28 novembro 2006

O «especialista» e o «dono da bola»

«Tudo no futebol, criatividade e magia, necessita apoiar-se numa ordem.
O relógio Paulo Assunção
A actuação de um jogador depende muito da orientação do treinador, mas, em campo, é a sua cabeça que toma as decisões. Passar ou reter a bola. Marcar ou desmarcar. Acelerar ou travar. Uma das coisas mais tranquilizantes quando se vê um jogo é encontrar um jogador inteligente. Aquele que, afinal, toma quase sempre essas decisões correctamente. Acredito mais nos jogadores especialistas do que nos polivalentes. No fundo, esta preferência resulta exactamente de achar que os primeiros tomam mais facilmente as decisões correctas do que os segundos. E, não duvidem, há zonas do campo onde é obrigatório tomar as decisões certas sob pena de desequilibrar toda a equipa. Penso nisso ao ver jogar Paulo Assunção em Moscovo. De luvas, collants, camisola interior de gola ala e o frio a corroer-lhe os ossos, mas, cerebralmemte, imperturbável.Embora não seja sempre titular como era com Adriaanse, a verdade é que, embora pareça contraditório, é com Jesualdo que o seu valor estar a ser verdadeiramente reconhecido. Como? Transformando-se numa espécie do jogador para os grandes jogos. Quando se adivinha um confronto mais difícil (como sucedeu contra Benfica, Sporting, Arsenal ou CSKA) e necessita-se um elemento com inteligência superior para dar consistência ao bloco defensivo, eis que surge Paulo Assunção, «o especialista». Consigo, no lugar tacticamente mais importante do futebol moderno, à frente da defesa, a equipa nunca se desequilibra. Sabe, sem bola, colocar-se a defender. Sabe, com bola, iniciar a saída para o ataque. Tudo no futebol, criatividade e magia, necessita apoiar-se numa ordem. No FC Porto, ela tem nome e duas pernas.
Os rebeldes Quaresma e Ronaldo.
Noutra dimensão, há jogadores que, em campo, transmitem uma confiança quase insolente em si próprios. Quaresma e Cristiano Ronaldo são dois desses casos. Há poucas semanas, dizia PLatini que “não joga mal…”. Só isso? Não, não, ele possui talento, muito talento. “O problema é que, por vezes, fico com ideia, que ser seu colega de equipa não é fácil…”. É uma reflexão intrigante. Também sinto isso quando vejo jogar Quaresma. São geniais e viram sozinhos um jogo de pernas para o ar, mas a verdade é que, em muitos momentos, parecem disputar um jogo à parte dos restantes dez companheiros e para o qual só eles estão habilitados. Cada jogada de Ronaldo parece um grito de rebeldia contra o jogo, a táctica, o adversário e…até a própria equipa. Quaresma melhorou muito nesse aspecto e a equipa busca-o mais porque confia no seu talento. Quando a insolência individual ganha sentido colectivo, ambos ficam muito melhores jogadores. E, como queria dizer Platini, fica também mais fácil ser seu colega de equipa.»
Luís Freitas Lobo In Planeta Futebol

19 comentários:

  1. Caro Zirtaev, creio ter sido aqui que debati a coexistência de Assunção e Meireles. Para mim é pacífica, para muitos havia dúvidas. Penso sobrarem consensos. Agora...

    ResponderEliminar
  2. Zé Luís, no momento em que se debateu aqui a coexistência de Assunção com Meireles, as coisa não corriam da melhor form, aliás como o Zé Luís tb deve er observado. Eu próprio estava reticente em relação aos 2 dois trincos e continuo a estar em relação a jogos teoricamente mais faceis, como por exemplo o último jogo, em que acho que ou só o Meireles ou só o Assunção bastariam no meio campo.

    O próprio Luis Freitas Lobo acho que diz isso neste texto, qd diz que Assunção se "Transforma numa espécie do jogador para os grandes jogos". É aqui que concordo com ele. Em nenhuma parte do texto ele fala desse consenso entre os dois trincos de que o Zé Luís fala. Não que o Zé Luís não tenha razão em poderem os dois coexistir pacificamente, mas na minha opinião em certos jogos não há essa necessidade, apenas isso.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o Zirtaev. A análise à coexistência de dois trincos (casos do Paulo Assunção e do Raul Meireles) deve ser efectuada de forma casuística.
    No último jogo do Porto, não vi grande utilidade na presença daqueles dois elementos em campo.

    ResponderEliminar
  4. Zirtaev:

    Concordo plenamente contigo.
    Penso que jogar com o Raul Meireles e o Paulo Assunção ao mesmo tempo só nos "grandes jogos". "Quando se adivinha um confronto mais difícil(como sucedeu contra o Benfica, Sporting ou CSKA)."
    Fora isso, acho que o Porto devia jogar só com um deles.
    Sei que são os dois muito bons e é muito difícil escolher entre eles.
    O Paulo Assunção é um jogador mais defensivo, para jogar à frente da defesa.
    O Raul Meireles também tem essas caracteristicas, mas pode jogar um bocadinho mais à frente tirando partido do seu fantástico pontapé.
    Concordo que em Belém, por exemplo, o Porto devia só ter jogado com um.
    Ao contrário, quando recebermos o Arsenal, já sou a favor que joguem os dois.

    Um Abraço,
    Tripeiro

    ResponderEliminar
  5. Caro Zirtaev,
    Antes de mais, deixe que lhe diga que este Luís Freitas Lobo (LFL), começa a ser o "poeta" (no bem sentido) da imprensa desportiva cá do burgo (em contraposição a Valdano).

    Quanto à apreciação que o LFL faz à importância ímpar de PAssunção, como imaginará estou totalmente de acordo e já disse tudo o que tinha a dizer em devido tempo...

    Curiosamente, em relação à presença simultânea de Assunção/Meireles (sobre que LFL não se pronuncia), sou de opinião que o facto de o campeonato português este ano estar muito mais desequilibrado (assim penso), com claro sinal de fraqueza da maioria das equipas, dificulta (senão mesmo, impede) aquela utilização.

    E mais curiosamente ainda, em prejuízo de ...PAssunção. É verdade !!
    Porquê ? Porque Assunção é claramente mais defensivo do que Meireles e inferior a este nas transições defesa/ataque.
    Ora, como os adversários internos são regra geral fracos, o caudal ofensivo da nossa equipa é muito grande e como tal...
    (ah, e não estou a dizer isto só para agradar à Catarina....)

    ResponderEliminar
  6. É uma verdade de 'la palisse'... o 'menino' da Cristina e o Paulo Assunção são compativeis apenas em alguns jogos, nos chamados 'grandes' ou de maior 'rigor táctico', não porque nos outros não sejam, mas porque em Portugal, não se justifica numa equipa como o FC Porto.
    Se olharmos para uma táctica 3x4x3 como da época passada, tem razão de ser... na táctica actual, não tem... salvo raras excepções.
    Mas quanto a mim, há um dado indesmentivel... são 2 excelentes jogadores... cada qual com a sua caracteristica.
    Quanto aos rebeldes, pois... os 'mágicos' são mesmo assim... diferentes para melhor!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Situacionista aconselho-o, aliás aconselho a todos a irem à página do LFL (www.planetadofutebol.com) e a lerem os textos dele. Para quem gosta da essência do futebol é simplesmente excelente. Então a descrição dele do Maradona é sublime. É um "poeta" como lhe chama o Situacionista, evidentemente não deve agradar a todos, mas acho-o muito imparcial e vê o futebol pelo que ele é, um jogo em que jogam equipas e não clubes.

    BlueBoy, creio que a Catarina não te vai perdoar. Cristina??? hehehe

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Fónix... mas onde é que eu ando com a cabeça... Cristina??? mas qual Cristina???... lol
    Bem... pronto... só podem mesmo ser ciúmes d'um escorpião... lol
    Catarina 'dos glaciares', desculpa lá alguma coisinha... eheheheh... prometo que não volta a acontecer... eheheheh
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS - Bigadinho Zirtaev... vamos lá ver se a desculpa 'cola' ou não... lol

    ResponderEliminar
  9. Querem-se rir um bocadinho?
    Aqui vai:
    «222 quilómetros por hora, aproximadamente. Foi esta a velocidade que atingiu
    o petardo disparado por Ronny que só parou no fundo das redes da baliza da
    Naval e foi decisivo para garantir os três pontos.O cálculo tem como base não só o tempo que a bola demorou a chegar à baliza
    (28 centésimos de segundo) como a distância percorrida (16,5 metros). » Jornal Record

    Estes gajos são completamente loucos e fizeram desta notícia a 1ª página. É só rir. Além dos calculos estarem mal feitos, lembro só que o Roberto Carlos tem o pontapé mais forte calculado em 70mph/h +/- 112km/h. Este duplicou a velocidade. LOL. E lembrem-se das velocidades que atinge uma bola de tenis.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. bluuuuuuuuue boy....
    'tás tramado comigo, amigo.
    ai 'tás 'tás:)
    entregar assim o meu menino às mãos de uma Cristina qualquer...pff...:)

    o artigo de cima está muito interessante, mas sou um bocado teimosa na minha opinião sobre os jogadores. mantenho que o Paulo Assunção prende demasiado a bola e, ao contrário do defendido pelo LFLobo, não faz uma transição directa e simples para o ataque. é um esteio no trio defensivo, mas não é o seu "cérebro". eu coloca-lo-ia de início em jogos em que é exigido mais músculo que técnica (como o caso do último jogo, em que o relvado estava demasiado pesado para os fantasistas), e usa-lo-ia em fases mais avançadas quando for preciso segurar o jogo (por exemplo, no próximo jogo com o Arsenal, depois de estarmos a ganhar 3-0). e isto sem qualquer crítica à qualidade do jogador: é um médio defensivo excelente, mas cada estilo de jogo tem a sua hora certa para brilhar.

    De resto, "luvas, collants, camisola interior de gola ala"... com aquela temperatura??!? que menina que ele me saiu! eu jogava de t-shirt!!:D

    PS: ai, blue... cristina... ai, ai.
    :D

    ResponderEliminar
  11. Malta, analisamos conceitos e contextos diferentes. A utilidade do Paulo Assunção, sem atingir os píncaros que um alegado letrado da boa lhe atribui com os exageros manifestos em que somos pródigos (falamos de jogadores e equipas de cá como se fossem os melhores do mundo e arredores, e com uma facilidade desarmante para qualquer rival pelo menos europeu...), não tem a ver com a coexistência com o Meireles. Esta, de facto, emerge nos jogos grandes, certo, mas eu chamo-lhes "complicados". O de Belém era um deles e o jogo comprovou-o. Jesualdo repetiu a equipa pela 1ª vez. Não ia ganhar 6-0, queria ganhar 1-0 segurinho. Esperava-se um Belém de olhos nos olhos mas era por os azuis jogarem costas com costas e o olho do cu a mirar o outro. A estratégia de Jesualdo seria asfixiar devagarinho, esperar o erro e dar o xeque-mate, sem permitir veleidades. Estas, se não fosse o P. Assunção, mesmo com a já costumeira incontinência arbitral para o amarelar enquanto os adversários só à 16ª falta levam cartão, tinham criado mais perigo em contra-ataque, que era o veneno preparado por Jesus. Assunção-Meireles, desta vez, foi estratégico. Era preciso a uma equipa com eventual cansaço (viu-se) e com dificuldades na recuperação defensiva a obrigá-la, porventura, a esticar-se demasiado no campo e a... cansar-se mais.
    É claro que com a Naval em casa não é preciso Assunção-Meireles se for um jogo sem outros de permeio com retumbância.
    Não sei se me fiz entender. Gosto do futebolês que escrevo há muitos anos, sem rodriguinhos de sintaxe ou elocubrações, de si fantasiosas, que façam grandiloquente o que é o mais natural de se ver hoje: futebol sem segredos. Valdano só há um a escrever e é preciso contextualizar devidamente senão é muita bola perdida no meio-campo onde ninguém joga, desculpem o floreado.
    Para rematar: TUDO significa que há muitas alternativas na equipa em todos os lugares. Daí a liderança.

    ResponderEliminar
  12. "Estes gajos são completamente loucos e fizeram desta notícia a 1ª página. É só rir. Além dos calculos estarem mal feitos, lembro só que o Roberto Carlos tem o pontapé mais forte calculado em 70mph/h +/- 112km/h. Este duplicou a velocidade. LOL. E lembrem-se das velocidades que atinge uma bola de tenis."

    Nem queria acreditar, e fui ler a notícia por causa disto. Os cálculos não estão mal feitos, os dados que eles assumem como bons é que conduzem a um resultado delirante. Copio aqui o comentário que deixei lá:

    «As contas estão correctas. Partem é da premissa que a bola demorou 28 centésimos de segundo a percorrer os 16,5 metros (parece que foram mais), e nisto, francamente, não acredito. Uma bola de futebol pode atingir velocidades máximas de 30m/s, cerca de 110 kms/h. No desporto, o projéctil que atingiu velocidades mais altas foi o volante do badminton, com 89m/s. No ténis, o serviço mais rápido foi de 73 m/s. A pelota basca atinge velocidades de 84 m/s, e o disco do ice hockey 54 m/s.»

    Já agora, um pitcher de baseball pode chegar aos 160 kms/h. Mas são muito raros. Mas é realmente incrível um erro destes num jornal de dimensão nacional, para mais com chamada para a capa. Este tipo de dados só são mensuráveis com recurso a radares, mas até há dezenas de estudos, mais ou menos sérios, sobre isto, quase todos acessíveis na net - os físicos gostam de brincar com estas coisas. É uma barracada de proporções cósmicas. Até podem ter razão, mas para isso seria necessário que ou as leis de Newton tivessem ficado suspensas naquele momento ou que toda a teoria fisiológica esteja errada. É um bocadinho improvável.

    ResponderEliminar
  13. Bom, podiam achar-me pretensioso, invejoso ou simplesmente com dor de cotovelo. Acabei de retirar do blogue de antónio boronha este apanhado dele que um amigo lhe enviou:

    "conhecem aquela espécie de intelectual que trata temas complexos, numa linguagem acessível a todos? não aprecio. mas o meu coração bate mais forte quando se fala de luís freitas lobo, colunista do público, que faz o contrário: fala de um tema acessível a todos numa linguagem que ninguém entende.
    ...
    lemos um parágrafo de freitas lobo sobre futebol e percebemos de imediato que não temos formação suficiente para assistir ao paços de ferreira-beira mar, quanto mais a jogos da liga dos campeões.
    ...
    no futebol moderno, basicamente, transita-se.
    ...
    o resto são 'canais de penetração preferenciais'; um jogador que se 'manteve posicional' e outro que 'deixou de percepcionar simultaneamente a defesa e o ataque' (e todos sabemos como é importante percepcioná-los em simultâneo, nos dias que correm).
    ...
    e os entendidos vão falar assim até que a malta nos cafés, deixe de dizer 'táctica' e passe a dizer, também, 'modelo de jogo'. e nessa altura, os entendidos vão voltar a dizer ' táctica', como é óbvio."


    (rap, excertos, 'visão', 05.out.2006)

    Para quem julga entender conceitos simples como posição e modelo de jogo (diferente de táctica ou sistema de jogo), olhem-se ao espelho, basbaques.
    O tipo é um alarve que julga fazer entender que percebe de futebol.
    A mim basta-me o segundo parágrafo deste texto citado em cima. Já nem digo o último.
    É só rir.
    Gabriel Alves refinado, ó larilas!
    Mas este gajo é treinador da ciência de futebol?
    Dasssse

    ResponderEliminar
  14. Zé Luís compreendo e aceto esse ponto de vista, tb acho que usa termos demasiado refinados, mas gosto muito de o ouvir e ler sobre futebol o LFL. É evidente que existem exageros de parte a parte, mas temos que chegar à cpnclusão que ele percebe de futebol. Se usasse os termos normais para trata-lo se calhar não lhe davam metade da importancia. Deves concerteza conhecer a página dele e deves reconhecer que tem lá assuntos e informação muito interessante para quem gosta de futebol.
    Com isto não quero que digas que gostas do estilo, estás claramente no teu direito. Tento apenas tentar esplicar-te o pq de eu gostar.

    Um abraço.
    PS: Ainda não me respondeste à proposta que te fiz numa das caixas de comentários anteriores. Continua em aberto.

    ResponderEliminar
  15. Ricardo Quaresma e cristiano ronaldo sao dois grandes jogadores que causas desiquilibrios onde passam! Ronaldo ja esta assumido à ja algum tempo! Quaresma esta a ganhar esse ritmo e isso esta à prova nestas ultimas duas epocas( esta que ainda nao acabou e em que à muito para ver) Temos de realcar que quaresma tem feito belissimas exibicoes e que isto so vem a provvar uma coisa! EM PORTUGAL EXISTEM GRANDES JOGADORES! Viva ao quaresma . Viva ao ronaldo, Viva ao porto. E VIVA PORTUGALLLLLLLLLL....

    ResponderEliminar
  16. Zirtaev, nao sou tão assíduo apesar de gostar do teu espaço. Fico sem saber, nem sincera vontade de procurar, que repto me lançaste algures. Podes repetir aqui que venho procurar?

    ResponderEliminar
  17. Zé Luís, no post sobre o jogo com o Belenenses, escreveu um excelente comentário e tenho gostado de ler as suas opiniões, isto embora algumas vezes possa não concordar com elas. E precismente por isto convido-o para escrever para o blog.

    Se tiver algum interesse ou simplesmente quiser saber mais pormenores do que pretendo escreva para o meu email ou então deixe-me o seu email.

    Um abraço.

    ResponderEliminar