03 novembro 2006

Ainda a lesão de Anderson

Porque por mais que nos queiram fazer esquecer e desculpar o indesculpável através de lavagens cerebrais, o assunto não pode cair em "saco roto". Cabe-nos a nós portistas ir lembrando que um dos maiores génios que chegou ao nosso futebol nos últimos tempos foi indevida e cruelmente afastado dos campos de futebol por muito tempo. Deixo-vos aqui uma excelente crónica que dá que pensar em relação ao assunto e sobre algumas coisas que deveriam mudar no futebol.
«Ventos da estupidez e contradição
1- O futebol é um jogo simples, balizado por regras de fácil compreensão. É por isso que concita a adesão e paixão da maioria das pessoas, sobretudo das menos propensas a lucubrações mentais.
Sim, as regras são poucas, claras e inequívocas, não dando margem para dúvidas e interpretações subjectivas. Elas dizem, p. ex., que é proibido agarrar, empurrar e agredir, sem mais. Delas não faz parte a questão idiota e tola de saber se esses actos são praticados com muita ou pouca ou nula intenção, porquanto quem os pratica é para tirar disso indevida vantagem. Não importa se um jogador agarra ou empurra muito ou pouco, com uma só mão ou com ambas, com um dedo ou com dois; se bate com mão aberta ou fechada, se agride o adversário de maneira violenta ou dissimulada, se atropela as leis e os outros por querer ou sem querer, se acerta ou não na bola quando atinge o colega de ofício etc. As regras proíbem esses actos, porque eles atentam contra o espírito e o sentido civilizatório, cultural e educativo do jogo.
O futebol e o desporto em geral são um investimento no progresso comportamental, corporal e gestual (tão necessário!) das pessoas e da sociedade. Por isso renunciar às regras ou afrouxar a sua observância e aplicação corresponde a empobrecer o jogo nas suas dimensões técnicas e tácticas, éticas e estéticas, morais e cívicas e a colocá-lo ao serviço da proliferação da violência, grosseria e fealdade, da baixeza e bestialidade. Enfim, as regras são racionais e sábias; os comentadores espertos, que se entretêm a tentar ludibriar-nos com as «intenções» dos prevaricadores, são burros e ignorantes, sem tirar nem pôr.
2- Estou certo de que todos os árbitros, sem excepção, conhecem as regras de cor e salteado, da frente para trás e de trás para a frente. Mas são poucos os que não titubeiam e não se equivocam na sua aplicação. Eles não hesitam em punir um jogador que agarre ou conteste as suas decisões; mas não têm igual presteza a punir entradas que primem pela violência nua e crua. Castigam mais a ofensa verbal do que a física.
De resto alastra no futebol uma prática totalmente inaceitável no plano da justiça e da ética: pune-se da mesma forma uma mão na bola ou um agarrão e uma entrada que ponha seriamente em risco a integridade física de um atleta. Pior ainda, o agressor fica em campo, enquanto o agredido é forçado a sair dele, estabelecendo-se assim uma situação caricata que dá vantagem à equipa do prevaricador e, não raras vezes, leva este a chegar ao golo.
É preciso defender a beleza do jogo e o talento dos poucos jogadores que o possuem. O talento é raro, porquanto, ao contrário do que consta no registo bíblico, Deus não criou o homem à Sua imagem e semelhança; somente quando se distrai, em dia do Seu aniversário, é que faz uma criatura à sua medida.
Veja-se o que se passou com Anderson. Mal se atreveu, na sua ofensiva ingenuidade, a exibir no campo superiores dotes futebolísticos, passou imediatamente a ser alvo de intimidações e acções violentas por parte de oponentes mais adentrados na idade e numa prática profissional sem escrúpulos. E os árbitros ficaram a ver impávidos e serenos, nomeadamente o do jogo recente em que, à terceira ou quarta entrada dos adversários, Anderson foi arrumado de vez. Quem ajuda os árbitros a sair deste atoleiro, minado pela inversão de valores?!
3- Lê-se em editoriais de jornais e ouve-se em programas dos canais de rádio e televisão que os dirigentes se deviam calar, para que as suas tiradas virulentas fossem substituídas pelas opiniões dos actores do jogo. Mas então não é verdade que os dirigentes têm sempre à disposição um microfone e uma câmara de televisão?! Quem é que lhes dá honras de páginas primeiras ou centrais e põe os seus desaforos em destaque e à frente de todas as outras notícias dos telejornais?
Definitivamente, já não há espelhos neste país; a seriedade e a vergonha andam perdidas. Será ainda possível reencontrá-las?»
Jorge Olímpio Bento - Um olhar do norte - In A Bola
PS: O nível de indecisão da "Opinião da Bancada", que pergunta se o FCPorto é Anderson-dependente, é enorme. As opiniões estão divididas como nunca tinha visto. Agora que já viram mais um jogo sem o puto, podem ter já uma melhor opinião. Por isso vou deixar até pelo menos ao próximo jogo para ver qual o problema da equipa, se é a falta do Anderson ou se será outro.

16 comentários:

  1. Desculpem postar um comentário que não tem nada a ver com o assunto mas:

    http://www.buondicaffe.com/INSTANTES/code/modules/site/presentation/detalhe_foto.asp?ano_votacao=2006&mes_votacao=10&foto_id=6500

    VOTEM e ajudem um PORTISTA a ganhar (como, aliás, é habitual).
    OBRIGADO

    ResponderEliminar
  2. Este comentário de JOBento é interessante e tem aquela tirada engraçadíssima de que: "Deus não criou o homem à sua imagem e semelhança; somente quando se distrai, em dia de aniversário, é que surge uma criatura à sua medida."...Eu concordo, senão teríamos de perguntar em quem Deus estava a pensar quando por exemplo, criou o crocodilo...Ou mais irónicamente quando deu autorização de saída a Vale e Azevedo ou Luis filipe Vieira...E quanto à intencionalidade dos actos: todos convergem para a ideia de que o Psicopata mata pelo simples prazer de matar, e não revela nenhum sentimento excepcional quando o faz. Pelo simples entendimento da intencionalidade do crime deveria ser então desculpabilizado?

    ResponderEliminar
  3. Caro zirtaev vamos ter q saber viver sem ele durante uns tempos... mas acredito q vamos dar a volta por cima...

    ResponderEliminar
  4. Caro Zirtaev,

    Quando diz "...o assunto não pode cair em "saco roto"...", eu digo-lhe, NEM MAIS !!!!

    Mais uma grande crónica do JOB. Como sabe, só discordo do nome que o próprio deu ao seu "espaço" - "um olhar do norte".
    É que o FCPorto é do MUNDO !!!

    O comentário do Meireles também está excelente !!

    ResponderEliminar
  5. Para reflectir um pouco..

    «Faltas passíveis de advertência:»

    «Um jogador deve ser advertido (cartão amarelo) quando cometa uma das sete faltas
    seguintes:
    • tornar-se culpado de comportamento antidesportivo
    • manifestar desacordo por palavras ou por actos
    • infringir com persistência as Leis do Jogo
    • retardar o recomeço do jogo
    • não respeitar a distância exigida aquando da execução de um pontapé de
    canto, de um pontapé-livre ou de um lançamento lateral
    • entrar ou reentrar no terreno de jogo sem autorização do árbitro
    • abandonar deliberadamente o terreno de jogo.»

    «Faltas passíveis de expulsão:»

    «Um jogador, um suplente ou um jogador que tenha sido substituído deve ser
    expulso do terreno de jogo (cartão vermelho) quando cometa uma das sete faltas
    seguintes:
    • tornar-se culpado dum acto de brutalidade . tornar-se culpado de conduta
    violenta
    • cuspir num adversário ou sobre qualquer outra pessoa
    • impedir a equipa adversária de marcar um golo, ou anular uma ocasião clara
    de golo, tocando deliberadamente a bola com a mão (isto não se aplica ao
    guarda-redes na sua própria área de grande penalidade)
    • destruir uma ocasião clara de golo dum adversário que se dirija em direcção à
    sua baliza cometendo uma falta passível de um pontapé-livre ou de um
    pontapé de grande penalidade
    • usar linguagem ou gestos ofensivos, injuriosos e/ou grosseiros
    • receber uma segunda advertência no decurso do mesmo jogo.»

    «Um jogador que dispa a camisola ao celebrar um golo será advertido por comportamento antidesportivo.»

    Fonte:
    http://www.fpf.pt/regulamentos/leis_f11.pdf

    Nã entendo o k eles kerem dizer c/comportamento antidesportivo! Tirar a camisola já vi k é..mas uma entrada sobre 1jogador ñ é? Se calhar é por ser rapariga, mas ñ entendo!
    Lamento ser 1comentario grande, mas axei k conhecer o k a Lei diz é importante..

    ResponderEliminar
  6. Por agora tenho um limite de tempo e não vai ser possível comentar a notícia sobre o Anderson. Por enquanto só queria deixar 2 pontos.

    1- Grande vitória e grande exibição de carácter em Hamburgo:

    2- Zirtaev, não ligues a estes vermelhos que andam por aqui. O nível de qualidade deste blog é altíssimo, o teu nível de escrita e de timing é perfeito e é uma honra para mim e para todos os outros poder frequentar e comentar este blog.

    Parabéns

    ResponderEliminar
  7. esta cronica foi certamente escrita pelo paulinho santos e pelo jorge costa.
    os mouros aliados com os gregos são na verdade autenticos talibans. olha se a eles se juntam os lagartos; neste caso, os andrades estarão tramados!
    Mas estes, os andrades, são os atletas mais cumpridores das regras de futebol há mais de 20 anos. os andrades, têm tido é azar com os arbitros, todos uns vendidos. imaginem que bastava pagar-lhes umas viagens ao brasil, ou meter-lhes umas putas no quarto, ou dar-lhes umas guitas, para enterrarem os andrades até ao pescoço. quantos campeonatos perdidos por causa destes filhos de uma cadela. A culpa é do pinto da costa que continua a recusar comprar arbitros. mas assim não vamos a lado nenhum. estamos fodidos.

    ResponderEliminar
  8. Tu tens razão ó "TalibanAnónimo", gregos com mouros dão um resultado completamente surpreendente tipo cozido à portuguesa, ou caldeirada de nabiças...Mas quantos aos lagartos tens que te pôr a pau pois com eles estão seis pontos em disputa e se eles vos "esmifrarem" como eu espero, vocês vão ficar a uma distância danada até dá para ir à Luz jogar com a nossa equipa Para-Olímpica e mesmo assim vamos ganhar...Quanto às meninas o problema está no facto de os vossos ábitros/tipo militar gostarem mais de outro tipo de fruta assim mais abananada e isso não está tão ao nosso alcance ser obtida como ao vosso. O vosso querido Nené tem uma "filhota" que dá um jeito do caraças quando os árbitros são gregos ou os adversários são escoceses, até ficam com os "olhos" trocados....Se quiseres vir para aqui "cu-rromper" alguns dos teus queridos árbitros deixa ficar o teu endereço que nós entrámos em "contacto" contigo, podes ficar descansado tens que começar é a pôr já a "bolhinha" de molho...

    ResponderEliminar
  9. Meireles não vale a pena perder muito tempo com estes paraquedistas. Têm o direito à opinião deles, mas não espere qq resposta da parte deles. Mais vale mesmo ignorar, porque uma discussão séria é algo que eles não pretendem.

    Prika, as leis podem ser muito subjectivas, mas no caso em concreto não há subjectividade nenhum. E como diz o texto, a intensidade é um argumento falaccioso que só serve para enganar os encautos.

    Pedroz, não te preocupes que sei passar por cima disso. Ah! e obrigado pelos elogios, espero não desapontar para o futuro. Com tantos elogios tenho receio de sem querer baixar o nível.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Eu sei que não adianta muito, mas sempre os aborrece um pouco porque mesmo anónimos, eles vêm cá ler e sentem a ofensa ainda que a leiam no escuro...São benfiquistas, nós percebemos que não são seres normais como todos os outros seres que classificamos como tal.Embora antropóides,têm algumas semelhanças e comportamentos parecidos com os seres humanos, portanto podemos perfeitamente supor que se ofendem como os demais...Se calhar não, mas temos que manter a esperança que os conseguiremos amestrar e ensinar-lhes alguns truques, para que surjam mais enquadráveis nos álbuns de fotografias familiares...Um abraço para ti Zirtaev.

    ResponderEliminar
  11. meirelesandrade, vai preparando a peidola se tiveres coragem de passar o rio Mondego para sul quando os andrades forem com a corda amarrada nos cornos à Catedral do Futebol. Prepara a peida lavando-a com lexívia e esfregando-lhe urtigas para te limpares da peçonha onde terns chafurdado.Para tua informação, ainda tu andavas a saltar de tomate para tomate nos colhões de um Mouro e eu já papava andrades de cebolada.Isto bem a proposito de não teres entendido o meu comentário anterior, o que não admira sendo tu um andrade.será que não entendeste? ou antes assobias para o lado?

    ResponderEliminar
  12. Estão a ver como os cagões se "sentem"? Estão apenas a dar os primeiros passos e são um bocadinho cobardes mas doem-se o que demonstra que não são completamente imbecis mas lá chegarão a seu tempo à imbecilidade absoluta....E são maricolas...Essa de papar andrades é esclarecedora...Eu, meu provável "filho", gostava muito quando aí estive era de afundar-me profundamente nos seios de todas as saloias...Gostos...Uma beijoca...

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  15. Rapazinho és muito benvindo ao blog, mas ao utilizares esse género de linguagem sou obrigado a eliminar-te os comentarios.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. certo chefe !! mas ao menos podias deixar o link

    ResponderEliminar