10 novembro 2006

Mea-culpa Postiga

Como disse no post anterior, Hélder Postiga sempre foi para mim um mal-amado. Já no tempo em que era o avançado da equipa de Mourinho, ou seja, da equipa vencedora da Taça UEFA, achava-o um jogador um pouco tosco, um pouco trapalhão, malandro e, como avançado, mau na hora do remate à baliza, falhava demais. Em resumo achava-o “mais ou menos” em todos os aspectos e não o achava, realmente, bom em nenhum. A isto tudo acrescentavam-se tiques de vaidade de que não gosto mesmo nada.
Achei um excelente negócio a sua venda para Inglaterra. E aí, apesar de gostar de ver os jogos do Tottenham por causa dele, o facto é que confirmei tudo o que pensava dos variados aspectos do jogador. Para mim era um jogador banal.
Fiquei mesmo chateado com os gastos feitos para o seu regresso ao FCPorto, sobretudo por Pedro Mendes servir de moeda de troca. E já o ano passado voltou-me tudo novamente à ideia depois do fraco rendimento e depois dos problemas de indisciplina que o remeteram para França como emprestado.
No entanto este ano surgiu um novo Hélder Postiga, um jogador que luta muito, que corre como nenhum outro, que cria boas jogadas, com excelente técnica e que marca muitos golos. Se calhar era este o Postiga que os outros viam e que eu não conseguia ver. O que é certo é que ele me fez pensar que os jogadores passam por momentos de forma e estados anímicos variáveis e que não devemos perder as esperanças num jogador.
Se calhar ainda é prematuro estar a afirmar que ele realmente se transformou para o campeonato todo e se calhar também é prematuro este “mea-culpa”, mas esperemos que o que já fez seja mesmo para continuar. Apesar de não serem perfeitos, os números dele deste início de época falam por si:
6 - É o número de golos marcados por Postiga esta época. Cinco foram contabilizados no campeonato e um na Liga dos Campeões. Não fosse a Liga ter atribuído o primeiro golo do clássico com o Benfica a Lisandro, após um remate de Postiga que tabelou no argentino, e seria o líder isolado dos melhores marcadores. Curioso é verificar que marcou o mesmo número de golos com o pé direito, esquerdo e com a cabeça: 2
24% - É a eficácia remate/golo do ponta-de-lança. Uma percentagem muito boa, dado que transforma quase um quarto dos remates em golo. Tem uma média de três remates por jogo, tendo efectuado até agora 21
8 - Foi no clássico com o Benfica que efectuou mais ataques: 8
1 - Mais habituado a ser servido do que a fornecer jogo para os companheiros, ainda assim tem contabilizada uma assistência. Não resultou em golo
19 - Já foi apanhado 19 vezes em fora-de-jogo, o que dá quase uma média de três infracções por jogo. É um número elevado e um dos aspectos que necessita corrigir. Só no jogo com o Beira-Mar foram contabilizados cinco foras-de-jogo“
Dados retirados de
O Jogo.

11 comentários:

  1. Boas...
    Quanto a este tema, já deves bem ter percebido a minha opinião sobre o Postiga... não sei explicar bem o porquê, mas sempre achei que ele tinha mais para mostrar do que o andava a fazer nas últimas 2 épocas... admito tb que por vezes, me irritava solenemente, mas pronto, é daqueles jogadores que não sabemos bem o porquê, simpatizamos e quase perdoamos tudo... para mim, este era um dos casos!!
    Por isso, não me surpreende assim tanto agora a sua nova atitude e vontade em campo... o que me surpreende mesmo é a sua veia goleadora dos tempos recentes; esperemos bem que não seja 'fogo de vista'.
    Eu continuo a acreditar nele...
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. O Postiga é um grande jogador e vai ser ainda melhor!

    No meu grupo de amigos... fui sempre o único a defender o Postiga perante a risota geral! Ainda acho que ele pode chegar mais além!

    Nestas últimas semanas... sempre que nos encontramos começo sempre com um: "Então? Quem é que diz mal do Postiga?"

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. tb nunca gostei muito do miúdo. no entanto tenho q dár o braço a torcer, neste ínicio de época ele tem estado muito bem, na forma como faz pressão na maneira como segura a bola e nos golos que marca.
    no entanto falta-lhe uma caracteristica essencial para quem joga naquela posição: velocidade. continua um jogador lento: fraco no arranque e sem ponta, sem explusão.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Só uma correcção Zirtaev, o Postiga este vem emprestado a um clube francês e não belga.

    Cumprimentos azuis

    ResponderEliminar
  6. Obrigado ricciardi, já está corrigido.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Por acaso o Postiga sempre foi um dos meus favoritos principalmente por vir das escolas do FCP. Principalmente quando marcou o 4º golo contra a Lazio no Estadio das Antas para a Taça Uefa. Agora está a voltar a ser um ponta de lança com força e raiva.

    So um aparte: já devem saber que os grandes clubes europeus tem canais de televisao proprios e agora o slb quer criar o canal benfica... sim como se eles precisassem de ainda mais atençao por parte da imprensa. Nao seria uma boa ideia um Canal FCP? Abraços

    ResponderEliminar
  8. Para mim o Postiga não engana, sempre gostei dele como jogador e acho que tem quase tudo para se tornar um grande ponta de lança a nível mundial, e digo quase pois falta-lhe ainda uma coisa que é muito importante...ganhar maturidade! Já repararam que ele é como uma criança mimada, que se for criticado deixa-se ir abaixo, e isto faz com que ele ainda falhe sob pressão. (há excepções, quem não se lembra do célebre penalty marcado no Europeu que deixou a equipa de mãos na cabeça e o Deco encantado?!) Quando ele se tornar mentalmente forte, não tenham dúvidas que vai ser um ponta de lança indomável!
    Já quanto ao comentário anterior de um anónimo, o canal FCP não sei até que ponto seria rentável pois não temos qualquer ponto de referência no nosso país. Deixemos o clube do Guiness ser o pioneiro, depois logo se vê.
    Sinceramente, prefiro ver o clube investir (ou arranjar quem invista por ele) no pavilhão que todos desejámos. Acreditem que este assunto ainda me faz sentir traído pela actual direcção. Que saudades do velhinho pavilhão Américo de Sá!!!

    ResponderEliminar
  9. boas.
    o Postiguinha nunca me enganou. há duas coisas essenciais num jogador de futebol: técnica e entrega. técnica o Portiguinha sempre teve. mesmo nos seus momentos mais preguiçosos, havia sempre um toque, uma desmarcação, uma visão de jogo algo fora do comum que mostrava que talento não lhe faltava. o mesmo não se pode dizer quanto à entrega. essa falhou muito, e em momentos cruciais. o Postiga é um jogador, por assim dizer, mimado. e poucas coisas me irritarão mais do ver um enorme talento desperdiçado só porque o seu portador acha que o esforço não é necessário. fico podre. talvez por isso a minha relação com o Postiga sempre tenha sido tão conturbada...:)
    agora, que parece que o rapaz percebeu que o sucesso é feito de 90% transpiração e 10% de inspiração, agora sim, caminhamos para um porto seguro...:) a ver vamos.

    ResponderEliminar
  10. olha, olha:
    http://www.ojogo.pt/22-264/artigo591157.htm
    devias por isto (ou alguma coisa daquilo) como adenda ao teu post.
    grande timing:)

    (e que fotografia tão charmosa!... se eu já não fosse comprometida e não tivesse dois cães e três gatos para sustentar...:))

    ResponderEliminar
  11. Catarina estou sempre um passo à frente, a não ser qd não estou. LOL

    Qt ao charme da foto, bem, isso é mais para adeptas. Não faço comentários.

    Mas tens razão, acho que o problema dele sempre foi a malandrice. Vamos ver se se apercebeu disso e se muda. Para já estou psitivamente surpreendido.

    Um abraço.

    ResponderEliminar