17 maio 2007

Melhores não fazem mais equipa

A angústia presente dos adeptos portistas só pode ter comparação com a do treinador para escalar os melhores 18 para um jogo. É prudente pensar que o facto de todos estarem aptos não será propriamente uma boa dor de cabeça que os treinadores dizem todos gostar de ter. É que ter os melhores em campo pode não significar ter mais e melhor equipa. E na Mata Real parece ter-se comprovado a evidência do Bessa. Mas a questão vem de mais longe.

Recordo que por aqui muitos comentaram que o FC Porto, todo superioridade na 1ª volta até se deslumbrar infantilmente, não devia ter dois trincos, embora Raul Meireles e Paulo Assunção nunca fossem dois médios centrais iguais em características técnicas e obrigações posicionais. As suas funções sempre se diferenciaram, mas uma coisa era comum em ambos: raça, espírito gregário que faz pensar primeiro no bem colectivo sem pejo de sacrificarem o destaque individual, colaboração e entrega permanentes, fortes posicionalmente, âncoras do meio-campo que facilitavam a “saída” de outros jogadores para a frente.

Nesta altura em que os laterais sobem como nunca e muito bem, ter os tais dois ditos trincos não é vergonha nenhuma. Quando a conversa cresceu nesse sentido no início do ano, ficou exposto ser em muitos jogos importante ter a base sólida atrás para estar mais descontraído na frente, sem receio de faltar cobertura nas costas e permitir saídas de jogo dos adversários.

Do treino às convocatórias
A 2ª volta não terá corrido mal por causa de, na maioria dos jogos, Assunção e Meireles terem deixado ou de fazer dupla ou de um (Me
ireles) ser chamado a outra função na equipa, quase médio-ala?

Bem me parecia que a atitude ofensiva que se percebia no 11 escalado na Mata Real, previsto e confirmado, poderia não “sair do papel”. Ao mesmo tempo que se confirmam três coisas:

a) há jogadores que oscilam muito de rendimento e Lisandro foi a última desagradável surpresa, enquanto Quaresma há muito vem a jogar mal (pelo menos notado desde o jogo com o Sporting)

b) o treinador corre o risco de ver, em tempo real de jogo, os seus ases serem trunfos furados

c) mas é Jesualdo que, nos treinos (amiúde à porta fechada), tem de perceber quem está em condições de render o esperado para não haver surpresas desagradáveis e ter de corrigir tudo em andamento

Ora, não é admissível, na recta final da Liga, que os jogadores dêem esta resposta de si mesmos, nem podem desculpar-se da pressão porque são campeões e sabem o que custa estar lá em cima e é essa tarimba do título que faz o FC Porto superior aos rivais e capaz de bater as adversidades que se conjugam para tornar sempre difíceis os seus jogos.

Mas parece que o treinador, como apontado no rescaldo do Bessa (dia 14 e a alusão a Postiga em todas as derrotas), insiste em palmadinhas nas costas aos “titulados” para não receber punhaladas, privilegia os nomes e não a forma em que se encontram, ou não relegaria para os excedentários o João Paulo e mesmo o Ibson como fez agora.

A boca do Zé
Aquele episódio de Bosingwa dizer que quem mandava era o Baía pode ter marcado a diferença de um balneário saudável para um verdadeiro ninho de
víboras.

Jesualdo não tem mais ordem na equipa, tacticamente, errando com as opções na desculpa de, até aqui, ter sido obrigado a fazer sempre um 11 diferente. De resto, num técnico que não tem “panache” e cujo discurso pré-jogos já soa mal por dizer o que gostaria que fosse e não como certeza do que venha a ser o comportamento dos jogadores e da equipa, que o têm iludido vezes sem conta, parece evidenciar mais falta de convicção do que as tiradas de fé inabalável que vem transmitindo sem resultados posteriores correspondentes.

Torna-se, por isso, difícil prever qual será a melhor equipa em campo possível de escalar, com tanta gente a titubear, os adeptos já a pedirem o Quaresma da Selecção, a rezarem para o Zé subir e cruzar bem e que Adriano faça golos depois do chuto para fora que lhe quiseram aplicar inexplicavelmente.

Já se sabe quem é o próximo “ladrão” a tentar afectar o FC Porto, mas convenhamos que também seria difícil encontrar um quarteto do piorio, por exemplo, como Lucílio coadjuvado por Lacroix e Bruno Paixão a líner, com Pedro Henriques a 4º árbitro…

Campeão como há 30 anos
Por fim, para quem não tem memórias de 78 e 79 (e a maioria não parece ter, quando muito remontará só a 1986), para quem não sabe como foi custoso, mas saboroso, vencer esses campeonatos do pós-jejum na última jornada (4-0 ao Braga, 4-1 ao Barreirense, 4-2 ao Covilhã, respectivamente), pode viver o momento e dissecar as razões, várias, de um título quase perdido e que seria imperdoável depois da eliminação da Taça em Janeiro, como então previ.

Mas que o adepto tenha a certeza de este título que não pode fugir ainda o é da equipa que liderou a Liga do princípio ao fim e sem favores de disciplina dos gabinetes ou de arbitragens de apito rubro-verde.

Como confio, antecipou um campeão em 30 jornadas com mais pontos que o falso, esse sim, campeonato de 2004-05 (65 pontos em 34 jogos).

Campeão com mais vitórias (Aves é quem tem mais derrotas) e mais golos marcados.

Campeão de uma Liga dita fraquinha e desinteressante até Dezembro mas já revigorada e competitiva desde Janeiro com decisões inacreditáveis dos árbitros a prolongarem artificialmente este aparente equilíbrio competitivo que já faz o inefável presidente da Liga – mais a Taça nova que lhe descobre a careca da futilidade – suspirar por mais uma redução do número de equipas e a PSP de Lisboa temer por ter de barrar o acesso a mais adeptos do FC Porto em jogos infindáveis com os rivais da capital.

Convém, contudo, não esquecer que os jogos não se ganham de boca, ainda que subsistam pedidos ridículos de “azar para os outros como nós tivemos”, como se o FC Porto não tenha tido mais bolas nos postes (creio serem 18!) esta época, ou crendices de trazer por casa de que sejam outros a fazer pelo Sporting o que eles não lograram por si mesmos. Por exemplo, quando em Fevereiro o Aves empatou, merecidamente, em Alvalade e até teve as melhores ocasiões de golo da partida.

23 comentários:

  1. Zé luis totalmente de acordo. Há que ter confiança nas nossas potencialidades mas saber já de antemão q esse Aves q empatou na lagartolândia n é assim tão fraco como dizem.

    ResponderEliminar
  2. EUGÉNIO QUEIRÓS NO RECORD: O Sporting quer ver repetido o jogo que empatou em Leiria porque alega que é falso que o cartão amarelo mostrado pelo árbitro Paulo Costa a Rossato se tenha devido ao facto relatado pelo árbitro, ou seja, "por ter mostrado desagrado” com a sua decisão.

    A Comissão Disciplinar da Liga nomeou um relator e dois instrutores para o processo disciplinar que abriu e foram ouvidos Liedson, João Moutinho e Carlos Bueno. Todos eles disseram que não se aperceberam de qualquer protesto do jogador do U. Leiria. “Da falta de percepção não se pode concluir pela sua inexistência”, defenderam os instrutores, que ouviram o árbitro e o jogador leiriense confirmar o que estava no relatório.

    Também foi ouvido o antigo árbitro Jorge Coroado, de quem são conhecidos problemas sérios de relacionamento com o árbitro Paulo Costa. Na qualidade de testemunha do Sporting, Coroado defendeu a posição deste clube mas não descartou a possibilidade de o jogador ter dirigido ao árbitro a expressão que conduziu à amostragem do amarelo. Concluiu a instrução do processo que Paulo Costa não falsificou o relatório que fez, de forma a justificar o cartão que mostrou a Rossato. Segundo o árbitro, Rossato, ainda no chão, pediu um cartão vermelho para Liedson, tendo visto o cartão amarelo depois de ser assistido fora das quatro linhas. As imagens televisivas e as fotos apresentadas pelo Sporting não foram consideradas “esclarecedoras” e a Comissão de Análise ao jogo não apontou ao árbitro “qualquer comportamento censurável”, tendo o relatório do observador sido positivo.

    A CD da Liga considerou também que os arguidos (os quatro árbitros) fizeram declarações “convincentes” e “nada hesitantes”, apresentando testemunhos “coerentes” e não entrando em contradições. Sobre o árbitro pendia o crime de falsificação do relatório, com penas de exclusão do quadro de competições por um período de 1 a 5 anos. Mas não ficou provado, “de forma alguma”, que tal tivesse acontecido. Repito: “de forma alguma”. O processo foi, pois, arquivado, sem que a Comunicação Social tivesse relevado os seus fundamentos, preferindo, isso sim, destacar o recurso que o Sporting de imediato apresentou para o Conselho de Justiça da FPF.

    Recordo que são os clubes que elegem os membros da Comissão Disciplinar da Liga. Recordo também que os jogos se ganham no campo. Recordo ainda que o ridículo mata. Nunca a Liga teve uma comissão disciplinar tão competente tecnicamente e tão independente. Mas, pelos vistos, não é isso que a generalidade dos clubes quer. Por essas e por outras é que o Tribunal Desportivo de que se fala há tantos anos não passa de um paradigma perdido. Como os pontos que às vezes se perdem no terreno de jogo porque um jogador pago a peso de ouro não sabe cumprir as suas obrigações.

    ResponderEliminar
  3. Lucho qt a essa notícia, é um desfecho mais que óbvio e mal era se assim não fosse, mais valia deixar de ver futebol.

    Qt ao excelente post do Zé Luís, virei cá mais tarde e com mais tempo comentar. Parabéns Zé Luís pelo excelente texto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. "Voltei a sair de môlho"... Pareço um bacalhau em época Natalícia...
    -Lá está o Coroado a meter-se nestas questões! Ele apareceu como testemunha do Sporting....Mas o que foi colocado pelo Lucho refere-se a uma apreciação do "CD" já ultrapassada e não do "CJ" que o Sporting aguarda agora e para quem recorreu da decisão anterior...No entanto é ridícula a fundamentação, ainda por cima tendo como base um castigo aplicado a terceiros! Se fosse o Leiria a protestar o castigo ainda se justificava, agora ser o Sporting a ficar "tristinho" e dorido com o amarelo mostrado a Rossato é que é de pasmar!...Ele há cada rato de sacristia...Mas eu reagi sim, foi à posição do Coroado tão "independente" nestas questões e tão "defensor" da idoneidade dos árbitros aparecer agora como se fosse o "BIBI" da arbitragem!...Ele que teria de justificar muitos amarelos e vermelhos mostrados de qualquer modo ao longo da sua carreira...Recordo um vermelho a poucos minutos do início de um jogo importante, mostrado a Jorge Costa, vermelho que surpreendeu tudo e todos porque não sucedeu nada "aparentemente"..Terá sido num Farense/Porto, sei que foi disputado fora e à noite...Tchau, "Vou voltar a colocar-me no balde"...

    ResponderEliminar
  5. Desengane-se quem acha que o Aves será pêra doce. O Aves vai dar tudo o que tem e não tem para tirar pontos ao FCPorto, cabe ao FCPorto fazer o mesmo até pela incansável massa adepta que os vai estar a apoiar. Se o FCPorto fizer tudo o que sabe, aí não tenho dúvidas que vencerá convincentemente.

    Neste aspecto residiu o grande problema desta segunda volta, acho que os jogadores nem sempre deram tudo o que tinham, pelas mais diversas razões e as principais foram apontadas pelo Zé Luís neste post.

    Mas apesar de tudo a minha grande esperança é que neste jogo, em que há um campeonato para vencer, acredito que os jogadores irão colocar de parte tudo o que lhes tem "condicionado" as exibições e é por isso que acredito que farão um grande jogo, porque é curriculum deles, e alguns que até nem nunca ganharam nada, que está em causa e quererão de certeza fazer a festa.

    É necessário que joguem em equipa e para a equipa, como bem diz o Zé Luís que fazem o Meireles e o Assunção.

    A tese de que o treinador não motiva suficientemente bem os jogadores é uma tese a que eu só posso chamar de idiota. Que jogador que está a 2 jogos de conquistar um título precisa de motivação? Só se for doido ou amnésico. Por aí ninguém me convence. Tricas de balneário, interesses de empresários, propostas chorudas, afastamento da SAD, não gostar do treinador. etc., mas que jogador pensa nisto a 90 minutos de ser campeão? Espero que nenhum e por isso espero uma convincente vitória no domingo, quer sejam os melhores jogadores ou a melhor equipa a entrar em campo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Se esta equipa entrar com a atitude de bailarinas em tempo de menstruação como o fez no Bessa ou em Paços o melhor é mesmo fazer-se uma limpeza geral ao balneário. Se perdermos o campeonato (cenário que nem quero admitir), por causa de falta de atitude, só olharei para os jogadores na altura de enfiar as unhas na carcaça dos culpados. Já me andam a desiludir com estas abébias que se vão dando. Não foi por isto que levei uns calduços valentes por ser ter escolhido o FCP em criança. Saibam respeitar a camisola e sejam campeões.

    Perder, só com muitos kilos de suor naquelas camisolas. E não me refiro a suores de medo mas sim de trabalho.

    É que vai ser como o Zirtaev escreveu, O Aves vai dar tudo o que tem e não tem para tirar pontos ao FC Porto.

    Abraço à Bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  7. Vejo sempre os adeptos muito preocupados com as manobras de bastidores. A mim só me preocupam as arbitragens, mas nesta jornada nem a maior cáfila de árbitros poderia travar o FC Porto.
    Quero ver que equipa Jesualdo vai escalar. Meter só os bons não garante equilíbrio; mandar tudo para a frente poderá ser mau como entrar no funil defensivo que o Aves colocará em campo; o FC Porto só precisa de marcar um golo de cada vez e basta-lhe um só. Não pode haver pressão senão a salutar ideia de ser campeão e ter de ganhar mas... tranquilamente. A pressão do Dragão será determinante para empurrar a equipa, amedrontar o Aves e "afectar" o árbitro.
    Para esclarecer os mais "influenciáveis": não é possível repetir-se o Leiria-Sporting.
    1) Não há razões para o fazer e a deliberação da CD da Liga, respaldando o Paulo Costa nas suas decisões a 100% não pode ser revertida juridicamente nem seria aconselhável, por má influência do CJ, fazê-lo;
    2) O facto de Coroado testemunhar, mas deixar dúvidas de alguma "boca" de Rossato que forçasse o amarelo, não é relevante.
    3) A FIFA jamais deixaria que o jogo se repetisse, não havendo erro técnico como de facto não houve e a TV não "confirma" a versão leonina.,
    3-a) De resto, a FIFA já deixou o futebol português envergonhado pela repetição de um Benfica-Sporting, que foi feita mas cujo resultado foi anulado pela FIFA e manteve-se o primeiro resultado.
    3-b) esse jogo do insulto a Caniggia que Coroado, árbitro nesse jogo, disse ter ouvido para lhe mostrar o vermelho, com o argentino de boca fechada pelo que se viu na TV, foi exemplar da forma como os órgãos jurisdicionais do futebol português não devem conduzir o processo outra vez.
    Creio que estarão, enfim, esclarecidos.
    Mas a acção do Sporting não deixa de ficar para o anedotário nacional. Só mais uma vez. Eles nem sabem da distribuição de bilhetes para as finais porque não estão habituados a jogá-las. Tristes.

    ResponderEliminar
  8. O Aves vem para ganhar pontos pois pode descer, daí que vá fazer um jogo renhido, sem facilidades e desconcentrações.
    Nós é que temos de tornar as coisas fáceis jogando ao nosso nível, com garra e determinação. Mas se as coisas emperrarem a espaços, não podemos intranquilizar a equipa, mas apoiar sempre, pois também pode ser um jogo de paciência e não de precipitação em que de tanto querer marcar acabamos por sofrer e já estamos escaldados, um remate´do adversário é um golo. Isso é que não podemos permitir, o Aves não pode marcar primeiro e se nos adiantarmos há que procurar logo o próximo golo.
    Assim haja concentração, garra à Porto e vontade.
    Vamos esperar.

    ResponderEliminar
  9. "Que jogador que está a 2 jogos de conquistar um título precisa de motivação? "
    exactamente, mas quem é que precisa de motivação extra nesta altura.
    se a possibilidade de conquistar um título de campeão nacional não constitui motivação mais vale dedicarem-se a outra coisa.

    vai ser um jogo dificíl mas que só pode ter um resultado, a vitória do Porto tal como exigiriamos em qualquer outra altura do campeonato.
    Jogar em casa com o Aves ! o mínimo exigido é a vitória.

    bem gostava é que marcassem cedo e acima de tudo que não chegassemos aos últimos 5 minutos com a diferença mínima ... não sei se aguento :)

    ResponderEliminar
  10. Já agora: deve jogar a mesma equipa de Paços? Ou entrar Meireles? Quem sai: Lucho?
    É que a questão está em aberto.
    Sinceramente, Quaresma devia sair da equipa, porque há muito não rende nada. Só não há coragem para isso. Não adianta meter os avançados todos. O sistema de jogo ganha, mas só os mais valentes lhe dão força. Meireles não merece ficar no banco. Sai Assunção?
    Onde estão os que dantes criticaram a dupla Assunção-Meireles?
    É que, de facto, não é fácil fazer a equipa. Quem meter, atendendo ao que os últimos jogos têm mostrado?
    Sai Lisandro?
    Eu acho que se perdeu a dupla Assunção-Meireles, além de lesão que à vez afastou cada um, porque Jesualdo, com o avanço na classificação, também quis aligeirar o meio-campo. E a equipa, na 2ª volta, passou a ser mais permeável. Há uma questão táctica fundamental que aqui era criticada e que, abandonada pelo treinador, ditou, quanto a mim, alguma da fragilidade que se viu posteriormente.

    ResponderEliminar
  11. Zé Luís, dadas as tuas explicações para a dupla Meireles Assunção, com as quais concordo, faria exactamente assim a equipa:
    Helton
    Bosingwa, Pepe, B.Alves, Fucile
    Meireles, Assunção
    Anderson
    Lisandro, Adriano, Quaresma

    Se por acaso o rendimento de Quaresma ou de Lisandro ao intervalo fosse mau, tiraria um deles e colocaria o Lucho ou o Ibson no meio campo logo atrás de Anderson, deixando este mais solto na frente de ataque.

    Meireles e Assunção compensariam, como explicaste, com segurança a subida dos dois laterais, que neste jogo terão de subir muito, em qq das situações, podendo até de vez em quando Meireles subir para ajudar o ataque, mas ficando sempre o Assunção como segurança cá atrás.

    Mas temo que falte coragem ao professor até para tirar Quaresma ao intervalo, até pq Quaresma é o menino querido dos adeptos e estes não perdoariam se a 2ª parte começasse a correr mal.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. O Quaresma se jogar como nos últimos jogos deixará de ser o menino querido...

    ResponderEliminar
  13. Gostava que todos fossem ao meu blog e comentassem as vossas emoções sentidas no dia 21 maio de 2003, faz na 2ª feira 4 anos q ganhamos a uefa

    ResponderEliminar
  14. Sinceramente a minha equipa seria a mesma de Paços, mas tirava o Assunção e punha o Meireles. Acho que o Meireles fica menos preso à cabeça da área, e tem entrado muito bem nos jogos, e o problema do Lucho é andar a correr de um lugar para o outro, ou é trinco, ou é nº 10 ou médio centro.

    ResponderEliminar
  15. "Só com o nariz de fora"...Tens razão Zirtaev, eles - uns e outros - estão tão habituados a estar em finais que nem sabem as regras da distribuição dos bilhetes...Só sabem que são da mesma Associação e que o jogo vai ser no Jamor!...Saberão em que dia?..."Nariz tapado,todo dentro do balde"...

    ResponderEliminar
  16. Vitória no basket. 2-1 nesta final. Continuem assim!

    ResponderEliminar
  17. Nuno acredita que estava a ver e agora no final com a recuperação da Ovarense mudei de canal, sinto que dou azar ao basquet do FCPorto, já assim aconteceu na outra vitória :-). Já a derrota vi até ao fim, mas aí não havia sorte que nos valesse. Faltam mais duas vitórias. Estamos no bom caminho.

    Menphis tb concordo com essa equipa. Sempre é mais uma equipa para ganhar, mas um golo pode deitar tudo a perder e isto é uma final e nas finais a tendência é ser-se mais cuidadoso. Vejam lá bem o medo com que eu estou do Aves!!!! Quem diria. Emfim... Que valha a pena...

    Meireles, saia da toca que nós gostamos é de o ver a dizer o que lhe vai na alma :-). Diga lá quem quer que jogue, sem medos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. O "enfim" como é óbvio é com "n".

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Grande vitória em basket...interessante ver é que o FCP é o clube que leva sempre mais pessoas aos pavilhões em todas as modalidades.

    ResponderEliminar
  20. "Não é uma toca Zirtaev, é um balde grande tipo banheira, pois sou um bacalhau de tamanho ainda relativamente razoável"...Mas estou de môlho porque - já que falou disso - também sinto que dou algum azar quando atiro os meus bitaites ou estou a torcer esforçadamente por um determinado resultado!...No Domingo não aguentei e forcei é o termo, a "minha querida e fiel esposa" a abandonar a sala e refugiar-se numa cozinha completamente estanque, porque estava a ver que de outra forma não marcavamos o golo do empate!...Chiça!!! -Ela não gosta de futebol mas sempre que joga o Porto quer estar sempre ali plantada a ver-me sofrer até ao limite e o resultado é terrível e muitas vezes completamente desmoralizador...Aguento até ao intervalo, mais não!...Mas se a solução encontrada for consensual e a de não ver o jogo, também fico a sofrer pensando que deveria tê-lo feito, enfim nunca sei por vezes bem o que devo fazer com exactidão...O melhor é ver o jogo sozinho e não deixar entrar alguém na sala nem sequer os gatos especialmente o Preto que também dá cá um galispo!...Agora mais a sério e já que o pedem, aí vai o meu palpite:
    Helton; ZéBosi, Pepe, BAlves e Fucile; Paulo Assunção, Raul Meireles e Lucho Gonzalez; Quaresma, Adriano e Anderson.
    VBaía, João Paulo, Lisandro, Ibson, Jorginho e Alan. Não quero lá o RCosta e o Postiga por uma questão de superstição e muito menos o Renteria! Só servem mesmo para atrapalhar, viram o golo que o Postiga desperdiçou no Domingo? D....!...Ponham-nos na bancada e com muitos alhos e ossinhos à volta!...O Adriano que tente mais o remate espontâneo e dê ainda um pouco mais o litro se tal fôr possível...Se o Quaresma não estiver a atinar, metam-no a ponta de lança ou a apanha-bolas e substituam-no pelo Alan ainda que seja só para ele atrapalhar um pouco os defesas!...O Prof que mande umas "caralh...." bem sonoras logo de início para animar as hostes e berre e gesticule a bom gesticular desde o apito inicial até o Porto ter marcado pelo menos três golos. Depois meta o João Paulo a avançado-centro para conseguirmos a goleada e mais nada!...Se tudo isto acontecer assim, no final ofereçam um "galo" ao Professor Neca e uma lâmina Gillette "Blue II" para ele poder rapar aquele miserável bigodito!... "Desculpem, estão a chamar-me para dentro do balde. -Até mais logo, vou pôr o escafandro!"

    ResponderEliminar
  21. LOL Meireles, se der resultado a estadia dentro do balde, então que assim seja. Eu tb tenho algumas pequeninas superstições, embora não acredite nelas, mas o que é certo é que prefiro jogar pelo segura e concretizá-las.

    Qt à táctica, eu já nem quero saber. Acho que qq onze que entrar em campo tem mais que obrigação de ganhar este jogo. Mas a tua táctica de qq das formas é uma táctica estranha, mas que seja essa e que o João Paulo vá para ponta de lança :-).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  22. "Só para respirar...
    Eu não acredito em bruxas mas que as há, há...E neste capitulo de superstições quando estava no Estádio e sentia o peso dos azarados à minha volta, escapulia-me para outros lados bem distantes só para não olhar para aquelas caras de assarapantados! E muitas vezes...GOLO!!!!
    D.......Agora a maioria são lugares marcados!...
    Ponham-me a tampa..."

    ResponderEliminar