27 novembro 2007

A mulher de César não se livra da suspeita…

A arbitragem de Xistra, os que erram porque querem, os castigados e os protegidos e cumprimentos que os portistas não deviam dar nem em nome do fair-play – o Xistrema

Palavra que vou falar do FC Porto-Setúbal, de Carlos Xistra, de arbitragens horrorosas e do escamotear permanente da verdade pela Imprensa Destrutiva e dos pés-de-microfone com menos neurónios do que Jaime Pacheco na avaliação de Mourinho; até garanto tocar a honra da mulher de César, mas começo por um exemplo digno, ou a moeda das duas faces que me levam a Inglaterra e a Scolari. Assim:

Mladen Petric marcou o golo croata que eliminou a Inglaterra do Euro-2008. Andaram por aí vagamente a saber coisas deste móvel avançado (hoje seria bósnio, mas cresceu na Suíça de pais croatas) que começou por se mostrar… nas Antas, onde assinou um belo golo pelo Grasshoppers, em 2001, tinha 20 anos, num jogo que o FC Porto empatou (2-2) com golo de um certo Hélder Postiga quatro minutos depois de Octávio o lançar, como estreante, na 2ª parte.

Petric, que foi melhor marcador na Suíça pelo Basileia (19 em 24 jogos) até transferir-se para o Borússia Dortmund, está lançado na fama como é digno de quem ousa destacar-se frente a qualquer equipa inglesa: mesmo uma equipa banal como a da selecção dos Três Leões, cujo futebol não deixa marca em competição alguma desde o Mundial-90 quando Bobby Robson deixou de ostracizar um genial Paul Gascoigne. Um golo como o de Petric dá a fama e, normalmente, o “herói” aceita todas as comendas e prebendas dos ignaros ingleses quais basbaques de cada vez que um desconhecido lhes faz frente e até os derruba. “No big deal” a Inglaterra ficar fora do Euro – e eu, admirador confesso e resistente, hoje mais do “futebol à inglesa”, sou insuspeito para o assumir – quando o único campeão europeu em falta na fase final é a Dinamarca, mas ninguém reparou porque o marketing e as agências de comunicação promovem jogadores como vendem corn-flakes – e às vezes nem ambos fazem bem às criancinhas…

Pior, a Inglaterra é tão fraca que até Scolari, o pobre coitado que continua a insultar tudo e todos, tão ébrio de pequenas vitórias como burro carregado de má educação, achou que se defenderia das miseráveis prestações de Portugal aludindo à exclusão dos sempre auto-excluídos ingleses – estes a viver num mundo à parte em matéria de futebol, tal como Scolari pensa que um estatuto, já gasto, de campeão mundial lhe valerá, qual Lorde, bajulação honorífica para o resto da vida.

Bem, o desconhecido Petric desprezou de tal maneira a Inglaterra assim:

“Gostei de eliminá-los. Acharam-se sempre superiores, mostraram uma arrogância nojenta que nos soube maravilhosamente o triunfo que os liquidou. E no final nem troquei de camisolas: A MINHA CAMISOLA VALEU MAIS NESSE JOGO do que qualquer outra inglesa”.

Xistrema
Os ingleses encaixaram com “fair-play” a derrota, mas em situações assim deve dar-se-lhes ao desprezo ou afrontar os ídolos com pés de barro como fez Petric? E o que tem isto a ver com o FC Porto?

Depois de Jaime Pacheco, farto de sofrer com erros de arbitragem, ter vindo a público assumir que “os árbitros erram porque querem” -- o que não sendo fácil de provar é do mais elementar senso comum de quem assiste horrorizado, ainda que possa sofrer retaliações das primas-donas do apito dourado nas mordomias que recebem – e sem saber como o monstruoso Lucílio Baptista “reagiu” no Boavista-Guimarães de ontem à noite, a arbitragem de Carlos Xistra no FC Porto-Setúbal é, mais uma, digna de figurar nos anais das péssimas actuações dos árbitros que enlameiam o futebol português.

Há dois anos envolvido por culpa própria num caricato penálti que assinalou mas voltou atrás (Porto-Marítimo, 1-0) e na época passada num fantasmagórico penálti digno da mancha negra (Académica-Porto, 1-2) embora patente no YouTube pelos comentários dos mafiosos do costume, Xistra foi “sorteado” (por ser uma sorte a nomeação criteriosa que até o fez equipar-se de vermelho no Dragão) para um jogo entre 1º e 3º classificados e sem perderem, coisa que, respeitando a importância dos títulos e mesmo o perfume de futebol que portistas e sadinos vinham patenteando esta época, deveria caber a um internacional. Creio que Xistra está “nomeado” para em 2008 receber as insígnias da FIFA, mas é mais um que é nacional e não presta, indigno da categoria que vão outorgar-lhe mas banal na mediocridade reinante na arbitragem

portuguesa.

A forma discricionária como dirigiu o jogo mais importante da jornada no Dragão, com prejuízo “xistramático” do FC Porto em que figura mais um penálti não marcado num dos tais “erros que os árbitros vêem mas não marcam porque não querem”, roçou o insulto.

Conseguiu dar 4-3 em amarelos aos portistas que tiveram esmagadora posse de bola ante uma equipa de bloco baixo que nunca saiu do seu bloco… de partida. Fez uma desavergonhada apitadela a qualquer encosto, prejudicando a fluidez do jogo, mais severo nos cartões com os portistas que receberam mais pancada desde que o hoje afamado Pitbull, muito procurado na semana a sonhar marcar no Dragão ou como exemplo da suspeita ordem portista de não deixar jogar os jogadores que tem emprestados por meio campeonato, cedo levou um amarelo à 1ª falta num critério não mais repetido com os sadinos em todo o jogo.

Além do penálti sobre Lisandro não marcado, à sua frente, sem alguém a prejudicar-lhe a visão do lance, Xistra enervou todo o estádio com o seu preconceituoso critério disciplinar. Faltou-lhe amarelar Quaresma, mas o miúdo evitou as diatribes que o vão marcando por todo o lado e foi a imagem do controlo emocional colectivo. Quaresma foi alvo de entradas a varrer desse tipo em forma de pipo que rebola pelos relvados chamado Adalto, decerto sedento de vingança por ter levado um nó cego e visto o Harry Potter cruzar para Adriano cabecear na vitória do Jamor em 2006 para a Taça de Portugal.

Mas Quaresma, “à bica” de uma exclusão na Luz, percebeu a ambiência e o árbitro de vermelho não teve hipótese, nem quando perseguiu com o olhar o marcador fulminante do 2-0 para saber se podia dar um cartãozito de encomenda caso ele tirasse a camisola, algo que o miserável árbitro não despiu para dar melhor exemplo.

Gatuno não era o cigano…
O Dragão chegou a entoar o clássico “gatuno”, que saudades do coro a xongar os malfeitores!, e não era para o “cigano”. Só que o público portista, cada vez mais frio e pipoqueiro, quando não da massa assobiativa, não fez, nem faz a pressão que tanta asneira justificava, o que me irritou tanto ou mais do que as apitadelas sem nexo do descabelado a purgar algum ressentimento por ser do Interior empobrecido e desertificado, alerta-o Cavaco, mas que só em Lisboa pode encontrar a cura para tal mal.

Por fim, achei lamentável que os jogadores portistas não tivessem feito como Mladen Petric: eu jamais cumprimentaria quem me tratasse com tal desdém e imerecida severidade, mas vi os jogadores portistas a fazerem-no com Xistra, que fica sem lhe mostrarem que quem não se sente não é filho de boa gente.

Ora como o mínimo que Xistra pode ouvir foi um sonoro “gatuno”, entre muitos “filho da puta”, lá temos de questionar a honra da mulher de César. Mas nem esta nem os árbitros portugueses se livrarão jamais da suspeita. E, vista a sua cor na camisola, logo voltou o “fdp, slb, fdp”, pois de um apito encarnado se tratava – resta saber se, cumprimentados os árbitros e não se enviando a queixa que é de direito, alguma comichão avaliativa da fantasmagórica CA da Liga vai tratar, por si própria, de meter este badameco na ordem se não for numa jarra por muito tempo.

Soube, mais tarde, que na TV sobraram dúvidas onde amiúde as certezas são do género “parece-me claramente”, no lance do penálti. Um tal joelho terá incomodado Lisandro, coisa de somenos para o árbitro do Xistrema. Já agora, contando com o slb (Senhor Lucílio Baptista) na Luz a “sortear” hoje entre os protegidos e mal-amados de Vítor Pereira, revejam do YouTube o tal Académica-Porto da TVI da dupla balde mar-manhoso que entremeiam com relatos na TSF como são esperados no sábado. Logo um tal Manha que tem cara em publicidade da TSF em que alegadamente dão o “score” de Jornalismo, 1 – Clubismo, 0. Resultado claramente falseado. Como fazem os árbitros do Xistrema.

Nota do Administrador: Não se esqueçam que hoje já há jornada da Liga dos Campeões, sendo que têm até hoje às 19H15 para actualizar as equipas do UEFA Fantasy Football para mais uma jornada da Liga da Bancada.

15 comentários:

  1. Ze Luis, ha 2 ou 3 coisas que me enojam. Dai o meu comentario ao jogo ter sido tao curto.

    1- A forma como determinados jogadores demonstram a sua falta de profissionalismo. As provocaçoes ao cigano foram constantes, a tentar retira-lo do jogo do galinheiro.
    2- A forma como os arbitros usam e abusam da dualidade de critérios em jogos do Porto e do Benfica. Sempre a favor dos vermelhos.
    A maneira como estes maus e corruptos arbitros se passeiam pelo Dragao sem sentirem o peso do estadio. O publico nao pressiona quando deve. Deve-se pressionar e bem a partir da primeira amostra de dualidade de critérios.
    3- Depois daquele penalti, depois do amarelo ao Pedro Emanuel, depois das agressoes dos atacantes do Setubal que passaram impunes, os jogadores do Porto acabam o jogo a cumprimentar o arbitro. De facto voltamos ao passado, com cumprimentos a ladroes e falta de criticas de quem deve por a boca no trombone.

    Uma ultima nota para uma grande exibiçao na segunda parte. Notei com muito agrado, apos o segundo golo, que o Setubal se abriu. E ai sim, reparei o quanto o Porto é superior, especialmente a quem tenta jogar de igual para igual connosco.

    Reparei também no jogo das galinhas, que o unico municiador de jogo tem 35 anos. Naturalmente nao vai fazer a época toda.
    Para além de todas as fraquezas do plantel made in Orelhandia, encobertas por pontos oferecidos pelos homens do apito e por exibiçoes infelizes de alguns guarda-redes, este pormenor penso ser o que vai definitivamente afundar o clube da galinha, quando o momento chegar...ca estaremos.

    Sinceramente, nao consigo entender a nossa sociedade. Nao entendo a protecçao ridicula dos média ao clube da galinha. Nao consigo entender este gosto masoquista pelo centralismo que afunda o pais.
    Começo a pensar que andam todos doidos. Nao pode ser apenas odio e frustraçao.
    Qualquer pessoa que ja tenha andado no futebol, consegue ver que, nos ultimos 14 anos, ganharam um tiulo comprado e a qualidade dos fraquissimos planteis é disfarçada por pontos dados por essa classe incompetente de arbitros e jornaleiros pro-regime fascista.

    Depois falam da falsa competitividade, que querem, eles os do regime, nivelar por baixo.
    Sera assim que o futebol portugues evolui? Sem sentido de exigencia? A proteger aqueles que nao teeem qualidade e a prejudicar os que teem?

    Temo que isto nao possa de facto ser motivo de reflexao. Sera apenas uma evidencia que mudara dentro de 2 décadas, quando os senhores editores e dirigentes que controlam o que alguns mais jovens talentosos escrevem e apitam, morrerem, para dar lugar a outros.

    ResponderEliminar
  2. Queria também perguntar à bancada se se lembram da roubalheira que foi o Portugal-Arménia entre penalties perdoados e faltas ignoradas sobre os arménios?

    A comunicaçao social vermelha nao chamou a atençao para esta arbitragem que teve influencia directa no resultado, à imagem daquilo que fazem semana apos semana, no que respeita às ajudas dadas ao seu clube.

    "E o burro sou eu?"

    ResponderEliminar
  3. Um pouco de poesia para relaxar:

    Na briosa mandou o Olegário
    Bem queria e bem que quis
    Amarelos ficaram no armário
    Quem se lixou foi o Assis

    No banco o Barbosa e o Joeano
    É o sistema de orelhas e bigode
    Tentam o titulo no proximo ano
    Mas ao FC Porto ninguem o fod*

    O primeiro lugar é do Dragão
    Actual Bi campeão Nacional
    Estamos lá com garra e emoção
    Sem ajudas do sistema arbitral

    Por falar em sistema arbitral
    Lembra-me logo o glorioso
    O Xistra a ler o Codigo Penal
    Dava-me logo um enorme gozo

    Para terminar as lagartixas
    Em Leixões nem jogaram mal
    Nos adeptos não houve rixas
    É o grande espirito de Natal :)

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  4. ZÉ LUIS: Na tua excelente memória só faltou referir q na época 2001/2002 o FCPorto de Mourinho recuperava extraordinariamente na tabela ameaçando a liderança leonina quando depois de 4 vitórias consecutivas nomeiam um desconhecido XISTRA para o FCPORTO-BEIRA MAR. O FCPORTO ACABOU REDUZIDO A 9 JOGADORES COM EXPULSÕES DE DECO E JORGE ANDRADE E O BEIRA MAR GANHOU 3-2 COM UM GOLO IRREGULAR. ALGUÉM SE LEMBRA DESTE JOGO? A CULPA É DO XISTREMA.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia a todos:
    Para além do xistrema e outros vírus análogos, para os quais, mais ou menos, já estamos vacinados, há outra doença que me aflige, e essa começa a preocupar-me bastante, que é a "orlandite aguda", pois deve ser um caso patológico onde o fulano quando é a favor do FCP, tem sempre dúvidas, por mais claro que seja o lance, como foi o penalti de domingo sobre o Lisandro, quando só à 4ª. repetição admitiu que o lance era de difícil julgamento, e que qualquer decisão tomada pelo árbitro era aceitável, O que mais me irrita é o anormal fazer de nós cegos, pois se quando ouvíamos relatos pela rádio acreditavamos no que nos diziam, aqui somos nós a ver, e ele também, só que não lhe convém, pela sua clubite aguda. Como sócio do nosso clube sugiro uma petição ao Presidente da Assembleia Geral a proibir a entrada desse incompetente do Rui Orlando no nosso Estádio.
    Já agora, também queria deixar uma chamada de atenção para os comentários do André Vilas Boas, pra começar não tá mal, para quem o ouviu parecia que o Setúbal é que foi apanhado de surpresa e deixou-se dominar pelo Porto, como se as 2 equipas tivessem comparação. Mais um que cospe no prato onde comeu.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Zé Luís, cá estou com toda a simpatia e fairplay,para te dizer o seguinte: não é necessário recuar muitos anos para nos lembrarmos de um F.C.P.que ganhava e jogava bem, muito menos é preciso subir o Everest.Sobre o post, gostei e subscrevo por inteiro, embora pense que o árbitro vai ser o Jorge Sousa e não o L.Baptista.Assim o V.Pereira com uma queijadada só mata dois coelhos: nomeia excepcionalmente um juíz do Porto para o clássico ao mesmo tempo que agrada ao Benfica que vê o seu árbitro preferido a arbitrar o jogo.O que acho espantoso, é que o Xistra é considerado pelos comentadores vermelhos, um árbitro pró-Porto! Não vi jogo pela Sporttv logo não posso opinar sobre o que disse o R.Orlando, mas, posso dizer que eu e vários amigos já o confrontamos com os comentários que faz e curisidades das curiosidades o homem confessou-se portista. É a nossa sina os comentadores vermelhos são do pior ,facciosos, sectários, tendencioso até dizer basta...os que se dizem portistas são todos muito "isentos".

    ResponderEliminar
  7. Na verdade esse "senhor" já foi por mim visto a tirar bilhete no Dragão para um dos jogos de apresentação em épocas passadas, provavelmente para assim permitir a entrada de um miúdo que o acompanhava, isto porque suponho que o dito "senhor" tenha credenciais dos OCS a que se encontra ligado e lhe permitem o livre acesso ao Estádio...Realmente pensei na altura -o homem anda por aqui, se calhar será Portista e vem ver o jogo de apresentação!?!- mas devo ter mesmo pensado errado, quem seria Portista não seria ele mas a pobre -por andar com quem andava- criança que o acompanhava, pois para além de ter um ar claramente inteligente, tinha ainda de aceitar que o triste acompanhante pagasse o ingresso para assim ver um jogo a que muito ambicionaria assistir enquanto o marmanjo/farsola entrava em grande estilo e à Borliú! -Mas tudo isto apenas, para afirmar a minha concordância com a ideia de que o RuiOrlando deve ser tudo menos Portista, ou então se o é, é mais um daqueles "lambe-botas" que pululam em "bandos maciços" por este triste País de "engraxadores" e "servis" que dizem tudo o que fôr necessário, só para poderem ganhar mais uns trocos! Para mim só tenho um adjectivo para essas pessoas: desprezíveis! Só que são tantos!...Como diria Patxi: "se os Filhos da Puta voassem, nunca veríamos o sol..."
    -Já agora um pormenor: porque não usam alternativamente os árbitros, camisolas azuis e calções brancos?...Amarelo é uma das cores alternativas do Sporten como todos sabem e o vermelho...

    ResponderEliminar
  8. Não tenho ideia que tanto o Carlos Xistra como o Rui Orlando sejam dos piores nos respectivos meios como anti-porto primários. Principalmente o segundo. Mas quanto ao Xistra e bem vistas coisas ele será mais um pau-mandado que outra coisa. Um árbitro diria conveniente ao conselho de arbitragem já que não poucas vezes se vê que terá a lição bem estudada para fazer os respectivos favores aquele orgão. A ideia que tinha é que seria apenas um mau árbitro e acabo por ainda continuar a ter, mas esta arbitragem de domingo foi por demais evidente para me mudar a opinião, tal a dualidade de critérios. Foi realmente enervante e este indivíduo conseguiu por o Dragão como há muito não o via, embora ainda seja pouco tal como diz o Zé Luís. Se calhar foi por não terem motivos para assobiarem Quaresma que a massa assobiativa resolveu assobiar o árbitro :-).

    Mas, ao intervalo do jogo e a ouvir a rádio ainda me consegui rir, qd na antena 1 passavam um excerto de uma entrevista ao CQueirós. O jornalista lisboeta insistia com com o Miguel Veloso para a frente e para trás e disse o Carlos Queirós: "Todos os bons jogadores interessam ao Manchester. O Manchester tem uma área de prospecção e por isso não só o Miguel Veloso está referenciado, como tb estão o QUaresma, o Bruno Alves e o Bosingwa."
    LOL, grande azar logo 3 jogadores de um clube de fora da capital :-).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Comentário muito bem feito. Nada que já não estejamos habituados.

    Quando estava a ver o jogo e ao ver Quaresma a tentar esquivar a muitos contactos com os adversários pensei precisamente no mesmo, o puto está a portar-se bem, vamos lá ver se o árbitro não se estica.

    No lançe do penalti e após 35.000 repetições continuam a dizer que é "do vidouso". Mais um penalti a favor do porto feito pelo "vidouso". O nosso azer ´q que é sempre este "vidouso" a fazer os penáltis. Ora o tal vidouso não tem número na camisola e fica assim dificil de atribuir um cartão, e por isso o melhor mesmo é nem apitar.

    Enfim, é mais do mesmo para o cliente do costume.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  10. No jogo contra o Setúbal, como já referi, vinha numa viagem de regresso ao Porto duma escapadinha por terras de Espanha e ouvi o relato até os 65/70 minutos do jogo, sendo que depois vi o resto da partida na televisão.

    Como sempre, até quando vou ver os jogos ao vivo, ouço sempre o relato na Antena 1, passava pela fronteira quando comecei a ouvir os comentadores a dizer que o " FCP está mais preocupado, 2 empates e o slb a perseguir enquanto o Setúbal está mais descansado ".

    O melhor estava reservado para depois o Jorge Coroado a dizer que " Xistra é o melhor árbitro português, e como é de Portalegre, está afastado dos lugares de decisão, por isso não deve favores a ninguém, mas também não tem em quem se agarrar quando está sozinho " ( as palavras não foram exactamente estas já que Jorge Corado tem um vocabulário, ou melhor um burrocabulário mais sofisticado, mas a ideia foi basicamente essa ).

    Depois desses 2 comentários pensei logo em fazer marcha-atrás, ou fazer um desvio para Vigo se calhar ali até daria mais gosto de viver.

    Depois veio o intervalo e chegou a tal entrevista do Carlos Queiroz. Primeiro de tudo, uma excelente entrevista de uma pessoa sabedora, que falou da selecção de uma forma directa e com clareza.

    Depois o Helder Conduto lá meteu o assunto Miguel Veloso e Carlos Queiroz disse que tinha 6...6 jogadores para aquele lugar, que era um bom jogador, mas que o Bosingwa também o era ( da maneira como falou até fiquei a perceber que ele quer mais este do que o Miguel Veloso, mas isso sou eu que estava com atenção às milhentas rotundas deste Portugal...)e explicou de uma forma clara que todos os grandes clubes têm um departamento de prospecção, tem uma listagem de jogadores que interessam e que quando precisam recorrem a ela, mas para o lugar do Miguel tem 6 jogadores.

    Ora bem, nos jornais portugueses ainda não se calaram com isso, como se fosse uma coisa de especial, e querem que o Queiroz diga à força toda que quer comprar o Veloso. A táctica é essa, falam do Manchester porque o Real quer o jogador e vamos inflaccionar o passe do atleta para os Viscondes Calimeros ganharem mais algum, essa táctica é velha, meus amigos, ás vezes é " preciso ler com olhos de ver" como dizia uma professora minha.

    Isto tudo quem vai ser prejudicado é o jogador, que até lhe reconheço valor, ou não fosse filho do benfiquista que mais alegria me deu quando falhou o penalti contra o PSV...

    Quanto ao penalti, mas aquele que o Xistra não quis ver, é verdade que os comentadores tinham dúvidas, mas não posso discutir se foi à 3ª ou 4ª repetição já que estava atento ao jogo, mas estava numa sala onde estava muitas gente e falava-se muito, até nem me apercebi que era o vilas Boas a comentar, mas apercebi-me que os comentadores tinham algumas dúvidas.

    O que me apercebi é que o Carlos Xistra está mesmo a olhar para o lance, sem ninguém na frente e só não marcou porque não quis mesmo.

    ResponderEliminar
  11. O nosso amigo Zé Luís não deixa passar nada em branco e ainda bem. Um autêntico filtro fidedigno de informação.

    No Domingo estava eu a ver o jogo com amigos benfiquistas e a discussão já antevia aquilo que o Rui Santos quis demonstrar mais tarde no seu programa de "verdades absolutas" - que os emprestados do FCP não deram o litro, que o Setúbal jogou de forma atípica e que o penaltie sobre o Lisandro afinal não era mais do que um mergulho argentino. É como os assobiadores do Dragão..."eles" existem e não há nada a fazer. Estivesse o Xistra no jantar que referi ou sentado no lugar televisivo do gelatinoso capilar e diria as mesmas patetices que todos eles.

    Que fazer? Absolutamente nada. Apenas continuar a vencer contra tudo e contra todos e no fim olhar para eles e ver aquelas caras de quem engole em seco depois de ver a evidência - o FC Porto prepara-se para ser Campeão pela 3ª vez consecutiva e em pleno apito dourado. É dose e nem a apitar de encarnado as coisas irão correr como eles querem.

    Vergonhosa esta arbitragem portuguesa, apenas suplantada pela cegueira das Mizés deste pobre país cheio de invejas mediocres.

    Grande Zé Luís! Nunca deixes que te fechem os olhos. A verdade está aqui e "eles" continuarão a engolir em seco fingindo que nada é como NÓS sabemos que é...



    [[]]

    ResponderEliminar
  12. O árbitro é... Jorge Sousa como tinha previsto.Sobre Rui Santos, fiz um post,se qieserem ver, façam favor.

    ResponderEliminar
  13. Ouvi dizer que vai sair um livro sobre o Caso-Mantorras lá para a altura do Natal. Alguém me pode confirmar esta notícia?

    ResponderEliminar
  14. Também nunca percebi muito bem, porque é que os lampiões e os sportinguistas, nos respectivos estádios, passam os jogos a assobiar e insultar os árbitros, ou seja, a pressioná-los o tempo todo, mesmo sendo permanentemente beneficiados, e no Dragão, os adeptos do FCPorto, passam mais tempo a pressionar os jogadores do Porto que a pressionar os árbitros, por piores que sejam as arbitragens. Esta atitude masoquista e estúpida tem de acabar. Os árbitros têm de ser permanentemente assobiados no Dragão. Os jogadores só devem cumprimentá-los no final do jogo, se eles o tiverem merecido. O ambiente tem de ser de cortar à faca, sempre, para ladrões tipo Lucílio Baptista ou para capachos tipo Xistra.

    ResponderEliminar