08 dezembro 2006

NAÇÃO FELIZ

Orgulhosamente só na Champions, o FC Porto pode ter cumprido a obrigação. Pelo menos emendou a mão em relação à última época europeia e recompôs-se face ao início periclitante desta temporada, o que nem todos conseguem e alguns até invertem o sentido da progressão. E há muitos motivos para se regozijar.

Os mais fervorosos adeptos fixarão mais um dia feliz para a nação portista e nefasto para os do resto de Portugal. Estes adeptos anti-Porto - além da estranha maledicência de não compreenderem os festejos pelos golos do M. United, de quem os portistas gostam profundamente pelos êxitos sobre os diabos vermelhos que dão sempre o gozo supremo - são os pecadores prontos a atirar a primeira pedra, eles que nunca festejaram golos estrangeiros (ou quaisquer golos...) ao Porto...

Os do Sporting já fazem contas de ganharem o campeonato aproveitando o desgaste do FC Porto na Primavera. Já foi assim em 2000, infelizmente. Mas a História não se repete, embora abundem Elmanos e Paixões...

Enquanto a juventude da equipa portista, que já deu os êxitos domésticos da época passada à custa de quem se julgava mais novo e melhor, é desvalorizada nesta altura em que se volta a falar da imberbe geração leonina, o tempo é de discutir golos que houve e os que não houve.

Em Alvalade discutiu-se, por 2 vezes, como é mau sofrer primeiro (La Palisse) um golo. Para mais um golo cedo, uma vez e outra vez. O Benfica marcou primeiro em Manchester mas não logrou evitar a famigerada "chapa 3". Raios partam os golos: às vezes dão jeito para justificar êxitos, até inêxitos, mas também só prejudicam quando se perde: "Se o Benfica tivesse marcado tal golo aos 70 minutos"... alvitrou uma sumidade que agora comenta na RTP...

É verdade (segundo vários posts) que António Tadeia, na sua proverbial leviandade com a cara mais natural do mundo, disse na RTP que o Benfica poderia fazer mais jogos europeus (quantos são?, quantos são?), mas não que faria mais dinheiro do que na Champions: disse só que faria mais bilheteira na Luz e da TV. O mesmo "expert" que vaticinou ser o "Spartak a pior equipa do grupo" do Sporting.

Pelo menos o Benfica não terá (já) a oportunidade de reencontrar o CSKA que dizem (outra sumidade do momento, Luís Lobo) ser previsível e por isso acessível, apesar de exemplos contrários já conhecidos...

A ilusão e o luto

Entretanto, o dia é de tal luto no resto de Portugal que o Record faz manchete com o FC Porto -- "Porto de Campeões" e foto de Quaresma.

Surpresos? Mas não se iludam. Este jornal só faz manchete quando o FC Porto ganha um título, o que obriga a fazer o mesmo quase todos os anos.

O FC Porto não ganhou nada. E depressa o Record descobrirá que o FC Porto não tem estofo para ir muito mais longe (passar os 1/8 será muito bom, convenhamos) aproveitando então para zurzir na equipa e até especular sobre a iminente perda do campeonato, venda de jogadores no fim da época, etc., etc., etc... Também pode pensar-se que já estão a antecipar a manchete com o FC Porto campeão nacional mais uma vez.

Ainda na ronda anterior, quando o FC Porto jogava tudo em Moscovo e o Benfica recebia os rapazinhos de Copenhaga, a força era para os encarnados: "Só para homens", dizia a 1ª página naquela cor berrante que dá sempre impressão de ser "aos gritos". Em grau de dificuldade, esses jogos do Benfica (em casa) e do FC Porto (com a equipa que ainda nem sofrera um golo e no frio de Moscovo) era como comparar mijo com água-de-colónia, segundo a lapidar frase de um amigo meu.

E essa estrondosa vitória de 3-1 teve continuação na 1ª página seguinte, ao contrário dos rapazes que brilharam na Rússia o que, como se sabe, não é para qualquer equipa portuguesa.

De resto, eles fartam-se de cometer erros na 1ª página. Esta até será rapidamente esquecida. A 222km/h, mesmo a 212km/h (corrigido no jornal, pior a emenda que o soneto).

Arsenal

Vi o jogo, sem emoção, no estádio. Descobri um rádio portátil no bolso e sintonizei. Balde mar pela TSF em Manchester? Mudei logo. Fiquei pela RR. Má opção. Boçalidade de Bernardino Barros nos comentários: sem surpresas. Avaliações supérfluas do jogo, especialmente do Arsenal. E o que é o Arsenal?

Não é por ser vice-campeão europeu. É por defender muito bem. Não só defendeu muito bem para ganhar no Bernabéu (1-0), empatar na Juventus (0-0) e em Villarreal (0-0, penalti defendido por Lehmann no último minuto). É que o Arsenal da época passada sofreu golos nos 2 primeiros jogos (2-1 a Sparta Praga e Ajax em Amesterdão). E só voltou a sofrer golos na final com o Barça, com 10 jogadores e perdendo a Taça dos Campeões de forma inglória e imerecida quanto a mim. O Arsenal que bateu na época anterior o recorde de 49 jogos sem perder no campeonato inglês.

Para quem soube apreciar, mesmo devagarinho, a posse de bola foi fantástica. Jogou com 10 homens atrás da linha da bola, mas não defendeu à Boavista, nem na forma nem no conteúdo caceteiro. Foi humilde, como só as grandes equipas sabem ser, além de saber defender, que já não é só virtude italiana. Fez relembrar o "boring" (fastidioso, chato, desinteressante) Arsenal da história do século passado, mas foi eficaz... com sorte. Quando trocava a bola com velocidade, o FC Porto recuava imediatamente. Raramente os ingleses perderam lances individuais. Foram muito fortes. Mas tudo foi desvalorizado. Nunca soubemos apreciar as equipas contrárias.

Tivesse um dos tiros de Quaresma dado golo e a música seria outra. Foi pena. Mais é que não se podia pedir. Alguns assobiaram, depressa as palmas abafaram o coro dos descontentes.

Outro facto a sublinhar: este grupo era só o único que continha vencedores de provas europeias. Apesar do Hamburgo não ser o de há 25 anos, o cartel era de respeito. E a qualificação ganha mais brilho ainda.

Liverpool

Já votei no Liverpool como adversário desejado e mais acessível, de resto um dos meus clubes do coração com o Barça (indesejado e fortíssimo) e o Milan (apetecível, enfraquecido). O Valência não ia mal.

Qualquer portista devia visitar Anfield e "ver" o ambiente único: nunca mais assobiaria um seu jogador, a sua equipa, o seu treinador. Uma lição para a vida. Até se encontrar um novo estádio, previsto para 2010 (antes do colosso que dizem vir a seguir...), Anfield e o seu "kop" são o máximo.

Até por isso e por achar que, pese embora os reforços desta época, têm sido uma desilusão na Liga inglesa, mesmo estando a subir na tabela.

Zé Luís

PS: Esta crónica serve de apresentação de um novo colaborador do blog, o Zé Luís. Por certo já o viram por aí nas caixas de comentários, agora ele tentará apresentar-vos, como grande "portista de bancada" que é, a sua visão do nosso FCPorto e de tudo o que o rodeia pelo menos uma vez por semana. Espero que gostem, é como que um pequeno presente de Natal antecipado do blog. Possivelmente mais poderão vir.

16 comentários:

  1. Bonito comentário o teu Zé Luís, feito com alguma ironia mas com muita subtileza...O Arsenal é de facto uma grande equipa e com jogadores excepcionais até por isso ganha mais valor o jogo feito pelo nosso Porto e o sistema mais defensivo utilizado pelos londrinos...Aquele dinamarquês pequenino de nome Hleb é fenomenal na sua técnica e para mim o melhor jogador de todos eles...Mas a nossa equipa tem vindo a melhorar lenta mas seguramente e alguns jogadores antes tão criticados agora parecem novos seres com novas qualidades...Esperemos um pouco mais e teremos mais surpresas ainda tenho essa convicção...

    ResponderEliminar
  2. grande texto.. so um pormenor, o kop de agora comparado com o kop de bill shakly nao tem nada a ver.. este kop agora é o estadio tudo é uniforme.. antigamente era bem diefernte, sendo o kop unico no mundo e dando nome a muitas bancadas por esses estadios fora...
    mas de resto grande texto.. parabens..

    ULTRAS CONTRA O FUTEBOL MODERNO... SEMPRE...

    ResponderEliminar
  3. e ja k tou numa de correcçoes o Hleb nao é dinamarques mas sim bielorusso...

    ResponderEliminar
  4. Excelente comentário!!! Esta "contratação" é sem dúvida uma mais valia para o blog.

    Abraço para todos

    ResponderEliminar
  5. SD86, acredito que já tenhas admirado Anfield. Mas o Kop é só aquele: monstruoso, ruidoso, assustador. Mesmo a perder, quando dali se solta o ronco ensurdecedor do "never walk alone" é de um adversário se esconder em qualquer lado. Ali se dita o ritmo dos cânticos. Paixão pura. Foi com o futebol inglês, mesmo indo às Antas desde muito novo, que apreciei o gosto pelo jogo. Depois do Ajax de 72 e 73, só vi uma equipa daquele nível desde então: o Liverpool de 76-78. Até a RTP passou a dar muitos jogos dos reds, sem ser as finais.
    Hleb é bielorrusso e foi dos melhores. Tal como o Fabregas que há dias me motivou uma discussão com quem teimava em comparar-se-lhe o pequeno Moutinho, enfim...
    Um pormenor mais sobre o Arsenal que me esqueceu: sem Henry e com um golo tardio de Adebayor, este Arsenal impôs a única derrota na Premiership ao M. United: 1-0 em Old Trafford.
    Mas quem ouviu comentários dispersos não se apercebeu que esta é uma grande equipa. E Wenger valorizou muito o FC Porto. Humildade digna de campeões, repito.
    Obrigado pelo feed-back.

    ResponderEliminar
  6. Como dizem os Ingleses,Business as usual.Gracas a deus,nao ouviste a antena 1,quando foi o golo dos lampionicos o gajo gritou(nas proximas 4 semanas nao fala),o meu grito quando o manchester marcou foi + moderado,so irritou a minha mulher.Venha o Bayern,sao so 2 horas de viagem.
    Ze Luis,post bem sucedido,ao nivel deste blog,continua gostei(Zirtaev,nao vas para a reforma)

    ResponderEliminar
  7. ze luis: mas o kop dos grandes tempos nao é este, agora é totalmente diferente, as pessoas estao sentadas, cabem la 16 mil pessoas, antigamente no tempo das grandes equipas de bill shakly chegaram a la estar mais de 30 mil pessoas e ninguem se sentava, e muita gente ia parar ao hospital porke estava cheio de mais e as pessoas eram literalmente esmagadas, isso sim era o grande kop, unico inimitavel, depois do desastre de Hillsborought todos os estadios ingleses foram obrigados a ter apenas lugares sentados e isso matou o kop... o hino you`ll never walk alone foi inventado ai no kop, ganhou tanto estatuto k passou a ter lugar no simbolo do clube, e a tornar-se hino pelos gerry and pacemakers... ja tive o prazer k é um prazer diga-se de ver um jogo em anfield road, e de ouvir o hino é fantastico... mas decerto concordas que o mitico kop nao é este continuo a ser unico mas é uma imitaçao do verdadeiro... e tambem quem fez o kop foram as pessoas (e bill shakly), e essas nao se substituem...

    ResponderEliminar
  8. Zé Luís, tens jeito para xta coisa dos posts!!! ;)
    Algo k a maior parte das pessoas segue, acaba por se tornar algo vulgar e insignificante.. Por isso, ser Portista ñ é msm p kem ker, so p kem pode!!! =)

    Zirtaev, boa escolha no novo colaborador! :p Venham + presentes destes!!
    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  9. sd86, claro que o kop de 1976, quando comecei a ver a preto e branco na tv, era diferente. Os antigos peões (terraces em inglês) existiram cá como lá, até se normalizar tudo com cadeiras. O kop que vi em Março último é um inacreditável fosso para cima e as pessoas praticamente não se sentam. Os cachecóis expostos em dois braços levantados e alargados em qualquer adepto até tampam tudo. Já usam, inclusive, bandeiras gigantes como os SD. dantes nem cachecóis havia, só gorros e dizeres populares em penos foleiros.
    No kop antigo nem espaço e tempo havia para urinar. Faziam por ali abaixo e quem quisesse tapasse o nariz. A cerveja chegava de mão em mão. Claro que tudo está modernizado. Os próprios ingleses ainda prefeririam os antigos terraces, hoje em dia, mas nem shankly resistiria à modernidade que, aliás, os corredores do estádio não revelam (tal como Old Trafford). Conheço a canção dos gerry and the pacemakers, que aliás o Celtic também partilha (outro ambiente único em Parkhead), que foi top em 1963 e o Liverpool ainda estava na II Liga. Esse cântico, ele também uma lição para a vida (não desanimes com as contrariedades, depois da tempestade vem a bonança, em resumo para o falar português), foi o primeiro a ser entoado em estádios ingleses.
    Esperemos falar mais disto. Até o presidente vaticina Liverpool. Oxalá.

    ResponderEliminar
  10. Muito bom este texto. Vi o jogo do FCPorto na TV, como de costume (não dá para ir do Algarve ao Dragão assim do pé para a mão) e achei que as duas equipas estavam desde o inicio contentes com o resultado. Os lances do Quaresma deram alguma cor ao jogo mas, ainda bem que não entraram.

    Vamos olhar para a frente e olhar o próximo adversário na champions nos olhos e dizer: "Somos grandes por isso tenham medo".

    Força FCPorto.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  11. é sempre bom falar com alguem que percebe e sabe tanto do ambiente que rodeia os grandes palcos... o liverpool para mim foi o clube que mais sofreu com a modernidade, encurralou o liverpool,e pagou tambem muito caro pelo "humor dos seus adeptos" se nao fosse isso ao serem banidos das competiçoes europeias, a melhor equipa do seculo nao tinha sido o real mas sim o liverpool, mas liverpool é unico tinha a boot room... transformada em museu creio eu, ja nos anos 90 salvo erro, ai se escolhiam os proximos treinadores do liverpool... havia magia naquele clube... digo havia porque ja nao é o mesmo esqueceram-se do passado... e mais uma vez fantastico falar com alguem que "percebe do assunto"...

    ResponderEliminar
  12. Confesso que me causa uma enorme inveja ouvi-los falar desses palcos míticos do futebol. Será que algum dia poderei visitá-los??

    Qt ao texto, sito-me feliz por ser realmente excelente e por abordar coisas que eu normalmente não me lembro de fazer. O Zé Luís merece todos os aplausos.

    O Arsenal é realmente uma grande equipa. O vice-campeão europeu veio cá com um respeitinho que nem a Académica vi fazer. Um clube desta dimensão vir ao Dragão jogar com 10 defesas só demonstra como somos vistos na Europa, um clube de excelencia e uma grande equipa.

    Normalmente não damos valor aos adversários, preferimos olhar só para nós e queremos sempre mais, mesmo contra o vice-campeão europeu. Este "mau hábito" saúda-se, desde que não levado ao exagero.

    Qt aos jornais, bem, ontem vi o que há muito não via, as capas dos 3 dedicadas ao FCPorto. Está algum santo para cair ou então de vez em qd usam o cerebro que têm para reconhecer quem é realmente bom.

    O Liverpool? Serve. Eu neste momento não me importo, qq um pode vir. Acredito no título europeu, temos estrutura e a equipa pode até render para isso. Por isso sé é para sermos campeões europeus, temos que poder enfrentar qq um. Já chegamos onde era exigido. Agora deixem-me sonhar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. SAD portista gasta 2,6 milhões de euros por mês em salários

    A FC Porto – Futebol, SAD registou um prejuízo líquido de -6,14 milhões de euros no primeiro trimestre do exercício (Julho a Setembro de 2006), agravando as perdas 8,05% face ao primeiro trimestre do ano anterior (2005/06). A SAD do Sporting, por seu turno, alcançou um resultado líquido de +319 mil euros. De acordo com as contas trimestrais que as duas sociedades enviaram à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o Sporting conseguiu reduzir em quase 17% os custos com pessoal, que passaram de 4,8 para 4 milhões de euros no trimestre de 2006/07. As contas registam ainda uma mais-valia de 916 mil euros referente à cedência do avançado Deivid. Apesar de um aumento de 22% nos proveitos (atingiram os 10,4 milhões de euros), a SAD portista registou um agravamento em todas as rubricas de custos – nomeadamente custos com pessoal, que somaram 7,75 milhões (+4,7% relativamente ao primeiro trimestre da época anterior). A FC Porto – Futebol, SAD gastou, em média, 2,6 milhões de euros por mês em salários (jogadores, técnicos e administradores). O prejuízo líquido, neste primeiro trimestre, rondou os 2,05 milhões mensais.
    O Jogo 3/12/2006

    ResponderEliminar
  14. Anónimo, nunca acreditei na bem-aventurança das SAD. Seriam sempre um sorvedouro de dinheiro... dos outros. Em vez dos mecenas dos nossos clubes, arranjamos financiadores externos segundo regras de mercado.
    Não queira fazer passar alguma mensagem que lhe dê jeito. Salvo a Juventus, com êxitos reconhecidos, não conheci nenhuma SAD que desse lucro e obtivesse troféus que é o que os adeptos querem. Agora, se era avisado a Juve poupar, gerindo muito bem, sem deixar de vencer no campo, sabe-se que era tudo manobrado. Digamos que "assim também eu". A Lazio quase foi à falência e se não tivesse uma mãozinha regulamentadora (lá como cá) como já teve o Benfica tinha desaparecido. A Lazio atingiu o seu apogeu em 2000, ganhava troféus, foi campeã, ergueu a última Taça das Taças (a que assisti, por sinal), tinha Eriksson, Vieri, Sérgio e Couto. Mas ia morrer como sociedade e recomeçaria, como a Fiorentina, na Série C.
    Nem os clubes ingleses são modelares quanto a equilíbrio financeiro. E ganham milhões e milhões em direitos, merchandising e imagem. O Real Madrid (que não é SAD, nem o Barça) sacrificou títulos que de facto não ganha para criar uma imagem e dada a sua dimensão fazer um mito... verdadeiro. Ganha, agora, mais do que gasta, com a expansão na Ásia. Mas os adeptos não são felizes por não terem troféus.
    Muitos clubes ingleses têm idioma tailandês nos seus sites. Com a força das apostas na Ásia, tá a ver... Por isso todos os anos lá vão jogar, no fim ou antes de iniciar-se uma época. Idem com a América mas aí é pelos imigrantes.
    Eu não misturo finanças com futebol. O ideal seria o equilíbrio, mas ninguém o consegue sob pena de perder o que ninguém deseja: força futebolística e, no caso do FC Porto, hegemonia.
    Quanto ao que presumo ser seu Sporting, ouvi reacções iradas dos adeptos após o jogo. Do género:
    1) "A custo zero e com empréstimos não vamos lá"
    2) "Com orçamentos baixos não conseguiremos"
    3) "Não têm dinheiro para fazer uma equipa - vão roubar!!!"
    Está a ver?

    ResponderEliminar
  15. ÓPTIMA apreciação.
    Bem pensado . Bem articulado e escrito.

    OBRIGADO ZIRTAEV por este excelente texto !

    ResponderEliminar
  16. mas...o Sporting não ia fazer 50 jogos como disse o jornal Abola? até fizeram as contas,com a final da champions league e da taça de portugal...

    ResponderEliminar