30 novembro 2006

FCPorto simplesmente o melhor!

Nota prévia: O seguinte texto foi enviado por e-mail no passado dia 23 por Mário Faria do Portal dos Dragões, a Rui Santos da SIC Notícias, sob o título:«FCPorto simplesmente o melhor!»

"Os meus melhores cumprimentos.

Tendo deixado de ver quase todos os programas desportivos pela gritante falta de qualidade que os anima, ainda assim de quando em vez – em momentos de zapping frenético – lá apanho um outro programa que pacientemente vejo. Aconteceu, comigo, há duas ou três semanas creio, quando deparei com o Rui Santos, do lado de lá do ecrã, a debitar sobre Pinto da Costa, no seguimento duma qualquer pergunta da SIC dirigida ao público sobre o processo Apito Dourado, e os comentários que seguidamente fez, viris e rudes como convém, acusando PC de muitas coisas, nomeadamente de “dividir” e incendiar o país com a sua visão “separatista” e prática "incendiária".

A opinião é sua e sei que a sua voz é hostil ao FCPorto. Nada tenho contra isso, é um problema seu. De qualquer forma e porque entendo que esse disparate que de tanto repetido passou a constar como uma verdade inquestionável, acho ser meu dever contestar, na qualidade de cidadão, portuense e portista.

O futebol foi comandado durante décadas pela FPF que só aceitava como presidentes, dirigentes do SLB, SCP e BFC, em regime rotativo. Pela sua grandeza e pelos feitos obtidos na década de sessenta, o SLB era o “clube do regime". A comunicação social, apertada pela censura, pela paixão e pelo oportunismo, ajudou a fazer crescer o clube e os seus feitos tornaram-se glórias que ajudaram a “vender” o país, cá dentro e lá fora.

Vivia-se um período de duopólio, em que no espectro futebolista cabiam apenas o SLB (clube do povo) e o SCP (clube das elites). O resto era considerado “parolada” com um papel a cumprir: receber os eleitos e jogar como se estivessem em pé de igualdade. E sem protestar, a bem da Nação.

O 25 de Abril mexeu com todas as estruturas do poder. O futebol não foi alheio a essa mudança. José Maria Pedroto e Pinto da Costa trataram de organizar o FCPorto: passamos a concorrer no mercado, adquirimos verdadeiros reforços e passamos a ter força para competir com os clubes que até aí detinham o poder de dominar.

Obviamente que no futebol como em outras actividades, não basta trabalhar bem. É preciso ter voz nos órgãos de decisão. O FCPorto só tinha essa possibilidade se fosse capaz de juntar ao crescimento sustentado, baseado no conhecimento e na competência, uma prática político-desportiva de resistência aos poderes centralistas, que não desfaleceram com o 25 de Abril, e neste momento estão mais activos que nunca.

Quando chegamos muito além da cidade que nos viu nascer e passamos a ser uma referência nacional e internacional, pela via dos muitos êxitos alcançados, então deixamos de merecer qualquer perdão. Os poderosos raramente perdoam o sucesso a quem julgavam, por direito, estar sob o seu domínio.

O FCPorto não é uma organização perfeita nem imaculada. Esses predicados estão a todos a sul. O FCPorto apenas é o melhor, de momento. Qualitativamente superior, apesar da propaganda massiva feita, de forma escandalosa, ao SLB.

No seu programa da semana passada, tive a paciência de o ouvir falar sobre o SLB mais de trinta minutos creio, para depois ficar com 2 minutos para tratar do FCPorto e da selecção. E do que tratou do jogo FCPorto/Académica: do 1º golo do FCPorto e duma suposta dupla falta que o antecedeu. Acabado o seu programa, a SIC Notícias começou com o noticiário e imagine lá qual foi a notícia de abertura: o SLB.

Terça-feira: dia de CL para o FCPorto e SLB. Do que falaram durante todo o dia o Canal 1, a SIC, a TVI e a Sportv: do SLB. A anedota maior: o jogo do FCPorto foi transmitido pela Sportv e esta emissora acompanhou todas as incidências junto da equipa do SLB, como se fora uma coisa importantíssima, de tal forma que fiquei na dúvida se iam transmitir o jogo do FCPorto. Uma náusea.

A vulgaridade “mata”, mas, esse é um problema dos jornalistas, o nosso, dos adeptos e sócios do FCPorto, é contraditar o que acham que é demagogia, oportunismo ou revisionismo para agradar às audiências e reafirmar que essas práticas não nos permitem abandonar a cultura de resistência, que se sobrepõe a qualquer outra. Por isso, mantemo-nos juntos e activos. Sabemos enxergar os nossos defeitos, mas sabemos que não é isso que preocupa. O que aborrece a maior parte dos nossos adversários são as nossas qualidades. Por isso é fundamental continuar no terreno do jogo a confirmar a excelência do produto que vendemos e que tanto nos honra. Não deixaremos que no-lo tirem.

Saudações desportivas,"

10 comentários:

  1. Ora aki xtá 1 comentario bem feito e bem enviado!!! :p
    De facto a imprensa c/o slb é impressionante!! ñ sei se recordam k até o novo penteado d simao fez as capa ds jornais, enkuanto o jogo d FCP p a LC vem a 1 cantinhO! Desta nc m esqeci!! :/
    É um abuso!!! Mas eles só tem a perder c/iso, pk kuanto + se sobe, maior é a queda.. e esta ideia aplica-se principalm aos media!
    Saudaçoes Portistas!

    ResponderEliminar
  2. Convém dizer que o Rui Santos respondeu ao Mário Faria. Aqui vai a resposta:

    «Caro Senhor

    Os meus agradecimentos pelo seu e-mail, cujo conteúdo apreciei e registei com elevada consideração.
    Sou capaz de o entender. Creia-me que não me move nenhum 'critério comercial' no sentido de 'dar mais tempo' ao Benfica. Acontece que tem havido mais assunto relacionado com a actualidade do futebol benfiquista. Prezo a instituição FC Porto como todas as outras. Sei que tenho muitos telespectadores a Norte, nomeadamente na zona do Grande Porto, e embora não me mova nenhuma intenção de agradar a este ou aquele, tento -- na medida do possível -- compensar numa ou noutra emissão o défice que posso acumular em razão de má gestão do tempo ou da falta dele.
    Todas as organizações têm os seus defeitos e virtudes. Como nós, que nos queremos afirmar como pessoas de bem.

    Acredite que a minha intenção é ser correcto. Suscitar o debate. Sem nunca achar que tenho sempre a razão pelo meu lado ou orientar os meus comentários no sentido de beliscar ou adular esta ou aquela individualidade, voluntariamente; esta ou aquela instituição.

    Melhores cumprimentos

    Rui Santos»

    Ao menos respondeu,apesar de dizer muito e não acrescentar nada.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Ya, mas pelo menos leu o mail e ñ se limitou a ignorar!
    Mas a verdade é k até gosto de o ouvir falar, e kuando comentou os ultimos jogos do FCP, nomeadam p a LC em Moscovo e dp o do Restelo, concordei c kuase td o k dise! Alias fez elogios rasgados à nosa prestação na Russia, o k soube msm mt bem ouvir! ;)
    Saudações azuis e brancas!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. O Porto está para o Benfica, como o Barcelona para o Real Madrid.Foram clubes que tiveram de fazer a sua história contra vários poderes instituídos. Aliás, no tempo do franquismo, em Espanha quem era contra Franco normalmente era pelo Barcelona só para poder ser contra o Real Madrid.
    No resto, mesmo quando perdemos, continuamos a ser melhores.
    Quanto ao Rui Santos, ainda assim não é dos piores analistas/jornalistas cá da praça.

    ResponderEliminar
  5. Um grande texto do Mário Faria, sem dúvida!
    Quanto aos analistas desportivos, sinceramente, deixei de os ouvir à muito tempo!
    Acredito que é um trabalho árduo pois muitas vezes têm de ir buscar motivos de interesse onde não os há, mas, e a isenção?! Por cá dificilmente se vê!
    Temos aqueles que não conseguem esconder nem um bocadinho o amor a um clube falando constantemente mal dos outros clubes.
    Depois, para dizerem que uma grande equipa é "boazita", essa equipa tem de dar autênticos shows de bola. E o mais engraçado é que para esses mesmos analista, outras equipas nunca deixaram de ser as melhores do Mundo pois após 2 ou 3 derrotas seguidas conseguiram vencer um jogo por 3-0!
    Assim, para que precisamos de ouvir estes "analistas"?!
    Não será muito melhor ir a um fórum do nosso clube e discutir com pessoas do mesmo clube que nós as análises aos jogos?
    Para mim é!

    ResponderEliminar
  6. Zirtaev, na minha opinião, e como muito bem disse o Quintino, esse tal de 'Rui Santos' nem é dos piores painelereiros cá da praça... há bem pior, muito bem pior!!
    Agora, é uma verdade que o FC Porto e os seus adeptos, são repetidamente e consecutivamente ostracizados e hostilizados pela tal imprensa que muito bem referencias na tua zona lateral dos links, de 'imprensa dita desportiva', porque eles de desportivo pouco têm... aquilo é vermelho e mais vermelho e mais vermelho... o resto é paisagem.
    Para mim, o caso mais evidente foi quando o FC Porto foi campeão mundial pela 2ª vez em Dez-05, no dia seguinte, penso que o jornal 'Rasca(ord)' colocou numa janelinha bem ao cantinho e bem pequenina, quiçá para passar despercebida, a nossa vitória... fossem outros e outras cores, e vcs haveriam de ver os orgasmos papeleiros que não viriam pelo caminho.
    Mas sabes uma coisa?... é isso mesmo que nos faz ser superiores, ir buscar as forças bem lá ao fundo e por isso digo e repito... qualquer vitória nossa em campo, vale por meia dúzia!!
    Por mim, não me importo de os continuar a ver 'vomitar e destilar ódios de estimação ao azul e branco', sabem porquê?... porque é bom sinal!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. A anedota maior: o jogo do FCPorto foi transmitido pela Sportv e esta emissora acompanhou todas as incidências junto da equipa do SLB, como se fora uma coisa importantíssima, de tal forma que fiquei na dúvida se iam transmitir o jogo do FCPorto. Uma náusea " - sobre isso tenho de confirmar porque foi completamente irritante ver essa situação. Rui Santos quando bate no SLB bate mesmo forte, mas ele é mais um como o tal do Seara como escrevi no meu blog. Mas não achas uma vantagem os jornais falarem todos do SLB ? Já viram a pressão que eles põem nas costas daqueles gajos ? O que interessa é ganharmos sempre e calá-los com as nossas conquistas.
    E Mário Faria diz e com razão "mantemo-nos juntos e activos." Por isso amanhã estamos lá para derrotar os " Zés Pereiras "

    ResponderEliminar
  8. Fico irritado quando vejo aguns jogos do FCP na televisão, como aconteceu contra o belenenses. Ainda a bola vinha a meio campo (quando o belenenses saía) já os comentadores quase gritavam golo, quando o FCP atacava, falavam de outras coisas ignorando o ataque.
    Fui sportinguista 20 anos, e por estas e por outras hoje sou PORTISTA à mais de 15 anos, portista ferrenho.

    ResponderEliminar
  9. Para a azia toma-se remédio ou previne-se não comprando jornais. Trabalho neles e tenho vergonha do que se passa.

    ResponderEliminar
  10. Desculpa Zé Luís, mas não sei onde queres chegar com essa da azia. É evidente que só compra quem quer e eu há muito que me deixei disso, mas por exemplo na tv não temos muito a fazer, é ouvir ou desligar o som e aí perdemos o som ambiente do estádio que dá outra vida a um jogo.

    Quanto à tua última frase, bem, se tu o dizes... Mas já agora diz-me, acho que está mais que provado que és portista, só gostava de saber até que ponto consegues manter a isenção já que com muitos outros já vimos que ela desaparece qd falam de futebol. Deve ser dificil. Mas será que estás a falar não tanto de jornalistas mas sim mais das questões editoriais?

    É só por curiosidade, como é evidente não necessitas responder, masa era interessante saber uma opinião "de dentro".

    Frechas, só mostras ser inteligente, a mudança é resultado normalmente de progressos. Mas de qq maneira é muito estranh, já devias ter mesmo uma costela portista senão não seria fácil mudar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar