19 dezembro 2006

Deco, o Mágico 10

É o número 10
Finta com os dois pés
É melhor que o Pélé
É o Deco Olé, Olé

Pois, o ainda nosso mágico, porque o Deco há-de ser portista até morrer, não conseguiu no passado fim-de-semana pelo Barcelona ser campeão do mundo, mas foi considerado o melhor jogador do torneio. É certo que pouco significado teve para ele depois de perder o título mundial pelo seu clube. Mas sempre serve de consolo e só demonstra o jogador de excelêncai que é o ex-jogador do FCporto, agora português, quando reparamos que, por exemplo Ronaldinho, o ex-melhor jogador do mundo, estava também na equipa e ficou apenas pelo terceiro lugar.

Este prémio, aquando da nossa participação nas finais da Taça Intercontinental, comemoradas na passada semana, foi atribuído a dois excelentes jogadores do FCPorto. No primeiro campeonato mundial ganho, em 1987, foi outro o mágico que venceu o prémio, de seu nome Rabah Madjer. Há dois anos foi um jogador que se evidenciou pela sua raça, Maniche, foi quem trouxe o automóvel (prémio para o melhor jogador) para casa.

Fiquei triste pelo Deco com a não conquista do troféu, até porque o Barcelona o merecia, mas ele para mim também foi campeão do mundo em 2004. Por outro lado, assim o FCPorto continua a ser o último clube europeu que venceu no Japão, assim o grupo restrito de onze clubes europeus que são campeões do mundo não aumentou. Sim, porque esse gigante que é o Barcelona nunca esteve verdadeiramente no topo do mundo. Por isso, mais uma vez se prova que não é para quem quer, só para quem pode.

Vejam agora este video para matar saudades do futebol do nosso mágico.


Parabéns Deco, para nós já és um campeão do mundo.

9 comentários:

  1. Este é daqueles jogadores insubstituíveis, não só pelo que joga dentro de campo mas também pelo que é fora dele!
    Talvez um dia o voltemos a ver de azul e branco a levantar o público no Dragão mas até esse dia ficam as saudades do nº 10 que é melhor que o Pélé, que finta com os 2 pés...pois é, é o Deco o melhor jogador do Mundo!

    ResponderEliminar
  2. Zirtaev, depois dos nossos elogios ao Quaresma, esta é outra prenda de Natal. E Deco sempre tem o FC Porto no coração, de verdade.
    Vejo aquele livre em arco largo, pronunciado, a bater Moreira num grande golo para a reviravolta frente ao Benfica e vejo Quaresma.
    Um mágico depois de outro.
    Que privilégio, senhores!

    ResponderEliminar
  3. Que saudades do Deco!! =)
    Um MÁGICO sem dúvida!!!
    E tal como o vazini diz: «não só pelo que joga dentro de campo mas também pelo que é fora dele!» De facto é uma pessoa c/cabeça! E iso no mundo do futebol é raro!
    Sei k ainda faltam 1s dias, mas keria desejar a todos 1 FELIZ NATAL!!!
    Vou hoje à tarde pasar o Natal a Londres c/famelga, e como tal poso ñ conseguir vir aki antes do dia 29, dia em k regreso!
    Vou tentar encontrar o Mourinho e suborná-lo p/perder no Dragão!! LOL Axam k me safava?? =)
    Saudações Portistas!!! Abraços!!

    ResponderEliminar
  4. Vazini não quero um Rui Costa de azul e branco. Se vier que venha a 100%, será sempre benvindo.

    Zé Luís era o mínimo que poderia fazer pelo Deco. Nunca o tinha homenageado e elogiado neste blog e ele merecia-o.

    Prika, prefiro que não peças nada ao Mourinho, dá mais gozo ganhar-lhe com eles a darem tudo o que têm. Faz boa viagem e que tenhas umas boas férias e um feliz natal.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Para mim, foi o 2º melhor jogador de sempre que vi a jogar no FCP, atrás de Madjer, o melhor de todos os tempos. 3º lugar para mim foi Futre.

    ResponderEliminar
  6. Zirtaev, quanto a isso acho que não temos problemas. Não estou a ver alguém como o Deco aceitar jogar futebol de alto nível quando sentir que já não tem capacidade para tal.
    Tal como ele disse, "quero acabar a minha carreira no FCP mas só se sentir que tenho capacidade para isso".
    Menphis_child, sem dúvida que o Madjer foi um jogador marcante mas para mim o Deco foi o melhor jogador (que eu vi actuar) que passou pelo FCP.
    Entrando nesse assunto dos 3 primeiros, talvez escolhesse o Jardel para um desses lugares já que apesar de não ser um génio com a bola nos pés, foi para mim o melhor ponta de lança dos últimos anos!
    Bem, quem sabe o Zirtaev não abre um tópico sobre isto um dia destes!!! ;)

    ResponderEliminar
  7. Vazini, por altura da vinda do Beira-Mar ao Dragão fiz um post de homenagem ao Jardel, que para mim tb foi o melhor ponta-de-lança que vi jogar, pelo menos a marcar, já que completo mesmo era o Fernando Gomes, mas este ainda era puto qd o vi jogar.

    Podes ver o meu post do Jardigol aqui: http://portistasdebancada.blogspot.com/2006/09/jardigol.html

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. GLÓRIA DO DESPORTO NACIONAL, Ó INTERNACIONAL!
    O BARÇA CHEGOU AO MUNDIAL DE CLUBES TAL COMO A SELEÇAÕ BRASIEIRA CHEGOU À COPA DO MUNDO: SE ACHANDO O MÁXIMO. AMBOS DERAM-SE MUITO MAL.

    ResponderEliminar
  9. SE OS CLUBES BRASILEIROS E ARGENTINOS TIVESSEM DINHEIRO OS CLUBES EUROPEUS SERIA O NOSSO SACO DE PANCADAS.

    BJS.

    ResponderEliminar