01 novembro 2006

Retiremos o Hamburgo da ementa

É num dos modernos palcos do último mundial da Alemanha que o FCPorto vai acabar este terrível ciclo do mês de Outubro em que teve já jogos importantíssimos para a definição da época. O AOL Arena é a casa do Hamburgo, adversário na Champions League que o FCPorto goleou em casa.
Este jogo assume grande importância, especialmente, depois de o Arsenal ter sido derrotado pelo CSKA, colocando a equipa moscovita numa posição muito boa para a passagem à fase seguinte. Assim se o FCPorto quer manter abertas as possibilidade de continuar na prova terá de vencer novamente os alemães e ainda realizar mais uma vitória nos dois restantes jogos e mesmo assim poderá não ser o suficiente.
Outro motivo especial para vencer os alemães, além do dinheiro claro, é o facto de a vitória garantir quase directamente o acesso à Taça UEFA, o que acabaria por ser um mal menor. E uma forma de garantir a vitória será canalisar todo o sentimento de revolta que depois do último jogo assolou a equipa devido ao afastamento de Anderson, tal como disse ontem Jesualdo Ferreira na conferência de imprensa:
«Sentimos alguma revolta, porque me pareceu que a lesão que o Anderson sofreu, à qual não correspondeu nenhuma falta nem cartão, passou como se fosse um lance vulgar. E não foi. Foi um lance de alguma dureza que veio na sequência de outros que depois se seguiram. Convidava todos a rever o jogo para perceber que os jogadores do Benfica tiveram livre acesso à falta, à paragem do jogo e à falta mais agressiva sem qualquer punição, enquanto os do F.C. Porto foram penalizados no mínimo duas vezes. Pegando um pouco na premonição do meu amigo Fernando Santos, que disse que, no intervalo do jogo com o Estrela, percebeu que o Benfica não ia acabar com 11, eu digo que tive a premonição de que o Anderson ia lesionar-se. Houve uma tentativa de transformar a nossa vitória num jogo de sorte, quando o F.C. Porto foi superior. Gostava de repor a verdade assumindo, do ponto de vista pessoal, tudo o que disse. Para que fique claro, digo que houve momentos e lances dos jogadores do Benfica com agressividade a mais que não foram punidos, jogadas paradas por falta que não foram punidas, lances perigosos parados com falta que não foram punidas. Quando se deixa que isto suceda, por vezes acontecem lances como aquele. Perdoem-me que diga isto, mas pensei que o Anderson não ia acabar aquele jogo. Que fique claro.»
Além desta revolta que está a ser bem aproveitada pelo treinador, o FCPorto está muito moralisado com a última vitória, mas o que é certo é que perdeu com ela o seu maior “propulsionador” de ataque. Para minha infelicidade, Jesualdo Ferreira deverá adoptar a equipa que iniciou a 2ª parte do último jogo. Ou seja, com Raul Meireles e Paulo Assunção juntos no meio campo. Não me vou alongar mais que o que já fiz sobre estas opções, mas a inclusão de Jorginho iria transmitir à equipa outra vontade de vencer e de melhor atacar. Espero estar enganado e que essa equipa vença. Bosingwa poderá ser a surpresa no onze inicial agora que voltou do castigo imposto. Opção com que concordaria, já que Fucile pareceu cansado, isto apesar de ter sido posto à prova em jogos difíceis e ter estado bem.
Aqui vai então a equipa que eu colocaria em campo:
Por fim deixo aqui a mensagem enviada pelo nosso "geniozinho" ao grupo de trabalho na Alemanha e que no fundo acaba por ser também a nossa mensagem:
«Para a comitiva do FCPorto
Maninhos, paizinhos e vovozinhos
Gostava muito de estar aí, junto com vocês. Esta é uma partida muito importante para todos nós e todos vocês sabem que temos de ganhar. Por mim, por vocês, por aqueles que ficaram cá, pela nossa equipa, pelo nosso clube. Estarei aqui mas a torcer muito por vocês. Fiquem com a certeza de que estarei aí, junto com vocês, em espírito. Muito e muito obrigado por estarem a ajudar a formar este homem, que sou eu. Maninhos, paizinhos e vovozinhos: tragam de volta uma vitória.E atenção, se eu escrever alguma coisa errada não é para folgar em mim, heim?»
Hamburgo - FCPorto, SportTv1 19H45

9 comentários:

  1. Eis o jogo decisivo. Benfica e Sporting foram importantes, mas não decisivos. Este é. Até porque se perdemos podemos não só ficar arredados dos oitavos-de-final como também ser pressionados pelo Hamburgo na luta pela Taça UEfa; se empatarmos só podemos esperar o mesmo resultado em Londres. Basta ganhar e esperar um empate em Londres. Ganhando «retiraríamos o Hamburgo da ementa» como tu, Zirtaev, puseste magistralmente no título, mas também faríamos pressão sobre o Arsenal e CSKA (se empatassem) ou sobre aquele que perdesse o jogo de Londres. Assim, vamos ter que nos preocupar em ganhar hoje e esperar um empate no Emirates Stadium. Era óptimo. Ver o CSKA com 8 pontos, o Arsenal com 7 e o Porto também com 7. Iam ser 2 jornadas terríveis para nós, mas sabíamos que do mal o menos: íamos pelo menos à Taça Uefa.

    Quanto À equipa que vai subir ao AOL Arena espero ver exactamente a equipa que puseste aqui no post, Zirtaev. Raúl Meireles entrou mal com o Benfica, e para defender o meio-campo mais vale o Paulo Assunção. É mais seguro. Só não sei se concordo com a entrada do Bosingwa, mas face À exibição caótica do Fucile no sábado, era o melhor... Mesmo assim mantenho a dúvida se seria bom pôr o Bosingwa já hoje.
    De resto, está tudo como eu queria. Prevejo muito sofrimento, mas que quero que seja premiado com uma vitória, porque nesta altura só a vitória interessa. Vamos ser frios: o Hamburgo é a equipa do quarto pote, o Porto é do segundo pote. Temos a obrigação de vencer em Hamburgo e lutar pela qualificação. Vai ser difícil, mas estes 6 pontos com o Hamburgo podem ser a base da nossa qualificação. Até porque este ano não vai ser fácil repetir o 0x1 de Moscovo, que praticamente nos safou há 2 anos...

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez estou de acordo com tudo o que escreveste mas [há sempre um mas;)] deixa-me só tirar o Jorginho para fazer entrar o Bruno Moraes por acreditar que as caracteristicas dele se aproximam mais das que deve ter um organizador de jogo. Jorginho ficaria reservado para mais tarde. ;)

    Isto seria a minha equipa mas a de Jesualdo será, quanto a mim, mais defensiva com Paulo Assunção e Raul Meireles juntos ao lado de Lucho como tem acontecido sempre que Anderson não pode jogar.

    ResponderEliminar
  3. A minha equipa seria exactamente a escolhida pelo Zirtaev.
    Já agora, fiquei surpreendido por teres escolhido o Assunção em vez do Meireles. Para mim também me parece a melhor opção até porque sempre defendi a utilização do Assunção em jogos mais combativos no meio campo!
    A ver vamos o que a nossa equipa nos vai oferecer esta noite.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  4. É hoje! Os nervos estão à flor da pele! Pelo menos para mim! :p
    Acredito k de um mal, vem sp algum bem! E é com base nisto k sinto a nossa equipa + unida desde o último jogo, e parece-me k a mensagem do Anderson mostra essa união! E isso sim, faz a força de uma equipa! Espero k os jogadores consigam trazer a vitória, não só pelo Anderson, mas por tds nós Portistas k xtamos sp lá em espirito c/eles!!!
    Kuanto ao 11 inicial, concordo ctg Zirtaev! Já em antigos comentários havia dito k o P. Assunção a mim me dá tranquilidade kuando joga, mas desde k ñ tenha algum colega k o anule!
    Hoje às 19h45 a tv é só minha! =)
    Cumprimentos azuis e brancos***

    ResponderEliminar
  5. A mensagem do Anderson é de uma pureza e ingenuidade comovedora...Que os seus colegas sejam merecedores de ter assim um amigo.

    ResponderEliminar
  6. A cidade do Porto nao merece tanta parvoice. è ridiculo o que estão a fazer com o garoto que deve ser bem acompanhado para que mantenha a cabeça limpa. Bem sei que o fcp tem de fazer graveto urgentemente,mas estar a empolar a valia do garoto para o trocar por dolares apoiado nos midia, vai dar burrasca.

    ResponderEliminar
  7. O caro anónimo poderia-me tentar explicar em que é que estamos a prejudicar o garoto?

    Que tem a ver com dolares, tentarmos dar todo o apoio ao jovem génio que já é um ídolo de muitos?

    Meu caro, caso não se tenha apercebido, por todos os adeptos do FCPorto o Anderson não sairia mais do clube.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Zirtaev: este anónimo deve ser o Pedro da Mancha Vermelha o tal que de vez em quando aparecia aqui e sugeria ser um indivíduo educado...No entanto perdeu o tino e descambou...Já os vi por menos irem de braços amarrados para o Júlio de Matos e nunca mais de lá sairem...Loucuras de quem já percebeu que não tem categoria para poder sequer discutir em condições normais connosco...Portanto talvez não fosse pior que os anónimos e quejandos fossem pura e simplesmente riscados do mapa e deixássemos apenas a sua última marca de qualidade, isto é o seu derradeiro uivo...Para que não fosse mais necessário ter de justificar o seu rápido desaparecimento...Um abraço, Amigos...

    ResponderEliminar
  9. Será que é caro Meireles? Talvez, de qq maneira agradeço-lhe o seu olhar sempre atento e as respostas às minhas perguntas não apareceram demonstrando as reais intenções do rapazinho.

    Um abraço.

    ResponderEliminar