corrupção, escândalos, manchetes, casos abafados, investigações desviadas, não vais para Lisboa vais para a Madeira – vocês sabem do que eu estou a falar.

Correio da Manha, um almoço, uma denúncia interesseira
Nada surge por acaso. Nem que o CM tenha deixado a luta, perdida de resto, contra a pedofilia quando perseguia arguidos como Carlos Cruz e inventava casos de cassetes roubadas na sua Redacção, para se arvorar em defensor de carolinas cá do burgo a quem reclamou, até, pedido de protecção policial. Nem, olha, olha, que o ex-director do CM, João Marcelino, hoje no DN, atire a Luís Filipe Vieira, na entrevista dominical mas pouco católica, na semana passada, que o patrão da Cofina, Paulo Fernandes, apontado como “assumido benfiquista”, como saberá o Marcelino, tenha almoçado com o presidente do Benfica para acertar alguma estratégia de linha editorial em que aquele grupo de CS se tem afirmado tão claramente como dantes se eriçava em defesa das vítimas da Casa Pia para, estratégica e politicamente, deixar morrer as criancinhas…

Uma semana de muita informação em que as leituras só podem dar-se entre as linhas destas barricadas que, no risco de sepultar a liberdade democrática com delitos de opinião já sob inquéritos e processos disciplinares em vários Órgãos de Comunicação Social, se vão erguendo para não deixar as pessoas ver mais longe. Obstáculos à verdade, tapando a corrupção, em suma como fica a terminar:

"Falham ao povo as instituições que tinham a obrigação estrita de combater com prioridade e eficácia o horror da pedofilia de Estado e o cancro anti-democrático da corrupção de Estado que corrói o desenvolvimento de Portugal. Portanto, resta-nos a denúncia pública e a indignação popular"
No blogue Do Portugal Profundo, 17/11/2007

p.s. – porque estas coisas devem ser denunciadas, a pedofilia, a corrupção, o intriguismo, o proteccionismo de Estado. Bem, também a pequena corrupção, a 500 euros, mas avaliem as prioridades…

12 comentários:

  1. No meio de toda esta rede, que está tão bem organizada como uma máfia, que procura dar ênfase ao que distrai e tenta esconder o essencial, deixo a pergunta e lanço um tema que poderá estar envolvido nisto até ao tutano. A maçonaria e os seu elementos que estarão envolvidos em tudo isto e que pelo que me é dado a entender com o seu jogo de interesses e pessoas importantíssimas nos órgãos de poder que pertencem a esse grupo tem o destino de Portugal nas mãos.

    Aqui há uns dias vi uma reportagem, não sei em que canal da tv, e pelo que me é dado a entender, os elementos que pertencem às diversas lojas são pessoas com muito poder de decisão no país, quer na vida politica, quer na vida empresarial, e a defesa de outros elementos da mesma loja como se de irmãos se tratassem, é uma das grandes condições para pertencerem a essa "elite".

    Não gosto de falar do que não sei, mas olho para alguns nomes e parecem-me claramente pertencer a estas lojas. Não sei até onde vão, mas que se ouvem histórias, lá isso ouvem.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. tiago tem pré-acordo com o fcp para vir emprestado em dezembro, está só à espera da resposta da juventus.

    ResponderEliminar
  3. se isso se confirmar...ainda por cima poderá jogar na Champions e tudo.

    ResponderEliminar
  4. Estes casos todos da nossa política mostram bem o nojo de gente que nos domina e os compadrios fortes que tudo defendem para esconder a podridão onde estão metidos.
    Daí surgirem estas personagens mediáticas que parecem os donos da verdade, os impolutos mas que fazem muito bem o trabalho dirigido e instrumentalizado para onde é preciso.
    Excelente crónica Zé Luís.
    E assim vai Portugal, uns ( poucos ) bem e os outros ( muitos ) mal.

    ResponderEliminar
  5. Sem querer adiantar-me muito, na verdade é profundamente coincidente a descoberta de mais um grupinho de "Corruptos.de.500" com a denúncia reiterada -por Catalina Pestana e outros senhores importantes- de continuarem a existir e a subsistir casos de pedofilia na Casa Pia...O que eu acho espantoso é que a nova Provedora da dita Casa se tenha metido em copas com essas denúncias, enquanto elas foram do domínio privado e vai a correr ao PGR quando entram na esfera pública...Cheira-me a esturro ou então -resta-me a eterna crença na bondade- queriam apanhar os Pedófilos em flagrante "delitro", como apanharam os árbitros a receber os chouriços...Tá bem visto Zé Luís, para um Casa Pia II nada como um Apito de Platina II...As coisas conjugam-se, no fundo é tudo uma questão de mais ou menos "Currupção"...Desculpem Corrupção!

    ResponderEliminar
  6. Cá para mim ainda vão acusar a Dona Catalina de andar a "fazer-se ao piso" ao NGP...E que o Namora vai ser o menino das alianças!

    ResponderEliminar
  7. Resta-me alguma consolação de perceber que mais alguém fica perplexo, diria abananado, com este tipo de ligações. Estou a ficar senil? Ao chego, tão cedo?, ao ponto de Vasco Pulido Valente: "Esta sociedade está numa fase em que nem me apetece viver".
    Palavra de honra, isto tudo deixa-me derreado, abatido, impotente. Sou eu e mais alguns, poucochitos. A maioria ou não liga, e podia ser a Joaquina da Casa Pia, ou não percebe. Esta hipótese, se for pela existência de orquestração mediática que confundo com desinformação e, pior do que falta de escrúpulos, insanidade natural de Redacções de cordel, confirma o estado da nação: iliteracia, falta de qualificação, vazio mental - resta saber se é do futebol ou das telenovelas, já que Fátima não é mais razão para a cegueira que os nossos padres até já são chamados à pedra no Vaticano.
    Porém, ao ler uma variante da perplexidade perante estas coisas, hoje no JN, através do afamado Manuel António Pina, conforto-me com gente que pensa e tem uma ordem de valores e prioridades.
    MA Pina, na sua excelsa coluna na Última do JN, também se questiona da razão de muita Imprensa fazer alarido aos jogos a 500 euros, o tal Apito Dourado II, numa altura em que o secretário de Estados dos Assuntos Fiscais mandou uma bordoada na AR sobre as empresas (construtoras?) que mais fogem ao fisco. E nem a sugestão de "procurarem nas 1000 maiores empresas do país" levou o jornalismo de investigãção a querer saber mais. Nã, importante é apanhar uma alegada fraude num jogo distrital. É, de facto, o Portugal Profundo.
    Hoje cheguei tarde, mas acabo o dia da melhor maneira. Ainda há quem tenha valores e estabeleça um sentido para a vida e uma sociedade normal.
    Quanto ao Saldanha Sanches e sua esposa de "alto coturno", pois vão continuar a espalhar o terror mediático... até os apanharem a eles. Que não tarde a Justiça! Porque isto de infernizar a vida dos outros foi do tempo PREC onde as práticas marxistas-leninistas se faziam à descarada.
    Hoje é no recato dos títulos quase nobiliárquicos que um e outro ostentam. Bem, ao menos o inefável Saldanha Sanches já se penitenciou perante Pinto da Costa de uma atoarda - quantas foram, quantas foram? - que ajudou a propagar. Para quem não se lembre, a estória dos 400 euros de salário que alegadamente PdC teria dito em tribunal e que causou um espalhafato enorme na altura.
    Labaredas enormes? Nã, os fogos vão baixinho, ninguém dá por eles.

    ResponderEliminar
  8. Uma justiça ao serviço dos poderosos, dos mafiosos e dos degenerados, que muitas vezes até nem são diferentes pessoas. Com o trabalho de bastidores dos operários pedreiros-livres, toda a ênfase mediática iluditiva do essencial sinistro, recai em ninharias, que por outro lado também servem para tentar deitar abaixo, pessoas e instituições incómodas ao poder centralista lisboeta benfiquista (PdC e FCP). Com uma só cajadada, os mafiosos ocultistas, tentam matar 2 coelhos.

    ResponderEliminar
  9. Bem, essa do Tiago no FCPorto soa-me a esquesito. Mas sei que ele é portista e por isso até nem me admiro que seja vontade dele, além de que é um bom jogador e no lugar que joga pode fazer falta assim um jogador ao FCPorto.

    Acho estranho ninguém ter pegado no tema da maçonaria e em como ela poderá estar interligada com todas estas coisas.

    Não acreditam no seu poder?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Posso dizer-vos que o que me levou a emigrar ha uns anos foi precisamente o estado das mentalidades no nosso pais.
    Assisti a determinadas coisas nas empresas em que trabalhei que me levaram a desistir de me chatear e de tentar fazer alguma coisa pelo meu pais.
    Vou voltar dentro de uns anos. Espero nessa altura ter experiencia suficiente para ocupar um cargo onde ninguém mande em mim.
    Nessa altura sim, sentirei que é possivel fazer algo. Nao me sentirei abatido, nem impotente. Espero eu.
    Percebo muito bem o que o Ze Luis diz.

    ResponderEliminar
  11. Sem dúvida que a maçonaria está por detrás de tudo isto. Não diria que têm um interesse especial na promoção do apito dourado, mas amigo puxa amigo...

    O facto de haver gente metida até ao pescoço no caso Casa Pia e outros, de todos os quadrantes políticos, é indiciador de que há algo mais poderoso atrás das simples ambições políticas.

    Veja-se o caso da conspiração contra Souto Moura. Até o Paulo Portas (e digo assim simplesmente porque ele nem estava perto do governo) jogou os seus dados! Tal como o Zirtaev diz, não tenho à minha frente a lista dos membros da maçonaria, só posso fazer suposições...

    A maneira como se abafam, ou pelo menos se tornam invisíveis até ao seu inevitável desaparecimento assuntos gravíssimos, que extraordináriamente não são explorados pela nossa imprensa, leva a concluir que não é um governo que está no poder há relativamente tão pouco tempo que consegue montar uma máquina de influências tão bem oleada como esta.

    Se o próprio Vasco Pulido Valente, que consegue fazer ouvir a sua voz, e que tem ecos dela, se mostra desanimado e diz começar a ser difícil viver num país assim. Como me sentirei eu, e muitos que não podem aspirar a mais do que tentar confortar-se um pouco e soltar o que nos vai na alma, num blogue de gente séria que pensa como nós?

    A maior parte das pessoas não se sente indiferente, sente-se isso sim um pouco derrotada. Salvem-nos os blogues para nos devolverem um pouco de orgulho e vermos que não estamos sózinhos.

    ResponderEliminar
  12. Zirtaev, o problema da Maçonaria é transversal à sociedade, atravessa todo o espectro político da esquerda à direita e é suficientemente secreta, na sua generalidade, para ser muito fácil detectar quem lhe pertence ou não. Há vultos perfeitamente identificados, mas a imensa maioria não é conhecida e esses -os grandes ignorados- são os que nos confundem completamente. Problemas de -falta- transparência! Pensei que a Democracia terminaria com essa necessidade de secretismo -perfeitamente aceitável até então- neste momento, considero essa influência subterrânea assustadora...Quem é quem?...Quem pode o quê?...Agora imaginemos que alguém cai -sem querer- nas garras dessa máquina secreta de manipulação, está feito ao BIFE e sem o saber...Basta "ofender" -até inadvertidamente- alguém que pertença ao "organismo central e secreto" e que tenha alguma influência e peso nele, para estar a partir daí completamente entregue à "bicharada"!...Entramos no reino da mais completa esquizofrenia. -Como nela vagueiam -é o termo- pessoas da mais variada e diversificada origem e posicionamento, ficamos sem saber se o vizinho do lado é -tal como antigamente- ou pode ser, um "agente" do inimigo! Sou por princípio adepto da transparência e isto de Sociedades Secretas quanto a mim, só dá maus resultados mesmo a quem nelas se envolve...Passam todos a ser escravos da organização! Mas talvez a MJM "queira investigar" um pouco sobre isto...Seria interessante saber quem ela descobriria! Saldanha, Saldanhinha onde anda a tua cunhinha?...

    ResponderEliminar