04 novembro 2006

Outubro azul

Tal como tinha dito antes do jogo com o Arsenal, o FCPorto tinha à sua frente um terrível ciclo de jogos, um mês inteiro de competição ao mais alto nível e com os melhores adversários das competições em que o clube azul e branco estava envolvido. Acabado este difícil período é tempo de olhar para trás e fazer uma retrospectiva.
Para o campeonato defrontamos os principais candidatos ao título, entre eles o clube da cidade dos arcebispos. Três resultados diferentes, em jogos feitos em alturas do mês diferentes, isto com os principais candidatos. Ou seja, uma derrota no início do mês com os bracarenses, um empate em casa do clube verde e branco e uma vitória ao eterno rival da luz já nos últimos dias dos mês, pelo meio vencemos também em casa o Marítimo. A estes resultados pode-se ligar uma subida de forma gradual da equipa ao longo do mês, tendo o FCPorto acabado muito melhor que iniciou, com os processos já bem assimilados pelos jogadores em relação ao 4-3-3 em que a equipa assentou. Em suma estamos em primeiro lugar a dois pontos do clube de Alvalade e a seis do vizinho deste (que tem menos um jogo). Depois de fazer os jogos, talvez, mais difíceis da primeira volta do campeonato e não esquecendo que os rivais ainda vão, inevitavelmente, perder pontos, já que têm de realizar jogos entre si, podemos dizer que estamos no bom caminho.
No que respeita à "Champions League" iniciamos o mês da pior maneira possível, com uma derrota em Londres que, mais que os dois golos sofridos, demonstrava um FCPorto triste e inquietante para os adeptos. Um FCPorto que depois do empate em casa na primeira jornada parecia não ter pernas para esta liga das estrelas. Mas o apetite do FCPorto era maior que o que pensávamos ser e com o gradual crescimento da equipa ao longo do mês “comeram-se” os hambúrgueres que nos encheram de esperança e ficamos a apenas 1 ponto do primeiro lugar empatados com o Arsenal, estando nesta altura tudo em aberto quanto ao apuramento para os oitavos de final.
Nunca é demais voltar a lembrar que este treinador entrou com o comboio em andamento e que a equipa teve, pouco antes deste mês, de se adaptar a um novo sistema, a novos ritmos de treinos e a novas filosofias de trabalho, sendo que em toda esta transição, de Co para Jesualdo, seria muito normal perder o embalo das vitórias. A juntar a tudo isto lembro todas as lesões que assolaram o plantel neste mês, Adriano, Ibson, Bruno Moraes, Anderson, etc., e o facto das selecções terem deixado o treinador quase sem jogadores para treinar a sua táctica.
Em resumo 7 jogos, 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Tendo em conta todas as contrariedades só podemos chegar à conclusão que o Outubro foi muito azul.
PS: Espero que gostem da nova imagem do topo do blog. Resolvi trocar a conselho da Catarina que disse, e muito bem, que o estádio é por si só soberbo, mas quando está cheio consegue ficar muitíssimo melhor. Como já devem ter reparado a foto é do último FCPorto-Benfica e posso deixar a informação adicional de que o autor da foto sou eu próprio.

6 comentários:

  1. leio a tua crónica ao som de "Porto sentido"... que me desculpem os portuenses não portistas, mas estes dois sentimentos, em mim, sempre foram um só. não sei onde começa um e começa o seguinte, sei que ambos me fazem feliz.

    como tu dizes: depois do início de época que tivemos, chegar a meio caminho do Natal com estes resultados é motivo de MUITA alegria e MUITO orgulho para todos os portistas. tenho que realçar aqui a recuperação do Bruno. todo este tempo tenho vindo a acompanhar os seus sobes-e-desces no que toca às lesões. tenho vindo a ler todas as declarações de familiares e amigos, que sempre me deixaram perfeitamente pasma com a força daquele rapazinho, com o acreditar, com a vontade de vencer. depois de uma pré-epóca que prometia muito, nova lesão. cheguei a temer que fosse a gota no copo já cheio. tive medo, tive mesmo muito medo. mas ele continuou a lutar, com aquela força de quem já conhece as lutas por dentro e por fora. e regressou. em grande. ah Bruno... (se eu já não fosse comprometida...:D). tenho tanto orgulho em ti. tanto tanto tanto. 2 golos marcaste e nos dois chorei de emoção. li, declarações do Geovan, o teu amigo de tantos anos, que não queres ir passar o Natal a casa. queres ficar no Porto, porque sentes que tens que trabalhar para atingires o ritmo dos teus colegas. se puder, prometo ir à porta do centro de treinos de Olival, só para te ver passar ao longe (pedir autografos nunca foi o meu estilo) e te dizer baixinho o quanto te admiro. ainda que nunca o ouças. não faz mal.

    Zirtaev: adoro a fotografia. está simplesmente divinal. inveja de não ter estado no estádio......:)

    ResponderEliminar
  2. este blog está cada vez mais chato
    miguel

    ResponderEliminar
  3. Catarina o Bruno Moraes tem todas as potencialidades para ser um grande jogador. Ele veio para cá muito novo, andou uns tempos a rodar, o que lhe fez muito bem, e está um jogador feito. Vai dar muito que falar se as lesões o deixarem definitivamente em paz.
    Para quem se queixava da falta de pontas de lança, estamos a ficar agora muito bem servido.
    Qt ao PS, tenho pena de não ter lavado a máquina fotográfica nesse jogo. Aquilo são imagens do telemóvel, que apesar de até tirar boas fotos e com boa resolução, não tem nada a ver com uma máquina sério.

    Miguel tenho pena de não agradar a toda a gente, mas gostaria que se estendesse mais no porquê de achar o blog chato. Agora uma afirmação assim sem qq justificação, não dá entender onde quer chegar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. O que parecia ir ser 1 mes cinzento,treinador novo,jogos "dificeis",lesoes,com esta vitoria na champions,o mes tornou-se azul e branco,e quando o mister diz que o nosso PORTO so esta a 60%,ja gosto,como dizia a musica,para melhor tabem tabem.
    a foto ta fixe
    Deus que e Deus nao agrada a toda a gente

    ResponderEliminar
  5. E ja tamx em Novembro, é verdade! E fico mt feliz de o balanço ser positivo!! Vamx viver jogo a jogo, a começar já amanha na deslocação a SetúbaL! E eu vou lá xtar! =) Finalmente 1jogo por xtas bandas! =p Mas confesso k preferia ter marcado presença nesa foto! ;)
    PS: A foto tá msm mt fixe! E dá logo uma nova vida ao BloG!! =)

    ResponderEliminar
  6. Bem Zirtaev, mais uma vez melhoraste ainda mais a qualidade do blog com esta excelente imagem que puseste no blog.

    Quanto ao post, nada a dizer. O Porto superou-se e superou tudo e todos, calando os críticos que já preparavam um enterro na Champions e um pré-enterro na Liga com «derrotas certas» em Alvalade e com o Benfica. Pois bem, eis que estamos em primeiros, depois de termos passado incólumes em Alvalade sem o Anderson, vencemos o Benfica, o Marítimo e cilindramos o Hamburgo. Mais que os resultados, foram as exibições convincentes, principalmente contra o Hamburgo. Este ciclo termina amanhã que, espero eu, culmine com mais uma vitória e um empate em Alvalade. Assim sim, seria perfeito (já k os vermelhos ganharam ao Beira-Mar).

    Hoje o JEsualdo diz que o Porto ainda está a 60%, mas não diz o resto: é que para mim só estará realmente a 100% com o Anderson em campo. Mas isso são discussões para outras luas. A equipa está a jogar bem, a ganhar e com confiança e isso é o que interessa. Passamos este ciclo difícil, mas mais ciclos virão e mais ciclos teremos que ultrapassar. Para já, o próximo obstáculo chama-se Vitória e é esse que eu quero ver ultrapassado como foram os outros.

    ResponderEliminar