12 setembro 2006

O início do FCPorto na UEFA Champions League 2006/2007

Começa a prova mais importante em que o FCPorto está envolvido. Evidentemente que o objectivo nesta prova não passará, pelo menos no imediato, por vencê-la. É importante devido aos valores envolvidos, só pela presença na fase de grupos o FCPorto já arrecadou para os seus cofres 2 milhões de euros e por cada vitória encaixa 600.000 euros (mais que no ano passado), a passagem à fase seguinte, ou seja aos oitavos de final, vale nada mais nada menos que 2,2 milhões de euros. A tudo isto acrescente-se as receitas de bilheteira e o dinheiro encaixado em cada jogo mesmo em caso de empate ou até de derrota já que só a presença em cada jogo vale 400.000 euros, por alguma coisa lhe chamam a liga milionária (podem comparar os valores do ano passado e deste ano aqui). Por isso os objectivos concretos do FCPorto para esta competição passam exactamente pela passagem da fase de grupos, o que na época passada não aconteceu criando sérios problemas na SAD a nível financeiro, problemas que todos podemos comprovar neste início de época.
O primeiro adversário, de um grupo algo complicado, é o vencedor da Taça UEFA de há dois anos. Vencedor que foi “expulso” na fase de grupos da liga dos campeões nesse mesmo ano pelo FCPorto, na altura campeão europeu em título, com uma vitória no gelo de Moscovo com um golo do Benny McCarthy.
Esse clube é o CSKA de Moscovo, equipa com os “bolsos cheios” de dinheiro de milionários russos e que, obviamente, não tem necessidade de vender jogadores, sendo que dessa época para cá pouco alterou a sua equipa e manteve os melhores como são o caso do Wagner Love e Daniel Carvalho.
Antevê-se o verdadeiro teste ao esquema de Jesualdo Ferreira que não deve alterar muito a equipa em relação ao último jogo, a não ser a inclusão de Ricardo Quaresma que parece estar completamente recuperado. Apesar disso eu alterava mais uma posição, trocaria Tarik por Vieirinha, isto num 4-3-3 que penso será a táctica inicial da equipa. Continuaria com Bruno Alves apesar deste continuar a não me dar garantias, mas a única opção é... Ricardo Costa. Raul Meireles seria, para mim o candidato para o meio campo mais defensivo, não sendo tão bom a defender quanto Paulo Assunção, a nível atacante daria mais garantias, mas lesionou-se no último treino antes do jogo e nem sequer já foi convocado. Assim, e como o adversário é mais complicado, Paulo Assunção assumirá o papel de “trinco” dando também garantias principalmente a nível defensivo, o que neste jogo até não será pior.
Fica então a equipa que colocaria em campo, esperando que Marek Cech recupere da febre alta que tinha ainda hoje, pelo menos foi convocado, e tendo em vista a alternativa Ezequias...

PS: Não se esqueçam, estão ainda muito a tempo de participar na Liga da Bancada da UEFA Fantasy Football. Relembro o código de acesso à «Liga Portistas de Bancada» : 81003-13257

9 comentários:

  1. é pá... tens aí umas pequeninas falhas (acho eu).
    - Quaresma e Vieirinha ainda não estão a 100%, duvido que alinhem de início;
    - Paulo Assunção deve continuar no banco e dar lugar ao meireles,

    Não acredito que o Jesualdo volte a tentar colocar o Lisandro a extremo por isso o mais provável (e a meu ver mais correcto) seria o Tarik na direita e encostar o Anderson para a esquerda, apostar em meireles e lucho no meio, sozinhos, e dois avançados - Adriano e Postiga (ou Lisandro) - de raíz... foi assim que criámos mais pergio contra os ultra-defensivos estrelistas... na defesa o Bruno Alves não me dá confiança nenhuma mas enfim... precisamos de um central de top....

    ResponderEliminar
  2. Gil, o Meireles lesionou-se no treino de hoje, nem convocado foi. Já Vieirinha não tenho a certeza se recuperou e é bem capaz de o Tarik entrar mesmo, mas qt a Quaresma é quase certo de início.

    Começa a ser preocupante a razia de lesões. Temos um meio campo cinco estrelas, mas 2 estão lesionados e começa a ser complicado. É certo que ainda temos o Jorginho, mas não tem nada a ver o papel que ele faz em comparação com os que estão lesionados.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Está confirmado, Vieirinha tb não foi convocado. Por isso o mais certo é o Tarik ser mesmo o titular.

    De resto a equipa deve ser a que coloquei. A não ser que o Jesualdo nos faça uma surpresa e coloque um 4-4-2, mas não acredito.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. A equipa inicial deve ser esta.
    Só que deve jogar o Tarik em vez do Vieirinha que não foi convocado.
    Penso que temos grandes hipoteses de ganhar este jogo.
    Eles têm bons jogadores como o Daniel Carvalho ou o Love, mas nós somos superiores.
    Força Porto!!!

    Abraços Tripeiros
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  5. Atendendo às características do jogador (?), é bem vista a proposta de colocar Bruno Alves à direita. O problema é que esse lado da defesa fica com o Bosingwa (muito intermitente, na minha opinião) e o Bruno Alves (sempre que vejo a bola no seu raio de acção começo a tremer).
    E se o Mister arriscar no Fucile?
    Nada a dizer quanto ao meio campo.
    Na frente, Tarik e Quaresma devem estar certos. Se calhar arriscava no Lisandro no lugar do Adriano. Perde-se em mobilidade, mas ganha-se em poder de choque. Isto na minha muito modesta opinião.

    As lesões são de facto preocupantes, mas se virmos bem uma entorse e um pé fracturado são azares. Só isso. Mais preocupante seria se fossem lesões musculares.

    ResponderEliminar
  6. É...tiras o Vieirinha e metes o Tarik e tens a equipa feita. ;)

    Quanto ao dinheiro dos russos isso não é muito importante quando as equipas entram em campo como se viu ontem na vitória do Sporting frente aos, também, milionários do Inter Milão.

    ResponderEliminar
  7. Vamos ter q jogar com mt concentração pois os russos são perigosos. Mas vamos esperar tb q os mágicos lucho e anderson continuem a encantar

    ResponderEliminar
  8. Voltou o medo
    Pronto, voltou o medo... de ganhar. Ainda bem, está tudo satisfeito.

    Não é preciso ganhar em casa a essa potência do futebol que é o CSKA.

    O Postiga é muito melhor que o Hesselink.

    O nosso estilo é muito melhor, a um ritmo bem português: devagar e devagarinho, bem de acordo com as nossas ambições.

    Nunca se sabe, pode ser que um dia dê certo. Depois vamos recuperar os pontos perdidos ao Arsenal, tudo bem.

    ResponderEliminar