23 novembro 2006

Não é para quem quer, só para quem pode

A história de um clube com um passado cheio de vitórias é algo de que todos os seus adeptos se orgulham. Ser campeão do seu país é sempre o principal objectivo de qualquer grande clube. Poucos se podem gabar de terem ganho a taça dos campeões europeus, a prova rainha do futebol mundial de clubes. Mas existe um título que ainda é mais importante, e esse título nem todos os campeões europeus se podem orgulhar de o ter conquistado. Só um grupo muito restrito de clubes em todo o mundo o alcançaram, e o FCPorto já o fez por duas vezes.
Vem isto a propósito da noite europeia de ouro que o FCPorto teve esta semana. O colega Pavlovdoorman, do blog Tribunal das Antas, já tinha referido o assunto há cerca de dois meses. Eu fiquei com isso em mente e resolvi hoje voltar ao assunto.
Alguns dos clubes, ou selecções, que conquistaram o título de campeões do mundo trazem ao peito no seu emblema uma estrela por cada um desses títulos mundiais conquistados. O caso mais conhecido é o de uma selecção, a do Brasil, que é penta-campeã do mundo e que podem ver na primeira imagem. Existem também alguns clubes que ostentam essas mesmas estrelas, dou só o exemplo de um clube sul-americano e outro europeu. O sul-americano é o Boca Juniors da Argentina (segunda imagem) que possui três títulos mundiais, o europeu é a nossa conhecida Juventus (terceira imagem), que possui dois.
Ora, como o nosso FCPorto se pode orgulhar de ser também ele um dos únicos 13 clubes em todo o mundo e um dos 7 em toda a Europa que já conquistou mais do que um título mundial, seria mais que justo envergarmos no nosso emblema o símbolo de tão excelente distinção, as duas estrelas de campeão do mundo.
Fica a minha sugestão para apreciação de todos os portistas, que como é lógico não passa disso mesmo, uma sugestão.

PS: A "Liga da Bancada", agora que terminou a 5ª jornada e apesar de não terem mudado os participantes do podium, conhece um novo primeiro lugar. O primeiro e o segundo classificados anteriores trocaram posições, estando agora o Mister Luís Novo em primeiro lugar com a sua equipa Pinguim seguido do Mister Filipe Rocha com a equipa Lokomotive da Foz. No terceiro lugar do podium mantém-se a equipa Rock's Bar do Mister Jorge Santos.

Notou-se que nesta jornada do UEFA Fantasy Football as pontuções foram algo baixas na generalidade, o que poderá ter a ver com algumas surpresas, nomeadamente as derrotas do AC Milan, do Chelsea e do Manchester United. A não utilização de alguns jogadores habituais por parte de algumas equipas também poderá ter influenciado. Como exemplo dou o caso da minha equipa em que 3 jogadores escolhidos simplesmente nem jogaram (R.Carvalho, Cafu, Figo), tendo de saltar do banco jogadores, digamos, menos bons.

13 comentários:

  1. sem querer ser chato, mas essa das estrelas só tá certa prá cbf... pelo menos da juve, q do boca n sei. as duas estrelas da juve assinalam a chegada ao vigésimo campeonato italiano. passam a 3 quando atingirem os 30... o q deve demorar mais, visto que acabaram de ser retirados 2...


    por isso, antes de propores coisas dessas, pah, eu sugeria que atentasses no exemplo, e te lembrasses que, no caso de a ideia ficar, iamos ter as nossas duas, e aturar os benfiquistas com as suas três estrelas...


    e q tal deixarmos assim como tá? ;)

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a ideia mas... Lucho ex-Boca Juniors? Corrige lá isso pvf! O Lucho veio do rival River Plate e antes tinha jogado no modesto Huracán!

    ResponderEliminar
  3. Mesmo que fosse na perspectiva do Anónimo, ainda assim concordaria com a ideia das estrelas. Numa perspectiva de títulos internacionais, também...
    Contudo, mais que as estrelas junto ao emblema que tal eliminar algumas injustiças no que concerne ao dito Passeio das Estrelas no Dragão? É que, ou me engano muito, ou faltam lá alguns nomes...

    ResponderEliminar
  4. Acho uma óptima ideia e que pode reforçar ainda mais a mística do nosso clube. Imaginem o que se passará na cabeça de um miúdo de 19/20 anos, acabado de desembarcar em Sá Carneiro, a compreender o significado das duas estrelas no emblema que vai representar... Vai sonhar fazer tudo para conseguir a terceira estrela!
    Para não falar no aspecto do marketing. Disseram-me que, depois da conquista do último título mundial, o Dragão passou a fazer parte do percurso turístico de muitos dos japoneses que visitam a cidade.
    A comunicação social desvaloriza este título (os clubes de Lisboa nunca o venceram, apesar das duas finais do Benfica), mas ele tem importância - particularmente na América do Sul (onde recrutamos muitos craques) e na Ásia (onde me parece que poderíamos fazer mais para obter patrocínios, nomeadamente através da contratação de jogadores dessas paragens).

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo, sem querer ser chato, podes até ter razão quanto às estrelas da Juve, mas é muita coincidência dado que estes possuem 2 titulos mundiais. É certo que o AC Milan tem 3 e não usa qq estrela, mas tb tem mais de 10 campeontatos italianos. Outros clubes europeus tb 2 ou 3 títulos mundias e não usam as estrelas. Outro exemplo é a selecção italiana que este ano mudou para 4 estrelas no seu emblema depois da conquista do campenato mundial.

    Podem ver aqui os titulos mundiais conquistados por cada clube:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Intercontinental_Cup_(football)

    O Santos do Brasil tb usa 2 correspondentes aos 2 títulos: http://www.fifa.com/images/cms/static/Santos_Logo_escudo-em.gif

    É uma questão de sermos os primeiros a adoptar as 2 estrelas correspondentes a 2 títulos mundiais e não acredito que os lampiões tenham a lata de colocar 3 estrelas correspondentes a 3 dezenas de campeonatos, já que todos saberiamos que não correspondem à importância de títulos mundiais.

    Kenzo tens toda a razão, já corrigi.

    Quintino isso já é outra conversa, mais tarde talvez me lembre disso.

    Nuno, nem me tinha lembrado dessa perspectiva económica, mas fica mais essa achega.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. O Nuno Nasoni retoma um tema que já em tempos tinha aqui lançado: a exploração comercial e desportiva de novos mercados.
    A Ásia é, com efeito, um mercado com uma expansão muito forte e onde há uma profunda vontade de apostar no fenómeno desportivo.
    A China, por exemplo, é um mercado que tem despertado a atenção de grandes clubes europeus. Os países de Golfo Pérsico também são interessantes, mas já apostam muito no mercado inglês.
    Na minha perspectiva, um país onde o Porto poderia procurar um jogador seria a Índia (um gigante económico a despertar). É que quem conseguir arrastar a atenção da Imprensa, arrasta os patrocinadores.
    Mas isto são só ideias nossas, porque o Caldeira e outros semelhantes não tem tempo para bagatelas destas.

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente, e pensando bem no assunto, acho uma excelente ideia, se bem que com este 'país de invejosos' onde vivemos, onde por aqui proliferam 'montanhas de recordistas do Guiness', quer-me parecer que o anónimo acabaria por ter razão... iam logo arranjar forma de, e com o apoio da imprensa 'bajuladora', desmistificar a simboligia dessas estrelas e num ápice, arranjariam logo forma de tb terem estrelas no emblema, nem que fosse por uma 'novela qualquer' que lhes desse jeito... aguardemos.
    Quanto ao repto dos tais mercados a aproveitar, essa do Quintino foi na mouche... isso são coisas que pouco interessam porque para alguns 'comissionistas residentes na $AD', isso não dá pão para comerem... só dá mesmo trabalho!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Caro Zirtaev,
    Eu, tal como o Fanático, nem preciso(amos) de emitir opinião para saber(em) qual ela é....
    Em todo o caso...digo apenas isto – há um clube português que alcançou um FEITO:

    1) RARÍSIMO no MUNDO !!
    2) ÚNICO em PORTUGAL !!!

    Já pensaram bem nisto ?
    Já repararam que a probabilidade de alguém nos alcançar, sei lá.... nos próximos 50 anos, quer (e principalmente) no nosso país, quer mesmo no mundo é muito baixa ?
    Já calcularam o valor (ou, como se diz actualmente, a mais-valia) que essa diferenciação (pela positiva) representa ?
    Já imaginaram bem a honra e o privilégio que tal representa para nós ?
    E de que SÓ NÓS nos podemos ORGULHAR ?

    Sabem que temos mais títulos mundiais que o Barcelona ?
    Sabem que temos mais títulos mundiais que o M. United ?
    (e muitos outros exemplos haveria...)

    O que me parece que nos falta é nós próprios não sermos os primeiros a desvalorizarmos, ou se quiserem, numa perspectiva menos crítica, a não valorizarmos devidamente este feito de dimensão PLANETÁRIA !!!

    Perguntam-me – mas a melhor maneira de salientar esse feito passará pela alteração de um dos mais importantes marcos do clube, ou seja, pela alteração do emblema ?

    Eu respondo, à partida qualquer alteração ao emblema deve ser rejeitada. Para mim este é o ponto de partida. Agora, também não considero o emblema IMUTÁVEL.
    Daí que conceba a sua alteração, desde que mínima e para englobar o MUNDO que foi por nós, duas vezes, CONQUISTADO !! Para já...

    P.s. – É evidente quem nem sequer sabe do que é que nós (portistas bicampeões do mundo) estamos a falar vai procurar apoucar a iniciativa...mas quanto mais o fizerem, mais me darão razão....

    ResponderEliminar
  9. Peço desculpa mas vou ser honesto e dizer que nunca gostei de vaidades nem de viver à custa das vitórias do passado.

    Compreendo a ideia mas acredito que ficava melhor num clube pimba como o Benfica...afinal de contas são eles que têm a estátua do Eusébio, o record no guiness ou aquele passaroco que aparece no estádio da Luz antes dos jogos. ;)

    ResponderEliminar
  10. concordo plenamente com o alvaro... se isso fosse oficializado pela fifa aí sim.. sendo assim n passa de uma vaidade q nada tem a ver com a nossa humildade.

    Ja agora as estrelas ficam sempre por cima do emblema.

    O inter tem uma.. pq?

    ResponderEliminar
  11. ehhhhh...em cima fica melhor...que achas? concordo,em absoluto com esta questão.

    ResponderEliminar
  12. A grandeza do nosso clube não tem necessidade de mais estrelas. O simbolo do FCPorto é para se manter inalterado para o resto da sua história.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  13. Esta é nova!!!

    [Ricardo Quaresma endereçou esta quinta-feira uma missiva à Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD dando conta da sua vontade de permanecer nos Campeões Nacionais. O www.fcporto.pt reproduz na íntegra o teor da carta do extremo azul e brancos.

    «Exma. Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD:
    Face a inúmeras notícias que têm sido veiculadas em diversos Órgãos de Comunicação Social, venho por este meio informar a Exma. Administração de que não pretendo representar o Atlético de Madrid. A minha vontade é manter-me no F.C. Porto.

    Ricardo Quaresma
    Porto, 23 de Novembro de 2006».] in FCPorto.pt

    ResponderEliminar