16 maio 2007

2ª Volta

No final da 1ª volta, muitos acreditavam – e eu incluía-me nesse grupo – que o campeonato estava ganho. A vantagem do FCP sobre o segundo era de sete pontos, e tínhamos perdido apenas 5 durante as primeiras 15 jornadas. Logo, mesmo admitindo um desempenho bastante inferior na 2ª volta (em que perdêssemos, digamos, 7 ou 9 pontos), tal seria mais do que suficiente para terminar em primeiro sem sobressaltos.

No entanto, algo inexplicável sucedeu após o Inverno. Depois de uma longa paragem, (quase um mês), disputou-se a 15ª jornada, com vitória fora sobre o Aves. Nova paragem de duas semanas, e começa a 2ª volta. Aqui, começam as surpresas desagradáveis.

O FCP estreia-se na segunda volta com duas derrotas (em Leiria e em casa com o Estrela).
A vantagem no campeonato reduz-se para 3 pontos. No entanto, uma série de quatro vitórias consecutivas permite ao FCP apresentar, à 21ª jornada, uma diferença de 4 pontos para o mais directo perseguidor.

Seguiu-se o ciclo de confrontos com os opositores directos, tendo o FCP sido derrotado em casa com o Sporting e empatado na Luz. Apesar da mediocridade destes resultados (um ponto em dois jogos, e a desvantagem no confronto directo com o Sporting), a vantagem de três pontos com que encerrou este ciclo, e a certeza de que teria um calendário mais simples (e de que os seus perseguidores teriam de jogar entre si), dava novo alento para o título.

Tendo o pássaro na mão, logo o FCP o deixou fugir com uma apática exibição no Bessa. O susto podia ter sido bem maior se algum dos seus rivais tivesse ganho o “derby” da segunda circular. Já depois disso, e apesar d
e ainda estarmos numa posição que garantia algum conforto, não deixamos de viver um verdadeiro pesadelo em Paços de Ferreira – onde estivemos durante cerca de 50 min. arredados da liderança do campeonato.

Nesta segunda volta, já perdemos o espantoso total de 16 pontos. Perdemos mais de um terço dos pontos que disputamos
– o que nos obriga a lutar pelo campeonato até à última jornada. Este desperdício obriga a reflexões, uma vez que não é normal num Campeão. Depois da excelente primeira volta, parece indiciar a perda do controlo sobre a equipa.

Os três candidatos ao título aparecem, ao final da 29ª jornada, separados por apenas 2 pontos. Se o SCP apresenta uma equipa com alguma qualidade, e que beneficiou do facto de ter sido a única a manter o treinador em relação à época transacta (tendo, contudo, perdido o título entre 15ª e 20ª jornada, quando obtiveram seis empates), já a diferença para o SLB só pode ser classificada de chocante. Este clube também passou por uma mudança de treinador (embora menos atribulada), e tem uma equipa medíocre, pelo que seria natural que estivesse bem mais distante à entrada para a última jornada.

O FCP tem a melhor equipa portuguesa, por uma larga margem. Tem uma mão cheia de jogadores de classe mundial (Helton, Pepe, Lucho, Anderson, Quaresma), com outros nomes de grande qualidade (Bosingwa, B. Alves, P. Assunção, Lisandro). Posição por posição, não fica muito aquém da equipa que foi campeã europeia em 2004 – embora seja uma equipa menos matura, com muitos jogadores ainda longe de terem atingido o seu pleno potencial.

Dadas as características e a idade dos nossos jogadores, seria de esperar que a participação deste ano na Champions servisse, sobretudo, para ganhar experiência, preparando melhores resultados nas próximas épocas. Mas seria impensável que tivéssemos que lutar pelo nosso campeonato até à última jornada, apertada por dois rivais.

Se todos os portistas já tinham constatado a existência de uma diferença flagrante entre a primeira e a segunda volta, agora o próprio Jesualdo chama a atenção para este facto, acrescentando um enigma (para utilizar a expressão de Miguel Sousa Tavares): a afirmação de que “a equipa oscilou muito nesta segunda volta. Não é muito difícil as pessoas perceberem porquê”. (O Jogo de 15 Maio 2007).

A mesma edição do jornal questionou diversos adeptos ilustres sobre quais seriam essas razões, tendo as opiniões variado entre os que apontam o dedo ao treinador (Rudolfo Reis, com o argumento das excessivas férias de Natal concedidas aos jogadores, Manuel Serrão, ou Carlos Tê), os que alegam não conseguir descortinar quais as razões que Jesualdo tem em mente (Miguel Sousa Tavares, embora com uma critica sibilina aos empresários de futebol que já andarão à volta do plantel), problemas no balneário (Francisco José Viegas), lesões (Domingos Paciência, Pôncio Monteiro), ou que apresentam um leque de várias razões possíveis (Miguel Guedes, incluindo críticas feitas à gestão da equipa).

O facto de o enigma ser pouco evidente para a generalidade dos adeptos, apesar de Jesualdo dizer que não é difícil as pessoas perceberem o que se passou, parece indicar que se trata de um recado com destinatários bem definidos, com responsabilidade no sucedido. Ainda que seja da opinião de que Jesualdo não é dos treinadores com melhores capacidades para galvanizar uma equipa, teve uma falta de apoio insólita por parte do clube que representa. Poucos treinadores trabalharam em condições tão difíceis no FCP.

Por isso, vejo esta afirmação de Jesualdo como um desabafo, e um recado a pedir serenidade nesta semana. Uma das técnicas mais conhecidas e utilizadas para motivar um grupo é a definição de um adversário comum, de um “inimigo” contra quem todos têm de cerrar fileiras. Não deixa de ser sintomático que Jesualdo pareça ter escolhido esse agente externo recorrendo a um enigma, a uma insinuação cujo alcance só os destinatários – os jogadores e as pessoas mais directamente ligadas ao clube – conseguirão perceber na sua plenitude.

Não sei se Jesualdo prestará esclarecimentos adicionais no final da época. Mas o desalento que se vive no balneário, as exibições displicentes, a ausência de uma autoridade no clube (deixando essa responsabilidade por inteiro sobre o treinador, apesar de este não ter formado a equipa e ser um recém-chegado ao Dragão), indiciam a existência de problemas graves no clube.

PS: A propósito deste assunto fica uma nova pergunta na "Opinião da Bancada" e a que podem desde já responder.

A que se deve a má 2ª volta do FCPorto?
Baixo rendimento de alguns jogadores
Empresários que rondam os jogadores
Falta de apoio da direcção ao treinador
Férias de Natal excessivas
Más arbitragens
Más opções do treinador
Lesões
Plantel desiquilibrado para a táctica de Jesualdo
Problemas de balneário

26 comentários:

  1. Eu penso que esta 2ª volta tem mt a ver com A FALTA DE LIDERANÇA de Jesualdo no balneário e a ausência de apoio da DIRECÇÃO. Mas sobre isso falamos depois.

    ResponderEliminar
  2. eu ontem pareceu-me ouvir o Rui Moreira dizer que sabia que o Baia ia terminar a carreira esta época.

    Se assim for, espero que os colegas despachem o Aves ainda na 1º parte parte de forma a que o 99 possa jogar e fazer minutos que lhe permitam ser Campeão, para além de lhe permitir ter um último jogo em clima de festa.

    Achei muito curiosa a afirmação do RM "Talvez o Jesulado não o tenha posto a jogar porque precisa dele ao seu lado , no banco" ...

    ResponderEliminar
  3. A análise é factual e não há nada a acrescentar.

    O que impõe perguntar mesmo é o que terá Jesualdo insinuado com a sua enigmática frase. Pode ser algo que esteja à vista de todos, como as lesões, os condicionalismos dos árbitros, etc. Mas dá-me a entender que há algo mais por trás do que disse como e muito bem disseste Nasoni.

    Assim, e dando de graça que Jesualdo terá muitas responsabilidades e defeitos, a pergunta mais preocupante tem a ver com a frase que está escrita no post: "algo inexplicável sucedeu após o Inverno". E a pergunta é, o que se terá passado?

    É que como todos sabem, o treinador da excelente 1ª volta é o mesmo da 2ª. As arbitragens foram más desde o início. Os jogadores nunca estiveram todos disponíveis. O que se terá passado? Terá sido apenas a paragem de Inverno? Mas se assim fosse os jogadores não estariam já perfeitamente recuperados há muitos jogos?

    A questão de que o Offshore fala é muito pertinente e se for verdade a questão do Baía é gravíssima, por culpa da direcção e como já nos apercebemos o balneário mexe muito com o Baía.

    Para a semana e, espero, já com o título na mão, com toda a certeza saber-se-à mais.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. O que é importante é o Jesualdo falar abertamente sobre o que se passou, justificar, mas não no Domingo, porque aí os jornais só se aproveitariam disso e esqueciam a festa do título.

    Vamos dar uma semana para os ver a digerir a nossa vitória e depois expor abertamente os nossos problemas.

    ResponderEliminar
  5. Não conheço nenhum caso anterior em que Jesualdo tenha tido problemas de balneário por sua culpa.

    Basta nos lembrarmos do "seu" Sp. Braga.

    Ora, se existem problemas de balneário a culpa deve ser imputada a um de dois factores aos mesmo aos dois em conjunto, a falta de apoio da direcção e ou das primas donas que porventura existam na equipa.

    Não posso conceber que jogadores principescamente pagos tenham a desculpa de que o seu treinador não os moraliza convenientemente. É "ridículo" pensar que estes não correm porque precisam de sargentos. Na minha opinião são pagos para correr e suar a camisola (ponto!).

    Ao treinador compete-lhe o treino, a evolução técnica e táctica da equipa, a interacção do grupo de trabalho com a administração...

    Não podemos andar todos os anos a mudar de treinador. Mudar Jesualdo é dar uma oportunidade a quem esta época sabe que vai ser dispensado. O próximo treinador dará mais uma oportunidade aos Postigas desta equipa, e para o ano estamos outra vez a ter este tipo de discussões.

    Jesualdo já me provou a mim que é um excelente treinador naquilo que eu entendo como sendo as suas obrigações. Não concordo com ele em tudo e até lhe vejo defeitos, mas se há coisa que eu decididamente não aceito é que se "crucifique" a(s) pessoa(s) errada(s).

    Os mesmos portistas que tem saudades de Adrianse (não sou a favor nem contra, simplesmente já cá não está), por este ter posto Pepe e Quaresma a jogar futebol são os mesmos que se esquecem convenientemente que sem Jesualdo não teríamos B. Alves, Fucile, Bosingwa ou Adriano que este ano tem ajudado imenso a equipa. Repare-se em B. Alves que já falam em selecção nacional; Fucile que deve ter sido o único jogador que o Professor recomendou e que foi aceite; Bosingwa que foi "posto na linha" ou Adriano que Adrianse não queria...

    O único erro que aponto ao Professor é a sistemática inclusão de Postiga na equipa, mas até nisso é fácil depreender porquê. Um jogador que nos custou 7.5 milhões de euros+ P.Mendes para ser vendido novamente tem que jogar...

    A única maneira de eu concordar com a saída de Jesualdo, é se este não for campeão nacional. Mas nem aí é por não ter confiança no seu trabalho, prendendo-se esta minha opinião apenas com o facto de entender que os assobiadores nunca o deixariam trabalhar em paz...

    Abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  6. Teixeira, parece-me à partida que Jesualdo já cá não estará na próxima época, quer seja ou não campeão. Tens toda a razão no que dizes e por mim ele ficaria, sendo ou não campeão.

    Se há algo de que este, e qualquer, clube precisa é de estabilidade que não se adquire em apenas um mês. E depois temos o facto de Jesualdo ter custado 1M de Euros, é muito dinheiro por um treinador que por certo até viria de graça se assim fosse necessário. Ele pode ter defeitos, mas a 1ª volta esteve aí para mostrar que tb tem muitas qualidades, só não vê isso quem não quer. Aos que desejam mudar eu pergunto o mesmo que perguntei aquando da saída de Adriaanse, quem melhor arranjam? Correu muito bem a transição do holandês para Jesualdo, mas quem me garante que acontecerá o mesmo numa próxima transição?

    A propósito do que dizemos, qd afirmamos que Jesualdo tem estado sozinho, o Fernando Póvoas, amigo pessoal de PdC, n'O Jogo diz o seguinte:

    Jesualdo Ferreira foi a excepção e, nem de propósito, o tema levantado por Fernando Póvoas [ política de comunicação do clube] ganha uma força paralela acrescida com a ideia recente de que o treinador tem sido uma voz isolada no clube, sem o devido acompanhamento. "Esse é um detalhe relevante, mas entronca na tal filosofia de comunicação do FC Porto. Aparecendo quase todos os dias uma notícia negativa, isso acabou por gerar um silêncio que não favoreceu o treinador, deixando-o sozinho. Internamente, sei que ele teve sempre um apoio incondicional do presidente". Lutar por "uma relação mais saudável com a Comunicação Social", fazendo uso da experiência pessoal bem sucedida, é uma batalha a que se propõe, ultrapassando "a estratégia de defesa bairrista a algumas perseguições".

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Zirtaev,

    infelizmente também começo a achar que o Professor não está cá para a próxima época.

    Lá vamos nós começar do zero...

    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  8. Não vou fazer qualquer comentário relativamente a esta matéria até Domingo. Tenho algumas ideias - certas ou erradas, a seu tempo saberemos - que fui colocando ao longo destas semanas em jeito de apreciação! Agora o mais importante é o jogo Final e estamos em contagem decrescente acelerada...Unir esforços e pensar positivamente na próxima jornada para contagiar os nossos jogadores e ajudar a conduzi-los no rumo à vitória!...Depois cá estaremos para lavar toda a roupa suja sem constrangimentos, complexos, nem receios de influenciar negativamente seja quem fôr...Para já estou de molho!...

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo Menphis se bem que penso que os jornais não vão passar 1 semana a falar do nosso título. Quanto muito é capa na 2º feira e na 3º o Rascord e a Bolha pôe em 1º página o desejo do Káká terminar carreira no benfica :)

    é triste mas tem sido assim ao longo dos anos.

    Em relação a esse mistério "o que terá ocorrido no início da 2º volta" é algo que me intriga.
    Haverá problemas de salários em atraso ? Tenho ideia de um comentário de uma pessoa que pensamos trabalhar na SAD se ter referido a problemas de tesouraria. Nem quero pensar que podemos estar nessa situação.

    De qualquer forma o Jesualdo terá de clarificar o que quis dizer com tão enigmática afirmação.

    Li hoje que o futuro vice presidente ?!?! Dr. Póvoas refere que a política de comunicação do clube precisa de ser mudada. Nada de novo para nós.
    Esta época o Jesulado Ferreira tem sido treinador e porta voz do clube o que tem trazido alguns problemas.
    MAs a culpa não é do Jesualdo, afinal ele deveria ser "apenas" o treinador da equipa principal de futebol ...

    ResponderEliminar
  10. O R. Moreira disse que gostava que Baía e P. Emanuel entrassem no jogo. Espero bem que sim. Por merecerem o prémio e porque significaria que o jogo correria tão bem que poderíamos "queimar" duas substituições para fazer entrar jogadores sem ritmo.
    Tenho pena de haver outra vitória que parece fora de questão. Adriano está a 4 golos de Liedson. Parece-me que será demasiado. É pena, porque mereceria este prémio pela dedicação que demonstrou, pela garra, e pelos muitos pontos que nos deu na 2ª volta - depois de quase ter sido dispensado por 2 vezes.
    Concordo com as análises de offshore e do teixeira. Também reparei na afirmação de R. Moreira, que me pareceu importante. E vai de encontro aquilo que todos adivinhamos pela postura de Baía nos jogos - de que será uma peça fundamental no balneário, ao ponto de ser um dos responsáveis pela coesão do grupo. E é grave que seja um jogador a ter de assumir esse papel. Jesualdo não é "sargentão" - ao contrário de Adriaanse - nem tem o seu carisma. Tem, antes, uma personalidade mais conciliadora. Não é líquido que essa faceta seja melhor ou pior, é diferente (e até acho que Adriaanse exagerava em algumas atitudes). Mas seria importante haver um sinal da direcção, neste ano de estreia, que demonstrasse aos jogadores que o treinado tem o apoio do clube e é ele que manda. Parece que isso nunca aconteceu.
    Embora ache que Adriano já fez uma boa época no ano passado - não o vendo como uma "vitória" de Jesualdo - é verdade que na única contratação que fez, acertou. Mas a equipa já estava formada quando entrou e, pior, foram feitas 2 contratações que parece não terem passado por ele (Renteria e Mareque). Nesse aspecto, Jesualdo até parece levar vantagem sobre Adriaanse (que trouxe Marek, um bom jogador, mas também os turcos, que mal se aguentam na nossa 1ª divisão). Jesualdo parece conhecer melhor o mercado.
    De facto, o importante é ganharmos o título. Mas depois muita tinta vai correr.
    P.S. B. Moraes teve nova ruptura de ligamentos no joelho. Ele há jogadores que passam mais tempo na clínica que no relvado. Por muito que doa o drama humano que estará a viver, não se pode manter indefinidamente um jogador que está sempre lesionado.

    ResponderEliminar
  11. então já todos têm o bilhete mágico para domingo? pois, a maior parte n precisa por ter lugar anual...ontem estive duas horas e meia na fila...mas já cá o tenho.

    ResponderEliminar
  12. Concordo com o facto de falar esta semana deste assunto poder ser prejudicial. Mas não podemos passar por cima da última exibição do FCPorto e principalmente do que se passou nesta 2ª volta.

    Se algum jogador andar por aqui terá oportunidade de saber o que os adeptos pensam e que nem todos culpam apenas o professor. Eles tb têm muita culpa e talvez assim ganhem mais brio e façam o jogo da vida deles no próximo domingo provando que são realmente os melhores de Portugal.

    Se há alguém que merece este campeonato mais que ninguém, são os próprios adeptos que têm sofrido esta época como nunca nenhuma adepto sofreu em Portugal. O AD desgastou qualquer portista que se preze, as atoardas da comunicação social e as silenciosas respostas do nosso clube cravaram autênticos punhais nos corações dos portistas. Nós mais que ninguém merecemos este título e assim exijo a sua conquista no próximo domingo. Nós vamos lá estar, como sempre, façam por serem felizes e assim merecerem os nossos aplausos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Vocês já repararam no que vem hoje no jornal "A Bola"?

    O CJ da Liga ou da Federação tem marcado para o dia 18 a apreciação do recurso do Sporting no caso da expulsão do Liedson com o União de Leiria.
    Eu não sei, mas da maneira que o campeonato está ainda arrisco em que o acórdão venha dar razão ao Sporting. Ou então, adiam a reunião para depois da última jornada, e se o Sporting precisar vai conseguir na secretaria o que não conseguiu em campo.
    Cuidado com as manobras e expedientes de última hora.
    Quanto ao Jesualdo e à segunda volta, ao balneário e outros assuntos, depois de ganhar ao Aves. Depois de ganhar ao Aves. E mesmo assim...
    POST SCRIPTUM - Mudei de Quintino para Quirino. Mas o persongaem é o mesmo.

    ResponderEliminar
  14. Concordo 1000% com o Zirtaev, este ano acabamos desgastados com todas estas perseguições,o silêncio e as intermitências da equipa, enfim.

    Mas estamos todos unidos para mais uma grande vitória.

    Sobre o Soares Franco, ele deveria ter bebido alguns copos do vinho tinto que hoje o nosso amigo da " Tasca do Teixeira" distribuiu a ele.

    ResponderEliminar
  15. Caso se chegue ao ridículo de esse jogo ser repetido, será o maior escândalo e vergonha do futebol português e toda a gente sabe que este nosso futebol está bem recheado destas coisas. Os "diferentes" querem ganhar na secretaria o que certamente não conseguirão em campo, é caso para dizer que realmente são diferentes ou melhor coitadinhos, o verdadeiro clube Calimero.

    Seja o que for que aconteça, repitam ou não o jogo, o que garanto é que depois de ganharmos ao Aves festejarei como nunca a nossa vitória no campeonato e para mim é mais um campeonato para o FCPorto ganho com todo o mérito.

    Quero ver qts sportinguistas teriam a lata de festejar caso esse suposto jogo fosse repetido e ganho. E daí...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Vamos deixar passar domingo, vencer o Aves categoricamente para fechar em beleza o campeonato... e arrecadar o «bi» com muitos festejos à mistura.
    Depois, então sim... vamos tentar interpretar as palavras de Jesualdo... eu tenho a minha leitura, mas por ora, não a digo... fica para depois de domingo.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Se o zbording conseguir que o seu jogo seja repetido, a solução é fácil.

    Repetimos também o nosso jogo com o Leiria e fica resolvido.

    Para eles a "agressão"/comportamento violento (segundo o relatório, ignorado, do árbitro) do Quaresma foi claríssima, mas o pontapé que todos vimos do Liedson no Rossato já é um escândalo.

    Expulsar um jogador do Sporting?! Isso é quase tão escandaloso como o João Moutinho cair ao chão e o árbitro não assinalar falta. Impensável...

    Gentinha frustrada é o que eles são.

    ResponderEliminar
  18. A questão da repetição do jogo dos lagartos é ridícula. Era o que faltava. Mas mais ridículo é deixar-se uma decisão sobre uma questão destas chegar a esta altura por apreciar, com todas as implicações que daí decorrem. Só mesmo num triste país como o nosso. Já se imaginou, o campeonato acabado, um campeão e passado um mês darem por exemplo razão à lagartada se não forem eles os campeões??? Era duplamente escandaloso.
    Deixamos sempre coisas destas para o defeso. Já devia estar resolvido.
    Agora ... Domingo há que ganhar, vejo já muita gente a falar da entradado Baía e do Pedro, deve entrar a melhor equipa, jogar, ganhar e depois se verá. Se naõ puderem jogar, não jogam, é triste para nós que gostamos dos jogadores, que até merecem, mas a questão tem a ver com o deixar arrastar o campeonato até aqui.
    Assim, não falo em festa pois ela só será verdadeira se ganharmos ao clube mais poderoso do Mundo, o Aves, pois é este que temos de derrotar. Este terá de ser o espírito.

    ResponderEliminar
  19. só ontem no Trio de Ataque é que me apercebi da extinção da lista A ao CS. Antes assim, como é obvio´era descredebilizante para as eleições a permanencia de 2 listas com elementos comuns às 2 !!

    Fui ver a composição da nova lista única e vejo a presença do Grande Vitor Baia.
    Muito bem, excelente notícia.

    Caso se confirme o fim da carreira do nosso mítico 99 ele continuará ligado ao clube e espero que em posição de muito maior destaque e influencia não se ficando paenas por este orgão consultivo.

    B - Efectivos:
    Pôncio Pereira Monteiro
    Elisa Ferreira
    Vítor Baía
    Lourenço Pinto
    Borges Gouveia
    Guilherme Aguiar
    Vítor Hugo
    Horácio Monteiro da Costa
    Álvaro Teixeira Bastos
    Faria e Almeida.

    Suplentes:
    Fernando Póvoas
    Fernando Sousa
    Jorge Pereira,
    P. Burmester
    Victor Dias
    Manuel Alves
    Emílio Gomes
    Pinto de Sousa
    Rui Rocha
    Luís Freitas
    Carlos Magno
    José Neves
    Emílio Sousa
    Fernando Amorim
    Fernando Rocha.

    ResponderEliminar
  20. Off-shore o que me choca neste assunto do Conselho Superior é o facto de para calarem um "inconveniente", deixam cair alguém que sempre tudo fez pelo presidente (Fernando Serqueira), só demonstra que actualmente vale mesmo tudo na batalha de poder no nosso Clube

    ResponderEliminar
  21. Não ponho em causa a qualidade da lista B. Mas trata-se de um processo muito mal amanhado desde o início. Em primeiro lugar, pelo insólito de haver pessoas a candidatarem-se ao mesmo órgão em duas listas distintas. Em segundo lugar, pela aparência de toda esta embrulhada ter o único objectivo de afastar deste órgão um dos candidatos que integrava a lista A.
    Para além da aparência de não se querer vozes incómodas num órgão em que estas deviam existir - de que serve um CS, órgão consultivo do clube, se não tiver lá diversos pontos de vista? - adivinham-se manobras para isolar quem esteja fora do núcleo duro que gravita em torno de PC, tendo em vista a sua sucessão.
    Essas atitudes definem quem as pratica e demonstram que esse núcleo duro é, neste momento, parte do problema.

    ResponderEliminar
  22. Nuno e Pavlov, nem mais, está dito o essencial. Muito mais ainda haveria para dizer, mas com toda a certeza teremos tempo para isso nas próximas semanas, embora sem qq resultado útil, já que as eleições são no próximo domingo. Eleições em que eu vou fazer questão em votar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. exacto Nuno,
    estas eleições poderão significar a continuação do problema e não o início da solução.
    Parece que aquilo que não gostamos na SAD actual verá a sua presença reforçada nas estruturas do clube.


    um aparte:
    já tenho bilhete para o jamor. vou torçer pelos azuis :) :)

    ResponderEliminar
  24. Vejam paixaodofutebol.blogspot.com e comentem. Tem a ver com Jesualdo o meu último post. Abraço. Votei em férias demasiado prolongadas porque acho que é o factor principal da quebra de rendimento, mas não é o único...

    ResponderEliminar
  25. Já li as declarações de ontem das pessoas que o Jogo entrevistou.

    Acho que o Miguel Guedes e Domingos disseram tudo.

    ResponderEliminar
  26. "Saí do môlho"...
    -Já agora e sem querer ser muito maldoso gostava de saber qual é a posição do Pai do Bruno Morais neste momento...Será que insiste em que o filho deve ser cedido neste final de época?...Ele há coisas que mais parecem autênticas partidas do destino!
    "Entrei novamente no môlho"...

    ResponderEliminar