05 novembro 2006

Um Bomfim para este ciclo

O FCPorto está a terminar o ciclo infernal de jogos que começou no início do mês passado. Um ciclo que até correu bem e em que a equipa vem de uma excelente fase sendo que as vitórias são a sua face mais visível. O professor vai conseguindo fazer os jogadores assimilarem as suas ideias e a equipa está neste momento mais equilibrada. O ataque está bem e a nível defensivo existem ainda alguns ajustes a fazer, sendo que para já as deficiências não têm sido suficientes para estragar completamente os jogos.
O treinador diz que a equipa só está a render 60% do que pode. Acredito, mas tendo em conta que nenhuma equipa consegue render a 100% seja em que altura for já que existem sempre falhas porque ninguém é perfeito, e que a 80% esta equipa em Portugal venceria os jogos todos com algum à vontade, o que eu lhe peço é que faça a equipa render pelo menos mais 10% e que, fundamentalmente, esses 10% estejam mais concentrados na concentração defensiva e na atitude mental quando se sofre um golo.
O adversário deste jogo passou esta semana por alguns problemas internos, mas, ao contrário do que se poderia pensar, isso só será pior para o FCPorto. A união do grupo depois de uma convulsão costuma ser maior e costuma ser precisamente contra um grande clube que esse grupo quer mostrar aos seus adeptos que os problemas estão ultrapassados.
Por isso acredito que será um jogo muito difícil, mas a receita para o FCPorto ganhar será a de sempre, humildade, trabalho e concentração. A pressão deverá ser feita tal como no último jogo, logo no ataque, não deixando o adversário sequer poder respirar como aconteceu na primeira meia hora do jogo de domingo passado.
O onze inicial não deverá apresentar surpresas, pelo menos do meio-campo para a frente. Já na defesa fica a dúvida se Fucile continuará no lado esquerdo e Bosingwa no direito ou se Marek Cech regressará à equipa, ficando então a dúvida de quem estará no lado direito. Na minha opinião, e caso o Cech esteja bem, Fucile descansaria já que lhe tenho notado alguma quebra física nos últimos jogos e ficando Bosingwa na direita.
No meio campo não acredito que hajam mexidas. Ibson já poderá ser opção, mas não estará ainda bem para iniciar o jogo. Assunção e Meireles continuaria a não colocá-los juntos em jogo, principalmente para estes jogos internos, e isto apesar do bom entrosamento no último jogo, assim, optaria por Meireles. Jorginho continuaria a ser a minha opção para o meio campo mais avançado. Aqui fica então o meu onze.

V. Setubal - FCPorto, SportTv 21H15

PS: A "Opinião da Bancada" continua muito dividida. Um terço dos portistas continua achar que o clube é dependente do Anderson. Considero ser uma percentagem elevada. De qualquer maneira vai continuar aberta a votação pelo menos até ao final do jogo de hoje.

8 comentários:

  1. Mais um jogo, espero eu e todos nós, mais uma vitória. Tal como tu referiste e bem, Zirtaev, além da dificuldade natural dos jogos que o Porto teve este mês, essa dificuldade foi acrescida com a perda e ausência de alguns jogadores fundamentais. No entanto, como uma grande equipa o faz, passamos superiormente por este ciclo e estamos na liderança, liderança essa que pode ser consolidada amanhã.

    Estou à espera de uma vitória daquelas normais e tranquilas porque para sofrimento já muito chegou este mês com o jogo de Alvalade, o do Dragão com o Benfica e o de Hamburgo. E o Bonfim costuma ter um bom fim para o Porto nos últimos anos e, este ano é vital que volte a haver um bom fim para embalarmos no campeonato e encerrarmos este ciclo terrível com mais 3 pontos e, se possível, uma boa exibição.

    Quanto à equipa, não sei se a inclusão do Jorginho seria boa ideia, visto que o Lucho está em crescendo de forma e o Jorginho no onze faria com que o Lucho se amarrasse a tarefas mais defensivas. Por outro lado, o Paulo Assunção e o Meireles no meio-campo forma uma zona intermediária um pouco defensiva e sem grande capacidade de progressão que foi, aliás, uma das pechas do Porto na segunda parte contra o Benfica. Fica o benefício da dúvida.
    Quanto à esquerda, parece-me que o Jesualdo vai apostar no Fucile porque o Cech está em baixo (de forma e a nível mental) e o Fucile em alta (em especial nos factores de motivação), além de que o uruguaio acrescenta maior qualidade no ataque. No entanto, aqui reside a maior interrogação: Queremos um flanco esquerdo seguro na defesa com Cech e a atacar pela certa ou queremos um flanco esquerda acutilante no ataque e permeável na defesa com Fucile? Só no início do jogo saberemos... A ver vamos como corre o jogo que fechará o ciclo «terrível».

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente não estou à espera de grandes modificações na equipa. Talvez volte o Cech à esquerda...talvez.
    E, ou muito me engano ou nas próximas jornadas, se o Cech aparecer bem e o Bosingwa mostrar ser o dono do lado direito da defesa, vamos ter por aí Fucile a aparecer no meio campo. É uma ideia minha mas acredito que já faltou mais para isso acontecer.
    A ver vamos se a nossa equipa consegue brindar-nos amanhã com um bom resultado e se possível uma boa exibição!
    Abraço para todos

    ResponderEliminar
  3. Vamos ganhar e Cech deverá ser titular, tb acho q deveria jogar jorginho mas...o mister n deverá apostar nele...

    ResponderEliminar
  4. Não acredito que Jesualdo Ferreira queira apostar no Jorginho de início.
    Inclino-me mais para a reedição da dupla Paulo Assunção/Raúl Meireles. Não que a admire particularmente (acho que não funciona bem e, blasfémia, parece-me que o Meireles acusa aqui e ali alguma fadiga), mas apenas porque é a que merece a confiança do treinador.
    Ibson não foi convocado, mas é a alternativa mais séria e credível para substituir Anderson. Que regresse rapidamente.
    Na defesa é bem provável que alinhem Bosingwa e Fucile nas laterais.
    Espero é que corra bem e que o Mister não fique pasmado - e uma eternidade - a olhar para o campo para mexer na equipa quando for caso disso.
    De qualquer forma, a constituição da equipa também poderá ser influenciada pelo resultado de Alvalade. Se o Sporting perde ou empata (não creio), o Porto pode entrar mais tranquilo.

    ResponderEliminar
  5. Vazine creio que seria mais provável ver o Cech no meio campo, tal como Jesualdo já experimentou.

    Pedroz, apenas acho que dois trincos são demasiados para este campeonato que vamos entrar agora. Um deles sozinho creio que dava conta do recado e com o Jorginho a pensar o jogo e Lucho a ajudar a frente de ataque tinha tudo para ser melhor. Mas o Jesualdo manda e eu confio plenamente.

    Quintino, se o Meireles acusa fadiga aí está mais uma boa oportunidade para experimentar de uma vez por todas um sistema com o Jorginho a fazer de Anderson.

    Estou com algum receio para este jogo, confesso.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Pf ñ tenhas receio! =) Vou daki a pouco arrancar p/Setúbal e a Fé xtá cá SP! =p
    Kuanto à táctica, ñ sei se confio no Jorginho a titular..mas se ele integrar o 11 inicial terá td o meu apoio!!
    Só xpero k ñ xova!! =)

    ResponderEliminar
  7. Caro Zirtaev,
    Mais um título excelente !!
    Falta na sua equipa o Assunção.
    Jorginho a titular ? Porque não ?
    Logo, cuidado com os facilitismos. Pode dar mau resultado.

    Confesso que a sua nova foto do Dragão é um colosso !!!
    Ainda para mais no jogo que foi. Estava de facto um ambiente impressionante !!!
    E mais um bocadinho à direita e um nada mais para cima e ainda me apanhava na foto...

    ResponderEliminar
  8. Pelo que ouvi na An1ena o Jesualdo vai usar a minha equipa, mas com Assunção no lugar de Meireles, o que para mim vai dar ao mesmo em termos tácticos. Pús o Meireles porque o gosto mais de ver jogar, mas o Assunção é mais certinho a defender.

    O meio receio tem mais a ver com os problemas que sucederam esta semana em Setúbal e que para mim não será nada bom para o FCPorto como expliquei no post.

    Situacionista provavelmente estás mesmo na foto, só que tive de cortá-la para a pôr no topo.

    Esperemos que este ciclo tenha mesmo um Bomfim.

    Um abraço.

    ResponderEliminar