13 maio 2007

Um dos "Paços" mais importantes para o Bi

Por incrível que possa parecer e à penúltima jornada do campeonato, o FCPorto e o seu treinador têm pela primeira vez toda a equipa ao seu dispor. Desta vez até Pedro Emanuel já poderia dar o seu contributo, já que, apesar de ainda condicionado, até ele já voltou aos treinos esta semana. Todos os jogadores estão disponíveis, sem lesões, nem castigos a apoquentar a equipa, pela primeira vez todo o grupo está junto de forma a poder ajuda-la. O jogo é o mais importante da época, é o próximo e é o jogo que pode definir o campeão, apesar de para isso ser necessário o mais directo adversário do FCPorto não vencer e os Dragões cumprirem a sua obrigação.

Será também o jogo mais difícil, uma autêntica final num pequeno estádio que estará a "rebentar pelas costuras" com o apoio azul-e-branco, em que a pressão sobre os jogadores virá de todos os quadrantes. O adversário está motivadíssimo já que com uma vitória pode alcançar a sua primeira participação na taça UEFA, além de que terá outras motivações extra futebol. Aliás, o facto de lutar por esse lugar demonstra que são uma equipa muito bem organizada e que estão a fazer um excelente campeonato.

O onze a usar por Jesualdo, agora que tem todos os jogadores disponíveis, deverá contar com o regresso das “duas torres” ao centro da defesa, Pepe e Bruno Alves. Quaresma deverá ser outro dos importantes regressos, o que deverá fazer mudar o esquema de ataque do 4-4-2 para o 4-3-3, em que completa o trio ofensivo juntamente com Lisandro e Adriano. No meio campo, Anderson conduzirá a bola para o ataque, sendo apoiado por Lucho e bem guardado por Assunção. Assim, o meu onze para a vitória é este:

Em 4-3-3, 4-4-2, com estes jogadores ou com outros, joguem sem medo, joguem com a mesma determinação e vontade de vencer que demonstraram no último jogo. É só isso que peço, porque sei que assim a vitória não irá escapar. Contra tudo e contra todos, até ao fim do jogo o pensamento só pode ser um, vencer, e se assim fizerem estaremos a um pequenino passo deste que será um dos mais saborosos bi-campeonatos da nossa história.

Nunca mais é a hora do jogo...

9 comentários:

  1. Diz-se que com todos disponíveis é uma "boa dor de cabeça" para o treinador.
    Eu acho particularmente difícil escolher. Sinceramente. A "tua" equipa é a "normal", aquela que em princípio todos escolheriam.
    Temo que seja uma equipa demasiado virada para a frente.
    Ora, o FC Porto pode ser campeão se vencer, mas não tem de jogar "desesperado", abertamente ao ataque, para o conseguir.
    O jogo do Bessa provou algumas coisas quanto à fragilidade da equipa: é muita fruta -- boa fruta, da melhor, sem segundas intenções -- com Anderson, Lucho, Quaresma, Lisandro e Adriano. Lucho terá de refrear mais as subidas, ou a equipa desequilibra-se.
    As finais são para vencer e esta é uma delas. Mas o empate serve perfeitamente e eu prefiro jogar pelo seguro e nem culparei o treinador se o fizer.
    Pode jogar-se pelo seguro com este onze (mais que) provável, mas o equilíbrio da equipa é essencial e tudo depende de os jogadores saberem conter-se, não dar espaços ao adversário e o Paços é perigoso por conhecer os cantos àquela casa.
    Não vejo que o FC Porto tenha obrigação de atacar mais ou de ganhar e é parolice os pacenses pensarem que o FC Porto tem a imposição de vencer, como se eles não a tivessem.
    O Mota não abdica do 4x3x3, mas nunca se sabe quando mudará por estratégia ou incentivo extra qualquer.
    Confio na vitória e, sem o Sporting ganhar em Coimbra, que o título seja já hoje garantido.
    Equilíbrio posicional e emocional é preciso. Temos os trunfos todos na mão e não podemos esbanjá-los.
    Que a equipa saiba fazer o que tem de ser feito. E também se não for hoje que seja no domingo, mas seja campeã.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia a todo o Mundo...Concordo convosco e com as cautelas que teremos de ter, bem expostas pelo Zé Luís...A nossa principal intenção terá de passar por observar o adversário com respeito, ler bem a sua estratégia, o seu posicionamento e ser venenoso o quanto baste para desferir os golpes necessários quando ele inevitavelmente abrir a guarda! Eles vão ter responsabilidades acrescidas e nós temos de saber jogar e lucrar com isso! Tenho muita fé e o fundamental é mesmo manter vantagem sobre os Lagartos. Esta equipa que referes é boa e se levar o Raul Meireles em vez do Lucho de início também não a desdenharia...Com o tempo se veria que peças ajustar para poder golpear melhor e mais certeiramente! Até mais logo e felicidades para todos!...

    ResponderEliminar
  3. Esta equipa parece ser a mais consensual de momento e aquela que em principio mais garantias dará a uma boa "performance".

    A equipa são mais que os onze escolhidos para o inicio da partida, cabendo ao treinador ler bem o jogo e proceder às correcções que se impuserem.

    É isto que espero de Jesualdo.

    De resto, basta aplicar muita concentração, responsabilidade e solidariedade entre os sectores que a magia e o talento encarregar-se-ão de garantir uma bela e importante vitória.

    Aguardo com ansiedade este desafio mas também com muita confiança no valor de todos.

    O BI está aí!

    ResponderEliminar
  4. A vitória será realidade se tivermos a mesma atitude e ambição que tivemos na última partida, para isso será necessário entrar em grande.

    Concordo em absoluto com a tua equipa e estou com uma enorme fé em que às 23 e 30 estarei no Dragão a receber os novos bi-campeões.

    Nunca mais chega a hora...

    ResponderEliminar
  5. Pois é..k nervos para o jogo de hoje!!!
    Mas sei k se os jogadores derem o litro, a vitória será garantida!!!
    A minha força tb vai p/os adeptos presentes em Paços de Ferreira!! Essas vozes afinadinhas!!! =p
    Kuanto a esse 11 inicial, parece-me a aposta + sensata!!
    Força FCPORTO!!!

    ResponderEliminar
  6. A expectativa é enorme. O empate chega, mas jogar para o empate é meio caminho para perder.
    E o que acontecerá ser vencermos? Seremos campeões hoje?
    De que lado estará Nossa Senhora de Fátima? Dos audazes, como sempre.

    ResponderEliminar
  7. -Já estou com o meu melhor cachecol.
    -As unhas cortadas para não cair em tentações roedoras.
    -Agora é altura de abrir a cerveja.
    -Preparar o marisco.
    -Colocar o champanhe no frio.
    -Onde andam as faixas de campeão que encomendei? Ah, estão a chegar.

    Vemo-nos na festa.
    Tranquilidade…tranquilidade.

    [[]]

    ResponderEliminar
  8. Concordo em parte com o que diz o Zé Luís e o Meireles, em que não há necessidade de entrar para ganhar à toa, mas se bem conheço esta equipa, se não entrar com o claro objectivo de vencer e determinado a apenas isso terá grandes problemas, por isso só têm de cumprir a sua obrigação e pensar apenas em vencer é que assim o campeonato fica decidido a meu ver.


    Está quase, agora FOOOOORÇA POOOOOOORTO!!!
    Um abraço.

    ResponderEliminar