26 outubro 2011

Villas-Boas conta lá fora, Hulk e Falcao não quando o ouro parece lata

André Villas-Boas, obviamente pelo que fez no FC Porto e não pela transferência milionária para o Chelsea, é candidato a Treinador do Ano da FIFA/France Football. A par de Guardiola, provável vencedor a 9 de Janeiro em Zurique, e de Mourinho; mas também de vários treinadores (cerca de 20) que se ocupam de selecções, como del Bosque, Blanc, Tabarez (Uruguai), Capello (Inglaterra), e mais um ou outro de clube, como Mancini (M. City).

Contudo, a lista parece fazer sentido, vamos ver a triagem no fim do mês, depois o trio de finalistas lá para o Natal até à designação na gala anual em que Mourinho foi coroado em 2010 pelos triunfos com o Inter e não pela saída para o Real Madrid.

Já no tocante a jogadores, é flagrante a falta de critério nos 50 nomeados para os "Óscares". Está lá muito boa gente, sendo 10 do Barça e 5 do Real Madrid.

Em 50, porém, não está nem Hulk e muito menos Falcao. Ambos levaram, com AVB, o FC Porto a fazer história: é o único clube que conseguiu por duas vezes o que só uma nata de eleitos conseguiram, juntando troféus domésticos a um triunfo internacional. O FC Porto conseguiu em 2011 o que alcançara em 2003 com Mourinho.

Falcao, de resto, bateu o recorde de golos numa época "uefeira", foi decisivo na final com o Braga depois de um raríssimo poker de golos numa semifinal europeia, algo só conseguido 40 anos anos por um argentino a jogar pela Roma. Falcao é reconhecidamente um dos cinco melhores pontas-de-lança da actualidade.

E, contudo, a lista de peritos numa comissão ad hoc da FIFA e um painel de jornalistas do FF em Paris não integra Falcao, ao contrário de jogadores famosos mas menos triufadores, como Schweinsteiger ou Lahm, do Bayern de Munique, ou mesmo Kun Aguero que passou do Atl. Madrid ao Man. City sem ganhar nada, a não ser milhões numa transferência ironicamente precipitando a de Falcao para os colchoneros.

Messi, claro, ganhará outra vez, para azia de Ronaldo e da tugalândia que dorme com ele a pensar na namorada do mesmo. Nem interessa quem será o terceiro: Xavi outra vez?, Iniesta? Sneijder? Ou será que por jogarem no Real Madrid que só ganhou uma Taça do Rei à custa da "franquíssima" arbitragem à espanhola, Khedira e Xabi Alonso tiveram méritos, títulos e visibilidade como Falcao?

É por estas e por outras que, objectivamente, Falcao troca o FC Porto pelo Atlético de Madrid e Villas-Boas não tem apenas a sedução das libras do patrão russo.

Mas também não é com exemplos destes, mesmo com o reforço da parceria FIFA/France Football iniciada no ano passado, que o ouro é melhor do que lata.

Que dizer mais? Comparando a idioticie, para além do cinismo cúmplice de anteriores manigâncias e rebaldarias, olhando para a realidade portuguesa actual na confusão do costume, é criticar
- o ministro Macedo por abdicar do subsídio de residência em Lisboa por se levantar a lebre;
- o ministro Aguiar Branco, que nem tem casa em Lisboa, por prescindir dos 1400 euros em solidariedade com o colega e atendendo à austeridade imposta aos trabalhadores em geral mas cujo gesto magnânimo é olhado de soslaio como autopublicidade e soberba;

- mas (não) esquecer http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/3630561.html a deputada Maria de Medeiros com residência em Lisboa teimou meses a fio que lhe deviam pagar as viagens a Paris;
- o furto de gravadores http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/3633054.html a jornalistas em plena AR, pelo advogado e deputado Ricardo Rodrigues, não inibe a sua nomeação, pelo seu clã jacobino da ética republicana, para o CEJ como exemplo para formar novos juízes.

Sem comentários:

Enviar um comentário