11 maio 2007

Futebol, Fado e Fátima

"O futebol tem coisas particulares. Nesta altura de grandes decisões, no que se refere ao campeonato nacional, eis que surge a notícia de que um adepto do Sporting lançou na Internet uma petição a pedir a todos os simpatizantes do clube de Alvalade para comprarem mobiliário de Paços de Ferreira em caso da vitória da equipa desta cidade contra o FC Porto na próxima jornada.

De facto, a juntar à fé de todo o plantel do Sporting e sua equipa técnica, que vêm afirmando há várias jornadas que crêem, a todo o momento, num tropeção do líder do campeonato, vem agora este pedido, algo bizarro, a todos os sportinguistas para que, mesmo tendo já a sua casa mobilada, comprem mais alguns armários, cómodas, escrivaninhas e todo o género de mobiliário com vista a incentivar os jogadores de José Mota.

Ora, quer-me parecer que, esta oferta aos jogadores do Paços de Ferreira, a menos que tenham alguma quota em firmas de mobiliário sedeado na capital do móvel, pouco acrescente à sua (normal) motivação de jogar contra o actual campeão nacional. Na verdade, o que este pedido vem demonstrar é que rezar à Virgem de Fátima ou ao Menino Jesus não parece ser suficiente para os lados de Alvalade. Porventura, a fé ou crença leonina no título decaíram após terem visto o regresso do genial Anderson aos relvados e às grandes exibições. Para piorar ainda mais a situação do Sporting e do próximo adversário do FC Porto, Quaresma também vai regressar na próxima partida, assim como os centrais Pepe e Bruno Alves. Cá para mim, a menos que Jesualdo decida inventar ou que Paraty tente ser protagonista na partida, acho que os adeptos sportinguistas devem começar a fazer mais umas promessas, organizar umas peregrinações ou até, sugiro, uma distribuição de electrodomésticos aos familiares dos jogadores do Paços de Ferreira. Pode ser que, desta forma, esteja reunida toda a parafernália de superstições e mezinhas caseiras para dar a volta à liderança no campeonato.

Quando estiver todo o plano posto em marcha, pode ser que se lembrem que também o Sporting tem um jogo para realizar no próximo fim-de-semana. É contra a aflita Académica no Estádio Municipal de Coimbra. Talvez quem tenha lançado a petição online se lembre de fazer uma outra para contribuir para a próxima edição da Queima das Fitas de Coimbra…"
Vasco Guimarães in zerozero

COMO É QUE É?!?!?!
"Foi apresentado, no Salão Nobre da Alfândega do Porto, o livro «Luzes e sombras de um dragão, a biografia não oficial, mas autorizada, de Pinto da Costa. Na cerimónia esteve quase toda a gente, menos o próprio presidente do F.C. Porto. «Ele mandou dizer que não pode vir porque está a preparar uma tramóia que vai dar uma grande bronca», transmitiu a autoria Felícia Cabrita. «Amanhã ou depois de amanhã já toda a gente vai saber o que é»."
In maisfutebol

28 comentários:

  1. Eu não gosto muito de especular, mas o rumor que corre por aí é:

    Micoli no FCPorto + 15M e Pepe na Juventus.

    Será?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Zirtaev isso é apenas um desejo ou está na posse de alguma "inside information"?

    Eu não desdenhava desse negócio, embora o Pepe valha mais que isso...

    ResponderEliminar
  3. Eu disse RUMOR.

    Fala-se tb no Rochemback.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Rais parta o Rochemback Zirtaev! Para cotoveladas mais vale o David Luis. ;)

    ResponderEliminar
  5. Por mim o Rochemback tb seria benvindo. Mas acho que faz falta umdaqueles pontas-de-lança que até meta medo aos defesas da 1a Liga.

    ResponderEliminar
  6. Esse rumor do Micolli seria motivo para abrir uma garrafa de champagne.

    Rochemback, dispenso por completo.

    Estou em "pulgas" para saber que tramóia é essa.

    A Felicia Cabrita é jornalista, não usa as palavras sem saber o seu real significado. O que quer ela dizer com tramóia?

    tramóia


    de trama

    s. f.,
    tremóia;
    fam.,
    intriga;
    enredo;
    trampolinice.

    Resta-me roer as unhas e esperar ansiosamente que PdC tenha voltado aos bons velhos tempos.

    Abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  7. pois, o Rui Moreira bem dizia que não tinha nada a ver com isto.


    "É legal haver nomes comuns nas listas para o Conselho Superior"

    Faria e Almeida, ex-secretário de Estado num governo de Cavaco Silva, tem estado na berlinda no FC Porto. Apresentou uma lista alternativa e explica porquê.

    PÚBLICO - Um associado do FC Porto (Raul José Rodrigues) ameaçou com uma providência cautelar contra o facto de as duas listas concorrentes ao Conselho Superior do FC Porto terem nomes repetidos (Pôncio Monteiro, Lourenço Pinto e Fernando Póvoas). O senhor, que foi o promotor da lista B, já sabe qual é a posição final do presidente da assembleia geral?
    FARIA E ALMEIDA- Recebi ontem [anteontem] o veredicto que esperava do dr. Sardoreira Pinto. Após este ter consultado os juristas, decidiu que não há qualquer tipo de ilegalidade ou de incompatibilidade que fira os estatutos por existirem três nomes comuns. Assim, as eleições para os diversos órgãos dos corpos gerentes do FC Porto deverão ter lugar no próximo dia 19 (ou, em alternativa, no dia 20).

    A Lista B do Conselho Superior é apoiada por Pinto da Costa, como se depreende de algumas notícias?
    Quando se começou a tratar da lista entendi que, por uma questão de cortesia, devia dar conta disso a Sardoeira Pinto e a Pinto da Costa. Mas nem um nem outro manifestaram então qualquer tendência. Pinto da Costa apenas me disse: "Se tem as quotas em dia e não tem nenhum processo disciplinar, não há nada que o impeça". Não pedi o apoio nem ele me foi manifestado.

    Porque falhou o consenso no encontro promovido por Sardoeira Pinto com o senhor e o promotor da lista A (Fernando Cerqueira)?
    O noticiado não correspondeu ao que se passou na reunião. O presidente da mesa da assembleia geral do FC Porto, segundo os estatutos, deverá sempre procurar uma solução de consenso quando surge mais do que uma lista concorrente. Havia, por isso, a obrigação de promover este encontro. Na ocasião, fiz ver que neste caso não fazia sentido que isso acontecesse e ficou acordado entre todos que o dr. Sardoeira Pinto, que também é presidente do Conselho Superior por inerência de funções, iria analisar a questão e decidir se a repetição de três nomes em listas diferentes era contrária aos estatutos.

    Foi também dito que Fernando Cerqueira se disponibilizou nesse encontro para, na tal lista de consenso, abdicar do seu nome e de outros eventualmente menos consensuais, como o de Rui Moreira, pedindo que o mesmo acontecesse com outros nomes da lista B, entre os quais o seu...
    Isso não fazia sentido, eu não ia abdicar dos nomes que convidei. Seria contranatura fazê-lo. Da mesma forma, não seria normal que as pessoas que são consensuais e que integram as duas listas fossem afastadas. Esses é que teriam de ter o seu lugar garantido.

    Mas é ou não verdade que a lista B surge para tentar evitar que alguns nomes, como o de Fernando Cerqueira e Rui Moreira, sejam eleitos?
    Não, não é. É até claramente mentira. Quando ia no carro com o dr. Pôncio Monteiro para irmos apresentar a lista, eu não sabia sequer a constituição da lista A - só conhecia dois nomes dela, Fernando Cerqueira e Nuno Cardoso. Nem conhecia ainda o teor da entrevista de Rui Moreira - de facto, tomei conhecimento dela num telefonema que me fizeram durante a tal viagem de carro. Foi coincidência, não foi revanchismo. Só mais tarde vim a saber que nessa lista está, por exemplo, a dr.ª Manuela Aguiar, pessoa que muito aprecio. Mais: sou amigo pessoal de Rui Moreira e até é um homem que admiro.

    Não é estranho que a eleição de um órgão como o Conselho Superior crie tanta polémica num clube em que o poder de Pinto da Costa é notório?
    Este é um momento histórico do clube, em que se assinalam os 25 anos da presidência de Pinto da Costa. Para nós, esta lista tinha de cumprir alguns parâmetros: apoio total e incondicional ao presidente e aos restantes órgãos; levar em conta que há momentos difíceis que o FC Porto pode estar a atravessar e, por isso, ser obrigação de um conselho consultivo ter um espírito colaborante; mexer com a massa associativa no bom sentido e para que se una em torno dos objectivos de uma direcção que, comprovadamente, mostrou durante 25 anos estar no bom caminho; evidenciar, através do surgimento de uma alternativa, que o FC Porto está vivo.
    Em termos do seu órgão consultivo, quanto maior for o leque de escolhas e de personalidades diferentes mais à vontade estará a direcção para exigir uma colaboração profícua. Atendemos também a um outro critério: conseguir uma lista com gente de diversos graus etários, que sinta verdadeiramente o FC Porto e que seja abrangente em termos de exercício profissional. São os casos de Vítor Baía, Vítor Hugo e Rui Rocha. Em boa verdade, nos 25 anos, o trabalho foi da direcção, mas eles foram os obreiros das vitórias. São campeões, internacionais e naturalmente símbolos do próprio clube. Entendemos também que não há futuro sem passado e, por isso, fomos buscar dois símbolos: Horácio Monteiro da Costa, professor universitário e filho de uma antiga glória do FC Porto; e Jorge Pereira, director do serviço de Medicina Nuclear no Hospital de São João, e filho de Miguel Pereira, um antigo presidente. Fomos também buscar gente conhecida na cidade, no país e mesmo no estrangeiro, como a deputada europeia Elisa Ferreira e o professor universitário Borges Gouveia, filho do portista Álvaro Teixeira Bastos.

    A - Efectivos: Pôncio Monteiro, António Fernandes, António Borges, António Júnior, Jorge Magalhães, José Mota, Lourenço Pinto, Manuela Aguiar, Nuno Cardoso e Rui Moreira.
    Suplentes: Arménio Carneiro, Deocliciano Carvalho, Felisberto Querido, Fernando Póvoas, Fernando Cerqueira, José Rodrigues, José Ribeiro, Justino Santos, Luís Pisco, Manuel Silva, Guilherme Macedo, Luís Veiga, Mário Mano, Osvaldo Aguiar e Raul Peixoto.

    B - Efectivos: Pôncio Pereira Monteiro, Elisa Ferreira, Vítor Baía, Lourenço Pinto, Borges Gouveia, Guilherme Aguiar, Vítor Hugo, Horácio Monteiro da Costa, Álvaro Teixeira Bastos, Faria e Almeida.
    Suplentes: Fernando Póvoas, Fernando Sousa, Jorge Pereira, P. Burmester, Victor Dias, Manuel Alves, Emílio Gomes, Pinto de Sousa, Rui Rocha, Luís Freitas, Carlos Magno, José Neves, Emílio Sousa, Fernando Amorim e Fernando Rocha.

    No Público, por Bruno Prata

    ResponderEliminar
  8. Vou por partes, Rochemback torço o nariz, precisava de correr mais, já disse várias vezes que queria fazer regressar o Paulo Machado, acho que 7 jogadores no meio campo já dá.

    Miccoli..humm,não sei se ele queria, mas eu queria. O problema é que o Quaresma tinha de fazer cruzamentos mais rasteiros, mas tudo bem. Isto se o Quaresma ficar.

    Promessa dos Sportinguistas - vamos ser claros, o campeonato divide-se em 2 coisas: ou o FCP é campeão ou o FCP não é campeão. Se o Sporting for campeão, não é por mérito dele, mas sim por demérito nosso.
    É o que penso quando vejo que desde a 1ª jornada somos os 1ºs, por isso, não me passa pela cabeça não sermos campeões.

    Livro do Pinto da Costa - Acho que a Felícia estava a ironizar. Sobre o livro, já o li, muito bem escrito, mas o presidente não precisava de um livro de propaganda . Não preciso que se faça um livro dele para saber que ele é o maior. Fiquei desiludido com o livro, esperava mais.

    Por último, uma pergunta para o ar: se, por acaso, o FCP ganhar ao Paços de Ferreira por 1 a 0 e o golo for do Geraldo na própria baliza ? Nem quero pensar o que vão dizer...

    ResponderEliminar
  9. Não passam de rumores. Diz que é uma espécie de bomba :-). Agora fala-se tb que o Tello, que acaba contrato com o Sporting este ano, poderá estar a caminho do Dragão.

    Muita coisa se vai inventar até se saber o que se passa. Acho pouco provável que tenha a ver com jogadores nesta altura do campeonato, a não ser que a intenção seja desestabilizar os adversários.

    O que é certo é que PdC faltou à apresentação do seu livro, qd lá estavam muitos dos seus amigos mais próximos. Tem de haver uma grande justificação.

    Se repararem o Apito Dourado tem andado muito calminho e, nesta altura do campeonato, ao que estávamos habituados, não é nada normal. Poderá ter a ver com isso.

    A ver vamos, como diz o cego.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Esse Nuno Cardoso da lista A é o da Câmara? Safa...

    ResponderEliminar
  11. Tenho mais dúvidas sobre o Rochemback, mas o Micolli seria uma boa aquisição. Trata-se de um jogador de classe num sector em que estamos muito carenciados.
    Será que alguem pega no Postiga?...

    ResponderEliminar
  12. Em relação ao livro, também acho que foi ironia da Felícia Cabrita e brincadeira.
    Quanto a reforços, continuo a pensar que não se deve falar em nada até ao fim do campeonato para não desestabilizar mas um pouco em contradição com o que disse vou comentar que não queria o Micoli - sempre lesionado - o Rochenback também não nem o Tello.
    Concordo com o Menphis, era bom o regresso do Paulo Machado e acrescento o Ivanildo.
    E também concordo com a aquisição - prioritária - de um verdadeiro homem golo.
    De resto estou ansioso pelo domingo.

    ResponderEliminar
  13. Nem Miccoli, nem Rochemback, nem Tello, nem Tixier, nem Carlos Martins... para mim era assim. O Porto a ir ao mercado buscar jogadores que estiveram nos rivais de Alvalade ou da Luz só se for daqueles que não enganam... tipo como quando lá fomos buscar o Rui Águas (pronto, veio o Dito mas era tipo 2 em 1), Silvino Louro, Kulkov ou até o Iuran. Para Peixe´s, Costinha´s (o guarda-redes) ou quejandos, não obrigado.
    Mas também é verdade que os jornais têm de vender e como não há notícias... inventa-se.

    ResponderEliminar
  14. iSSO tragam o paulo machado, o puto tem qualidade. Qt ao rato miccoli era benvindo, mas n acredito nessa história de bomba, se realmente estivesse para acontecer alguma JNPC nada tinha adiantado.

    ResponderEliminar
  15. desses nomes via com bons olhos o Rato Mico.

    Em relação ao Tello, a primeira ideia que me ocorre é que precisamos de um exímio marcador de livres directos.

    ResponderEliminar
  16. O Tello é do mais mediano que existe. Mas, provavelmente, ainda consegue ser melhor que o Tixier (esta hipótese para mim continua a ser impensável).

    Só de pensar que custou 1,4 milhões de CONTOS ao Sporting dá vontade de rir.

    E andam eles agora "indignados" e "ofendidos" por uns "meros" 1,5 milhões de Euros da Câmara.

    ResponderEliminar
  17. Li agora as declarações do Duda "O FC Porto é o clube que sempre desejei representar", este é um jogador que gostaria de ver no Porto.

    em relação aos possíveis regressos, concordo apenas com o do Paulo Machado. Não me parece que Ivanildo tenha, de momento, valor para estar no plantel do Porto.

    ResponderEliminar
  18. Só espero é que a bomba não seja o Tixier... Lixo já nós la temos e muito!!

    A tramoia, parece-me alguma historia qualquer que meta o LFV, não acredito muito que seja a contratação de um jogador..

    ResponderEliminar
  19. Essa entrevista do Faria e Almeida suscita algumas questões.

    Diz ele que a lista B ao conselho consultivo é de membros que apoiam incondicionalmente PdC. Então eu pergunto, para que precisa o clube de um conselho consultivo em que os seus membro vão sempre dizer sim a PdC e a sua direcção?

    Para criar uma lista que apoia incondicionalmente PdC, é sinal que a lista A é oposição a PdC? E se fosse? Qual é o mal de um conselho consultivo assim já que não tem qq poder de decisão?

    E a lista A não foi criado pela pessoa que recolhe as assinaturas para a recandidatura de PdC (Fernando Cerqueira)? Porquê então a lista B?

    Está tudo mal explicado. Mas são assuntos para desenvolver depois do Bi conquistado.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. Os ataques vão continuar, há mais Rascord para embrulhar pacóvios e peixe ao final da manha...

    ResponderEliminar
  21. Pois é...já se fala em muitos nomes que podem estar na lista do nosso Mágico Porto para a próxima época.
    Vem hoje no jornal "O Jogo" que o FC Porto está interessado em Tixier (ex-Leiria). Não sei muito sobre este jogador. Apenas que é um defesa-esquerdo, posição que no nosso plantel está a ser ocupada por um direito e que o último golo que marcou em Portugal foi contra nós!!
    Duda, actualmente a jogar no Sevilha afirmou que "era um desejo representar o FC Porto".
    Quanto a mim, nos nomes falados, este é o melhor.
    Acho que é um bom jogador e a cima de tudo...um portista assumído. Já o ano passado esteve para vir, mas a contratação falhou por pouco.
    Quanto a Miccoli, Rochemback e Tello, ainda não tinha ouvido nada relacionado entre eles e o Porto, mas não me admirava nada que a "bronca" que Pinto da Costa falou ontem, estivesse relacionada com isso.
    Tello acaba contrato este ano com os lagartos e até agora ainda não há proposta de renovação.
    Miccoli está emprestado e os "encornados" parecem não ter dinheiro para o contratar.
    Quanto à situação do jogador do "Boro" não sei de nada.

    Vejamos o que vai acontecer...

    Um Abraço,
    Tripeiro

    ResponderEliminar
  22. Há um jogador de que gosto bastante, é médio esquerdino,lutador, bom marcador de livres e joga no Belenenses...Rossato seria uma boa opção para o lado esquerdo...O defesa central que temos emprestado ao Leiria também...José Carlos do Braga...Andrés Madrid...O avançado do Setúbal irmão do que jogou no Sporting, belo golo marcado no jogo passado...

    ResponderEliminar
  23. O micolli não tem pedalada para jogar numa equipa do FCP!Iria passar a vida em tratamentos,pois aqui leva-se porrada e bico calado,e o homem tem problemas de saude!A"bomba"quanto a mim é o novo carro do PDC!Bombas,foda-se!Já chegamos ao iraque?

    ResponderEliminar
  24. Meireles,

    O Amuneke do Setúbal parece que já tem conversas com o slb. Mas de facto parece ter margem de progressão.

    O Rossato, já gostei mais dele e não me parece melhor que o Cech. Ao menos este ainda dá uns toques no meio campo...

    E o Zé Carlos do Braga tem 32 anos...


    Já que andamos a passar o tempo com desejos, gostaria de lembrar:

    -Rodriguez, central do Braga
    -Madrid
    -Diego, guarda-redes do Nacional
    -Antunes, lateral esquerdo do Paços
    (é benfiquista mas que se lixe)

    Avançados, não encontro nenhum que me encha as medidas e que jogue em Portugal. Talvez o Edgar do Beira-Mar pela margem de progressão.


    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  25. Caro Teixeira não sabia que o José Carlos já era assim tão jarreta...Portanto corto esse! O jogador do Belenenses que eu referi é o José Pedro...O central do Leiria, Marcos António se não estou em erro. De guarda redes não necessitamos, para além do Helton e do Baía temos um júnior de grande qualidade e não podemos esquecer o "belfo" do Bruno Vale. Precisamos sim de um ponta direita e de um matador de qualidade! O miúdo do Leiria que se lesionou contra o Porto parecia ter muita qualidade e não me posso esquecer do Pedro Mendes! Flávio Meireles parece-me bem adequado para enfrentar os Petis que nos surgirem pela frente, quanto ao Ponta de lança?????

    ResponderEliminar
  26. Meireles,

    também gosto do Marcos António. Mas se não estou em erro o FCP já "entregou" o passe dele ao Leiria. Ir agora busca-lo parece-me difícil.

    Quanto ao Diego, pela idade eu comprava-o. Senão lá vai o SCP ou o SLB garantir um excelente guarda-redes. O Hélton não deve ficar muito mais tempo...e o júnior ainda tem de comer muito pão. O Baía já não pode ser considerado opção para daqui a duas épocas. Comprar e emprestar. Era o que faria com Diego.

    Avançados? Estamos tramados! :)

    Isto anda tão "calminho" que parece que andamos todos grávidos. São só desejos! LOL

    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  27. Jogadores há muitos !
    Para comprar ou a vender, não faltam.
    O que me parece mais importante é a contratação de um PREPARADOR FÍSICO.
    Isto porque, nas primeiras jornadas deste Campeonato, falou-se que o CO, tinha esfarrapado a equipa fisicamente.
    A verdade, é que, tudo foi bem até ao Natal. Mas depois, começaram a surgir os problemas. E, agora só duramos a 1ª parte, e na 2ª arrastamo-nos.
    Portanto para mim, o Preparador seria a 1ª e grande contratação para a próxima época.
    Saudações blues

    ResponderEliminar