08 novembro 2006

O elo mais forte

«Há um pensamento que eu tenho sempre: ajudar e ser útil. Não estando a jogar tenho obrigação de o fazer de outra forma. Tentar proporcionar e dar condições, como capitão, para ser mais um complemento do treinador, ou seja estarmos em harmonia, sem que ninguém saia do caminho normal. Se pensarmos todos da mesma forma... Pela minha experiência, procuro ajudá-los a seguir o caminho mais indicado. Depois temos o treinador que é soberano. Estamos muito bem servidos. É um treinador de topo»
«Tenho tentado ser um complemento do treinador dentro do grupo de trabalho. Procuro contribuir para a harmonia de um colectivo de 25/26 jogadores e todos com personalidades distintas. É importante que ninguém se desvie do caminho certo e eu tento ajudá-los em tudo, porque o objectivo é sermos bicampeões»
«O F.C.Porto tem sido alvo de uma evolução visível ao longo dos últimos anos e penso que está ao nível dos melhores clubes do mundo no que respeita à gestão e não só»
«Estou aqui porque procuro evolução pessoal, para aprender e perceber o que é ser um treinador de futebol profissional nas suas várias vertentes. Pretendo estar cada vez mais dentro do assunto, até porque já tirei o Nível III de técnico de futebol»
Vitor Baía ontem no curso «Top Executive»
Mais palavras para quê?! O melhor guarda-redes de todos os tempos do futebol português e um dos grandes senhores do futebol mundial continua a dar lições de humildade e de classe dentro e fora do campo. Mas sobretudo para nós adeptos do FCPorto ele cada vez mais mostra a lealdade e amor ao clube que todos nós amamos.
É um grande orgulho para mim seres deste clube Vítor.

22 comentários:

  1. Palavras pra quê? O amor,a guarra, a confiança...tudo isso o Vitor Baia tem pelo nosso Porto!
    Eu agradeço-lhe muito por tudo o que já me proporcionou e pelo que me continua a dar!
    Obrigado Vitor Baia por me fazeres feliz!
    Ser portista é isso mesmo, é amar acima de tudo o nosso clube!E o Vitor Baia ama-o, assim como eu!!!...

    ResponderEliminar
  2. Ao nível de Beckembauer (é assim que se escreve?), que passou de jogador a treinador (e campeão do mundo como seleccionador), e depois a presidente do B. Munique.
    Baía, pela sua personalidade e inteligência, continuará a ter muito para dar ao futebol depois de pendurar as luvas!

    ResponderEliminar
  3. Vitor Baia é definitivamente um 'Senhor', carago!!!
    Para mim, continua a ser o melhor GR português em actividade, mesmo não estando a jogar, como é agora o passado recente.
    Apesar de todas as calúnias, apesar de todas as invejas, apesar de todas as provocações a que foi sujeito... mesmo assim, continua a ser um mestre na arte da 'humildade' e da 'educação'.
    Podem correr e saltar, porque nunca ninguém lhe retirará do seu curriculum a sua enormissima montra de troféus conquistados... muitos deles, com sangue, súor e lágrimas!
    A tudo isso, ele responde com 'bofetadas de luva branca' a todos os seus detractores.
    É vê-lo ainda hoje a vibrar e festejar como um puto saido das camadas jovens que nunca ganhou nada na vida... isso não vale nada... vale MUITO!!!
    Basta atentar na relação de respeito, educação e amizade que emerge do seu relacionamento com o nosso nr. 1 actual (Hélton)... aquilo não é Pai & Filho... é humildade, meus caros!!!... e 'essa educação de berço' não tem preço nenhum!!!
    Espero bem não voltar a ver tratamento idêntico ao que foi dado ao nosso GRANDE CAPITÃO 'BICHO'... que nem o direito lhe foi assistido de se despedir dos relvados na sua casa, na nossa casa, na casa do Dragão!!!... espero bem!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Vítor Baía é de facto um senhor e tem de ficar ligado ao FC Porto depois de arrumar as chuteiras. Como treinador dos guarda-redes? Talvez mas existem outras possibilidades como treinador adjunto no plantel sénior, como director do departamento de futebol ou (e esta seria a minha preferida) como embaixador do clube mais ou menos no estilo do que faz o Eusébio no Benfica.

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que passaste por cá Blue, só queria confessar-te que mais uma vez não consigo entrar nos vossos comentários de uma forma participativa, estou a referir-me concretamente ao teu Blogue que não aqui, onde participo perfeitamente à vontade. Será uma questão de incompatibilidade técnica, mas paciência...Ainda por cima vinha experimentando entrar através do Mozilla mas até essa porta se cerrou, porque lá o blogue encontra-se desactualizado e só dá acesso às intervenções até 1 de Novembro, de lá até hoje...mais nada. Mas pouco importa é só uma satisfação que estou a ter para contigo...Um abraço. Quanto ao artigo do MST fiquei satisfeito com a sua verve, e estou completamente de acordo com os princípios que ele defende. Por isso é que eu acho que esta questão da moralização do Futebol Português é tudo uma enorme conversa da treta...A única intenção por detrás de toda esta movimentação é tão só tentar isolar o nosso Clube, retirar-lhe capacidade de intervenção e reduzi-lo a um monte de cinzas bem acondicionadas...Bem claras são as reações a todos os acontecimentos de carácter disciplinar que sucederam esta semana. Foram permitidas todas as entradas violentas que se quiseram ter, sem que os árbitros agissem e levantassem um dedo só...Foi um fartar vilanagem que o Conselho de Disciplina da Liga decretou e autorizou ao não considerar haver motivos de análise para castigo, na entrada do Katsouranis ao Anderson...Porconseguinte este fim de semana que passou foi dada carta branca à cacetada e lá para os lados do Bonfim foi um "ver se te avias" nas entradas ao Jorginho, Quaresma e Lucho que era para ver se as tréguas traziam consigo mais alguns resultados "visíveis"...Nota dissonante teve-a o Bruno Alves que decidiu por um ponto final na contenção e despachou e muito bem no seu desesperado ânimo, uma cacetada bem rija no adversário embora eu pense que o devia ter aplicado com mais propriedade sobre o arbitro para que ele pudesse julgar com "conhecimento de causa" o que é uma "entrada normal" e o que será uma "entrada mais viril" embora sem consequências.... Aliás a avaliar por alguns programas televisivos chegou-se à conclusão que todas as entradas mais violentas deste fim de semana eram merecedoras de cartão vermelho, a semana passada estavam pouco despertos para esta realidade. Porque será, como dizia o Jardel há uns anos atrás? Vamos consultar o Zandinga e talvez venhamos a saber, ou será que na verdade já todos sabemos? Quanto ao Vitor Baia nada vou acrescentar se não voltar a reconhecer a sua capacidade de contenção e inteligência, no lugar que agora ocupa, lugar priveligiado ali bem inserido e ao lado de todo o pulsar do grupo de trabalho...

    ResponderEliminar
  6. Não há palavras. Um palmarés invejável e uma dedicação assinalável fazem do nosso 99 um fora de série.
    Mais uma vez dá uma bofetada de luva branca a alguns pavões que, para não se diminuirem, afirmam não o conhecer.
    A sua carreira passa, forçosamente, por continuar ligado ao Porto.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Meireles...
    Nem sei bem como responder a esse teu problema técnico... pelo menos que eu saiba, mais ninguém se queixa da dificuldade em entrar no meu blog (que eu saiba!)... sinceramente, não faço a minima ideia do que será... humm... não sei mesmo!
    Só por curiosidade, a tua linha de acesso à net é por cabo/adsl ou das antigas?... é que só vejo uma explicação... a largura de banda que consome ao entrar no blog por causa de accionar o 'áudio'... só se for isso... se mais alguém acontece o mesmo, que se acuse... lol... pq eu desconheço... rssss
    De qq forma, vou-te enviar um email para tentar perceber o que se passa mesmo no teu acesso ao meu blog.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS1 - Amigo Zirtaev... desculpa 'esta passagem de mensagem' através aqui do teu cantinho... não volta a acontecer... lol

    PS2 - Anónimo... vai lá chatear a tua turminha, vai! A nós, só nos ofende quem queremos, não quem quer!! Na verdade, vocês não existem mesmo! A tua turminha que te ature!!

    ResponderEliminar
  10. Blueboy, desculpa mas não posso concordar contigo qd falas do JCosta como mal tratado. Não duvido que se ele fizesse o que está agora a fazer o Baía teria todo o apoio da direcção e do treinador da altura. Baía neste aspecto está a dar uma grande lição ao JCosta. Sempre o respeitaram e ele saiu pq quis. Faltou-lhe talvez a humildade ou a inteligência que o Baía testá a ter. Baía pode mesmo vir a ser um grande dirigente deste nosso clube.

    Qt ao teu blog aproveito para te dizer, e sito sem maldade, que tb não gosto da grande lentidão ao entrar e de ter que ir desligar sempre a música. Acho uma chatice principalmente aqui no escritório que além de me assustar com ela assusto quem está à minha volta. Mas isso é contigo, aceita apenas a opinião de quem o 1º blog que visita é o teu. Na caixa de comentários não tenho problemas nenhuns, tb não faço ideia pq o Meireles não consegue lá entrar.

    Anónimo "vozes de burro não chegam ao céu" por isso até podia deixar ficar os teus comentário, mas má educação não admito aqui, por isso os apaguei.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Caro Zirtaev,
    O Nuno Nasoni já aqui tocou no ponto - Baía, um atleta de eleição, com uma personalidade imensa, dotado de uma inteligência superior !!

    ResponderEliminar
  12. de facto um grande Homem e um exemplo para todos...mas vou-te confessar uma coisa...já tenho saudades de o ver na baliza.

    ResponderEliminar
  13. Amigo Zirtaev...
    Sobre o JCosta, nem vou discutir se saiu porque quis ou porque foi empurrado... eu tenho a minha opinião e mantenho-a: FOI EMPURRADO!!... um jogador como ele, um símbolo, um lutador, um bravo do pelotão, um guerreiro, nem para um mísero jogo da taça já não sei bem com quem (não me recordo...), não é convocado???... achas isso normal????... eu não, desculpa!!!... por isso digo e repito: FOI EMPURRADO e não só pelo Treinador, não só pelo treinador... mas isso são opiniões de cada um de nós... e ninguém é mais portista que ninguém... palavra de honra.
    Agora... não perdoo, não compreendo, não aceito... sim, não aceito!!... que o Grande Capitão Jorge Costa tenha sido obrigado a despedir-se dos relvados lá para uma tasca dos lados de Matosinhos... pronto, não aceito e ninguém me vai virar as ideias... ninguém!!!
    Num estádio novo, com mil e uma salas, com milhares de m2, não compreendo como não lhe permitiram... ou algum iluminado da $AD se lembrou de o convidar para esse momento único na carreira de um jogador e não é um qualquer... é o JORGE COSTA!!!
    Termino a repetir... não entendo, não percebo, não aceito e não perdoo!!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS1 - Zirtaev... faço-te só uma pergunta inocente para perceberes o que não entendo nem aceito na novela 'Jorge Costa'... aqui o Vitor Baia, o Grande Vitor Baia... imagina que por um acaso, só mesmo por um acaso... ele em vez de estar jogo a jogo no banco de suplentes, fosse 'chutado' para a Bancada jornada após jornada, eu queria ver, eu só queria ver o poder de encaixe dele... queria mesmo, entendes?... tal como nunca compreenderia esta situação para o Vitor Baia, não aceitaria mesmo, acredita... não entendo como todos, $AD incluida, permitiu aquela humilhação a um jogador que deu tudo pelo FC Porto... pronto, não entendo, que vou fazer?... se calhar, sou eu mesmo que sou confuso demais... se calhar, admito!!!

    PS2 - A cena do áudio no meu blog... tb já foi 'eliminado'... por cansaço... e tb porque no escritório por vezes, esquecia-me de fazer o stop no wmp e lá vinha o susto costumeiro aos altos berros... tá resolvido e desculpa lá o transtorno que tal situação te causou tb a ti profissionalmente, tal como a todos os outros visitantes.

    PS3 - Meireles... testa lá agora novamente o blog a ver se já consegues entrar... áudio já não tem... por isso, já não tens desculpa para a tua ausência... lol

    ResponderEliminar
  14. Já não há palavras para descrever o Vítor Baía. Todos os portistas têm a obrigação de admirá-lo, mas mesmo quem não gosta dele tem de admitir que ele é uma pessoa extraordinária e de uma lealdade ao clube que dificilmente existe no futebol profissional! Felizmente para nós portistas temo-lo do nosso lado da "barricada" e isso é garantia de que vamos continuar a ter dentro ou fora do campo alguém que fortalece, e muito, o espírito de união entre a nossa equipa!
    Só falta uma pessoa para começar a formar novamente um núcleo muito forte fora de campo...não tarda vamos voltar a ter o nosso "Bicho" pois apesar de tudo, todos sabemos que o azul e branco está-lhe no sangue!

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  15. O Baia é um SENHOR! É mt bom tê-lo nakele balneário!
    Xpero k continue por mt bom tempo a ajudar o noso grande clube!!!

    ResponderEliminar
  16. Blueboy, já tivemos esta discussão antes. Acho que temos ideias diferentes em alguns pontos sobre o caso. Apenas vou acrescentar que acho que se Jorge Costa não fosse tão irredutível na questão de querer jogar, o Adriaanse seria capaz de o chamar para o banco só para ele ter presença no balneário e fazer se calhar o que está agora a fazer o Baía, ainda por cima todos sabiam o quanto ele era importante não só na equipa como em todo o FCPorto. Ele queria jogar e preferiu sair e deve ter acabado por se arrepender, já que agora até desistiu de jogar. E repara tb que ele, nas entrevistas que deu, nunca falou mal quer do Adriaanse quer da direcção do FCPorto que sempre lhe deu carta branca para fazer o que bem entendesse. Tem uma personalidade diferente da do Baía e se calhar faltou-lhe o que o Baía demonstra a cada dia que passa, alguma humildade, alguma inteligência e mais amor ao FCPorto. É evidente que tb o Adriaanse não é o Jesualdo e tb teria sido mais difícil, reconheço isso. Mas acho que a culpa estará mais do lado do JCosta.

    Qt ao site, agora sim, sei que o meu coração vai aguentar melhor ;-).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Caros Zirtaev e Blue,

    Tenho que voltar a dar a minha opinião sobre o JCosta:

    Penso que é bom perceber duas coisas.
    Uma que, podendo parecer paradoxal, Baía e JCosta são personalidades totalmente distintas. Nada têm a ver uma com a outra. Entre outras diferenças, JCosta é muitíssimo impetuoso e emotivo, Baía muito mais sereno e racional.
    E isto não quer dizer, bem pelo contrário, que não sejam dois VERDADEIROS campeões e que, para mim, não sejam dois exemplos de ALMA PORTISTA !!!

    Outra, quanto à saída de JCosta.
    A sua saída o ano passado foi resultado de um processo muito mal conduzido.
    De um treinador sem qualquer sensibilidade, sem noção do que estava a fazer. Dizer que um jogador é a 5ª opção ? Mesmo que seja verdade, nunca se diz !!! Nem qque fosse verdade !! Muito menos não sendo. Ainda para mais sabendo-se qual a personalidade do JCosta !!! (e ele sabia-o pois de outra forma não o intitularia de “Senhor Porto”).
    Um campeão NUNCA poderia aceitar ser 5ª opção.
    É anti-natura. A não ser que preferissem que ele fosse um derrotado ... mas se o fosse esta discussão nunca teria lugar....
    E não me venham com a “estória” da verdade. Da sinceridade. Há verdades que não são para dizer.
    Nem sequer convocar o JCosta contra o Marco para a Taça de Portugal !??!!
    Ridículo !!
    Mas para uma pessoa “sem mundo”, o (destreinador) Adriaanse já fez muito.

    Poder-se-á então colocar a questão - e então qual o papel do presidente ?
    O que penso é que o nosso presidente sempre respeitou as decisões do treinador. Fosse qual fosse. Para o bem e para o mal. Assim o deve continuar a fazer.
    Apenas entendo que o presidente não deveria ter autorizado a saída do JCosta. Deveria tê-lo persuadido, com só ele o sabe fazer, a aguardar. Quer ele aceitasse ou não.
    Hoje, ele estaria agradecido.

    Só que, por ser o JCosta, pelo ENORME respeito que este merece, pelo facto do presidente entender que o treinador estava a gerir mal o processo e ao mesmo tempo por não puder vacilar no princípio da autonomia total do treinador, o presidente deu-lhe total liberdade para decidir.
    JCosta decidiu sair. Atendendo à sua personalidade, independentemente de achar que fez bem ou mal, outra coisa não seria de esperar. Só quem não o conhecesse poderia pensar que ele ficaria.
    Se o presidente não o tivesse feito (dado liberdade) o que não se teria dito sobre a FALTA de respeito do Clube em relação a um campeão como o seu Capitão ??!!!
    O que é que o próprio (não) poderia, inclusive, pensar nesta altura ??!!

    São coisas da vida !!

    Com bom senso, perfeitamente resoluveis !!!
    Como terá OBRIGATORIAMENTE de acontecer.
    JCosta tem de voltar ao Clube !! Rapidamente.

    ResponderEliminar
  18. és Grande, Baía. tanto orgulho em ti, tanto tanto tanto...

    ResponderEliminar
  19. Volto e agora apenas para falar do Baía. Muito novo dedicou-se de alma e coração ao clube e relembro que no seu primeiro ano como sénior renunciou à selecção para se poder preparar melhor para poder jogar na equipa principal. Talvez aí resida o tal tumorzinho que estará na origem de toda esta novela em que se transformou a sua não ida à selecção A. Baía sempre preferiu o Clube à selecção outros fizeram opção contrária, Baía aceitou a sua condição de suplente e com grande classe se posicionou perante o grupo e especialmente perante aquele que lhe ocupa o lugar. Sempre o apoiou e é bonito ver exemplos destes expressos, pois não são muito vulgares observar no futebol como na vida.Baía consciencializou a sua posição e tomou a opção correcta quer no caso da selecção como no caso do Clube. Sem questiúnculas inúteis ele ali está sempre pronto a saltar para o terreno e nós sabemos que se tal fôr necessário ele dará o seu melhor em qualquer momento.E se observarmos a sua vida privada até aí ele parece ser diferente e muito humano. Espero que este equilíbrio o mantenha no topo como ele bem merece.

    ResponderEliminar
  20. E por mim ainda era titular.

    http://rascordonline.planetaclix.pt

    ResponderEliminar
  21. Caro Situacionista, sei perfeitamente que a personalidade dos dois é bem diferente e concordo tb que o processo terá sido mal conduzido e que o JCosta aqui foi o que teve menos culpa. Mas a SAD para mim foi quem teve mais culpa por não arranjar um consenso entre os dois (Co e JCosta) dada a importância para o clube do central.Se calhar o grande problema foi a falta de cedências de parte a parte.
    De qq maneira não adianta discutir mais isto. Eu sou da opinião que a SAD ainda ía a tempo de remediar o caso. O JCosta agora para o Braga e espero que seja muito feliz.

    Penta (tens que aparecer mais vezes :-)), acho que o Helton dá-nos segurança qb e era necessária a transição mais tarde ou mais cedo, dada a idade do Baía, e como está a correr é, realmente, a maneira ideal.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  22. Se eu já era admirador do Sr Vitor Baia,enorme jogador do imponente FCP,agora sou grande admirador do Sr Vitor Baia cidadão deste triste paíz que tão maltrata os seus melhores filhos!Continua a ser o Homem humilde e cheio de carácter que sempre tens sido!E muito obrigado por teres escolhido o meu clube para através dele mostrares todas as tuas grandes qualidades!Saudações Dragonianas!

    ResponderEliminar