11 setembro 2006

Chapa 3

Estrela Amadora 0-3 FCPorto
(Rui Duarte (ag), Raul Meireles e Lucho Gonzalez)
Como calculava, o jogo por ter sido no estádio que foi facilitou a tarefa ao FCPorto. Palco do rival, praticamente vazio e ainda por cima com mais adeptos do nosso clube que do clube da casa.
Foi mais um típico jogo deste campeonato, um autocarro à frente do FCPorto. A táctica foi a que se tinha anunciado ao longo da semana com Lisandro no lugar de Quaresma e com Bruno Alves a acompanhar Pepe, ficando, no meio campo, Raul Meireles em detrimento de Paulo Assunção. A opção por Raul Meireles terá sido feita pelo maior pendor atacante deste, o que se justificava dado o esquema de quatro defesas e o teoricamente fraco adversário.
O FCPorto toda a primeira parte foi a única equipa em campo, tendo todas as despesas do jogo. Boas jogadas foram criadas e as oportunidades foram aparecendo. Os avançados foram falhando e chegou-se a um ponto em que a equipa adormeceu, tal como o adversário pretendia. Jesualdo Ferreira entretanto tinha colocado Hélder Postiga a aquecer, adivinhavam-se alterações para o intervalo.
Na segunda parte entrou então Hélder Postiga para o lugar de Lisandro que tinha estado algo apagado e mudou o esquema táctico. Postiga a e Adriano jogariam na frente bem abertos e com constantes trocas de posição. O apoio dos médios era maior aos avançados, assim como dos laterais. Ou seja jogava-se num 4-4-2.
Postiga entrou muito bem, muito mexido, pareceu entender-se muito bem com Adriano e criaram ambos variadas ocasiões de golo. Depois de variados golos desperdiçados, teve que ser um jogador do Estrela a mostrar como se fazia. Golo merecidíssimo para a única equipa que se preocupou em jogar futebol.
A dada altura pensei, porque ficar Tarik neste esquema táctico a jogar médio, ainda por cima completamente apagado na segunda parte quando temos Ibson no banco? Nem precisei de esperar muito, Jesualdo pensara o mesmo e colocou o brasileiro em campo em detrimento de Tarik. Azar para o brasileiro que apenas esteve dez minutos em campo saindo lesionado. Entra então o único médio que restava no banco, Paulo Assunção. O jogo estava controlado, o Estrela pouco conseguia fazer para mudar o que quer que fosse e o FCPorto ia gerindo e bem o jogo, pensando já na Champions da próxima quarta-feira. Iam-se fazendo excelentes jogadas de futebol, muito boas trocas de bola. Anderson que apesar de mais apagado neste jogo tinha estado muito trabalhador começou a surgir com os já habituais pormenores de classe.
Então Raul Meireles com um autêntico míssil resolveu escrever a sentença já anunciada. Até ao fim mais um golo numa boa jogada em que Anderson mostrou mais uma vez a sua humildade quando em sozinho em frente ao guarda-redes passa a bola a Lucho que sem nenhuma oposição remata para a baliza deserta.
Gostei mais uma vez de Jesualdo e das suas mudanças tácticas. Mostra ter visão de jogo e inteligência. Ao contrário do que pensava não parece ter medo de arriscar, talvez por já ter incutida alguma da mística do dragão. Para já está no bom caminho.

PS: Hoje gostei especialmente da chapa 3, porque terá sido?

6 comentários:

  1. Grande regresso! E logo com a chapa 3 nos dois campos! ;)

    Zirtaev, quanto ao comentário está tudo dito.
    Só mais uma coisa...Para além do aspecto táctico, também estou a começar a gostar do discurso "à Porto" de Jesualdo Ferreira ao contrário do que acontecia com o holandês que sempre que abria a boca éra para dizer asneira. ;)

    ResponderEliminar
  2. Que fantástico fim de semana, só faltou o paraty n fechar os olhos na falta q deu o golo dos lagartos..
    Grandes lucho e anderson

    ResponderEliminar
  3. Zirtaev... boa análise ao jogo.
    Depois de uma 1ª parte sofrivel, foi na 2ª parte que vimos uma melhoria a todos os niveis no futebol praticado... para 2º jogo de campeonato, já foi mto bom... mas há que ter em atenção que o opositor era fraco, fraquinho.
    Postiga surpreendeu-me... pela positiva.
    Anderson a crescer, a crescer.
    Lucho a voltar ao seu nível.
    Raul Meireles com o momento da noite... e que golo.
    Prémio do azar para Ibson... volta rápido miúdo, pq és dos que fazes falta.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/
    PS - há muito que não ia ao cinema... no sábado, resolvi ir e assisti deliciado à estreia do filme "Petit, The Beast"... eheheh

    ResponderEliminar
  4. Plenamente de acordo com a análise efectuada pelo Zirtaev.
    O jogo com o Estrela veio a calhar porque permitiu testar novas soluções tácticas e insuflar confiança nalguns jogadores que bem precisam dela.
    Advinha-se algum trabalho naquela linha da frente porque é não se pode continuar a precisar de 10 remates para fazer 1 golo.
    Quanto à defesa com aqueles quatro elementos, vamos ver... mas advinha-se alguma tremideira.
    Apesar do que escrevi e disse antes da contratação, não estou a desgostar do Jesualdo.

    Próximo romance do futebol português: Petit.
    Está certo que à luz dos meus óculos o Manu não fez falta, mas lá que o Petit fez tenções de bater no árbitro e lhe chamou uns nomes giros, lá isso chamou.
    Se fosse um jogador do Porto...
    como é da dita instituição, hoje alguns dos jornais até já desviam o assunto para a lesão do número 10 e coisas do género.

    E o Luís Filipe Vieira? Afinal, telefonou ao Valentim Loureiro ou não? E só há aquilo?

    ResponderEliminar
  5. Fantástico jogo do nosso FCP!Ainda não a 100% mas para lá caminha. Grande exibição do Lucho e do Anderson. Parabéns também ao Raul Meireles pelo golo fabuloso.

    No entanto, não concordo com a utilização do Bruno Alves a central e deixar o Paulo Assunção no banco.

    Esta semana, há ainda a destacar a infelicidade de um jogador fabuloso do nosso FCP: IBSON. Força!!!Rápida recuperação...

    Obrigado Boavista!!!

    Desta vez, não vi o Paulo Bento a falar sobre as arbitragens!Porque será?

    Grande abraço zirtaev

    Pedro Sousa

    http://blogdoengenheiro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Amigos Portistas, vejo uma equipa mais solida e com futuro até na Europa, ja este ano.

    Uma primeira parte ao ataque, mas cautelosa.
    Um segundo tempo onde tivemos que arriscar um pouco mais para abrir a defesa tipo autocarro do Estrela. Em galinheiro emprestado, vi, um Jesualdo inteligente que soube para ja, aproveitar o que de bom ficou do sistema de Adrianse ao mesmo tempo que tratou de acabar com a parvoice dos 3 defesas.

    Tal como previa, uma equipa muito mais solida do ponto de vista defensivo com Marec Cech uns furos abaixo do que deve fazer, especialmente a defender no um para um. O Bruno Alves é um central possante e com um bom pé direito, mas o pé esquerdo é cego, como tal, näo pode jogar descaido sobre a esquerda; qualquer lançamento em profundidade significa bola perdida. Deve trocar de posiçäo com o Pepe ou trabalhar muito essas situaçoes durante a semana.
    Bosingwa como sempre esforçado, grande exibiçäo a espaços, como acontece sempre com adversarios faceis de maneatar a meio campo. O problema é que näo é defesa direito, é trinco, portanto, com equipas fortes vai ter que se aplicar muito e terà de ter muito apoio dos trincos e dos centrais. Espero que o Fucile seja bom. Do Pepe nem vale a pena falar, a classe é muita e se estiver concentrado e näo inventar é um dos melhores centrais da actualidade.

    O meio-campo, enfim, simplesmente fabuloso. O melhor de sempre.
    Ibson é de facto um jogador muito acima da média. O médio mais completo do campeonato. Quando entrou em campo, a diferença de produçäo da equipa foi notoria. Joga de olhos fechados com Anderson. Muito azar na lesäo que sofreu, que espero, näo seja grave. Tenho a certeza que vai voltar em grande.
    Lucho é um dos jogadores mais inteligentes que ja vi. Mesmo sem estar a 100%, disfarça a falta de velocidade que ainda tem com toda a classe que lhe é habitual. Näo sabe jogar mal. Duma fineza fora de série. Grande posicionamento no terceiro golo, lendo a jogada de tras.
    Anderson, vai ser dentro de um ano, um dos melhores jogadores do mundo. A espaços, faz lembrar Maradona. Aquela jogada pela esquerda na segunda parte diz tudo. Um diamante. Näo sei como o poderemos segurar por muito tempo.
    Raul Meireles justifica a aposta de Mourinho ha 2 anos. Um jogador que enche o campo e remata como poucos em Portugal. Se o Benfica ja näo tiver destruido o Manuel Fernandes, temos no futuro dois trincos capazes de transportar jogo e com um remate perigosissimo. Que eu me lembre, nuca tivemos trincos assim na selecçäo, nem o Paulo Sousa tinha um remate deste calibre (era alias o seu ponto fraco).

    No ataque. Postiga esteve inconsequente como é habito. Bom tecnicamente, mas pouco esforçado e esclarecido. Contra adversarios fortes é presa facil.
    Adriano, ao contrario do que muitos dizem, para mim, fez um bom jogo. Desiquilibra as defesas, pressiona e sabe movimentar-se. Falta-lhe alguma confiança na altura do remate. Teve tres passes de morte: um de Lucho, um de Anderson e outro de Ibson. Isto quer dizer uma coisa: esta no sitio certo e sabe desmarcar-se. No entanto, nunca tentou rematar de primeira.
    Apenas ao cair do pano a passe de cabeça de Lucho (o segundo passe de morte), tentou finalizar de primeira. Com o passar do tempo esta a melhorar e os golos que ja marcou falam por si.

    Uma palavra final para Anderson e para a jogada do terceiro golo. Desmarcado depois de um grande passe de Adriano, demonstrou uma categoria e uma inteligencia que näo é normal na sua idade.

    Com a lampionagem, como sabem, näo vou perder muito tempo. Nunca o faço.
    O que se passou no Bessa passa-se todos os anos em quase todas as jornadas. De vez em quando, aparece um arbitro que se farta de tanta parvoice e trata de fazer uma arbitragem isenta. Se os arbitros fossem todos isentos, determinados jogadores das galinhas eram expulsos todos os jogos. Sabem de quem falo.
    Quanto ao Orelhas e os seus episodios tristes, säo de uma diminuiçäo mental a toda a prova. So podia ser presidente do clube dos 6 milhoes. Bem à imagem dos presidentes galinhas nos ultimos 12 anos, razäo pela qual apenas ganharam um campeonato, comprado ao proprio (accionista maioritario),num barraco com luzes do Algarve.
    O que é certo é que os contribuintes continuam a pagar o pardieiro de treinos do Seixal, os salarios dos seus presidentes e jogadores, a construçäo integral do novo galinheiro e perdäo de impostos mensal. De todo este dinheiro so revertem para o estado 3/4 do salario hipotecado, do chulo de renome internacional que 'pseudo dirige' o futebol do clube do aviario. Enfim, säo os mais grandes, palavras para que?
    Ainda me lembro de um pobre acefalo que ha umas semanas se lembrou de comparar um a um os jogadores do Porto e das galinhas.
    Meu Deus, dai-lhe juizo coitadinhos.

    ResponderEliminar