09 novembro 2006

Os mal-amados

Existem jogadores pelos quais não tenho especial apreço. Jogadores que não deslumbram, que não me conseguem convencer. Mesmo que tenham algumas boas qualidades como boa técnica, inteligência a nível táctico, boa qualidade de passe, etc.
Esses jogadores para se elevarem na minha consideração têm que fazer algo de excepcional em relação a outros que logo no primeiro momento nos caiem na graça. Várias boas exibições seguidas são normalmente o que me faz começar a acreditar que afinal ali poderá estar um bom jogador. E alguns jogadores tendem a muito dificilmente serem bem vistos, por melhor que joguem, por mais importantes que sejam para a equipa. Acredito que aconteça isto com todos os adeptos de futebol ou de outro desporto qualquer.
Existem vários destes casos de “mal-amados” no FCPorto deste ano, jogadores em que a má opinião sobre eles parece ser quase generalizada por todos os portistas. Tarik, Jorginho, Bruno Alves são alguns bons exemplos e no meu caso e de mais alguns era o Hélder Postiga.
Mas há algo que eu, e felizmente muitos outros, tenho de diferente em relação a alguns adeptos. Não tenho tendência para assobiar os jogadores de quem não gosto especialmente e tento dar-lhes todo o crédito, mesmo depois de várias más exibições. Se são jogadores do FCPorto só tenho que os apoiar e se o treinador os coloca a jogar é porque eles demonstram nos treinos mais do que um simples adepto pode ver.
Postiga a mim está a servir de total exemplo e Jorginho e Bruno Alves espero que vá servir de exemplo muitos outros. Aliás como Pepe já serviu. Alguém agora se lembra que um dos melhores centrais a jogar em Portugal já foi um mal-amado?
PS: Curiosamente os Portistas de Bancada estão a escolher como meio campo para um esquema táctico de 4-3-3, na "Opinião da Bancada", um jogador que até esteve lesionado e que terá sido dos que caiu na graça dos adeptos. O meio campo com Assunção, Lucho e Ibson está na frente com mais votos. Não pondo em causa o valor de Ibson, não será este um caso contrário aos falados no post, ou seja, o caso de um "bem-amado"?
A votação continua, continuem a escolher o vosso meio campo preferido.

10 comentários:

  1. Ora aqui está um tema que dá que falar!!! Eu por acaso costumo ser bastante positivo relativamente à qualidade dos jogadores, por exemplo, no meu grupo de amigos sempre fui o único a defender jogadores como Pepe, Postiga, Jorginho e até o próprio Tarik que para já ainda não fez o favor de me dar razão. Detestava ouvir os adeptos assobiarem estes jogadores, tal como acontece com o Jorginho que mal entra já está a ser assobiado. Há um jogador na equipa que eu achava detestável... o termo é mesmo este...era o Bruno Alves. Achava-o mau de mais para ser verdade e para além disso era extremamente violento. Mas nunca o assobiei, só Deus sabe o esforço que eu fazia :) e agora a opinião sobre ele já melhorou um pouco. Ao assobiar um jogador que nada o fez para merecer, está a perder a equipa e está obviamente a perder o próprio jogador. Tentemos todos ser mais pacientes e de certeza que iremos ter algumas boas surpresas.
    Abraço Zirtaev

    ResponderEliminar
  2. Amigo Zirtaev...
    Ora aqui está mais um tema interessante para discussão... ao nível de todos os restantes cá do teu cantinho azul e branco.
    Isto é assim... é uma verdade de 'La Palisse' que há jogadores e jogadores. Passo a explicar: há uns que pouco já fizeram, pouco já mostraram e pouco já demonstraram, mas os da bancada gostam dele e aceitam tudo, tudo mesmo; outros há que por muito que façam, por muito que brilhem, por muito que se esforçem, ao mínimo, mínimo assim pró ridiculo deslize, têm a bancada toda em cima, ontem, hoje e amanhã... são os chamados Patinhos Feios.
    Eu tb os tenho, admito... Ricardo Costa e Alain são os meus de 'eleição'... não aguento vê-los em campo, não os suporto, não os aguento... por mais que façam, não consigo, porque aquilo tudo soa-me a sorte do momento... porque em tudo o resto, é mais do mesmo... nulidade e burrice total. Mas, e há sempre um mas, desde que estejam no onze, desde que estejam relvado, apoio-os totalmente porque são os 'meus', mas é como digo, estão sempre no fio da navalha comigo, sempre!!
    Por incrivel que possa parecer a alguns Portistas que acredito comungam da maioria da opinião contrária, eu sempre admirei, tal como hoje continuo a admirar e desejo toda a sorte do mundo, porque acredito neles piamente, sempre apostei em Postiga, Jorginho e Bruno Alves... Postiga porque desde que 'mentalmente limpo', é um jogador de top, um avançado com faro; Jorginho porque tem uma técnica acima da média e admiro o seu esforço por contrariar a 'tal massa assobiativa' e Bruno Alves porque lhe reconheço capacidade para vir a ser um grande central, desde que saiba retemperar os seus ímpetos agressivos em dose qb.
    Aliás, o exemplo que deste do Pepe, é um 'case-study'... eu próprio cheguei a desesperar com o nosso rapaz... aquilo era asneira em cima de asneira e se não tivessem acreditado nele, a esta hora andava concerteza emprestado pelo Aves, Académica ou outro que tal... hoje, é apenas o SUPER-PEPE!!... querem melhor exemplo que este?
    Agora, há uns que conseguem dar o salto qualitativo e emocional ao fim de x tempo; outros há que definitivamente, não conseguem e nada a fazer!!
    Queres um exemplo?... eu dou-te: Rafael, ex-Paços de Ferreira, lembras?
    Eu próprio assisti a ene treinos do FC Porto e aquilo nos treinos era qq coisa de brutal, com uma técnica de arrepiar, só por ele, dava gosto ver o treino... o problema era quando vestia a camisola e tinha que saltar lá para dentro do rectângulo... o homem ficava de tal modo tolhado pelo medo de errar, que era uma nulidade total... um ZERO total... até irritava o mais Santinho benevolente da paróquia... pronto, nada a fazer!!
    O mais importante acima de tudo, é que desde que estejam lá, desde que sejam dos nossos, desde que vistam aquela camisola listada de azul e branco... são dos nossos e só temos mesmo é que apoiar, mesmo que a uns tenhamos maior tolerância e a outros tenhamos tolerância zero... eu por mim, não me importava nada que o FC Porto ganhasse todos os jogos até ao final do campeonato só com golos do Ricardo Costa e do Alain... não me importava mesmo nada!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. discutir isto é como discutir o sexo dos anjos pá!! não há ponta de concordância por onde lhe pegar... por exemplo:
    para mim o Jorginho nunca foi jogador para o Porto, só veiopara o Dragão para não ir para o Sporting/Benfica, e pode fazer a época da vida dele que para mim ficará sempre abaixo das expectativas!!! é assim mesmo... nada tem feito para me fazer mudar de opinião. É verdade que tenho defendido a sua utilização, mas isso porque, simplesmente, é (era até agora, que o Ibson recuperou) a única opção para o lugar... o Porto a jogar com 2 medios defensivos (Meireles-Assunção) deixa-se encostar à defesa, não tem ninguem com capacidade de construçao de jogo pelo miolo do terreno e com capacidade de posse de bola... aí sim, tem lugar Jorginho (infelizmente!!!). Agora com o Ibson recuperado defendo a sua utilização, pois claro, não que o Ibson seja um "bem-amado" mas porque já demonstrou, por diversas vezes, estar num patamar superior ao Jorginho. O Jorginho num clube de topo é "mais um jogador", para mim é assim e ainda nao me fez mudar de opiniao!!!!
    Tambem critiquei a bem criticar a chegada de Pepe, dava-lhe uma réstia de esperança por saber que tinha sido uma contratação apontada por Mourinho, mas o gajo nuncadava uma para a caixa pá... está num nível muito bom mas continua a ser algo trapalhão na defesa (tem dificuldade despachar a bola para qq lado qdo está pressionado!!!!). O Bruno Alves está melhor mas continua a ser um esteio na defesa, que sera arrumado mal o Pedro Emanuel recupere...
    O Postiga é um caso complexo...algo se passou nos ultimos 2 anos que abalou muito a confiança do rapaz e isso influenciou o seu futebol... é impossivel deixar-se de ser indiscutivel (era o pdl de Mourinho no ano da UEFA) de um ano para o outro... penso q a experiência em Inglaterra o marcou muito, negativamente!!!!!
    E no Porto existem vários jogadores que nunca serão bem-amados pelos adeptos, mesmo que façam das tripas coração para provar o contrario, há jogadores que não têm lugar num clube como o FCPorto, e neste grupo temos muitos assim.... (Ezequias para quê???? Tarik para quê??? ... enfim...)

    ResponderEliminar
  4. Bom dia amigos: gostei dos vossos pontos de vista sobre esta questão, no fundo apenas demonstram que todos nós "escolhemos" os nosso favoritos seja em que matéria fôr por pormenores que muitas vezes são indicifráveis, mas que inconscientemente estão na base da nossa escolha. Vemos alguém e empatizamos ou não no momento, fica uma marca positiva ou não e depois, apenas confirmamos essas impressões com o decorrer do tempo.É como que tivessemos um radar devidamente programado que detecta os seres que nos interessam e aqueles que pura e simplesmente rejeitamos. Um caso puro e simples de aceitação incondicional é Jorge Costa...Como jogador em termos técnicos deixava muito a desejar, não tinha velocidade e qualquer jogador mais veloz instabilizava-o a ponto de ter de cometer faltas sucessivas que muitas vezes conduziam à sua expulsão...No entanto tinha uma entrega insuperável e demonstrava um apego à camisola que desculpava tudo e ainda nos fazia gostar dele.Caso absolutamente oposto era Oliveira, excelente jogador, sempre capaz de desiquilibrar um jogo e que por razões de comportamento, muitas vezes exteriores ao próprio futebol era tremendamente criticado.Talvez faça parte da nossa cultura, algo que apreendemos enquanto crianças, valores que nos foram transmitidos numa idade crucial e que inconscientemente nos molda os juízos, e nos leva a aceitar coisas impensáveis e a criticar ferozmente outras bem menos graves. Os seres humanos são autênticas caixinhas de surprezas e às vezes ponho-me a observá-los e a concluir coisas extraordinárias e engraçadíssimas...

    ResponderEliminar
  5. O problema dos adeptos do FC Porto (principalmente os mais novos) é que não sabem esperar. Foram habituados a ver o clube vencer quase sempre e como nunca o viram jogar para não perder no campeonato português como eu e muitos de nós chegamos a ver, pensam que temos de ter jogadores campeões portugueses e europeus todas as épocas. Não é bem assim porque se é verdade que nos últimos vinte anos o Porto foi de longe a melhor equipa portuguesa e como tal é normal que esperemos sempre que o clube seja campeão nacional, uma equipa campeã europeia demora anos a ser feita (vejam o caso do Barcelona que embora seja um dos mais ricos clubes do mundo passou vários anos sem ganhar a Champions ou o caso do Chelsea que é ainda mais flagrante) e durante esse tempo é preciso saber esperar. E principalmente, é preciso saber fazer a diferença entre um jogador em má forma ou desmotivado e um mau jogador. O Quaresma é outro caso interessante porque durante uns tempos foi bastante criticado pelos adeptos e sempre que tocava na bola éra assobiado. Se nessa altura perguntasse aos adeptos se ele éra jogador para o Porto, a resposta seria de certeza negativa mas se hoje fizesse a mesma pergunta aos mesmos adeptos a resposta já seria outra porque neste momento não há ninguém que não veja nele qualidades para vestir de azul e branco. E como o Quaresma existem outros que já foram aqui discutidos...é por isso que estou de acordo com o Zirtaev quando ele pede para os adeptos terem calma. Se querem criticar nas conversas de café ou nos blogs critiquem pois isso é normal mas nunca assobiem um jogador em pleno Estádio do Dragão porque dessa maneira estão a beneficiar o adversário e também porque uns jogos depois podem ser obrigados a enfiar o barrete como muitos já enfiaram com o Pepe, o Quaresma e outros jogadores do FC Porto.

    ResponderEliminar
  6. Eis um tema que não desmerece. Contudo, é daqueles que também dá azo às mais variadas interpretações e possivelmente sem que se chegue a consenso.
    Foi já aqui dito que os adeptos mais novos têm de se habituar a ter paciência. Também acho que sim, mas o problema é que há jogadores que aquilo que mostram à primeira, irão mostrar para sempre. Não vale a pena estar à espera que dali saía qualquer coisa, porque simplesmente não dá para mais. E depois, especialmente nos tempos mais recentes, temos visto alguns assim com a enorme desvantagem que nem sequer procuram compensar essa limitação com empenho. Por exemplo, ainda se lembram do Freitas? Era um central que não dava mais que aquilo, mas não inventava e deixava tudo em campo. E é disso que não temos visto muito nos últimos tempos.
    De qualquer modo, temos depois aqueles que acabam por ser um mistério porque sendo muito melhores que aquilo que mostram, nunca conseguem concretizar essa promessa adiada. Luís Fabiano foi para mim um desses exemplos. De Fabuloso passou a Miragem num instante, embora continue a pensar que lhe devia ter sido dada mais uma oportunidade. Diego (um dos favoritos da bancada, mas aí penso que era por ser contra o holandês - cuidado que eu não sou xenófobo) no Werder Bremen está a mostrar muito mais do que aqui mostrou...
    Quanto aos que cá estão, embirro solenemente com o Ricardo Costa (especialmente a partir do momento em que disse que depois de ter ido ao Mundial não podia ser suplente) e o Alain. O Tarik, Jorginho, Ezequias e o Bosingwa são alguns que, para mim, são como interruptores: a gente embirra, depois fica na expectativa, depois fazem outra e por aí fora!!!!
    Assobiar no estádio é que não.

    ResponderEliminar
  7. O bruno alves e que nao faz falta nenhuma ao clune e aquilo que se chama mesmo um tranco... necessitamos de um bom defesa central....

    www.futebolnatv.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Mal amados são todos quando falham e na semana seguinte, quando marcarem são os maiores. Sempre foi assim, até no circo romano, a diferença é que ali, quando falhavam já não voltavam...
    Lembro-me de um jogo para a taça na Luz onde o Roger começou com um aplauso gigante, para em menos de 20 minutos ter o estádio todo a assobiá-lo, especialmente depois de não correr a uma bola que até de muletas apanhava.
    Recebeu assobios constantes durante cinco minutos, até que de repente pegou na bola e depois de fintar 3 defesas da direita para o meio, remata só em jeito, colocando a bola na gaveta do poste mais longe.
    De novo o estádio de pé a aplaudir o menino do Rio...

    Acerca da tua votação, apenas uma questão: a última proposta, sem Assunção, é suposto ser a mais ofensiva? Se sim, porque não Meireles - Lucho - Ibson?
    Eu escolheria este trio. Qualquer um dos três é um bom box-to-box e se o Meireles, defende e cumpre na frente (e ainda remata bem), o Ibson cumpre bem na defesa e serve muito bem no ataque e fica o Lucho como pêndulo que faz tão bem as funções do ataque como as da defesa.
    O Jorginho só tira o lugar a qualquer um destes três por lesão e na minha opinião este é o melhor meio-campo do FCP. Claro que o Assunção dá mais garantias defensivas, mas contra a mediania do campeonato português acho que estes 3 se safavam bem.

    ResponderEliminar
  9. Minha gente,aqui a uns anitos atras tinhamos nos 1 jogador,Quinzinho,que "torto",fui ver o torneio cidade do Porto,no bessa,na final fomos a penaltis,toda gente,quinzinho,quinzinho,vem quinzinho bola para a bancada,os que a uns segundos atras gritavam por quinzinho,chamavam matacao,pip,pip,pip
    isto e futebol
    Quem e o Portista que gosta do alan?
    eu votei,Meireles-Lucho-Jorginho,mas se eles jogarem mal juntos ,vou dizer que o treinador nao percebe nada de bola(isto e futebol)

    ResponderEliminar
  10. Em primeiro lugar quero elogiar o elevado nível dos comentários. Obrigado a todos por contribuirem por elevar com os vossos comentários o meu blog ao nível de excelência.

    Qt à questão, eu sei perfeitamente que é uma discussão um pouco estéril e que cada adepto tem, como é normal, os seu preferidos e aqueles que acham sempre nunca jogarem bem. Mas a mensagem que queria acima de tudo passar é que assobiá-los ou pressioná-los não leva a lado nenhum e que no futebol existem bons e maus momentos de forma e que um mau jogador hoje, se apoiado, poderá dar um grande jogador amanhã.

    Quero dar especial destaque ao novo visitante PapoilaSaltitante, agradecer-lhe e dar-lhe as boas vindas ao blog e que, como fica demonstrado pelo seu comentário, a elevação tem lugar em todos os clubes.
    Caro Papoila, descobriste um falha na votação que não me tinha apercebido, concordo com o que dizes, e será realmente tb um opção. Mas, colocar agora, desvirtuará a votação e já não colocarei.
    Obrigado e volta sempre, já que creio serás muito bem vindo e até admirado por todos se mantiveres essa elevação nas opiniões que dás.

    Um abraço.

    ResponderEliminar