21 dezembro 2006

Mercado de Inverno

Com o intervalo que a liga resolveu oferecer a todos os amantes de futebol e com a reabertura do mercado em Janeiro, começam a surgir na imprensa as naturais notícias, quer de novas aquisições, quer de dispensas.

Quase certa é a cedência de um dos últimos campeões europeus que restam no plantel, Ricardo Costa deverá seguir para o Marselha, isto, dada a reacção deste no final do último jogo. Sabemos que é um grande portista e na minha opinião seria uma boa segunda opção juntamente com João Paulo. Mas talvez o próprio jogador queira jogar com mais frequência e aí a SAD procede bem em deixar o jogador prosseguir com os seus objectivos. Por isto noticia-se também que o FCPorto está no mercado à procura de um central, já que Pedro Emanuel só para Fevereiro poderá dar o seu contributo à equipa.

Ezequias é quase certo que não continua de azul e branco, pelo menos no Porto. Está provado que não é opção para Jesualdo Ferreira já que não é sequer convocado há mais de dois meses e o seu fraco rendimento nos poucos jogos que efectuou leva-nos a concordar com o treinador. Se reparar-mos até tem sido preterido na sua posição natural por um defesa direito (Fucile), que também tira o lugar ao desinspirado Marek Cech. Assim já se fala de um novo reforço para esse sector da defesa. Lucas Mareque de seu nome, é um Argentino de 23 anos que apesar de pouco jogar no River Plate parece ser a opção do FCPorto. Já se falam até de valores, sendo que um milhão e meio é quanto custa 80% do seu passe.

Foi com alguma surpresa que vi no Jornal de Notícias o nome de Adriano como possível dispensa. O avançado brasileiro veio emprestado para o FCPorto a meio da última época e ajudou, e muito, a conquistar o título nacional e a taça de Portugal. Já no final da época foi accionada a opção de compra do jogador. Esta época e depois de uma lesão, perdeu a titularidade para Postiga que a agarrou como mais ninguém, tornando compreensível a pouca utilização de do brasileiro, que ainda contou com outro jovem concorrente, Bruno Moraes. Mas se for confirmada a dispensa, a pergunta que se impõe é, e Sokota que continua ele a fazer no Dragão? Lisandro não pode contar como opção para ponta de lança, a não ser que o FCPorto procure um extremo direito de nível ou se dêem reais oportunidades a Vieirinha. Só assim se compreenderá a dispensa de Adriano, já que para o caso de problemas com Postiga, o treinador terá a opção por Bruno Moraes e Lisandro Lopez. Ou será que o Hugo Almeida vai regressar?

As outras dispensas de que se falam são, na generalidade, consensuais. Tarik nunca mostrou qualidades para jogar no FCPorto e Alan, apesar da boa vontade, pouco mais tem que velocidade. O abandono destes jogadores será então natural, mas deixam de existir opções válidas para os extremos do ataque, ficando apenas Diogo Valente para o lado esquerdo que só por uma vez foi opção do treinador esta época.

Fica então o repto. Que opções válidas gostariam de ver jogar no Dragão já em Janeiro para colmatar todas estas possíveis dispensas? Para ajudar às vossas opções, deixo-vos abaixo todos os jogadores de quem o FCPorto é dono do passe e que estão emprestados:

        • Helder Barbosa (Académica)(lesionado)
        • Paulo Machado (Leiria)
        • David (Tourizense)
        • Ivanildo (Leiria)
        • Bruno Vale (Leiria)
        • Bruno Gama (Braga)
        • Fábio Ervões (Esmoriz)
        • Hugo Almeida (Werder Bremen)
        • Sonkaya (Académica)
        • Steven Vitória (Tourizense)
        • Zéquinha (Tourizense)
        • Nuno Prata Coelho (Leiria)
        • Leandro do Bonfim (Cruzeiro)
        • Areias (Standard Liége)
        • Nuno André (Standard Liége)
        • João Pedro (Tourizense)
        • Hugo Marques (União de Lamas)
        • Leandro (Cruzeiro)
        • Claudio Pitbull (Fluminense)
        • Maciel (Braga)

Fonte: Prospecto do FCPorto SAD para empréstimo obrigacionista 2006-2009

5 comentários:

  1. Hoje o jornal A Bola refere que existem rumores de que o defesa central Diego Lugano pode vir para o F.C.Porto.
    Será que Pepe está de saida ou a SAD terá ganho qualquer coisa no Euromilhões?

    E porque razão o jornal O JOGO diz que Mareque vai custar um milhão e meio de euros quando a comunicação social argentina refere uma verba próxima dos 800 mil euros.

    Será que o restante é para pagar comissões a José Caldeira e António Araújo?

    ResponderEliminar
  2. Bom tema... sinceramente, a minha visão sobre o mercado de Inverno é curta, muito curta, para se evitar a habitual caça dos comissionistas.
    Portanto:

    SAIDAS - Ricardo Costa, Ezequias, Diogo Valente, Tarik ou Alain e Adriano (?).

    ENTRADAS - defesa esquerdo para competir com Marek Cech, ficando Bosingwa e Fucile para o lado direito; e repescar Paulo Machado e Hélder Barbosa (lesionado).

    Era isto... nada mais que isto. Na minha opinião, chegava e sobrava. Vamos lá a ver o que pensa a $AD.

    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS1 - tenho andado um pouco fugido destas andanças (comentários) nos últimos dias... e tudo devido ao excesso de trabalho que não me larga. Em breve, voltarei ao mesmo do costume.

    PS2 - ainda não tive oportunidade de comentar a tua nova contratação... o Zé Luis... parabéns... veio enriquecer e de maneira este teu espaço... tb muito bons posts os dele... abraço para vcs e não párem.

    ResponderEliminar
  3. Embora me agrade o mercado argentino, cá estamos a adquirir gente que joga pouco por valores tipo "upa upa", podem dar certo, mas... e lá voltamos às comissões, etc.
    Quanto a entradas e saídas não entendo a dispensa de Adriano, um bom jogador, a permanência do Sokota - este é que deveria ir para outro lado ganhar ritmo - custa-me a saida do Ricardo Costa mas será o melhor para ele, deviam sair o Tarik e o Diogo, este para jogar mais e entradas, o Hugo não seria mau, bem como o Paulo Machado e até o Ivanildo.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo (podeis colocar nem que fosse um nominho só) o defesa central eu compreendo, não sei porquê é um estrangeiro, se pensarmos bem o PEmanuel pode nem estar recuperado em Fevereiro e temos a Champions.

    Quanto a esse valores, infelizmente, não duvido que existam os comissionistas a aproveitarem-se, mas é um diferença muito grande. Quanto ganha um comissionista????

    Jorge não podemos considerar 1,5 M de euros assim tanto dinheiro. De qq maneira se calhar até havia matéria prima em Portugal melhor que o que se vai buscar ao estrangeiro e por isso coloquei a lista de emprestados.

    Mas temos de confiar e esperar que não sejam só os comissionistas a querer "mamar" impingindo jogadores fracos.

    Um abraço.

    PS: Blue, realmente tenho notado a tua falta, mas compreendo perfeitamente.

    ResponderEliminar