07 dezembro 2006

Em busca do pontinho necessário

FCPorto 0-0 Arsenal

As expectativas para este jogo eram elevadas, o grau de dificuldade do adversário e a importância do jogo no desfecho da época europeia levou ao estádio mais de 45 mil pessoas. Mas quem queria ver futebol teve de se contentar com apenas vinte minutos de jogo propriamente dito.

As circunstâncias em que se disputava a partida eram únicas, pelo menos que me lembre com jogos do FCPorto na Champions League. O adversário era poderoso, simplesmente o vice-campeão europeu, o empate chegava para o FCPorto e o Arsenal passarem a fase de grupos. A única coisa que havia em disputa era o primeiro lugar do grupo e o dinheiro da vitória do jogo. Ainda assim não o suficiente para se correr o risco de perder o jogo e, mediante o resultado que se ouvia da Alemanha com o CSKA a vencer, perder consequentemente a passagem aos oitavos de final.

Terá sido então com naturalidade que se viu um Arsenal, se calhar como nunca se tinha visto, a jogar com quatro defesas e cinco médios, mas cinco médios que tinham claramente ordens para defender atrás da linha da bola. As despesas de ataque eram de inteira responsabilidade do FCPorto, que, não querendo surpresas desagradáveis, também não quis arriscar. Tudo isto resultou numa primeira parte enfadonha, em que apenas em alguns fogachos se viu o FCPorto atacar e a rematar, mas sempre tudo com muita calma e sem grande perigo.

Para a segunda parte, pensávamos nós, seria mais do mesmo. Mas o empate do Hamburgo com CSKA dava outro fôlego e então viu-se algum bom futebol sempre com iniciativa do FCPorto e conduzido principalmente por Quaresma. Criou-se então muito perigo na baliza de Lehmann e os dragões estiveram quase a marcar por duas vezes com dois remates ao poste do inevitável Quaresma. Todos vimos então que a equipa azul e branca tinha tudo para poder vencer o jogo e alcançar o primeiro lugar do grupo até que surgem notícias novamente de Hamburgo, o CSKA estava novamente na frente e como os resultados apareciam nos ecrãs gigantes os jogadores também se aperceberam disso e se calhar até inconscientemente não quiseram arriscar.

E foi assim até final jogo ou quase, o Hamburgo só empatara a cinco minutos do fim do jogo e marcou o golo da vitória mesmo em cima dos noventa minutos. Não era tempo de certeza de arriscar com um resultado na Alemanha que não favorecia e nos últimos cinco minutos também não era tempo de se querer mudar algo e, inteligentemente, as equipas contentavam-se com o empate.

Viu-se nesses últimos cinco minutos algo que nunca tinha visto num jogo, ou seja anti-jogo total por parte das duas equipas. A bola era passada entre os centrais das equipas sem pressões do adversário e isto durante cinco minutos. Ninguém poderá criticar os jogadores pelo pacto de não agressão nos minutos finais, mas o que é facto é que quem perdeu foram os adeptos.

O mais importante foi alcançado, a missão foi cumprida. Os oitavos estão aí, com isso ficamos todos muito contentes como é evidente. Agora venha o diabo e escolha, se no sorteio para os segundos classificados se apresentam alguns tubarões pela frente, que dizer também dos primeiros?

No fim do jogo além do alívio de estar tudo resolvido e a bem para nós, eu questionava-me: e se o empate a zero valesse zero pontos?

PS: Sei que não é fácil escolher, são todas grandes equipas, mas existe sempre um que é preferido em detrimento de outros. Por isso fica na "Opinião da Bancada" a pergunta que se impõe, quem preferem para adversário do FCPorto nos oitavos de final da Champions League? Resta só dizer que à pergunta "Quem foi o melhor jogador do FCPorto-Boavista" a resposta foi a esperada: Ricardo Quaresma com 12 votos, seguido de muito perto por Pepe com 11 votos.

PS2: A "Liga da bancada" mudou novamente de comandante que se assume como o vencedor da fase de grupos. O "Lokomotive da Foz" do Mister Filipe Rocha passou para a frente com 346 pontos na derradeira jornada desta fase, ultrapassando o "Pinguim" do Mister Luís Novo que tem agora 337 pontos. No pódio aparece um novo concorrente, o Mister Hugo Correia com o seu "AppleBeach". Parabéns ao Mister Filipe Rocha pelo lugar alcançado (pena ele não aparecer pelas caixas de comentários para o conhecermos melhor). Mas a prova continua e com o nosso FCPorto também em jogo como todos quereríamos. Agora todos poderão modificar totalmente a equipa para o que resta.

19 comentários:

  1. Passamx à fase seguinte, e esse era o objectivo principal!! =)
    Mereciamx a vitória, e foi pena o poste ter-nos impedido!! :/
    A parte final do jogo foi 1 tanto apática!! Xato p os adeptos k keriam +, keriam golos e a vingança!! Mas o CSKA ter perdido, fez os jogadores descansarem e ñ arriscarem..
    Somos a Única Equipa Portuguesa ainda na Liga dos Campeões!!! Grande FCPORTO!!!

    ResponderEliminar
  2. Este foi um presente para os portistas aí do Sul que tal como a Prika disse, sofrem muito para poderem ver um simples jogo... mas há noites que vos devem dar imenso gozo, e esta foi uma delas!!! ;)

    ResponderEliminar
  3. Conforme seria de esperar no início da prova, somos a única equipa portuguesa em competição - para mim, motivo de alegria, já que vou poder ver os restantes jogos em sinal aberto. (Ou eu contei mal ou a RTP só transmitiu um jogo do FCP - justamente o Arsenal - FCP; claro que, pela amostra, ainda bem que assim foi).

    Face ao trabalho que fizeram na 2ª volta, e com o jogo que fizeram hoje, o 2º lugar sabe a uma tremenda injustiça. Para mais, apesar da vantagem (que, historicamente, nos tem favorecido) de fazermos a primeira mão em casa, não escapamos de apanhar já um dos "grandes".

    E agora... venha o Liverpool!

    ResponderEliminar
  4. Mas ao que eu achei mais piada foi os comentários feitos creio na RTP1 de que assim o Benfica tem a possibilidade de fazer mais jogos e porconseguinte ter mais receitas do que se continuasse na Champions...Está claro que o Manchester, o Arsenal, o Milan já para não falar no FCP são mesmo estúpidos de todo em querer continuar nesta competição e não terem optado pela Taça UEFA, menos difícil sob um ponto de vista teórico e mais rentável em termos financeiros...Nem sei porque é que o próprio Benfica este ano fez tanta força para conseguir um lugar na Champions esta foi mesmo uma atitude de extrema estupidez....Com muito menor investimento teria um rendimento garantido muito maior do que terá agora!...Por favor ide chamar estúpidos aos vossos primos e sobrinhos...

    ResponderEliminar
  5. Vazini, Obrigada!!
    De facto hoje foi uma grande noite!! =) E tenho a ideia k amanha vai ser 1 grande dia!!! :p
    Mas como dise o noso grande PdC: "Abaixo de Coimbra, um portista vale por 6!!!" ;)
    Saudações Azuis e Brancas!!!

    ResponderEliminar
  6. :)
    Pois claro, e todos concordamos com essas palavras sábias do nosso PdC!!!

    ResponderEliminar
  7. Ouvi a mesma afirmação que meirelesportuense e também nem quis acreditar na estupidez subjacente!

    Fez-me lembrar uma outra afirmação igualmente estúpida, de que teria sido bom para o Benfica ter ficado em 3º, o ano passado, já que assim disputaria a pré-eliminatória da Champions (com a mesma lógica, teria mais uma receita de jogo). Mesmo assim, esta leva-lhe a palma - acreditar que a UEFA pode ser melhor que a Champions.

    ResponderEliminar
  8. Viva o PORTO!
    Agora venha o Lille - sempre parece ser o mais fácil de todos.
    Quanto à questão do Benfica e dos comentários na RTP1, não há que lhes fazer. São felizes assim. Pessoalmente fazem-me lembrar o discurso de certos políticos que, mesmo depois de uma derrota estrondosa, lobrigam razões para justificarem que, apesar de tudo, são vitoriosos.

    ResponderEliminar
  9. Nós não podemos apanhar o Lille (ficamos em 2º...)!

    Os 7 "candidatos" são Liverpool, Valencia, Man. United, Chelsea, Lyon, Bayern Munique, AC Milan.

    ResponderEliminar
  10. Quintino o Nuno tem razão, o Lille é tb um segundo classificado. As nossas opções são 3 equipas inglesas o Bayern, o Lyon, o Valencia e o Milan. Por mim talvez o Lyon, apesar de ser uma grande equipa ou então mesmo o Manchester.

    Meireles estou a saber disso agora e só me faz perguntar quão mais baixo e rídiculos podem eles ser mais?

    Prika és entre muitos uma grande adepta do nosso clube e sem dúvidas que valem por seis. Eu nem imagino o que sofre um adepto do FCPorto abaixo de Coimbra.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. [quote]. Eu nem imagino o que sofre um adepto do FCPorto abaixo de Coimbra.[/quote]

    nem queiras saber ! cheguei até a universidade sendo sempre o unico portista da minha turma !

    [quote] Meireles estou a saber disso agora e só me faz perguntar quão mais baixo e rídiculos podem eles ser mais? [/quote]

    hum... nasceste ontem , ou é o teu primeiro dia em portugal ?! por exemplo , expliquem-me por que um cafe que tem 3 televisoes , tão as 3 a dar o directo do benfica , e nenhuma deu o jogo do porto ? o porto nao deu na sportv2 ?!?

    ResponderEliminar
  12. Foi um jogo 'sem sal'... onde Quaresma, com aquelas 2 bolas no poste, terá sido concerteza o 'melhor actor' lol
    Então aqueles últimos 10/15 minutos rssss
    Mas pronto, eu como portista do 'pão e circo', quero é que o meu FC Porto ganhe... o resto, é conversa de embalar meninos.
    Que nos oitavos, volte a acontecer o mesmo e passemos aos quartos... não me interessa para nada como!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS - Zirtaev... enviei-te um email com um pedido de 'help'... vê pf se me podes então dar uma 'mãozita' lol

    ResponderEliminar
  13. Yagami, compreendo a tua situação! Tb já tenho apanhado casos asim! :/
    E tb são poucos os portistas k conheço por aki, mas os poucos, são bons! =) E somos mt unidos!!;p
    Uma rapariga portista, k gosta de futebol e até discute casos c/os outros, torna-se mt complicado!! =) Mas desafios é cmg!! ;)
    Keria só deixar no ar 1 questão: o anti-jogo, sobretudo nos ultimos 5 min, ñ poderá ser sancionado pla Uefa como forma de "combinação de resultados"? ñ houve nenhum acordo escrito ou verbal, mas é claro o k as equipas pretendiam!

    ResponderEliminar
  14. Nuno Nasoni e Zirtaev: peço desculpa pelo lapso. Queria ter escrito Lyon e saiu Lille.
    Tirando os franceses, talvez mesmo o Manchester que é, dos ingleses, o que costuma tremer mais.
    De qualquer modo, só pelo feito de termos passado já valeu a pena.
    O holandês que por cá andou que aprenda... No resto, felizmente que o Jesualdo me está a tirar a razão quando no início da época protestei que aquele não era o nosso homem.
    E, assim sendo, se calhar também já não se vende ninguém na reabertura de mercado. Podia-se é despachar alguns...

    ResponderEliminar
  15. Penso que com Liverpool, Lyon, bayern o fcporto tem boas condições para passar. Cumprimentos a todos e bom fim semana.

    ResponderEliminar
  16. FC Porto nos oitavos-de-final!!!
    Podíamos ter ganho o jogo, inclusive o Quaresma ainda mandou duas bolas ao poste, mas a certa altura o jogo quebrou o ritmo e os jogadores tanto do Porto como do Arsenal começaram a jogar com mais calma e a deixar o tempo passar.
    Com a derrota do CSKA em Hamburgo já estávamos automaticamente qualificados.
    Parabéns Dragões! O primeiro objectivo da época está cumprido.
    Agora é para nos dedicarmos ao Campeonato Nacional e adquirirmos uma boa vantagem sobre os adversários directos, para em Fevereiro podermos virar as atenções outra vez para a "Champions".

    P.S- Não festejei golos do Porto, festejei do MU!!!

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  17. Olá Zirtaev,

    Estive na estranja e só agora confirmei que a minha equipa, o Lokomotiv, sempre ficou em primeiro na fase de grupos...

    Foi bem difícil, graças à optima concorrência aqui dos amigos do blog.

    Obrigado pelos posts sempre simpáticos!

    A próxima jornada é só lá para Fevereiro, convém marcar na agenda.

    O importante é que o nosso mágico Porto, que este ano está muito bem, siga em frente na Champions!

    Muito obrigado! Um abraço!

    ResponderEliminar