04 janeiro 2010

Que fino, um blécaute selectivo...


Julguei que a diferença de tratamento da CD da Liga nos casos do Braga-Benfica e do Benfica-Porto mereceriam um silêncio por solidariedade enquanto durar a suspensão preventiva de Sapu e Hulk. Mas zangam-se só com manchetes e fretes da Imprensa que pode "branquear" os roubos mas nada decide em campo...

Do site do FC Porto:
04/01/2010
Comunicado do plantel do FC Porto

No seguimento do tratamento jornalístico que normalmente lhe é dispensado pelo jornal A Bola e após cúmulo da falta de rigor e isenção que marcou a edição de 3 de Janeiro, no que concerne a ocorrências após o jogo no Estádio da Luz, o plantel do FC Porto decidiu não voltar a prestar declarações a este diário desportivo ou em eventos nos quais jornalistas da publicação em causa se encontrem presentes. Esta medida tem efeitos imediatos.
(negritos meus, com surpresa pela surpresa portista do tratamento editorial e a afirmação de que o que terá sido descrito, que não li nem me interessa, não corresponde à verdade pelo que põe os pontos nos ii; não sabia era que alguém prestava declarações a A Bola, porque raramente leio esse jornal)

Como os jornalistas do diário de há tempos nas mãos de José Manuel Delgado - a colocá-lo no plano inclinado que ele já antes, aí por 2001, deixou o Record até à miséria que é hoje nas mãos de outros facínoras editoriais da sua estirpe - estarão em todas as sessões públicas do FC Porto, este blécaute selectivo será extensivo aos restantes Órgãos de Comunicação Social, estou em crer.
Não percebo, até porque uns dias sem ler jornais é um bálsamo que pratico e aconselho vivamente, os pruridos do FC Porto, estrutura do futebol, em assumir um silêncio geral e até final da época. Não é como lembrar os "bons velhos tempos", mas já fizeram males maiores à reputação do futebol portista no seu todo e nalguns casos bem particulares, que justificariam, noutros tempos mas com estas mesmas pessoas na Direcção com ou sem SAD, um blécaute a sério, como antigamente, que até enfurecia mais a pasquinagem lisbonense.

Por exemplo, o caso da UEFA/Champions ainda com A Bola como protagonista. Ou, mais recente, questões várias com alguns jogadores, de resto o comportamento generalizado da Imprensa, em especial a dita da especialidade, não mereceria outra coisa se não um "black-out" como se decretava no balneário.

Não há muito tempo, salvo erro pelo castigo de 15 dias a Adriaanse por ter dito "é falta" aos ouvidos sensíveis de Bruno Paixão num jogo da Taça com a Naval na Figueira, creio que há precisamente quatro anos mais dia menos coisa, a injustiça do castigo, daqueles de catálogo quando o alvo a abater é o FC Porto, determinou um silêncio à Imprensa por solidariedade.
E o que se passa com as suspensões de Sapu e Hulk não merece tratamento solidário enquanto a sua suspensão durar, até por haver dois pesos e duas medidas da CD da Liga face ao ocorrido no Braga-Benfica sem suspensões preventivas?

A minha opinião é esta, os factos são/foram estes. Agora digam da vossa justiça.
p.s. - ao menos não foi o Labaredas a deitar achas para a fogueira, saúde-se a higienização.

6 comentários:

  1. Acho pouco, como é óbvio, mas é um princípio.

    Claro que aqui é-se preso por ter cão e preso por não ter. A bola estará a esfregar as mãos de contente: afinal, conseguir o objectivo que era atingir o atingido. Aliás, com isto até lhes dá aso para mais pano... Já há uns dias não veio o R Micael fazer uma declaração que basicamente os mandava à m**?

    Mas acho que é preciso ser mais cáustico e mais coerente: se é verdade que o que mais incomoda esses fdp's todos é ganhar campeonatos também é verdade que por vezes o silêncio não é o melhor caminho. Haja respeito e estes gajos não nos têm nenhum.

    Falta o record, que esse não fica nada atrás...

    É verdade que guerras com a CS nunca se ganham mas, como dizia o Mourinho há uns dias, pode perder a guerra, mas não perde as suas convicções. Certo ou errado, confesso que penso muitas vezes que provavelmente dormiria melhor.

    ResponderEliminar
  2. Por curiosidade fui ao site d'A Bola para ver o que por lá se dizia acerca do assunto em questão e não resisti a "meter os olhinhos" nos comentários. Vi algo que não esperava!?
    Não é que há portistas a comentar as publicações daquilo!?
    Meus amigos nem se devia dar asas aquela gente, responder é pior. Experimentem não comprar o jornal assim como deixar de visitar o site deles na internet, que isso sim é dar o troco que merecem.

    Só para terminar como foi conveniente o amarelo de ontem ao Luisão! Perguntem ao Pepe e ao Ronaldo se podem fazer o que o Di Maria e o Luisão fizeram.

    ResponderEliminar
  3. Deparamos ontem com mais uma vergonha no futebol nacional, após aquela arbitragem deploravel do sr.Olarapio em jogo da treta (Taça da Liga) ,mas um dia depois, vemos mais um BRANQUEAMENTO da imprensa, onde nada do ROUBO vem mencionado nas primeiras paginas.
    Quando o FCP é beneficiado ( coisa rara nos ultimos anos), as capas dos jornais até mudam de cor, mas após o que se viu ontem., até o Rui da treta Santos IGNORA tamanho SAQUE..pois claro,é pela verdade desportiva sempre que os mouros são levados ao colo!
    Um golo mal anulado ao Nacional, expulsões perdoadas ao Luisão, ao Javi Garcia (ao Amuneke tb claro) e ao Maxi pereira, um penaltie do tamanho da torre de BELEM que o David (inimputavel) Luiz cometeu sobre o jogador do Nacional e a forma tendenciosa como o arbitro comandou o encontro com amarelos anedoticos aos jogadores do Nacional.
    Aliás, o comentário anterior comparou o caso do Luisão com os de Ronaldo e Pepe (ambos punidos severamente), mas como o arbitro SÓ mostrou o amarelo ao agressor, não vai haver sumarissimo e assim pode-se continuar a pontapear adversários sem bola.
    QUE BONITO!
    Assim é que o nosso futebol está bem, o futebol da equipa maravilha dá gosto de ver, jogar com o melhor onze e vencer á custa do arbitro!!!
    De facto,denominaram de taça SLB após o gamanço da epoca passada sob a arbitragem do (Só lucilio Batista), mas este anos a sigla mantem-se(So Larapio Benquerença), mas muda o gatuno.
    Pois que assim seja, joguemos com a equipa B e os Juniores pois então, e deêm já o caneco aos puritanos do futebol portugues!
    Época 09\10 = pela verdade desportiva!

    ResponderEliminar
  4. O "blecaute" devia ser geral, até que os que mais me irritam, não são esses pasquins asquerosos que há muitos anos para não dizer desde sempre nunca contribui com um centavo, aqueles que me tiram do sério são os que dizem que são pró-PORTO e passam o tempo a lamber as botas aos papoilas. O site do jogo é nojento as notícias dos papoilas e dos calimeros ocupam sempre os primeiros lugares, para não falar da escrita do mesmo grupo, já dei o que tinha a dar para estes, não me apanham mais um tostão. O oliveirinha vendeu-se ao capital da capital, um dos pagamentos que ele tem de fazer é distanciar-se do PORTO, e dar relevo aos papoilas, senão não há pilim do banco do vara e não há contrato com a sport tv.
    Mas felizmente o FUTEBOL CLUBE DO PORTO tem uma dimensão que não é estes pasquins que o farão abalar.

    ResponderEliminar
  5. A questão é: podemos mudar a linha editorial da bola ou do record?

    Não.

    Há alguma esperança ou possibilidade dos órgãos que regulam o futebol português serem num futuro próximo abençoados com um mínimo de isenção para que acontecam menos coisas como as de ontem na Luz, ou a da final da liga ou a do cachaço do diabo de gaia?

    Não.

    Basta fazerem a pergunta a um adepto de futebol minimanente esclarecido: se acontecesse o que aconteceu por ex.com o dito cachaço num qualquer jogo da UEFA seria ou não o slb severamente punido? Ora experimentem lá...

    Pois.

    Honestamente, esta é uma equação que nem tem muitas variáveis, mas não me parece ter solução. Aliás, a solução é a que a SAD tem optado: pouco chinfrim e concentração nas vitórias. Claro que isso tem um preço muito alto: a própria SAD não se auto-propaganda (como faz o lfv que tantos seguidores tem como o salvador do clube) o que tem gerado muito conflito interno e alguma falta de identidade. Basta ir vendo o que os adeptos do FCP vão dizendo e nem há consensualidade quanto às opções e contratações nem nada. E isto tudo num cenário em que nos últimos 4 anos, por ex, o FCP ganhou muito, muito mais do que todos os seus rivais juntos. Tanto a nível nacional, como internacional.

    Se o slb engrena com esta proliferação de contratações e impunidade, quero ver o que vamos poder fazer se tivermos de aturar bis ou tris campeonatos dos lampiões...

    ResponderEliminar
  6. paulop, "o banco do vara", boa associação. O problema é mais vasto: é a "vara dos bancos", há dúvida?

    ResponderEliminar