01 dezembro 2006

Uma “Boavista” para a champions

Quer se queria quer não o jogo contra o Boavista vai ser condicionado por dois factores: o derby lisboeta e o jogo para a Champions-League da próxima quarta-feira da contra o Arsenal. Além da dificuldade inerente de um derby sempre importante da cidade do Porto, os jogadores terão pressões vindas de outros campos e será a principal missão do professor conseguir limpar a mentes dos jogadores.

O derby lisboeta ao ser vencido pelo clube de Alvalade, passando este provisoriamente para a frente da tabela, colocará em cima dos jogadores uma carga extra de ansiedade que os fará querer ganhar a todo o custo e precipitadamente, sendo que o adversário, como já o conhecemos de outros anos com o Jaime Pacheco, tem o condão de se defender bem e com o tempo a decorrer sem o golo aparecer, conseguir ir enervando os nossos jogadores, levando-os a acções mais imprudentes e ineficazes em busca do objectivo principal. Seria então o ideal o jogo de Alvalade acabar com um empate ou, por muito que me custe dizer isto, com uma vitória do clube do outro lado da segunda circular, apesar de me custar muito acreditar nesta última hipótese.

Por outro lado o jogo europeu da próxima semana com os londrinos é mesmo o jogo do tudo ou nada, o jogo que colocará o FCPorto na fase seguinte da prova e nenhum jogador conseguirá ignorar tal facto, por mais empenhado que esteja no decorrer do jogo em que estão envolvidos no momento. Assim, vencendo este jogo e mantendo o primeiro lugar no campeonato, o FCPorto ganhará o ânimo que faltaria para ver com ainda melhores olhos o importante jogo que se seguirá no Dragão.

Precisa-se então de um FCPorto muito paciente por todas as razões descritas, mas também pela dureza que conhecemos das equipas boavisteiras do Jaime Pacheco. Aqui será muito importante o papel do árbitro que deverá desde início proteger os artistas e, como sabemos como isso tem sido difícil, a apreensão para este jogo acresce ainda mais.

Dada a ausência forçada de Paulo Assunção, Ibson deverá ser o eleito para o meio campo jogando ao lado de Lucho, aliás como foi testado na segunda parte no jogo de Belém, sendo Raul Meireles o primeiro obstáculo antes da defesa para os avançados boavisteiros. De resto a equipa será ser a mesma das últimas vitórias e deverá ser a seguinte:FCPorto - Boavista , TVI - 20H30

11 comentários:

  1. Precisamos é dos adeptos pacientes, pois acredito que a equipa irá fazer um jogo com tranquilidade e mesmo que o Sporting ganhe acredito que os jogadores não irão acusar pressão, quanto aos adeptos a ansiedade será muita.

    ResponderEliminar
  2. Tens razão Menphis, tinha-me esquecido desse importantíssimo aspecto dos próprios adeptos do clube no Dragão. Mas fica o teu registo.

    De qq das formas é apenas mais uma pressão sobre a equipa que penso poderá sofrer das pressões de que falo, uns mais outros menos. O jogo de quarta-feira e o derby lisboeta condicionará os jogadores seja de que maneira for. Esperemos apenas que não o suficiente para estragar o rendimento da equipa em campo.

    Espera-se então que os adeptos sejam muito pacientes.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Pois é, xpero k os factores k posam condicionar uma boa exibição por parte da nossa equipa ñ se manifestem!
    Axo k os media vão nos fazer o favor de colocar pressão em ambas as equipas de Lisboa, ignorando como normal o nosso derby! Assim, tenho fé k jogaremx c/tranquilidade (ñ é nenhum trocadilho!LOL) e faremx 1jogo razoavel amanha!
    Quanto ao jogo da LC, acredito k irei ver o FCPorto k vi na Russia! E se assim for, nd há a temer! Só dependemx de nós msm!:p
    Sei k no derby lisboeta, o empate servia-nos mt bem, mas ver akela eqipa de vermelho e branco a ganhar nem k seja 1 ponto, dá-m cá 1s nervos! :/ Dp ninguém os atura, e os media já os elevam a campeoes nacionais!!!
    Para o k vivem no Norte, acreditem k é mt dificil levar c/eles td o santo dia!!!!
    Saudações Portistas!!!

    ResponderEliminar
  4. Zirtaev, este jogo devia ser lançado como o 1º após a oficialização do desinteresse do Atlético de Madrid pelo Quaresma, por o jogador e o clube não quererem negociar. Há 2 semanas havia muita preocupação e até receio de se estar a "forçar a saída" do Quaresma. A carta do jogador fez até aumentar a expectativa. Bom, só se agora pensarem que o Atlético diz desistir por estratégia, para não se falar mais nisso até Janeiro.
    Este é o 1º jogo da confirmação do Quaresma pelo menos até final da época. Penso eu de que...

    ResponderEliminar
  5. O fcp vai conseguir ganhar contra o boavista apesar do boavista ser uma boa equipa, penso que o fcp esta melhor neste momento! Era bom que o benfica e o sporting empata-sem hoje e ganhassemos amanha para continuarmos na lideranca. Jogo da liga dos campeoes espero que o porto consiga empatar ou ganhar porque merecemos pelo aquilo que temos vindo a fazer na fase de grupos! Allez porto Allez :)

    ResponderEliminar
  6. O quaresma, o ibson, o postiga, lucho, Alan, Baia, Helton, Pepe, Bruno Alves, Marek,.. a equipa do fcp è toda mt forte! Vamos vencer AAAAAAAAAAAaa

    ResponderEliminar
  7. Biba Ao porto... BIBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA aleez porto allez nos somos a tua voz queremos esta vitoria conquistada por nos!!! QUARESMA GRANDE JOGADORRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

    ResponderEliminar
  8. Biba Ao porto... BIBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA aleez porto allez nos somos a tua voz queremos esta vitoria conquistada por nos!!! QUARESMA GRANDE JOGADORRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

    ResponderEliminar
  9. os super fizeram 20 anos, parabens a nós, sem nós o futebol era uma peça de teatro de 22 jogadores a correrem atras de uma bola.. graças a nós a alegria a divertimento a emoçao... e pacientes ou nao, estamos sempre la sempre.. seja onde for... sei k somos incomodo para muitas pessoas mas 20 anos de existencia calam muita gente, passamos por momentos dificies mas conseguimos dar a volta, e so queremos apoiar o magico porto a nossa instituiçao.. é por ele vivemos... nao é pra agradr ou pra ser paciente é simplesmente pra o apoiar e o seguir pra todo o lado seja nos bons e maus momenttos... SUPER DRAGOES SEMPRE...

    DESDE 86 A DOMINAR AS CURVAS..

    DO FUNDO DO CORAÇAO O NOSSO GRITO POR TI PORTO CAMPEAO...

    ULTRAS CONTRA O FUTEBOL MODERNO... SEMPRE...

    ResponderEliminar
  10. O Pacheco já avisou vai jogar fechadinho, compacto. Vai haver muitos nervos e cartuchadas.
    Espero que mais nenhum jogador do Porto se lesione gravemente esta época.

    ResponderEliminar
  11. Sd86 parabens aos super, apesar de não gostar de algumas das acções que tem e de algumas vezes darem mau nome ao clube, creio que o apoio incondicional que dão supera todos esses aspectos negativos. Espero que continuem e acima de tudo que o apoio ao clube não seja para alguns deles apenas uma desculpa para fazerem coisas erradas.

    Zé Luís é evidente que ser o 1º jogo depois de QUaresma continuar é importante, mas não será mais importante o jogo de ontem e o jogo seguinte dentro deste contexto?

    Agora que o Sporting perdeu é menos uma das pressões de que falava e até será uma grande motivação para se vencer o jogo de logo e descolar para 5 pontos de diferença. Vamos ver se os jogadores não se lesionam mesmo, já que como sabemos as equipas do Pacheco gostam muito de jogar no "limite".

    Um abraço.

    ResponderEliminar