27 dezembro 2006

O melhor de 2006

Estando o ano de 2006 a chegar ao fim é tempo de “premiar” o que se terá destacado durante os últimos doze meses.

Um dos prémios que irei pôr a eleição (aliás já está na barra lateral do blog desde ontem, na “Opinião da Bancada”) é o do jogador do ano na opnião dos Portistas de Bancada que visitam o blog.

Tentei colocar os jogadores que se terão destacado mais na equipa, tanto na presente época, como no final da época passada sob o comando de Co Adrianse. Lembro que estes últimos se sagraram campeões nacionais e vencedores da taça de Portugal, apesar de o terem feito com uma táctica completamente diferente e, ainda para muitos, apesar de Adriaanse.

Podem já votar no quadro abaixo, quadro que estará na barra lateral até ao reínicio do campeonato. Aproveitem e justifiquem as vossas escolhas contribuindo com o vosso comentário.

Qual foi o melhor jogador do ano 2006?
Helton
Bosingwa
Pepe
Paulo Assunção
Lucho
Raul Meireles
Adriano
Quaresma
Postiga
Anderson

Os outros prémios, e mais em jeito de brincadeira, os “Óscares da Bancada” como o próprio intitulou, serão atribuídos pelo meu ilustre convidado Zé Luís. Em alguns casos indicará os nomeados, ficando à consideração dos leitores a atribuição do "Óscar". Irá fazê-lo colocando uma “posta” por dia até ao final do ano. Começou já hoje com a “posta” logo abaixo.

5 comentários:

  1. A evolução do Quaresma com o Adriaanse foi notória mas acho que quem carregou (e ainda carrega) a nossa equipa às costas na última época foram mesmo o Pepe e o Paulo Assunção.
    Era incrível a forma como o Pepe completamente sozinho no centro daquela defesa secava completamente todos os avançados que lhe iam aparecendo à frente.
    O Paulo Assunção mesmo não sendo muito forte fisicamente compensa por ser, de longe, o trinco mais inteligente que passou pelo Porto nos últimos anos. E a missão que tinha nos tempos de Adriaanse, em que tinha de decidir a cada lance se iria pressionar no meio campo ou descer para auxiliar a defesa também não está ao alcance de todos. Não dá muito nas vistas, e por isso muitas vezes não tem o crédito que merece mas é dos poucos jogadores do actual plantel que é insubstituível nas suas funções. Mais nenhum consegue dar a mesma segurança.
    A prova que o Assunção é excepcional é que, em tempos, cheguei a achar o Paredes um jogador de grande nível e classe. Agora vejo os jogos do Sporting e penso como foi possível alguma vez ter pensado isso. Claramente os nossos padrões aumentaram...

    ResponderEliminar
  2. Estava entre o Pepe e o Quaresma mas resolvi-me pelo Pepe pois era um jogador que colocava alguma desconfiança mas o ano passado progrediu imenso e quase só na defesa, resolveu grande parte dos problemas. E tornou-se num jogador enorme. Este ano, com a mudança de esquema de jogo, novamente qalguma desconfiança mas não teve problemas e continua a evoluir continuando a fazer belas exibições.Por isso o destaco como o melhor, talvez mesmo pela surpresa.
    O Quaresma é um talento à solta, um fantasista, já tinha esse talento mas teve a arte de o juntar a uma maior responsabilização. Ao fim e ao cabo, se pudesse votava nos dois.

    ResponderEliminar
  3. O dragon e o jorge estão correctos. Porém, por mim, voto Quaresma. Reconheço as qualidades do Paulo Assunção e acho-o imecável na função de médio trinco, aliás assenta como uma luva. O Pepe também me surpreendeu. Tacticamente todos evoluíram e a equipa adaptou-se bem ao novo esquema em meia época, o suficiente para ganhar tudo.
    Mas Quaresma derramou magia, cresceu como o jogador que hoje ainda é melhor e fez passes e golos fantásticos - aquele em Guimarães foi o golo do ano.
    Não esquecendo Lucho, até Adriano que foi fundamental na 2ª volta, esta é a prova que não havia dependência de ninguém, como não há agora, e a capacidade colectiva ajuda cada um a superar-se e, no conjunto, a formar uma equipa dominadora e já com alguma classe. Faltam-lhe mais dois anos assim para aspirar a algo mais na Europa. Como já disse Jesualdo, falta crescer e só com mais competição ao mais alto nível o FC Porto "de Mourinho" será atingido.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com todos, se o Quaresma evoluiu muito, o Pepe foi um esteio na defesa do FCPorto. Se o Quaresma tem salvo o FCPorto com jogadas de génio, o Pepe tem salvo o FCPorto não só esta época, como durante toda a época de Adriaanse em que foi o garante de uma defesa que tinha muitas lacunas. É certo que o Assunção tb foi uma pedra basilar, mas Pepe era sempre o último entre o avançado e o GRedes e se falhasse o golo quase seria o mais certo, e com aquela táctica em que não poderia de maneira nenhuma falhar, o certo é que estava em todas e muito raramente falhou.

    Depois a raça que tem e o espirito de sacrifío, vejo nele a mística de um campeão e de um portista.

    Para mim Pepe é o jogador do ano sem dúvidas. Seguido de perto por Quaresma que tem muitos mais holofotes apontados para ele, pela sua magia, mas que se falhar todos perdoam, ao contrário de um defesa.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Eu votei no Pepe,porque esta 1 central completo,como cresceu como jogador(quando veio para o Porto,eu nao gostava do homem,era matacao)
    Quaresma esta tambem muito bem,e 1 genio,e como todos os genios tem 1 lado "mau"algumas perdas de bola que me levam aos arames.
    Mas para ser correcto,devia votar em todos(do presidente ao roupeiro)contra ventos e mares ate furacaos,vamos a frente do campeonato.

    ResponderEliminar