18 abril 2007

Pinto da Costa por mais 3 anos, contra tudo e contra todos

"O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, vai entregar a sua recandidatura à presidência do clube até ao próximo dia 25 de Abril, informou hoje fonte próxima do candidato.

Segundo a mesma fonte, que falava após o jantar de inauguração da Casa do FC Porto de Coimbra, Pinto da Costa concorre à presidência da direcção, acompanhado por Sardoeira Pinto na Mesa da Assembleia-Geral e por Domingos Matos à frente do Conselho Fiscal.

As eleições realizam-se no próximo mês de Maio e o mandato de três anos irá até 2010, altura em que, se for eleito, Pinto da Costa completará 28 anos à frente dos destinos do actual campeão nacional de futebol.

Tudo indica que irá disputar as eleições do clube sem concorrência, uma vez que até ao momento, segundo Sardoeira Pinto, presidente da Assembleia-Geral, ainda ninguém entregou qualquer candidatura.

Durante o seu curto mas inflamado discurso, Pinto da Costa manifestou a sua emoção e felicidade por estar em Coimbra, cidade que acolheu o seu irmão Eduardo Onório, a quem prestou homenagem.

Na parte final da palestra, Pinto da Costa referiu que «o FC Porto é eterno» e que iria lutar pelo clube «contra tudo e contra todos», deixando no ar a intenção de continuar a gerir os destinos do FC Porto."

14/04/2007 In semanário Sol.pt


25 anos de êxitos

Pinto da Costa assinalou ontem 25 anos de êxitos na presidência do FCPorto. É indiscutível que foi e será por muitos anos o melhor presidente que alguma vez tivemos. Foi ele que transformou o FCPorto no grande e glorioso clube que ele é hoje. Como portista só tenho de lhe dar os parabéns e de lhe estar eternamente agradecido por todas as grandes alegrias que me deu.

Como será mais que certa a sua continuação como presidente do clube por mais três anos, o meu grande desejo é que esses brilhantes 25 anos de êxito se transformem em 28. Enquanto estiver na presidência do clube será sempre o meu presidente, sempre, o que não quer dizer que ele, e principalmente a direcção a que preside, estejam imunes às minhas críticas. Sempre disse que acima de qualquer homem está o clube, mesmo que esse homem seja Pinto da Costa, além de que um dia alguém disse "Pinto da Costa quando decide sozinho, normalmente decide bem, já o contrário...".

Assim, dou por fechada a votação que tanta "tinta" fez correr e dou pela minha parte encerrado este assunto pelo menos até ao fim deste novo mandato do presidente, não fazendo sequer mais comentários sobre a votação para não ferir susceptibilidades. Deixo só o resultado da Opinião da Bancada às 00H00 do dia 17/04/2007 (para verem o quadro real basta clicar na imagem):

PS: Está já uma nova votação na "Opinião da Bancada". Podem votar já.

Qual acham ser, dos cinco jogos que faltam ao FCPorto até ao final do campeonato, o jogo mais difícil?

FCPorto - Belenenses
Boavista - FCPorto
FCPorto - Nacional
P.Ferreira - FCPorto
FCPorto - D.Aves

28 comentários:

  1. Foi o Domingos Gomes, o nosso eterno médico, que disse essa frase num programa da Sic o que pôs os comentadores a engolir em seco.

    Aliás, ontem, um senhor muito admirado nestas paragens, na TVI onde comenta o telejornal, os jornalistas só pediram os comentários a ele sobre o Pinto da Costa e ele desancou no presidente, até parecia um anti-pinto da costa a falar.

    Gostava de ouvir aqueles que criticaram o Zirtaev, injustamente, só porque fez esta votação e ficaram todos melindrados o que eles diriam se ouvissem falar o que ele disse ontem.

    Vou andar atento aos blogs que por aí se fazem.

    ResponderEliminar
  2. Acho bem a recandidatura de Pinto da Costa ao que será o seu ultimo mandato, a idade avança e o guerreiro vai ter tempo de descansar.
    Vai ser um mandato difícil pois vai se preciso mudar coisas que não estão bem e preparar uma transição pacífica para a sucessão.
    Pinto da Costa deve fazer uma limpeza lá dentro e rodear-se de uma nova equipa dinâmica e competente, arejada e já com algum presidenciável a ser preparado e que poderá começar a partir de certa altura a aparecer já nessa situação de forma a evitar transições bruscas, penosas e com o aparecimento de oportunistas que lancem o clube na confusão e no retrocesso.
    Vai ser um período de arrepiar caminho nas contratações e espero que de aposta na formação, de manter as outras modalidades no top e lançar o Pavilhão e ... a SALA MUSEU.
    Acho imperioso que as coisas sejam feitas assim.
    Por tudo o que fez e vai fazer, Obrigado Presidente.

    Causou-me um largo sorriso ver a página do rascord de hoje a falar já do novo lampionico para o ano ... depois da " debacle " dos ultimos 5 jogos o que era a melhor equipa, treinador, jogadores, etc, etc, já preparam mais umas promessas de um dream team da triste figura. Coitados, eh, eh

    ResponderEliminar
  3. Parece q o novo pavilhão vai iniciar-se esta 2ª feira. Muito importante PARA o nosso clube. Falo deste assunto (novo mandato e construção pavilhão) no meu blog... Este blog q elogio e considero o melhor dos q existem dedicado ao FCP falha apenas na indiferença ou até ausência de informação relativa às outras modalidades.

    ResponderEliminar
  4. Miguel Sousa Tavares na semana passada, semana em que muito se falou desta votação escreveu isto na sua crónica:
    «Sexta-feira, Jorge Nuno Pinto da Costa vai anunciar que se recandidata para mais 3 anos à frente do FC Porto, disposto a cumprir assim 28 anos consecutivos de presidência. Por razões de ordem interna e não externa, por razões que nada têm que ver com o apito dourado mas, sim, com Renterias e Mareques, e por razões que oportunamente exporei, voto contra. E acho que, por maior que seja o reconhecimento e a gratidão, 25 anos chegam. No futebol e em tudo o resto.»

    Claro que ninguém comentou nem criticou o que disse o MST. Se calhar este blog tem bem mais importância que ele :-). Mas em frente. Para mim é assunto encerrado.

    Li agora que PdC avança se mais ninguém avançar e que o pavilhão é a sua grande prioridade. Acho muito bem. Espero que o pavilhão seja uma realidade neste seu, ao que se sabe, último mandato. Espero tb tal como diz e muito bem o Jorge Aragão que prepare o futuro presidente e que se rodeie de uma nova equipa dinâmica, embora não me acredite muito neste último caso. Algo importante são as contas, convém estabiliza-las para que uma nova direcção não tenha de andar a curar feridas deixadas por esta direcção. Neste aspecto talvez já estejam no bom caminho, embora o relatório de contas do último semestre ainda seja preocupante.

    Lucho tens toda a razão em relação às modalidades amadora do clube, mas a verdade é que não as acompanho com a devida proximidade para me poder dedicar a elas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. JNPC decidiu continuar.
    Deve e merece ter o apoio de todos os portistas.

    Espero que seja lúcido na escolha da equipa que o acompanhará nestes próximos 3 anos.

    Gostei da intervenção do Rui Moreira a destacar o video no youtube com o penalti cometido pelo jogador da Académica.
    No entanto ele referiu que foi o Lino, no entanto já me disseram que foi o n'doye.

    É triste que tenhamos que ir ao youtube ver essas imagens sonegadas pelo canal de televisão que faz a cobertura dos jogos.

    ResponderEliminar
  6. Caros Zirtaev e Menphis_Child

    Por acaso não ouvi nem li. Todavia o Miguel Sousa Tavares, não está sujeito ao contraditório em qualquer sitio, profere as suas opiniões, não esperando que alguém venha retorquir.

    Mas mesmo assim, recordo-lhes o que disse o Presidente, numa das suas criticas sem qualquer fundamento.

    ”Olhe, o doutor Miguel Sousa Tavares, por exemplo, escreveu que constava que Pinto da Costa tinha vendido dez por cento do Anderson. Curiosamente, nesse mesmo dia, não só não vendi como comprei mais 15. O FC Porto tinha só 65 por cento e passou a ter 80. Mas, dito e escrito por ele, as pessoas são levadas a acreditar no contrário. Optámos por comprar, sacrificando os resultados imediatos em termos de exercício financeiro, dando preferência a um património desportivo mais valioso com um activo que nos possa tranquilizar em relação aos resultados negativos que, por opção, apresentaremos nas contas.”

    ”O que disse foi que não serão os jornais ou os comentadores televisivos, que mais não são do que recadeiros, a definir isso. Há um comentador televisivo, que até vai ser mandatário da recandidatura de Luís Felipe Vieira [ n.d.r Fernando Seara], que tem almoços no Hotel Altis e não devem ser para falar de pneus ou negócios em Sintra. Esse senhor, com aparente ar de candura, é um veneno permanente em relação ao FC Porto. Não sei se é um recalcamento por causa do Deco, onde conheceu uma das suas maiores derrotas em termos desportivos. O que disse, e repito, é que não são esses senhores que mandam nos clubes, mas sim os sócios. Só estes é que sabem se os dirigentes estão há muito ou pouco tempo. No meu caso, não tomei o poder de assalto, foi por eleição. Sempre fui a votos e só numa ocasião apareceu um opositor. Não saio por vontade dos cronistas, que podem continuar a insultar-me e a mentir a meu respeito. Saio em duas situações: se não quiser continuar e se os sócios não quiserem que continue.”

    Outubro de 2006 em entrevista ao jogo.

    Relativamente à candidatura, desculpem, mas não vou expor o que anteriormente opinei. Contudo gostaria de mencionar isto que vem hoje no jornal Sol, que me parece elucidativo.

    ”Pinto da Costa vai aguardar até sexta-feira para anunciar recandidatura. Mas se entretanto aparecer projecto de alguém credível, «como por exemplo o eng.º Belmiro de Azevedo», abdica da presidência do FC Porto, afirmou ao SOL”

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. FCLimpa, tanto eu, como pelos vistos o Menphis, só achamos estranho tanto celeuma à volta de uma simples votação num tão pouco representativo blog para nação portista, qd ainda por cima no dia em que existiu esse celeuma o próprio MST se saiu com um parágrafo contra PdC num orgão de comunicação social, logo muito visto por todos os portistas, e não houve sequer alguém, que eu lê-se, a criticá-lo. Apenas isso.

    Qt ao que diz dele concordo perfeitamente, tem toda a razão, e concordo tb com o que diz PdC dele.

    Gosto de ler o que escreve, mas muitas vezes estou em total desacordo com ele e digo-o sem problemas.

    Qt à sua última frase do semanário Sol, foi o próprio PdC que disse isso do Belmiro Azevedo?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Eu votei Belmiro, neste blogue, mas aceito pacificamente a continuidade do presidente. Tem obra para acabar e merece acabá-la, desde o pavilhão a fazer uma equipa de novo esmagadora (que ainda não há), além de preparar a sucessão, obviamente, e creio que são 3 prioridades que ele confirmará plenamente.
    A desconfiança do Zirtaev é legítima, quanto à "equipa" de que se rodear. E pelo que vou ouvindo, pela aragem não vemn gente de bem na carruagem...

    ResponderEliminar
  9. Zirtaev

    Verifique aqui preto no branco.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Zé Luís, não sei quem será a sua equipa, mas temo que PdC não mude nada. Veremos na próxima 6ª feira.

    Já agora li isto que me deixou agradado e que me deixa descansado em relação a uma das coisas que mais temia:

    «Na presença da quase totalidade da sua primeira direcção, Pinto da Costa confirmou que avança para um novo mandato à frente do FC Porto, mas apenas se não houver lista concorrente, pelo que vai esperar até à data limite para entrega das listas: sexta-feira. Mas disse ainda que o triénio que se avizinha é o mais difícil, na medida em que, vincou, há que preparar a sucessão.»

    "Há que preparar a sucessão"
    Que assim seja. Prefiro de longe que seja assim do que existirem guerras desnecessárias no clube.

    FCLimpa, não me acredito que exista essa candidatura, mas se PdC falou nela... De qq das formas coloco aqui os seguintes extractos da notícia, que tem algumas partes ditas na primeira pessoa por PdC para todos lerem e comentarem:
    «Se aparecer alguém com um projecto credível, como por exemplo o eng.º Belmiro de Azevedo, apoiarei essa candidatura. Por isso, vou aguardar até sexta-feira. Se não aparecer ninguém credível, vou avançar»

    «A primeira condição para se recandidatar era «fazer alguma coisa nova», uma vez que, «para gerir o dia-a-dia, 25 anos já bastavam», sublinha. Essa primeira condição, segundo Pinto da Costa, ficou desde logo assegurada com o início da construção do «pavilhão gimnodesportivo, cuja primeira pedra será lançada segunda-feira».»

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Se JNPC faz esta afirmação, nesta altura do campeonato, é porque sabe que a candidatura em questão não aparece...

    ResponderEliminar
  12. FCLIMPA, só agora tive a disponibilidade para vir aqui e faço de minhas palavras aquelas que o Zirtaev escreveu, estranhei aquele celeuma todo só por causa de uma votação e quando o MST falou ninguém comentasse isso. Assunto arrumado.

    Boas noticias, finalmente iremos ter um pavilhão, acho que conjuntamente com o museu, e com a estabilidade económica do clube deveriam ser as ideias mais fortes para o futuro do nosso clube e para mais um mandato do nosso grande presidente.

    ResponderEliminar
  13. Infelizmente, há ainda maus sintomas de COMUNICAÇÃO que, por não se resolverem, suscitam sempre más interpretações sobre o clube. E o que se fala não é bom sinal, mas aguardo por desenvolvimentos.

    ResponderEliminar
  14. Zé Luís, não entendi bem o que queres dizer com maus sintomas de comunicação. Falas da falta de alguém que dê a cara para falar sobre o clube?

    E já agora do que é que se fala?

    Nuno também acho isso.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Interessante, foi ontem o Rui Moreira (mesmo no final do trio), ter deixado parentesis quanto às datas que são marcadas para "eleições"...

    Também falou no medo de alguns "avanços" para ficar com a SAD de alguns movimentos...

    Coisas que devem colocar a comunidade Portista a pensar.

    Quanto à continuidade de PdC, agora é apoiar...

    Mas é com tristeza que não vejo Rui Moreira avançar para uma candidatura.

    [[]]

    ResponderEliminar
  16. Parece bem claro que ninguém avança para poder suceder a Pinto da Costa, nem Belmiro, nem Rui Moreira, muito embora ontem tenha ficado subjacente a algo que ele disse, uma espécie de ressentimento ou necessidade de conversar -de ser a isso "obrigado"- abertamente um pouco mais sobre essa matéria, num programa para tal específicamente dedicado no Trio de Ataque! Pareceu-me ter sugerido isso aos seus interlucutores, com a necessidade de clarificar o que ele pensa, sobre qual o tipo de relações que deve existir entre o Clube e a SAD Portista! Mas também me ficou claro que ele não avança por iniciativa própria para um combate de liderança do Clube!...Logo Pinto da Costa tem o caminho completamente aberto para o fazer, até para evitar o vazio Directivo...A ser assim só levará com ele, quem muito bem entender e se houver quem não concorde, só se pode culpar a si próprio, por não ter coragem de constituir o elenco para si mais adequado e partir decididamente para a luta!Pinto da Costa pode quando muito convidar algumas figuras ilustres entretanto emergentes, com isso indicar aos adeptos a abertura suficiente para encaixar no seu elenco outras sensibilidades e assim, unindo ainda mais o Clube em torno de si e criar as condições indispensáveis a uma situação de sucessão na continuidade...Também confesso, se ele passa incólume todo este enorme e sofrido desiderato, ninguém mais lhe conseguirá fazer frente no Futebol Clube do Porto e quiçá no futebol Português, enquanto ele fôr vivo e sano!!!...

    ResponderEliminar
  17. Ressalvo a palavra "interlucutores" pela correcta: interlocutores...

    ResponderEliminar
  18. Meireles excelente texto.

    É evidente que Rui Moreira não avança contra PdC. Aliás, nesta altura, quem no seu perfeito juízo o faria?

    É evidente que PdC disse que desistia da presidência se houvesse uma candidatura credível como a de Belmiro e não como a de Rui Moreira porque sabe que este último poderia avançar.

    Teixeira o grande problema não é a data das eleições, o problema é a altura para de apresentação de candidaturas. Esse altura, meados de Abril, é sempre uma altura em que se está a decidir o campeonato. Quem avançar nessa altura é imediatamente acusado de desestabilizador. Queres melhor exemplo que a votação que criei?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Zirtaev

    ”É evidente que PdC disse que desistia da presidência se houvesse uma candidatura credível como a de Belmiro e não como a de Rui Moreira porque sabe que este último poderia avançar.”

    Ele não avança, eventualmente por achar que não é oportuno. Além disso faz parte da lista A para o conselho superior, ora veja em baixo.

    ”A lista A apresenta-se com os seguintes nomes: Pôncio Monteiro, José Lourenço Pinto, Manuela Aguiar, Nuno Cardoso, ”Rui Moreira” e os presidentes de Câmara António Bragança Fernandes (Maia), António Borges (Resende), António Pereira Júnior (Paredes de Coura), Jorge Magalhães (Lousada) e José Mota (Espinho).

    Por acaso sabe quem escreveu isto ”Já agora, e para que conste:
    -subscrevi a lista de apoio ao meu presidente, há meses...
    -disse-o no programa trio de ataque.
    de acordo?
    sou amigo de JNPC. Sou um seu admirador.”


    Acha que os verdadeiros amigos se traem?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  20. FCLimpa acho que está a confundir as coisas.

    Vamos rever o que PdC disse:
    «Se aparecer alguém com um projecto credível, como por exemplo o eng.º Belmiro de Azevedo, apoiarei essa candidatura.

    Se PdC dissesse isto de Rui Moreira e Rui Moreira avançasse, onde é que Rui Moreira o estava a trair se o próprio PdC se comprometera a apoiá-lo?

    O que quero dizer é que PdC sabe que Belmiro não avança de certeza aboluta (nem deve estar para aí virado), por isso falou no nome dele. Se falasse no de Rui Moreira, por exemplo, já poderia ser diferente. Atenção que eu disse "poderia ser", que é bem diferente de "seria".

    Sem o apoio de PdC, ninguém tem coragem para avançar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. Zirtaev

    E porque é que não pode ser, o Rui Moreira, já lhe ter dito que não avançava?

    E porque tem de ser isto ”O que quero dizer é que PdC sabe que Belmiro não avança de certeza aboluta (nem deve estar para aí virado), por isso falou no nome dele.”?

    Porque é que está, com hipóteses maquiavélicas?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. FCLimpa, o RM também pode realmente ter-lhe dito que não avançava, exactamente como diz. Mas, tem a certeza disso?

    Pode ser tb o que eu lhe disse, ou não?

    São apenas suposições e a minha convicção é a que expressei. Certa ou errada é a minha opinião.

    Maquiavélico?!? LOL

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. Zirtaev

    ”FCLimpa, o RM também pode realmente ter-lhe dito que não avançava, exactamente como diz. Mas, tem a certeza disso?”

    Não tenho certeza, mas quem escreve isto ”Já agora, e para que conste:
    -subscrevi a lista de apoio ao meu presidente, há meses...
    -disse-o no programa trio de ataque.
    de acordo?
    sou amigo de JNPC. Sou um seu admirador.”
    provavelmente não tem intenções de se canditar.

    ”Pode ser tb o que eu lhe disse, ou não?”

    Pode, mas é pouco provável, porque não podemos deduzir das suas palavras aquilo que ele não disse.

    Maquiavélico, no sentido de estar a descrever um cenário, que de todo não vislumbro.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  24. FCLimpa disse Provavelmente não tem intenções de se canditar... e acrescento eu contra PdC.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. Era muito bom que fosse constituída uma lista que agregasse todas as grandes sensibilidades Portistas...Jorge Nuno daria com isso -e não estou a fazer este apelo hipocritamente - um testemunho de enorme sageza, sem perder sequer um milímetro da sua credibilidade! Reunir no seio dessa lista nomes que podem dividir em qualquer momento o Universo Portista, seria uma forma inteligente de reunir consensos e esforços importantes, tendo inclusive em vista o futuro e qualquer imponderável que surja!...

    ResponderEliminar
  26. Lembro-me de um golo fantástico, creio que ocorrido em Espanha, em que o guarda-redes faz uma boa defesa, pega na bola, leva-a para as proximidades da esquina da mini-área (já fora dela), e lança-a para um companheiro do outro lado da área. A bola vai com um efeito estranho, ressalta na relva, e entra na baliza.

    ResponderEliminar