03 dezembro 2006

Água mole em pedra dura...

FCPorto 2-0 Boavista
Quaresma, Postiga

Foram 3 as surpresas apresentadas por Jesualdo Ferreira na equipa do FCPorto neste jogo. João Paulo entrou pela primeira vez num onze esta época, Bruno Morais apareceu pela primeira vez a titular e Marek Cech regressou ao seu lugar após alguns jogos no banco.

A presença de João Paulo em detrimento de Raul Meireles poderá ter duas explicações. A primeira poderá passar pela vontade do treinador querer dar mais músculo ao meio-campo num jogo que se antevia durinho e a segunda poderá ter a ver com a pequena lesão de que o jovem médio se ressentiu nos dias que antecederam o jogo. Aliás esta última explicação servirá também para explicar a ausência de Fucile da convocatória, o que levou Marek Cech a entrar de início mesmo estando este com alguma carência de confiança, como deu para ver neste jogo. Já Bruno Morais terá entrado para fazer descansar Lisandro Lopez.

O jogo começou com um FCPorto muito determinado e acutilante, sob a batuta de um maestro, Ricardo Quaresma. Os primeiros quinze minutos foram sufocantes para o adversário. Apesar da entrada à “dragão” não existiram oportunidades flagrantes de golo. A partir dos quinze minutos o Boavista conseguiu aliviar um pouco a pressão, mas raramente saía do seu meio-campo, sendo sempre o FCPorto a assumir as despesas do jogo. Até ao intervalo foi sempre mais do mesmo, com Quaresma sempre a assumir o comando da equipa.

Para o segundo tempo, Lisandro foi chamado para aumentar o poder atacante e substituiu João Paulo que até nem tinha estado mal, mas faltava mais qualquer coisa na equipa do FCPorto. Jesualdo que cheguei a chamar de medroso, mostrou mais uma vez que quando é necessário arrisca. O FCPorto passou então a jogar em 4-2-4. Pronto, sei que não foi bem esse o esquema, mas o que é certo é que se jogou com quatro avançados puros, apesar de todos serem muito lutadores e com grande sentido de entreajuda ao seu meio campo quando a equipa não tinha a bola.

O golo acabou finalmente por surgir, apesar de ter sido um presente oferecido pelo guarda-redes adversário a Quaresma, como que a agradecer-lhe o espectáculo que este oferecia a todos que estavam no estádio. A partir daí todos nos apercebemos que o jogo estava resolvido. Então Jesualdo repõe a táctica e retira o apagado Bruno Moraes, reforçando com Raul Meireles o meio-campo. Ainda assim continuou o domínio do FCPorto e numa jogada de insistência na sequência de um livre, Bruno Alves faz pelo segundo jogo consecutivo uma assistência para o incansável Hélder Postiga, que assim fez o seu sétimo golo na liga.

Notas muito positivas também para Pepe e Bosingwa que fizeram um grande jogo, principalmente o central que está um grande jogador. Ibson, pelo contrário, desiludiu, agarrando-se demasiado à bola, complicando algumas vezes o que seria muito simples e atrasando muitas vezes jogadas de ataque que se quereriam rápidas.

Tendo em conta o jogo que se aproxima e a derrota do segundo classificado, esta vitória foi muito importante, ainda mais sabendo que foi obtida com um FCPorto em alguma gestão de esforço e contra uma equipa muito dura que foi beneficiando da complacência do árbitro, e que esperemos não ter sequencias nos jogadores para o jogo do Arsenal.

PS: Está uma nova questão na "Opinião da bancada". Estive mesmo para não colocar a pergunta de qual o melhor jogador em campo contra o Boavista, já que pareceu mais que evidente quem seria. Mas desta vez têm a opção de votar em mais que um jogador.
Para informação, na anterior pergunta em relação ao melhor jogador do jogo da Rússia, Quaresma ganhou com 57% dos votos.

16 comentários:

  1. A conjugação dos resultados entre os principais do futebol indígena foi-nos neste fim de semana claramente favorável. O Sporting sofreu mais uma vez o produto de se aliar preferencialmente aos seus arqui-rivais da 2ª circular lisboeta e "eles" sem nenhuma compaixão limparam-nos como vem sendo habitual. O Boavista veio postar-se no Dragão para não sofrer nenhum golo e beneficiar das ajudas do árbitro -é extraordinário como nestas andanças do Apito Dourado o Clube que lá possui mais implicados nada sofre, bem pelo contrário com o seu decurso- acabou por ter azar e foi traído pelo seu comedimento e levou duas batatas sem apêlo nem direito a recurso...O Elmano como vem sendo habitual nos árbitros do "sistema" deixou que os axadrezados dessem paulada e fechou os olhos -dizem que por causa do frio- a duas grandes penalidades mais umas tantas de menor importância...Vai bem embalado para uma boa classificação na tabela dos "incorruptíveis contra os donos da bola"...Enfim não vejo ninguêm à nossa frente e atrás de nós vejo-os cada vez mais longe e felizes com a sua sorte de perdedores e tótós natos...

    ResponderEliminar
  2. Meireles tb pensei nisso quando vi tantas amizades entre os dois da segunda circular, ficam amigos e pimba, lá vai o orelhas sodomizar os leões. LOL.

    Qt ao Elmano, basta lembrar-mo-nos do famoso jogo do Algarve no campeonato da vergonha. Só espero que os toques de que se ressentiu o Quaresma e o Helton não sejam suficientes para os tirar do jogo de quarta-feira.

    Mas foi um bom fim de semana, a vitória dos lampiões acabou por nos servir às mil maravilhas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Correu bem, o fim-de-semana, correu.

    O árbitro foi extraordinária. Durante o jogo lembrei-me da jogada pela qual o Paulo Assunção não podia estar em campo e tive de largar uma gargalhada.

    O Ibson está sem ritmo, é certo; mas este sistema exige um futebol mais largo que não é o dele. Precisa de melhorar, ainda não é uma solução para "pegar de estaca".

    O Cech esteve muito mal no passe (acusou nervosismo? durante 90 minutos?), mas meteu o Zé Manuel no bolso.

    Não gostei do João Paulo: muito lento a reposicionar-se e pouco móvel. Aliás, nem se deu pela falta dele quando ficaram só o Lucho e o Ibson.

    O Moraes esteve muito complicado e não se conseguiu adaptar ao lugar.

    ResponderEliminar
  4. O Elmano é 'bem mandado', mas não é o do Campeonato Algarvio. O das botas, não é ?! Esse foi outro, que agora não me lembro o nome...

    Mas eles são tantos que há sempre um diferente na tentativa de fazer durar o campeonato até Fevereiro...

    ResponderEliminar
  5. Depois do que escrevestes so me resta dizer(escrever) que para mim o melhor em campo foi o Pepe,a continuar assim,la vai o Pepe em janeiro

    ResponderEliminar
  6. O resultado foi o esperado e nem vale apena comentar o que eu acho estranho é que os arbitro deixam fazer o que os adversários do porto bem lhes apetece foram 25 faltas do Boavista grande parte delas para amarelos e vermelhos, dois jogadores do Porto sairam tocados e apenas Linz e Lucas levaram amarelos já não bastava o jogo do benfica para levar porrada
    http://abecedariodofutebol.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Tens razão Deko, o árbitro das botas era o Hélio. Eu confundo sempre os dois, mas são os dois da mesma cor, isso tenho a certeza.

    Anónimo o João Paulo até nem esteve muito mal, mas falta-lhe ritmo, por isso a lentidão em alguns processos.

    Ao Ibson falta-lhe, além do ritmo, entrosamento que faz com que não entenda muitas vezes as desmarcações dos colegas. Depois temos que entender que tem muita técnica, mas não é um nr.10 e demora muito a pensar o jogo.

    Ao Moraes acho que se desculpa um pouco o não ter jogado na sua posição.

    Qt a cartões vermelhos, bem, só o Linz podia ter sido expulso 2 ou 3 vezes. O último lance sobre o Quaresma (que só vi hoje) é muito maldoso, para não dizer mais, e não se entende como um árbitro não dá um vermelho num lance daqueles. Esperemos que o Quaresma não se ressinta.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Antes de vir xte blog passei pla bola online e deparo-me com a seguinte noticia de destaque: "Quem pára este dragão?
    É esta a questão que se coloca com toda a propriedade face ao desempenho do FC Porto. O «dragão» parece, de facto, imparável, e voltou a demonstrá-lo esta noite, derrotando o Boavista, por 2-0, no «derby» da Invicta."
    É sempre bom sermos reconhecidos pelo nosso valor! Até pk isso nem sp acontece..
    Mas é verdade, xtamx a um excelente ritmo, e xpero k continue perante o Arsenal!
    Kuanto ao nosso derby, axo k ja foi td dito la excelente descrição do jogo por ti Zirtaev! :p O k menos gostei na equipa, foi msm a individualidade do Ibson..xpero k tenha sido só ontem!
    Saudações Portistas!!!

    ResponderEliminar
  9. Ó malta, este Elmano acho que foi o da expulsão do Lucho frente ao Leiria na época passada. Um Elmano do caralho, que desatinava com os seus auxiliares e permitia tudo aos boavisteiros. Não viu mão deliberada na bola do Ricardo Silva e estava de frente para o lance. Cada um dos auxiliares fez merda à sua maneira, um sem ver a falta de Mário Silva sobre Quaresma na 1ª parte, outro a levantar a bandeirola não se sabe para quê no lance do 2º golo numa indicação que o árbitro não acatou.
    O Boavista foi o pior que já vi desde 1970 quando subiu à I Divisão. O treinador é o mesmo do título miraculoso e da 1ª derrota do Porto no Dragão graças ao Lucílio contemporizador e a um golo fora de horas e fora de jogo a premiar uma equipa que fez só 3 remates à baliza.
    Ontem, contei 20 faltas só na 1ª parte e 1 amarelo à 5ª alta do Kaz, que pode ter pernas altas mas não é da estirpe da compatriota menina do gaz que leva a bilha a casa.
    E lá veio o FC Porto contribuir com +5 pontos para o aquecimento global.
    João Paulo não tem ritmo mas precisa de jogar, tal como Bruno Morais e até Ibson. Este, por natureza, agarra-se muito à bola e não remata. Bruno Morais não pode jogar descaído num flanco e na 2ª parte foi pior a emenda que o soneto. João Paulo não tem a destreza técnica e mental para fazer a bola circular. Era previsível tudo isto, menos que Jesualdo alvitrasse um Boavista a querer ganhar para fazer estas 3 alterações no onze titular de uma assentada. Mesmo que fosse preciso fazer descansar Meireles e Lisandro.

    ResponderEliminar
  10. Prika, isso é imperdoável, ir 1º ao pasquim vermelho e só depois vir aqui?!?!?

    Zé Luís, realmente é esse mesmo o Elmano, infelizmente está na recordação do Lucho como o único árbitro que o expulsou, ainda por cima da maneira que foi. Um nojo.

    Quanto ao que falam do Jaime Pacheco, bem, ele só tem sucesso mesmo no Boavista. Tem não, teve. Agora as coisas estão diferentes e o major já não ajuda e os árbitros já não são tão protectores da paulada, a não ser contra o FCPorto. Aquele campeonato foi ganho como todos vimos, felizmente este ano a maneira de jogar dele não deve ter nenhum resultado.

    Ricardo, tens razão no que dizes, tens aí um belo texto. (até é pena estar aqui escondido numa caixa de comentários). O fenómeno da corrupção que falas é que não sei se será só desses 3 países. Acho que hoje em dia, apesar de não apelidarem de corrupção, todos os países passam por isso, mesmo os mais evoluídos, só que neles dá-se outro nome: Lobbys. E quais os países que não os têm e que não são governados sob a sua influência. É muito difícil combatê-los. Uns conseguem disfarçar mais que outros, mas eles existem em todo o lado.

    Acho que em termos de futebol, o problema em Portugal é outro, chama-se inveja. Inveja por um clube que como dizes, com menos recursos se tornou o melhor contra tudo e contra todos. Em Portugal existe esse mal que é o da inveja, inveja por todos que têm sucesso, apenas qd se vão embora para outras paragens têm o devido reconhecimento. E como o exemplo de que falas (da Marisa) existem muitos mais e principalmente por parte de elementos do FCPorto. São tantos os exemplo que nem vale a pena referi-los.
    Dizes que qd PdC sair do FCPorto aí reconhecerão o seu valor, não duvido, mas nunca será reconhecido com o mérito que deveria. Baía por exemplo nunca terá o valor que tudo o que fez merece ter. Deverá ter mais algum qd terminar, mas nunca o que teria já há muito se estivesse num dos clubes da capital.

    Enfim, Portugal rima com inveja. Um dos pecados mortais precisamente.
    E preparem-se para ouvir falar mal agora do Jesualdo precisamente pelo mesmo problema. Ele está a começar a ter o sucesso que não teve num certo clube e os invejosos não irão perdoar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Primeira parte pouco colorida com excepção dos primeiros 15 minutos.
    Segunda parte, depois do acerto a meio campo, mais forte e pressionante, com um Kadim de sorte no 1º golo e um 2º golo que tem tanto de oportuno como de tabela.
    Tão importante como o resultado, o alargar da vantagem para o 2º classificado (5 pontos) e a gestão do plantel e ritmo de jogo para o próximo jogo que se avizinha na 4ª feira contra o Arsenal.
    Ahhh... já me esquecia de dizer que os 'caceteiros da rotunda' estão de volta e com a complacência de um qualquer 'Elmano' da Madeira.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Foi um jogo para cumprir calendário pois a diferença entre as duas equipas é tal que bastou um FC Porto de treino para vencer o jogo. Aliás, esta época começam a ser vários os jogos em que não precisamos de jogar a mais de 50% para vencermos com facilidade e isso diz muito do que vale este FC Porto.

    E tal como o Zirtaev também não gostava muito do Jesualdo [para ser franco não gostava mesmo nada :)], mas dou o braço a torcer porque nota-se que o homem percebe daquilo. ;)

    ResponderEliminar
  13. vanhelsing1243@hotmail.com

    Mais um jogo em k 1ª parte a cair para o fraquinho(mas muito melhor do k em outros jogos)e uma 2ªparte de bom nivel.
    Nao precisavamos da ajuda do khadim porque o 1º golo la acabava por entrar.
    eu nao sei porque e k o vierinha nem é convocado ja que é bem melhor do k o alan,o Ibson e o moraes k aprendam a ser mais objectivos porque neste jogo pareciam k kriam passar pela equipa toda d Boavista. o marek ceh falha passes em fartura, ja tinha sido contra o sporting, contra o Benfica o 2º golo deles é especialmente culpa dele.
    quanto ao Boavista ainda pensei quando vi os primeiros jogos pensei k esta epoca ia ser diferente em termos de estilo d jogo mas apos a vinda deste treinador e apos este jogo ja deu para ver k este ano vai voltar a pancada.

    ResponderEliminar
  14. Ai, Zirtaev!!! ñ tenho por hábito fazer isso!!! Mas gosto de saber até k ponto certos jornais são imparciais..ou ñ!!! E tava curiosa por saber o k tinham dito sobre o nosso jogo!!!
    Ok, ñ volta a acontecer!!! =) :p
    «Helton, Ricardo Quaresma e Hélder Postiga efectuaram treino condicionado no relvado no decorrer da sessão de trabalho da manhã desta segunda-feira, realizada em Vila Nova de Gaia, em consequência das lesões sofridas no jogo com o Boavista.», ler esta noticia no site do FCPORTO ñ me agrada em nd!!! Os boavisteiros são mt brutos msm!! :p

    ResponderEliminar
  15. o importante é que trouxemos 3 pontos e distanciamos os nossos rivais apesar de alguns jogadores não terem mostrado terem pedalada para serem titulares. Jesualdo esta a mostrar saber gerir o esforço do plantel, e espero que as poupanças tragam bons resultados ja na quarta feira...excelente comentario Ricardo, concordo e assino por baixo...

    realmente o Linz deveria ter sido expulso aquela entrada sobre o Quaresma so mesmo com um arbitro como o Elmanhoso FDP. As equipas do Pacheco é so porrada pra cima dass...

    Força Poooooooooorto. que venham os Gunners!

    www.flthedragon.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. excelente vitória(mais uma ) dos iniciados do F.C.PORTO.......5-0 AO FREAMUNDE......

    ResponderEliminar