31 outubro 2008

No fio da NAVALha

Convocados: Benítez, Bruno Alves, Fernando, Guarin, Helton, Hulk, Lino, Lisandro, Lucho González, Mariano, Nuno, Pedro Emanuel, Pelé, Raul Meireles, Rodríguez, Rolando, Sapunaru, Tarik Sektioui e Tomás Costa

Naval - FCPorto , Sábado 18H45 - SportTv 1

26 comentários:

  1. Registo dois aspectos importantes:

    - nos convocados, Helton, Tarik e Pelé estão presentes.

    - nas declarações de Jesualdo, já aprendeu alguma coisa e, depois de ter dito que se estivesse se calhar na bancada também assobiaria, desta vez destacou que um adepto tem instintivamente de apoiar a equipa, acarinhá-la.

    A ver, agora, se mudamos de novo para o trilho das vitórias.

    Em poucos dias fiquei farto de tantas asneiras dos responsáveis principais do FC Porto, incluindo o presidente.

    ResponderEliminar
  2. sei que a fonte não e a melhor mas numeros sao numeros e estes valores nao devem fugir muito da realidade. como socio e adepto do fcp não gosto nada disto, fazme pensar que ando eu a sacrificar-me a pagar o que pago para ir aos jogos e ao fim ao cabo ando encher a barriga a pançudos. do correio da manha:

    Pinto da Costa ganha 300 mil por 3º lugar
    Se o FC Porto ficar em terceiro lugar no campeonato e consequentemente afastado da Champions, os administradores recebem um prémio de mais de 800 mil euros. Desses, Pinto da Costa recebe cerca de 300 mil, sendo os restantes 500 divididos pelos três outros administradores: Adelino Caldeira, Reinaldo Teles e Fernando Gomes.

    A novidade foi dada a conhecer no relatório e contas divulgado anteontem pela SAD à CMVM. No documento são previstas "compensações variáveis" para os administradores, em "função dos resultados desportivos".

    Caso o clube seja campeão nacional, os responsáveis máximos da SAD recebem mais 75% dos seus salários brutos. O segundo e terceiro lugares dão 50% de acréscimo, a vitória na Taça UEFA dá 100%. Se o FC Porto arrecadar a Champions, o prémio sobe para 120% do rendimento.

    O relatório e contas revela ainda que a SAD pagou em 2007/08 cerca de 2,8 milhões de euros aos administradores. Contas feitas, Pinto da Costa teve um vencimento anual de mais de 900 mil euros, enquanto os outros responsáveis receberam, cada um, pouco mais de 455 mil. O que representa um vencimento mensal, no caso de Pinto da Costa, superior a 75 mil euros.

    Caso o FC Porto mantenha o trajecto das últimas três épocas e conquiste o campeonato, o presidente recebe cerca de 466 mil euros de prémio, enquanto os restantes membros arrecadam 236 mil. Se à vitória na Liga se juntar a conquista da Champions, Pinto da Costa ganha um milhão e 200 mil euros.

    "UM VERDADEIRO ESCÂNDALO"

    Alexandre Magalhães não percebe os prémios previstos para os administradores, variáveis consoante os resultados desportivos. "As compensações são um escândalo. Nas sociedades anónimas quando há resultados negativos não se faz distribuições de lucros", disse ao CM o antigo dirigente dos campeões nacionais.

    Crítico das remunerações auferidas pelos administradores da SAD, Alexandre Magalhães lembra que nunca recebeu mais pelo facto de a equipa ficar bem ou mal classificada. "Nunca aceitei compensações variáveis, muito menos num quadro como é o actual, de resultados negativos", afirmou Magalhães, lembrando o passivo de 141 milhões de euros da SAD portista.

    "Movi em 2005 uma acção em tribunal contra as gratificações recebidas pelos administradores da SAD. O processo está parado", rematou o antigo dirigente.

    ResponderEliminar
  3. É um jogo vital e muito curioso.

    Não bastavam os acontecimentos recentes (derrotas em casa) e três jogos fora de dificuldade elevada.

    Mas temos duas expectativas:

    - que jogadores no novo onze

    - que sistema em campo.

    Um e outro ligados, claro.

    Contra um adversário que se fecha bem e tem atletas altos e fortes, não será mais prudente jogar em 4x4x2?

    Nesta perspectiva, voltará Fernando a trinco? Ou será Pelé por quem muitos anseiam nem que seja para ver, apenas, como é?

    Neste sistema, Tomás Costa continuaria no onze?

    É que pressupõe-se que Hulk e Lisandro sejam a dupla da frente.

    Se for o 4x3x3, a mesma dúvida quanto ao trinco que tanta confusão criou frente ao Leixões.

    Do que Jesualdo decidir, e do resultado a obter, sairá a percepção do que esteve mal no sábado passado.

    É a minha única... certeza. Ler, o que suceder, para crer qual é o rumo daqui para a frente.

    Porque dúvidas não devem faltar a Jesualdo. Mas ele é que as criou a si próprio.

    ResponderEliminar
  4. Noticia no Record...

    "O Relatório e Contas Consolidado da FC Porto Futebol SAD para 2007/08, aprovado ontem em AG mereceu já as críticas de Alexandre Magalhães, sócio honorário do clube e uma das vozes dissonantes no universo azul e branco.

    “Considero um autêntico escândalo o artigo 4. Todos os associados do FC Porto que pagam com sacrifício as suas quotas e os seus lugares no estádio, devem sentir-se incomodados com o escândalo deste artigo”, afirma.

    Em causa está a “compensação variável” que Pinto da Costa e os restantes administradores com pelouro (Reinaldo Teles, Fernando Gomes e Adelino Caldeira) têm direito, “em função da performance desportiva da equipa principal do FC Porto, consubstanciada numa percentagem sobre o respectivo salário bruto anual”.

    Segundo as contas da SAD, os administradores receberam no último ano um total de 2.276.632 euros, correspondendo a 1.578.954 à parte fixa da remuneração e 697.678 à parte variável. Deste modo, Pinto da Costa, que pelo facto de ser o presidente do Conselho de Administração recebe o dobro dos outros membros, embolsou mais de 910 mil euros no último ano. Traduzindo por salários, o presidente do FC Porto, recebeu no último ano 75.887 euros/mês.

    Comissões

    Mas estes não são os únicos números a incomodar Alexandre Magalhães, apontando o dedo às comissões pagas nas aquisições de passes – 1,265 milhões de euros –, quando “normalmente um clube só paga comissão quando vende um jogador”, sublinha."


    Agora digo eu...Obviamente, há que vender um ou dois grandes jogadores por época de forma a "abastecer" os bolsos destes meninos, e depois há-que comprar uns contentores de futeboleiros (futebolistas foleiros), pois as comissões também são importantes para, pelo menos, meter gasolina nos iates e nos bólides todos!

    ResponderEliminar
  5. Não é preciso ler outra coisa senão o próprio Relatório e Contas da FC Porto, SAD.

    Ali se lê:

    4. O Presidente do Conselho de Administração e os restantes
    administradores da sociedade têm direito a uma compensação variável, em
    função da performance desportiva da equipa principal do FC Porto,
    consubstanciada numa percentagem sobre o respectivo salário bruto anual:
    Campeão Nacional (75%); 2º ou 3º lugar do Campeonato Nacional (50%);
    Vencedor da Taça UEFA (100%) e vencedor da UEFA Champions League
    (120%). As remunerações dos titulares do órgão de administração não estão
    dependentes da evolução da cotação das acções emitidas nem de qualquer
    outra variável para além dos lucros apresentados em cada exercício.
    5. As remunerações atribuídas durante o exercício, aos elementos dos
    Conselhos de Administração das sociedades, incluídas no grupo,
    ascenderam a 2.276.632 euros, correspondendo 1.578.954 à parte fixa da
    remuneração e 697.678 à parte variável. Esta remuneração auferida no
    Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD
    Relatório e Contas 2007/2008 97
    exercício em causa pelo conjunto dos membros do órgão de administração,
    respeita exclusivamente aos administradores com pelouro atribuído.
    6. A sociedade ainda não possui uma política especificamente definida
    para a comunicação de irregularidades alegadamente ocorridas no seio da
    sociedade.
    Serviços aos accionistas e investidores
    Toda a informação pública sobre a FCP-SAD está disponível nas instalações
    da sociedade e poderá ser solicitada através dos seguintes contactos:
    F.C.Porto - Futebol, SAD
    Estádio do Dragão, Via FCPorto, Entrada Poente, piso 3,
    4350-451 Porto
    Telefone : 22.5070500
    Fax : 22.5070550
    E-mail : futebolsad@fcporto.pt

    Nada está escondido. Os accionistas podem tirar as informações que entenderem.

    Sobre as comissões, não se pagam apenas quando se vende. Também quando se compra, obviamente.

    Muitos aterrorizaram-se com os 141 milhões de euros de passivo, com 70% dos quais de curto prazo, ou seja haverá que pagar quase 100 milhões em pouco tempo.

    O relatório informa que, desse total de curto prazo, cerca de 32% já foi liquidado à hora de elaborar o relatório. Portanto, sobram 40 milhões, aproximadamente.

    Ora, a SAD tem diferidos no tempo uma série de receitas por contas das transferências realizadas, de Pepe a Bosingwa e para o futuro próximo também Quaresma.

    Nesta, de Quaresma, contraiu um empréstimo de 13 milhões de euros no BCP, com garantia através do que receberá do Inter.

    Outros empréstimos têm como garantias verbas a receber ou já recebidas de transferências recentes.

    Há um alarmismo pouco razoável sobre as contas.

    A mim arrelia-me mais ter-se passado de 1,7 para 3,5 milhões de euros (o dobro) o custo com os jogadores emprestados. Mas podem vir a render dinheiro...

    Não sou especialista, bem longe disso, mas creio que um ReC não é um documento estático, mas dinâmico. Aliás, vem do exercício anterior positivo (2,8 milhões para 8,2, o quádruplo) e perspectiva-se mais um positivo no final desta época, em que se incorpora a venda de Quaresma não contabilizada desta vez e, quiçá, de um Lucho, Lisandro ou Br. Alves.

    Entretanto, o Dragãozinho está quase pronto e a nova Constituição em andamento. Além dos títulos de campeão que é o objectivo primordial da SAD, não a de fazer lucros e muito menos distribuir dividendos.

    Há vida para além dos números.

    Os gestores são pagos pelo que os accionistas, e uma comissao de vencimentos, entendem.

    Parece bizarro é esse prémio em caso de 3º lugar que significa ir para a Taça UEFA...

    Mas se a vencerem, há um prémio de 100%, o que é aceitável.

    Digo eu, que não percebo nada disto e demorei dois dias,nas calmas, a ler para ver se percebia.

    ResponderEliminar
  6. como disse no post anterior..quero ir para dirigente duma SAD!!!

    nao a sad do FCP porque nao gosto de roubar o meu clube de coraçao..ja quando joguei contra o POrto quando era federado em basker, fiz o meu pior jogo de sempre..eu ao contrario do PC e restante administraçao, nao consigo roubar ou prejudicar o meu clube de nenhuma maneira.

    é incrivel como ainda há portistas que apoiam estas pessoas!

    ResponderEliminar
  7. Quanto à maneira de premiar a Administração, seria melhor da forma que agora se convencionou - pelos êxitos desportivos, por menos retumbantes que sejam e essa do 3º lugar é um bocado ridícula, convenhamos - ou fazê-lo mediante os lucros?

    É que com o aumento do lucro do exercício para o quádruplo, se se seguisse a prática anterior, quanto não seria esse aumento que agora se cifrou em 30%?

    Das duas uma: numa empresa onde os accionistas e uma comissão de vencimentos estabelecem regras para o efeito, deve haver prémios ou não?

    ResponderEliminar
  8. Quando olhei, na tv esta manhã, as 1ªs páginas dos jornais, que gosto de apreciar logo que possa, um estardalhaço no cabeçalho do Diário de Notícias, aima do título do jornal, levou-me a pensar que haveria ali uma entrevista de fundo.

    Quiçá, um candidato assumido à presidência do FC Porto, com um projecto, ideiais, noção de vitórias desportivas para as quais é preciso competência e rigor orçamental que tanto apregoa mas não se vê que SAD alguma esteja melhor do que a portista cujas contas são totalmente transparentes.

    Mas não, fui ler uma potencial entrevista de Miguel Sousa Tavares e encontrei um resumo de objecções, justas e justificadas, a pormenores do Relatório e Contas que ele não leu de todo.

    A peça no DN é esta:

    FC Porto. Miguel Sousa Tavares cáustico sobre gratificações da SAD

    Pôncio Monteiro diz que é uma situação normal numa empresa

    Crítico assumido da gestão portista nos últimos anos, Miguel Sousa Tavares não poupa a administração da SAD pelos 700 mil euros de prémios que Pinto da Costa e restantes administradores receberam pelo último título nacional, e revela ao DN sport o seu "espanto" pela tabela de gratificações revelada pelo último Relatório e Contas consolidado - que prevê um prémio (50% sobre o vencimento) para a administração mesmo no caso do FC Porto ficar em segundo ou terceiro lugar da Liga. "É um belo exemplo para os jogadores, ver que o segundo ou o terceiro lugares dão direito a prémios chorudos para os administradores", aponta.

    O jornalista e escritor portista é especialmente cáustico para com a recente Comissão de Vencimentos, responsável pela tabela de gratificações agora revelada. "Isto só não me espanta mais porque quem está à frente da Comissão de Vencimentos é Alípio Dias, que a única coisa que faz é abanar que sim com a cabeça", critica.

    Relembre-se que segundo os dados publicados neste último Relatório e Contas consolidado, referente ao exercício de 2007/08, Pinto da Costa e os administradores da SAD receberam um total de 2,2 milhões de euros de remuneração, 700 mil deles de prémio pelo tricampeonato. Mais: a tabela de prémios estabelecida para a administração revela que uma vitória na Liga dá direito a 75% de prémio sobre o vencimento bruto, a vitória na UEFA 100%, na Liga dos Campeões 120% e mesmo o 2.º e 3.º lugares no campeonato valem 50% de gratificação.

    Miguel Sousa Tavares acrescenta algumas preocupações, como o aumento do passivo (de 116,6 para 141,1 milhões de euros), "Não sei onde é que o FC Porto desbarata tanto dinheiro", diz, alertando ainda para o fim do filão das transferências milionárias que têm sustentado a SAD. "Já só há o Lucho, o Lisandro e o Bruno Alves para vender, o que devem fazer no próximo Verão. Depois disso quero ver quem vai querer comprar o Benítez ou o Guarin", afirma, numa crítica à política de contratações, sem esquecer o aumento dos custos salariais apresentado no relatório. "Quando se anda a pagar a 50 e tal jogadores não me espanta que os salários disparem", refere, visando os vários jogadores emprestados.

    Já Pôncio Monteiro, membro do Conselho Consultivo da FC Porto SAD, considera normais as gratificações aos administradores. "Desde que há as SAD's que a filosofia de gestão é diferente. Passou tudo a ser profisisonalizado e os prémios por objectivos são normais em qualquer empresa", diz. Pôncio defende ainda a gestão da SAD: "O que me preocupa enquanto sócio é que a gestão valorize o património e consiga resultados desportivos. E isso tem sido conseguido." De resto, não concorda que o FC Porto esteja mais fraco este ano. "Habituou foi a ganhar sempre e quando isso não acontece os sinos tocam a rebate".

    E cada um tire as suas conclusões.

    ResponderEliminar
  9. Uma revelação curiosa da discussão do relatório e contas do Guimarães anteontem à noite. Não sobre as contas, mas sobre Pelé.

    "Uma das questões que levantou polémica durante a noite teve a ver com a transferência de Pelé, que rendeu no total 1,5 milhões de euros, divididos depois entre duas partes. Emílio Macedo explicou o negócio. «Manuel Cajuda não queria o Pelé custasse o que custasse. Recebemos um milhão e demos 500 mil euros de comissão à Gestifute [empresa de Jorge Mendes]. Não estamos arrependidos».

    Alexandre Magalhães deve ficar atónito quando souber que para vender o Pelé paga-se... meio milhão de euros, metade do seu valor de venda.

    O ex-dirigente portista pensa que as coisas funcionam como no tempo dele, há 20 anos...

    ResponderEliminar
  10. Não pago mais quotas.
    O dinheiro não tem o direccionamento que se pretende.
    Estou envergonhado com esta merda.
    300 mil euros por o 3 lugar? vá roubar ao raio que o parta.
    Se pensarmos que não ficamos com o paulo assunção por causa do irc a pagar dos 1.2000 milhoes anuais que ele queria dá me vontade de rir.
    Defacto não se pode dar isso ao paulo assunção que corria todos os jogos como se precisasse para comer porque existe pelos vistos outras prioridades abastecer as contas bancárias destes admistradores.
    Fiquei muito desiludido com isto.
    Agora entendo o novo aston martin da suposta esposa do presidente e as casas na avenida da boavista.
    Sempre admirei Pinto da Costa por colocar os interesses do FcPorto a frente dos interesses pessoais.

    Os exercicios dos ultimos 2 anos tendo em conta as vendas astrónomicas de jogadores são uma verdadeira tragédia. Gabamo-nos de ser quem mais vende por melhor preço, gabamo-nos de ter mais gente no estádio, gabamo-nos de ser campeões mas quer-me parecer que o rumo não está correcto.

    A torneira vai fechar...

    ResponderEliminar
  11. Zé Luis, concordo consigo, e ainda mais com o Dr Pôncio Monteiro.
    Se a porcaria da bola que bateu 9 vezes nos postes tivesse entrado, nada disto estaria a ser discutido.

    O dado curioso das contas do Guimarães, é que lança alguma luz sobre o porquê de acabar com alguns empresários.

    O FCP pagava ao empresário comissão para a compra de um determinado jogador e ainda ficava refêm dos prazos concedidos pela utilização desse jogador.

    Posteriormente ainda tinha que pagar uma comissão a esse empresário pela venda do seu jogador no prazo que ele tinha estipulado. Exemplo Andersson.

    Estas atitudes quase nos custavam um título. Vejam as atitudes de alguns jogadores no jogo que o FCP fez em Paços de Ferreira, no 1º título do Jesualdo.

    O que acho curioso em MST, é que este alertou para essa situação, afirmando que alguns jogadores estavam a jogar com o telemovel nas mãos à espera das chamadas dos seus empresários, borrifando-se na camisola que envergavam.

    A breve prazo o FCP deixava de ser gerido de dentro para fora, passando a ser gerido pelos empresários.

    A alguns que fazem contas às transferências de jogadores, entre o quanto custou e por quanto foi vendido, não se esqueçam de fazer as contas aos ordenados que os mesmos receberam, durante o período em que jogaram.
    Ou agora o FCP não paga ordenados aos seus jogadores?

    Acho que nesta altura tudo serve para deitar abaixo o FCP. Como não conseguem com Apitos, com futebol, com árbitros etc, querem conseguir deitando abaixo a SAD, arrastando o PdC, na mesma confusão.

    Até agora ainda não vi ninguêm afirmar como faria melhor e com que resultados.

    PS; Não sou um acérrimo defensor da SAD, mas também não vejo melhor.

    O que me resta é exigir transparência, honestidade, futuro para o meu Porto , e que o mesmo continue a ter condições de ganhar, ganhar e ganhar.

    ResponderEliminar
  12. Ok foi giro termos o Nuno na baliza, mas agora, penso, que é altura de darmos a vez aos melhores porque não podemos estar a andar a brincar com isto. Estou muito curioso com a equipa que Jesualdo irá utilizar, será muito importante esta vitória num mês que se prevê jogos bem complicados. O mais importante é conseguir um resultado positivo, a exibição, neste momento, é o menos.

    ResponderEliminar
  13. "O FCP pagava ao empresário comissão para a compra de um determinado jogador e ainda ficava refêm dos prazos concedidos pela utilização desse jogador.

    Posteriormente ainda tinha que pagar uma comissão a esse empresário pela venda do seu jogador no prazo que ele tinha estipulado. Exemplo Andersson".

    Dragon4, estás atento, parabéns. Não embarcas no facilitismo, ainda que te possam acusar (é fácil...) de defenderes a SAD.

    Há quem saiba fazer críticas e quem saiba criticar.

    Da mesma forma, há quem queira mandar e quem saiba comandar.

    Posto isto, e voltando aos empresários e aos comissários, quem é o senador, colunável ou notável que tem passado a ideia, imagine-se, de o FC Porto estar a pagar pelo facto de ter deixado de fazer negócios com ou através de Jorge Mendes? - com isso deteriorando a capacidade de encontrar bons reforços, como se encontrar Anderson com 16 anos fosse obra de algum empresário...

    É que há, como tenho repetido, gente que dos meandros do futebol conhece muito pouco e falam de cor.

    É giro, agora, ver como rivais e portistas condenam a SAD por sobreviver à custa da venda de jogadores...

    Eu gostava de saber quantos clubes vivem sem isso e que clubes investem tanto ou mais nos reforços e não ganham a ponta de um corno...

    Por outro lado, para ir à Champions, se fosse fácil não se compravam jogadores. JOgavam-se com o roupeiro e o massagista, que até sabem tratar do material e das lesões.

    E ser campeão ainda conta mais para os adeptos. Gosto de ver os rivais contentes pela boa gestão das suas SAD, mas eles trocariam de bom grado uma alegada boa saúde financeira, que nenhuma tem, por um par de títulos seguidos, em vez de esporádicos e com a Associação Portuguesa de Árbitros Fraudulentos, dita APAF.

    Por outro lado, com os nomes das empresas e o montante pago nas transferências, Alexandre Magalhães sabe quem são e quanto se gastou. No seu tempo de dirigente já duvidei de tudo isso, porque nada era revelado.

    São os moralistas de ocasião, mesmo aqueles de trazer por casa.

    De resto, nada como animar as vendas de jornais em Lisboa do que com ressabiados portistas a barafustarem aqui e ali, nem sempre com bons fundamentos.

    Não é que seja tudo rosas (salvo seja) na situação financeira da SAD, mas só gostam de apresentar os aspectos negativos. A Imprensa Destrutiva não faz por menos.

    Mas anunciar que hoje vai haver um terramoto no Porto vai uma grande distência. Espero que não seja por causa de mais um mau resultado no futebol.

    "O que me resta é exigir transparência, honestidade, futuro para o meu Porto , e que o mesmo continue a ter condições de ganhar, ganhar e ganhar".

    Pois, dragon4, de opacidade não podem acusar a SAD, até pela obrigação legal de demonstrar as suas contas, o que não sucedia no tempo do dirigente Alexandre Magalhães.

    Quanto a ganhar, ganhar, ganhar, o tricampeonato fala por si.

    ResponderEliminar
  14. Ninguem falou aqui em vendas de jogadores caro Ze Luis.
    Acha bem entao os prémios atribuidos aos admistradores da sad? Não seja ceguinho se faz favor.. Tanta inteligência para explicar sistemas tácticos e tão superficialismo a compreender estas promiscuidades...

    ResponderEliminar
  15. Zé Luís, sinceramente não consigo entender como é que consegues arranjar defesa para esta história das comissões e dos prémios de DERROTA. Que o Pôncio abane com a cabeça já nós estamos habituados - o homem está velho e durante a sua vida só soube dizer amen mas tu ainda vais a tempo de aprender a ver para além de Pinto da Costa.

    Aos treinadores e jogadores nada menos do que i 1º lugar é exigido, mas aos SÁDicos é tudo tranquilo - o 3º lugar também dá cereja!

    Não admira que depois da rameira, agora também lá tenham tacho a mulher e a filha.

    Zé Luís, dourar a pilula não! Tenho-te em maior consideração intelectual.


    Percebo que queiras desviar as atenções para coisas mais positivas mas dourar a pilula...não.

    Estamos a ser roubados em nossa própria casa.

    ResponderEliminar
  16. Vejo um grande choque pelos valores que são apresentados.
    Não gostam ? demonstrem-no nas AGs ou nas próximas eleições.

    Preferem os exitos desportivos das SAD da 2º circular ?

    A situação que mais me choca é a questão do prémio pela conquista de um lugar que não o de campeão.
    Numa equipa que deve ser sempre candidata ao título não podemos e não devemos premiar a sua SAD caso a equipa fique num lugar inferior.
    Significa que também falharam e os erros e as falhas não devem ser premiados.

    Eu gostava é de comparar o nosso R&C feito pela Deloitte com R&Cs nas 2º circular feitos igualmente por empresas de auditoria credíveis. E ai teríamos algo minimamente comparável.

    ResponderEliminar
  17. Ja sei que vou bater outra vez na mesma tecla mas o FCPorto precisa URGENTEMENTE de substituir a administração da $AD.
    O FCPorto precisa de ser devolvido aos sócios, pelo menos em matéria de opinião no que toca à gestão do futebol.
    Esta administração perdeu o Portismo necessário para levar o nosso clube ate ao patamar qualitativo que merece.
    Deixaram de ser Portistas e passaram a ser senhores directores com bolsos muito fundos e desejos pessoais incomportáveis para a tesouraria de um clube de um pais modesto.
    Quero um Portista ferrenho a comandar a nossa nau outra vez. Quero alguém que lute pelo nosso clube e não pelos seus investimentos pessoais.
    Seja Rui Moreira, Fernando Gomes ou mesmo Vítor Baía, mas o nosso clube precisa outra vez de alguém que o ame como PC o amou durante vinte anos.

    ResponderEliminar
  18. Duas notas ao comentário do Offshore:

    primeiro, os que não concordam com a estratégia desportiva e financeira do clube são a minoria ou como eu gosto de pensar...a maioria silenciosa. Ganha quem tem mais 'votos'.

    Segundo - sobre os relatórios do slb e scp - com as contas dos outros podemos nós bem! O FCP tem de olhar para os 10 melhores clubes da Europa. Tem de ser essa a referência - a exigência. Se temos marcas portuguesas que conquistam mercados no estrangeiro por força das suas valências, porque não administrar um pouco dessa sagacidade na forma como o FCP é gerido?

    O FCP é uma marca que tem sido péssimamente gerida.


    PS. para as eleiçoes ainda falta muito tempo e chegando essa data, eu não acredito que apareça uma candidatura que vá contra aquilo que têm sido os interesses da actual administração.

    ResponderEliminar
  19. "esta história das comissões e dos prémios de DERROTA"

    rizzo da rat, demonstra lá onde defendo isso!

    ResponderEliminar
  20. quem é o senador, colunável ou notável que tem passado a ideia, imagine-se, de o FC Porto estar a pagar pelo facto de ter deixado de fazer negócios com ou através de Jorge Mendes?

    Fiz esta pergunta e ninguém me respondeu.

    Depois apontam-me que eu defendo a SAD e que aqui ninguém fala das vendas de jogadores. Basta ler o que disse Alexandre Magalhães.

    O que é verdade é que há comissões para comprar e para vender.

    Mas sou eu que não me faço entender, não são vocês que não percebem o que se está a falar...

    ResponderEliminar
  21. "Tanta inteligência para explicar sistemas tácticos e tão superficialismo a compreender estas promiscuidades".

    Pelo contrário, nélson pena, há aqui gente bem mais inteligente do que eu para explicar sistemas tácticos e com muita sapiência a compreender promiscuidades que eu não vislumbro.

    Se mas quiser demonstrar, pressupondo que saiba do que está a falar, além de demonstrar que "promiscuidades" existem, pois sou ceguinho...

    Sobre os prémios, nem vale a pena repetir. Há gente que vive na Idade do Ferro, nem imaginam sequer a do Bronze...

    ResponderEliminar
  22. para as eleiçoes ainda falta muito tempo e chegando essa data, eu não acredito que apareça uma candidatura que vá contra aquilo que têm sido os interesses da actual administração - rizzo da rat

    Pois eu esperava que MST assumisse uma candidatura, depois de ver o cabeçalho do DN.

    Mas a luta contra os contentores em Alcântara deve tirar-lhe a vista para outras conquistas, coitado.

    ResponderEliminar
  23. Infelizmente, mais uma merda de jogo e uma derrota dolorosa pela incompetência flagrante do treinador. Isso é que me deixa muito chateado, não os puritanismos bacocos sobre o ReC da SAD.

    ResponderEliminar
  24. Preferem os exitos desportivos das SAD da 2º circular ?

    A situação que mais me choca é a questão do prémio pela conquista de um lugar que não o de campeão - offshore.

    Eu pensei que tivesse sublinhado isso igualmente, mas parece que não, vou ter de rever a matéria.

    ResponderEliminar
  25. Ah bom, Zé Luís.

    Então sempre concordamos que o FCP está a ser usado para encher os bolsos a muita gente.

    ResponderEliminar
  26. rizzo da rat, isso eu não disse em digo. Não tenho sequer evidências que seja assim. Para mim, é uma acusação gratuita.

    Podemos avaliar um penálti, um frango, uma substituição. Estamos a ver e pesamos os efeitos depois de percebermos as causas que possam levar a essa troca.

    Não sei se a SAD está a encher os bolsos.

    Continuamos com perspectivas diferentes. Especialmente em termos de preconceito, que me parece existir.

    Sim, é legítimo que uma empresa dê prémios aos seus gestores. Não, não tenho evidências de que estejam a roubar. Podem estar a levar mais do que merceriam, posso concordar, mas não vou daí para a frente. De qualquer modo, comparando com outras SAD, vejo melhor a situação da do FC Porto do que as rivais. E não sei se nelas roubam ou não, limito-me aos números e aos títulos, pesando devidamente cada factor, na medida que me é possível.

    ResponderEliminar