12 maio 2007

Batoteiros encartados

À falta de argumento para continuar a música no relvado de Coimbra, ou para omitir a suspeita nomeação de Lucílio Baptista para o Académica-Sporting, alguém transferiu para Paulo Paraty a sombra da dúvida em relação ao P. Ferreira-FC Porto. Basta ler hoje João Querido Manha em Record, num inacreditável rol de meias-verdades e mentiras factuais mais documentadas que os seus parciais registos arquivistas a que junta a sempre oportuna falta de memória e despudorado facciocismo que o fariam integrar qualquer leviano Trio de Ataque com a paranóica Pinhão e o doentio Vasconcelos. E quem por aqui estranhava a acalmia do Apito Dourado ou a falta de
pressão sobre o líder da Liga, tire o cavalinho da chuva.

Paraty: vitórias do Porto, jogos com Benfica e Sporting

Paraty é um tipo associado a vitórias do FC Porto: 14 em 17, diz o Manha, tirando dois empates e uma derrota precisamente em Paços de Ferreira. Fora esta época, o meu registo apontava já 18 jogos (contra 27 do Benfica e 27 do Sporting) de Paraty com o FC Porto, mas devo ter recuado mais uns anitos na pesquisa.

Sendo a equipa com mais vitórias é normal haver árbitros que “oficializam” esses êxitos. Até com Bruno Paixão e mesmo contra Lucílio Baptista!!!

Mas o FC Porto trará sempre esse ferrete, um “calabótico” filme visto ao contrário por sancionar o número de árbitros (estamos a falar em jogos oficiais) em muitos campeonatos ganhos pelos dragões e Paraty, precisamente, é dos mais antigos ainda em actividade.

O cego não vê o que não quer

Alguém, como Manha, que não viu um golo de Clayton de canto directo a 1 de Abril de 2000 num Benfica-FC Porto, numa crónica sua em que mal se dava conta, além desse erro de arbitragem, do domínio azul-branco na partida mas da qual mal falava em dezenas de linhas debruadas a lápis vermelho; alguém, como Manha, que decerto faria sua a apreciação de Miguel Prates ao golo que não foi de Petit contra Vítor Baía, quando o locutor da SportTV gritou “parece-me claramente que a bola entrou”, de resto considerando, o Manha, válido o tal golo que imagem alguma demonstrou ter existido; alguém, como Manha, que não se deu conta de Paulo Paraty negar um golo ao Rio Ave na época passada, limpinho como água cristalina, para o mesmo árbitro, quase na jogada de resposta, validar um tento irregular de Mantorras que ditou a despromoção do Rio Ave face a essa derrota imoral de 0-1; alguém, como Manha, que menospreza a suspeita eterna de Paraty ter validado um golo de Luisão a Ricardo que deixou o Benfica quase certo do título em 2005, apesar de forte e legítima reclamação leonina num derby da capital, de resto um dos sete golos de bola parada, e muitos em faltas inexistentes, com que os árbitros levaram o Benfica ao colo para o mais vergonhoso título da Liga portuguesa nas 10 jornadas finais desse enorme monumento à suspeição que foi o campeonato da Liga da Cunha e Leal; pois esse ex-jornalista põe em causa quem estranhe a nomeação de Paraty para a Mata Real – pelo simples facto de o FC Porto ter ganho 14 dos 17 jogos por ele dirigidos…

Académica de erros

Manha vai mais longe: do FC Porto-Académica da 1ª volta desta Liga, lembra o “frete ainda fresco do golo de Hélder Postiga” nesse jogo do Dragão (1-0 a centro de Quaresma), numa situação de fora-de-jogo muito difícil de detectar e que não pode contrariar a regra de em caso de dúvida se beneficiar o atacante; este Manha, comentador ocasional da TVI no jogo da 2ª volta bem mais fresco em Coimbra, sancionou, da sua lavra, que o penálti de Cech sobre Filipe Teixeira “é evidente, agora sim é penálti” quando o academista se atirou para a “piscina” porque o eslovaco evitou o contacto, isto depois de Ricardo Costa, no seu dizer raivoso, ter cometido uma infracção de mão na bola quando tinha o braço colado ao corpo, na vertical, jamais o mexeu e o defesa portista “cumpriu” todas as “regras” que o corpo arbitral tem dito para não se marcar penálti nestas situações.

E a batota de Mourinho

A memória manhosa, ultimamente detectada numa série de escritos inclusive de assessores de Imprensa do Benfica espalhados como carpideiras do regime, deu para lembrar a famosa frase da “batota” que Mourinho usou contra Paraty, retractando-se depois sob ameaça de um processo na Liga, num FC Porto-P. Ferreira. Manha fala de um golo (mais um) de Postiga em fora-de-jogo e do golo com a mão de Jankauskas no último minuto para a vitória de 2-1. Mas esquece-se que, ainda com 0-0, Paraty negou penálti sobre Postiga e expulsão de um defesa inevitável, com poucos minutos de jogo, além de o golo de Jankauskas ter sido involuntário com a mão, após ressalto num poste e uma série de carambolas que tornou acidental o golo – e ele quer compará-lo ao de Ronny em Alvalade.

Mais: a manha persecutória foi tal que, recuando a 5/2/2001, na derrota portista na Mata Real, a tal derrota com Paraty, foi apontado um golo negado aos pacenses, por Leonardo, mas já em “segundas núpcias” devido a um fora-de-jogo (mal tirado) a Adalberto; mas foi omitido um golo anulado a Drulovic; mas foi relembrado um penálti de Paredes sobre Marco Paulo; além de Jorge Costa, claro! Faltava este, ter sido poupado a uma expulsão e até a um penálti - tudo lances em que a crónica desse jornal, que ele dirigia com João Marcelino, não é taxativa e alguns, como o último, nem mencionado foi, num jogo em noite de invernia e que se considerou, por isso, “de lotaria”.

Lapsos e relapsos

Esta memória selectiva tem destes lapsos e destes relapsos. Manhas destas não são exemplo ainda que possam ser catalogadas fruta da época.

Há dias, um ex-plumitivo de crimes e perseguições políticas de forma pouco Independente, discorria ódio e baba sobre Pedro Henriques num site desportivo made in Lis Boa. Enumerou uma série de jogos em que beneficiou vários clubes mas prejudicou sempre o Benfica. Os jogos de benefício são sempre estrategicamente omitidos.

Já Manha podia ter lembrado que o Benfica estaria em 2º lugar se o golo de Nani na Choupana tivesse sido invalidado por falta evidente que o antecedeu, sobre Ávalos.

Ou que Paraty esteve em dois jogos que afastaram o FC Porto do título em 2000 (Faro, 3-3) e 2005 (1-1 com Académica na última jornada), os tais empates penosos equivalentes a derrotas…

Ou, ainda, que em 1996-97 e 97-98 o FC Porto foi campeão sem arbitragens de Paraty mas muitos jogos apitados ao Benfica (4+4)…

Na Mata Real, como se adivinhava, vai valer tudo.

Para adoçar a sobremesa antes do jantar, Manha lembra que no Dragão o Paços esteve longe do número de faltas cometidas frente a Benfica e Sporting. Bolas fora, já se vê.

15 comentários:

  1. Eu bem sei o que esse filho da mãe do Manha quer, mas pode esperar sentadinho que os desejos dele só em sonhos é que os vai ter.

    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que hoje e amanhã vai valer tudo porque os cartuchos e a festa estão prestes a esgotar-se e depois se não os utilizarem - aos foguetes - ficam com eles na mão tal como o bêbado que agarrou na sardinha que lhe tinha - involuntáriamente - caído no bolso e julgando que estava a segurar "noutra coisa" confessou aturdido:..."D.... até parece que tens olhinhos"...
    As "estratégias" vão ser mais que muitas e algumas até serão difíceis de interpretar, como as de fazer sugerir as coisas mais fáceis do que são realmente para nos tentarem adormecer e depois se a estratégia resultar, caírem-nos em cima radiantes! Uma coisa tenho como certa e isso podemos afirmar abertamente: a Comissão de Arbitragem "está na mão deles" aliás, como todos os Orgãos Desportivos, é ela que escolhe as caras e as coroas que nos tocam a todos e quanto a mim são pouquíssimos os árbitros fiáveis existentes em Portugal...Entre eles - os fiáveis - não estarão certamente Paulo Paraty, Pedro Proença, Lucílio Baptista, Bruno Paixão, Elmano Santos,Olegários bem e malquerenças, os militares, Xistras, etc,etc,etc...
    Se eu pudesse, mandava-os todos arbitrar jogos para o Afeganistão ou para o Iraque entre Chiitas, Sunitas e quejandos!...Fazia-lhes muito bem para ganharem juízo com isso e podia até acontecer que ficassem por lá eternamente!...Aqui, sentem-se protegidos nas suas falcatruas ou comportamentos e é aquilo que se tem visto. São autênticas marionetas nas mãos de uns e de outros...Parecem barquinhos em alto mar em dias de tempestade! Portanto, se os árbitros não prestam e isso deve ser mesmo verdade, quem os escolhe, forma, classifica e promove é que é responsável máximo pelas porcarias que eles fazem! Se repararem no Coroado - o máximo FP deste Sistema corrupto - armado em grande autoridade na matéria vejam bem o tipo de apreciações que faz relativamente aos seus confrades de há pouco tempo, e verifiquem as classificações contraditórias que ele próprio cria nas colunas a que tem acesso na Comunicação Social!...

    ResponderEliminar
  3. Será esta a bomba?

    "Juve: Miccoli per avere Pepe

    10:23 del 12 maggio

    Ieri il ds Secco e Bettega hanno incontrato a Milano i dirigenti del Porto: offerto Miccoli, attualmente in prestito al Benfica, come parziali contropartita per avere Pepe, difensore brasiliano seguito anche dall'Inter.
    Dalla Francia rimbalza l'indiscrezione secondo cui i bianconeri sarebbero interessati a Fernando Menegazzo, centrocampista brasiliano ex Siena ora al Bordeaux.
    (Gazzetta dello Sport)"


    Podem ver aqui:CalcioMercati

    Não é por nada mas esta bomba ia estourar eu sei bem onde nos Manhas e outros como ele. :-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Além claro, da vitória no campeonato mesmo com eles a tudo tentarem condicionar. É a vergonha descarada, mas o FCPorto tem equipa para ganhar contra 11 ou contra 14.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Quanto à BOMBA, para mim, é o Presidente Pinto da Costa a candidatar-se à CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA.
    Agora mais a sério, o João Querido Manha tem o nome que o progenitor pensou,e, bem,para um anormal, só podia ser " QUERIDO MANHA"isto diz tudo sobre a qualidade da TVI e do Rascord, no que ao desporto diz respeito.
    Saudações Blues

    ResponderEliminar
  6. Excelente post. Será que não tem vergonha quando chega a casa? Amanha-te...

    ResponderEliminar
  7. E pronto, Ibson de fora dos convocados! E Postiga de volta.
    Nao ha pachorra para tanta parvoice e tantas baldas.
    Este professor deixa muito a desejar.

    Se na proxima época isto continua, nao somos campeoes de nada.

    ResponderEliminar
  8. Estes fazedores de opinião não passam de assalariados do poder da capital!que é que se pode esperar dum lisboeta que se chama querido manha?O mesmo que se poderia esperar de um lisboeta que se chamasse querido filho da puta!Se Deus qiser vou sentir mais uma vez um orgulho enorme por ser adepto de um clube que consegue ser melhor que o resto do país mesmo contra estas manhas todas!Vão ser porcos lá fora!

    ResponderEliminar
  9. soren para k convocar o ibson se estao convocados anderson,raul meireles,lucho,jorginho e assunçao??eu ate axo o ibson dos melhores medios k o porto tem mas nesta altura nao tem ritmo de jogo.desses 5 medios convocados 3 vao ser titulares e 2 vao ficar no banco portanto nao sera preciso o ibson.mas volto a frisar o ibson é dos melhores medios mas nao tem ritmo de jogo.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Era uma óptima ideia o NGP candidatar-se a presidente da Cãmara de Lisboa, se ganhasse as eleições o que nem era dificil dada a qualidade dos restantes candidatos que se perfilam e a julgar por aquilo que se vem sabendo abertamente nos média - sem direito a nenhum escândalo nacional - poderia conseguir facilmente uns terrenos para o FCPorto lotear e fazer com eles uns trocos valentes e assim não ter que vender nenhum dos seus craques...Palavra dos dirigentes Leoninos...Até dava se calhasse bem para adquirir o passe do Drogba e resolvíamos o problema do nosso ataque para o ano!

    ResponderEliminar
  12. Guga, respeito a tua opiniao e até fico feliz por ver que, existem outros portistas a achar que temos ali mais um diamante, do qual nao tiramos o devido rendimento porque nao o trabalhamos e nao lhe damos oportunidades de jogar regularmente num 11 rotinado.

    Mas isto de ter 5, 6 ou 7 medios, hoje é irrelevante, se atendermos à polivalencia de determinados jogadores. O Jorginho pode fazer o lugar que o Postiga tem anadado a fazer (mal) e ha determinados jogadores que nao podem ser sistematicamente queimados.

    Mas o mais importante aqui, para mim, é o controlo do balneario que Jesualdo teima em nao querer fazer.
    Cech foi o jogador mais regular durante o mes passado. Quando passou para lateral no jogo com o Boavista jogou muito mal e voltou a nao fazer um bom jogo com o Nacional. Jesualdo nao teve problema nenhum em tira-lo dos convocados.

    Ibson trata a bola por tu, entrou bem no ultimo jogo e agora sai sem razao aparente. Isto tudo enquanto Postiga regressa aos convocados, sabe-se la porque.

    O Lucho, que é provavelmente o melhor médio do Porto na actualidade, fez o jogo miseravel numero 100 desta época...é sistematicamente titular.
    Isto com um treinador com pulso nao se passava, e sem balneario nao se ganham titulos.
    Voltou o tempo das baldas.
    Espero que nao tenha voltado para durar.

    ResponderEliminar