16 outubro 2011

«Os adeptos não se deixam enganar»

Quando Queiroz disse que com ele na selecção a qualificação já teria sido obtida, o pequeno mundo da bola quadrada e a aldeia gaulesa em torno do pequeno Bentoramix http://www.maisfutebol.iol.pt/opiniao---frases/paulo-bento-carlos-queiroz-seleccao/1289131-1447.html de elixires para a tranquilidade juntou-se em coro: de desonesto, risível vindo do imbecil Tadeia, a ofensivo e deselegante, da maioria da comentadeirice da porcalhota, por incrível que parece ninguém percebeu como o ex-seleccionador se referia aos dois jogos que o inibiram de estar no banco (Chipre e Noruega) e cujas culpas, agora como antes, Queiroz imputou ao venerando Amândio e ao Laurentino "kim il-sung" Dias, com processos kafkianos de despistagem de doping mas só de interesses políticos.

Explicar isto ao "achismo" nacional-parolo é tanto como esperar que Bentoramix descubra, além do mar da tranquilidade, o elixir da longa vida que tire as canseiras quotidianas a este cantinho sempre em crise mas onde a indignação se volta para o que está e não para quem esteve a causar isto tudo.

Aqui há quase dois anos fiz o balanço que o obscurantismo informativo sonegou alarvemente, assobiando para o ar face a mais uma vitória e menos uma derrota no mesmo número de jogos de Scolari e de Queiroz desde o início dos seus mandatos.

Scolari 9v 5e 3d 35-16g
Queiroz 10v 5e 2d 31-11g

Adianta nada: face aos números, a plebe clamou pela qualidade (subjectiva), mas com a proverbial falta de memória para saber como mau era o jogo de Portugal com o bronco brasileiro.

Agora, querem convencer o pagode - o Bentoramix diz que os adeptos não são enganados - de que hoje é bom e antes era mau:


Queiroz
Portugal-Ilhas Faroe, 5-0
Malta-Portugal, 0-4
Portugal-Dinamarca, 2-3
Bento
Portugal-Luxemburgo, 5-0
Chipre-Portugal, 0-4
Dinamarca-Portugal, 2-1

Isto foi, note-se, no começo das épocas 2008-09 e 2010-2011, respectivamente.

Diferenças: nos números, nenhumas. Na qualidade, ah a sacrossanta qualidade de jogo e ah, a magnífica qualidade do campo de recrutamento, é comparar o que foi o grande jogo mal perdido em Alvalade com o jogo, enfim, o jogo de Copenhaga de há dias. Em Alvalade, a 3' do fim, com 2-1, Quim sai aos melões num canto e dá 2-2, um remate desviado num médio dá 2-3 a derrotar um festival de futebol ofensivo. Rebusquem o que foi o jogo de 3ª feira passada e encontrem algo similar em azares assim para justificarem a derrota e "culparem" Queiroz.

É claro que, como ironiza Luís Sobral http://www.maisfutebol.iol.pt/desce/carlos-queiroz-euro-2012/1288714-1498.html, não foi Amândio de Carvalho a marcar um autogolo para empatarmos com Chipre. Nem Laurentino Dias a falhar um penálti e perdermos com a Noruega.

Como bom comentador que se preza no país que trata tudo pela rama, Sobral aponta erros mas escolhe mal o alvo. E até é comum:
- foi com uma bola largada para a frente por Eduardo que Chipre empatou 4-4 em Guimarães aos 89'
- foi com uma bola mal dominada com os pés que Eduardo permitiu o golo na Noruega (1-0)

Em ambos os jogos, Queiroz não estava lá, apesar de seguramente estar na origem da convocatória. Como não estavam CR7 e Pepe.

O início de 2009-2010 com Queiroz:
Liechtenstein-Portugal, 0-3
Dinamarca-Portugal, 1-1
Hungria-Portugal, 0~1

Até Hugo Almeida teve uma apendicite aguda no Verão e houve que chamar Liedson estreante na Dinamarca e autor do empate. Queiroz não chamava Postiga e Nuno Gomes por alguma razão. Quim deixara de ser convocado, perdendo a titularidade no Benfica e depois de erros graves nos jogos com Dinamarca (2-3) e Brasil (2-6).

A quem pedia resultados Queiroz ofereceu, depois, 19 jogos sem perder até perder com um golo em fora-de-jogo com a melhor selecção do mundo. Questionam a qualidade do futebol...

Agora, Bentoramix perdeu um jogo e os australopiterixes dizem que não apaga as 5 vitórias anteriores. Os números são o que são, mas nem a qualidade é chamada ao caso

Com Queiroz foi assim desde o anunciado "Adeus Mundial" (0-0 com Suécia no Dragão, CR7 falhou de cabeça um golo a dois metros da baliza aos 88'):
Albânia, 2-1 (f)
Dinamarca, 1-1 (f)
Hungria, 1-0 (f)
Malta, 4-0 (c)
Bósnia, 1-0 (c)
Bósnia, 1-0 (f)


Um empate - como agora nos teria dado jeito na Dinamarca, mas nem isso merecemos, lembrando as 10 ocasiões de golo desperdiçadas por Simão, Deco e Liedson em Copenhaga - entre cinco vitórias vale menos que uma derrota após 5 vitórias. Bem, com um meio-campo de nº 8, nem me falem em qualidade, muito menos em coerência do modelo de jogo.

Com Paulo Bento
Dinamarca, 3-1 (c)
Islândia, 3-1 (f)
Noruega, 1-0 (c)
Chipre, 4-0 (f)
Islândia, 5-3 (c)
Dinamarca, 1-2 (f)

Está em promoção o vale: 5 vitórias e 1 derrota (melhor do que 5 vitórias e 1 empate)

SMS de Portugal para o Irão:
- Lá obrigaste os ratos a saírem da toca com as tuas provocações.
- Ainda bem. Objectivo cumprido.

4 comentários:

  1. Nisto do Queiroz e do Bentinho, aplica-se na perfeição o seguinte ditado: Mais vale cair em graça do que ser engraçado.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite.
    Sou "bentiano", mas sou (seguramente!!!) muito mais (e mais!) CQueirós... é um "problema" que carrego há + de 20 anos!!
    E no meu Clube, tão poucos o apreciam... infelizmente.
    Há uma cena que "eu não perdoo" ao Professor: em 2008, campeão europeu de Clubes, num projecto que eu invejo, sai, para vir trabalhar com gente doida, corrupta, incompetente, tachista, "amadora" (no sentido de irresponsável, pois no Associativismo, andamos em regime de amadorismo e amamos a Causa, quão profissionais) e etc etc etc... lá, para além do Canal da Mancha, o Velho (no sentido carinhoso e de respeito, atenção!) AFerguson, "ama" o Professor e reconhece/assume, que a chegada dele a Old Trafford, no início dos anos "dois mil", virou o conceito de jogo, "europeizou" o futebol do ManUtd, enfim, só levou qualidade a uns Colossos (sim, eles são um colosso; não os que dizem que são!) Mundiais... por cá, que temos a mania que somos ricos, tratamo-lo mal. PQP td isto!!!

    Nota: um dia ouvi a um consócio meu (um dos poucos com quem lidei ao longo dos anos e que o respeitava... muito!), esta pérola:
    "o Queirós, lixou-se, quando decidiu apoiar o cavaco...". Eh pa, fiquei pensativo... isto foi uma conversa ocorrida na Primavera 1997 e tinha a ver, ou com o apoio nas Legislativas 1991, ou nas Presidenciais Janº 1996... fiquei sempre com isto na ideia.

    Abraço e boa semana europeia.

    ResponderEliminar
  3. Esse auge foi em 91. E prosseguiu. Hoje, CQ não faria tal coisa.

    (percebo esse drama mesquinho leonino com CQ... e PB)

    ResponderEliminar