18 setembro 2006

Porto seguro

Naval 0-2 FCPorto
(Marek Cech e Mário Sérgio (ag))
O jogo começou praticamente com os golos do FCPorto. Quando ainda as equipas se adaptavam ao esquema táctico uma da outra, surgiu o primeiro golo.
Desta vez Jesualdo colocou Postiga em vez de Tarik, jogando no já habitual 4-3-3. Com uma diferença, os dois extremos faziam várias diagonais para o centro levando com ele os defesas laterais da equipa contrária, o que abria espaços para a entrada tanto de Bosingwa como de Marek Cech.
Foi precisamente assim que surgiu o golo, Quaresma, após um canto favorável à Naval, pega na bola antes do meio campo e inicia uma excelente jogada, fazendo a diagonal para o meio, e Postiga faz o movimento contrário levando o defesa consigo, deixando completamente aberto o flanco esquerdo para Marek Cech que sem dificuldades inaugura o marcador. Este é um lance de laboratório e em que o treinador tem muito mérito.
E como uma das funções de uma equipa é também fazer o adversário errar, o segundo golo é a exacta prova disso mesmo. Helton, após um canto envia rápido a bola para Bosingwa que corre o seu flanco por completo e cruza para Adriano, a quem bastaria encostar na bola para o golo, mas na ânsia de cortar a bola o guarda-redes e o defesa da Naval atrapalham-se sendo o próprio defesa a colocar a bola no fundo da baliza. Grande mérito para Helton e Bosingwa claro.
A partir daí a Naval, apesar de ter sempre tentado jogar de igual para igual, pouco perigo criou, tendo o FCPorto criado mais umas quantas oportunidades, tendo Quaresma quase sempre como denominador comum de todas essas jogadas.
Na segunda parte a toada foi a mesma e sempre que se poderia pensar na mudança do marcador com certeza seria para o lado do FCPorto. Isto apesar de o FCPorto ter entrado em clara gestão de esforço e ter passado muitos momentos a passar a bola entre os seus jogadores.
O melhor jogador em campo desta vez é mais complicado de escolher. Vários nomes me vêm à cabeça, Helton, Cech, Bosingwa, Lucho, Paulo Assunção, Quaresma, etc. Por isso vou colocar essa mesma questão na «Opinião da Bancada» (na barra lateral). Anderson desta vez não se destacou, mas apesar de mais discreto esteve muito bem no seu papel atacante e principalmente a nível defensivo. Lucho e Paulo Assunção estavam em todo o lado. Cech e Bosingwa além de terem atacado bem estiveram certinhos na defesa. Pepe e Bruno Alves não falharam uma única bola. Helton fez excelentes defesas. Por isso o prémio para mim desta vez vai mesmo para equipa, que esteve bem defensivamente, muito trabalhadora e principalmente muito segura.
As coisas ainda não estão a 100%, mas há muito que não sentia tanto conforto, segurança e certeza da vitória a ver um jogo, há muito que não sentia um Porto tão seguro.
PS: Continuo a não gostar destes equipamentos, mas o que é certo é que já não parecem tão vermelhos como antes.

5 comentários:

  1. O equipamento continua horrível...
    Eu ainda admitia o laranja, agora com a diagonal azul é que não lembrava a ninguém.
    Quanto ao jogo, nada a dizer: cumpriu-se com a obrigação. E com indícios sérios e credíveis de melhoria de rendimento. Que regressem rapidamente o Raul Meireles e o Ibson para que Jesualdo tenha alternativas credíveis no banco.
    Continuo a achar que o Hélder Postiga, a espaços, pouco mais anda que a estorvar mas vamos aguardar.

    ResponderEliminar
  2. Boa vitória. É mais uma e sempre bem-vinda. Resultado justo.

    P.S- Podem ver no meu blog a recordação do fantástico 0-5 ao benfas à 10 anos!!!

    Saudações Tripeiras
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  3. bLuE Zirtaev...
    Completamente de acordo... uns primeiros 30 minutos muito eficazes e com forte pressão sobre a área adversária, que resultaram em 2 golos... a partir dái, gerir, gerir, gerir, gerir... para outras batalhas.
    Tou como tu... não está tudo bem... mas tá bem assim... 3 jogos, 9 pontos!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Quintino o Raul Mereires parece que já treina com bola. A ver vamos se estará apto para Londres. Quanto aos equipamentos, acho que a barra é o menos, o laranja vivo é que me aflige.

    Apre, bem-vindo ao meu site e volta mais vezes.

    Um abraço.

    ResponderEliminar