28 maio 2007

Noite de campeões, noite de emoções

FCPorto 1-0 Leixões
Lisandro 2'

De uma noite de grandes recordações, facilmente se chegou a uma grande noite de fortes emoções. Rever a maior parte dos jogadores no relvado do Dragão que fizeram parte da história da grande viragem deste clube de apenas um grande a nível nacional, para um grande clube de nível mundial, foi um prazer que tão cedo não será apagado das memórias e foi o sentir de fazer parte de um pouco da história viva do FCPorto.

Exactamente 20 anos depois da fabulosa noite de Viena, ao som, como não podia deixar de ser, de uma valsa, o Danúbio Azul, pois claro, um a um, os heróis foram chamados. Desde Celso a Lima Pereira, desde Madjer ao bibota Fernando Gomes, desde João Pinto a Juary, todos foram recebidos com um enorme e forte aplauso de gratidão por parte do grande número de portistas que compunham as bancadas do Dragão. Muito poucos dos heróicos jogadores foram os que não compareceram ou que não puderam comparecer e um deles foi fortemente ovacionado e homenageado, de seu nome Zé Beto, guarda-redes suplente da tão bela noite do Estádio do Prater e que já não se encontra entre nós. Em suma foi para todos aqueles campeões europeus uma homenagem tão justa como bela, uma homenagem há campeão.

Seguiram-se as chamadas dos jogadores das equipas de alta competição do FCPorto. Os vencedores da taça de Portugal de Andebol, os vencedores da taça e vice-campeões nacionais de Basquetebol, os hexacampeões nacionais de hóquei em patins e finalmente os bicampeões nacionais de futebol. Todos foram recebidos como grandes e fortes elementos que fazem deste clube o melhor do país. Por fim uma volta de honra pelo relvado para receberem um último e merecido aplauso do público do Dragão.

Faltava apenas o jogo dos campeões, que colocava frente a frente o campeão da principal liga portugueses contra o campeão da segunda liga. Uma frase de uma tarja da claque leixonense resumia o ano futebolístico: “Eis a lei do mais forte, os campeões são do norte”. Se rivalidades era suposto existirem entre o FCPorto e o Leixões, elas não se notaram durante toda a festa e a grande falange de apoio leixonense, onde se viam muitos adeptos com cachecóis dos dois clubes, sempre participaram de uma forma muito activa e muito bonita durante toda a noite.

O jogo em si pouco interessava. O FCPorto começou sem alguns dos seus craques que já regressaram aos seus países para cumprirem obrigações com as suas selecções, como por exemplo Helton e Lucho. Anderson tem uma lesão e também não deu o seu contributo. O ritmo do jogo começou forte e rapidamente Lisandro chegou ao golo surpreendendo a defesa leixonense a passe de Bosingwa. Como reacção o Leixões criou algumas jogadas de perigo e fez com que outro dos heróis da noite se aplicasse e desvia-se um bola para a trave da sua baliza. A partir daí e com o baixar do ritmo do jogo, o Leixões tomou conta do mesmo, mas sem nunca mais existirem lances de real perigo. Apenas alguns lances artísticos de Quaresma iam fazendo com que o público não adormecesse e só perto do intervalo é que o FCPorto voltou a “espevitar” os adeptos, com Lisandro a tentar emitar exactamente os grande 4º golo do FCPorto que fez na última jornada do campeonato, só que desta vez a bola foi embater no poste.

Para a segunda parte foram feitas muitas alterações e contrariamente ao que se pensava, o ritmo do jogo até foi mais intenso, com jogadores que foram normais suplentes do FCPorto a tentarem mostrar que querem ser opção para a próxima época. O jogo foi totalmente controlado pelos Dragões neste período, mas aguardava-se outro grande momento da noite, a despedida dos relvados do maior dos campeões em campo, Vítor Baía, que saiu debaixo de uma enorme ovação, transmitindo assim a braçadeira de capitão ao regressado de uma longa paragem Pedro Emanuel, que também mereceu por parte dos adeptos um grande aplauso.

Até ao fim pouco mais há a registar. A festa dos campeões terminou em beleza com o já habitual fogo de artifício. É certo que já nos habituamos a estes fogos de fim de campeonato, mas também é certo que queremos vê-lo todos os anos. Esperamos já o próximo.

PS: É incrível e nojento o desprezo a que foi votado este enorme acontecimento por parte da comunicação social. Apenas a TSF se dignou a esporádicas reportagens durante todo o evento. Inadmissível e repugnante é como se poderá qualificar esta atitude dos média. Poderia dizer que já estamos habituados a isto, mas um Dragão não se pode acomodar a coisas destas. Contra tudo e contra todos e precisamente por situações como esta é que continuaremos a vencer. Um dia seremos devidamente reconhecidos. Quando? Não sei, mas só as vitórias deste clube, principalmente as futuras, farão este estado de situação mudar.

15 comentários:

  1. Estive a tentar obter imagens ou informações do que se passava no Dragão e só muito tarde encontrei na PortoCanal num programa conduzido pelo locutor Amaro - velha figura do desporto Nortenho - referências a essa efeméride...Depois começaram as já habituais "interferências" sucessivas na imagem e no som até ao silenciamento total. Dizia o Amaro entre as quebras constantes que a culpa não era da PortoCanal pois a imagem seguia em boas condições até Lisboa, mas lá as coisas "emperravam"...Pudera, os gajos lá em baixo como é habitual, fazem sempre o favor de entupir tudo o que nos diga respeito, desde que não seja para nos denegrir, se houver dessa negra matéria para escutar, então sim, temos direito a primeira página,etecetera...Se calhar é por isso que de vez em quando, nos apetece partir qualquer coisa...Talvez assim nos deixem ouvir e permitam falar! -Isto é só para "ajudar" os mais novos a perceberem melhor, o que nós queremos dizer quando falamos em imagens "perdidas", "cortadas" ou as "avarias súbitas" da Televisão de há trinta anos para trás...Agora é a mesma coisa, fala o Pintinho e zás, a Tv "avaria" de imediato! É preciso ter Galo...Mas vá lá vi o golo do Lisandro, foi bom, à Sporting, logo aos dois minutos...Por falar em Sporting, a vitória em Oeiras - no pior Estádio da 1ª linha Nacional - lá ganharam com o Jesus a fazer mais uma vez - já é a segunda em quinze dias - o papel de cordeiro de Deus! Irra que o tipo também tem muito Galo...Então não estavamos todos a ver que os lagartos estavam a ter dificuldades e claro ele o Jesus da "Cruz de Cristo", sacrificou o pombinho do Amaral, para assim abrir o corredor para o Golo Salvador...Fosgassse, estava complicado de ver que o rapaz estava nas lonas! Depois foi mesmo de rir quando ele, o "JCC", disse que sentiu que ia ganhar o jogo no prolongamento...Ele deve ter sentido isso e zás há que fazer qualquer coisa para evitá-lo...Se calhar - isto sou eu na má lingua - o Presidente do Sporting - figura elegantérrima - pagou mais que o do Belenenses...Ainda por cima o homem do Belenenses estava naquela repleta bancada de honra do Estádio Neofascista, com o aspecto de ser o verdadeiro parente pobre!

    ResponderEliminar
  2. Foi bonita a festa, pá...
    Espectacular, linda e muito comovente, especialmente a parte dedicada aos campeões europeus com um particular para o Zé Beto.
    No que me diz respeito, foi de ir às lágrimas.
    Grande Clube que nos proporciona momentos destes.
    E Baía, claro.
    Também um aceno de muita simpatia aos leixonenses, fantásticos na atitude, como se fossem da casa, vitoriando os nossos campeões ( e nós os deles )

    ResponderEliminar
  3. Só agora é que vi a festa na Sic Noticias e fiquei muito triste por não ter lá estado, certamente teria chorado.

    Ainda agora a ver a imagem de Viena fico todo arrepiado, tinha 5 anos e fui festejar para a Baixa no camião que o meu pai, na altura, tinha. Depois vim para casa e estive a ver as entrevistas ao Pinto da Costa e ao Artur Jorge, belos tempos.

    Quanto ao Baía, como já disse, terá que haver uma festa ainda maior, nem que seja na apresentação da próxima época, e o nº 99 deveria ser retirado e nunca mais usado.

    Espero as fotos, Zirtaev, um abraço.

    ResponderEliminar
  4. gRANDE Noite q foi quase silenciada pela ausência de comunicação social, nem uma só rádio se dignou a relatar o jogo...Inacreditável!!! fascistas!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo blog!

    Visitem o meu:

    http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

    Futebol e política num só!

    Com actualizações diárias!

    ResponderEliminar
  6. Não duvidem que teve realmente muitos momentos arrepiantes. Ver aqueles míticos jogadores e a alegria com que estavam, vendo reconhecido um grande feito por eles protagonizado, foi algo que jamais esquecerei.

    O Gomes parecia um menino tanta a alegria que se via que estava a sentir, pela primeira vez em muitos anos estava no sítio que mais gosta, no estádio do seu clube e com os seus adeptos a aplaudi-lo.

    Mesmo as homenagens feitas às outras modalidades foram muito emocionantes e gratificantes. É-lhes difícil serem tão reconhecidos e estas homenagens fazem-nos sentir muito bem.

    Os adeptos do Leixões foram impecáveis, excelentes e o apoio à sua equipa é fenomenal. Não vejo na 1ª liga muitos clubes como eles.

    Já agora, aquele avançado do Leixões, penso que é o Roberto, vai dar que falar. É possante, com técnica e tem uma grande facilidade de remate. Não esqueçam que foi o melhor marcador das ligas profissionais portuguesas.

    Qt à comunicação social. Uma vergonha. Nem tenho palavras para esses gajos. Apetecia-me descascar e tudo e todos, mas nem valem o trabalho. Por outro lado tb não sei até que ponto o próprio clube não terá alguma culpa.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Ainda não consegui ver imagens televisivas do que parece ter sido uma festa magnífica.

    Valha-nos os diversos blogs portistas que vão apresentando imagens da festa.

    Merecidíssima homenagem aos nossos atletas e à equipa da gloriosa jornada de '87.

    Estive no jamor para dar uma força aos azuis :) mas infelizmente não foi suficiente.
    Nos últimos minutos os lagartos que estavam na minha bancada só punham a mão na cabeça a cada ataque do Belém !

    ResponderEliminar
  8. Só uma coisa,vejo em várias fotografias o Madjer e Juary na Loja Azul a contemplar uma réplica da Taça dos Campeões. A minha pergunta é: está à venda essa réplica ? Quanto ?

    Um dia fui a Espanha e vendiam-se réplicas das competições europeias que o Barcelona ganhou, acho que o Porto deveria fazer o mesmo, vender uma réplica da Taça dos Campeões e Taça Uefa.

    ResponderEliminar
  9. Eu pergunto até mais Menphis, onde está a original? Onde estão todas as outras taças????

    Parece que vou ter de voltar ao tema "Museu" daqui por uns tempos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Amigos, os originais das competições europeias só os guardam quem as vencer 3 anos seguidos ou 5 interpolados.
    Os vencedores ficam com réplicas do original, em tammanho estipulado em cerca de 1/3 (só!) do original.
    Já aqui falei de que no Passeio dos Campeões em volta do estádio faltam as placas, no chão, das conquistas de 2003-Taça UEFA e 2004-Champions, mais a Intercontinental e a última do género a ser atribuída.

    ResponderEliminar
  11. Zé Luís sei disso, mas quando falo em originais falo precisamente da réplica "oficial" assim como todas as outras taças do clube que nem quero imaginar onde estão guardadas.

    Tens tb razão qt a essa falha sobre o passeio dos Campeões, mas isso a seu tempo virá e quase ninguém se lembra, já o museu é uma enorme falta de consideração por todos os adeptos do clube e agora que aí vêm os emigrantes até seria um investimento com grandes retornos.

    Mas tudo isto fica para um post para mais tarde.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Amigos campeões...o Blog Dragalhadas apresenta na edição de hoje o vencedor do Prémio Pé de Plástico 2007!!!

    Parabéns a todos por mais uma época de vitorias...

    Pato Donale

    http://flthedragon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Estive ausente e pela 1ª vez este ano não pude assistir " in loco " a um jogo, no caso o jogo da consagração dos campeoes.
    Tentei saber se dava em alguma televisão, mas nada, nada... NADA.
    A comunicação social deste país é uma cambada de facciosos e nem o 25 de Abril pos termo a isto.
    Os vermelhos dão sempre: são digressões, jogos treino, amigaveis,de pré epoca ou de fim de época,são jantares de aniversários etc...e notem bem que até noutras modalidades isto acontece.Se eles estiverem na mó de cima(Coisa rara),temos futsal, ciclismo e até neste domingo de manhã estava a dar em directo uma corrida de atletismo organizada pelos vermelhos e em DIRECTO na TVI.
    Já não há pachorra para isto, temos de abdicar de ver televisão nacional e os adeptos do Porto nao podem contribuir para a audiencia destes corujas, que só dão em directo o Mocho(LFV)e o seus animais amestrados.
    O nosso FCP É MUITO GRANDE, temos de lutar e se calhar temos de ter uma televisão feita pelo nossso clube e só em exclusivo para nós; adeptos e sócios ,pois não precisamos deles para nada.
    Quem tem tv cabo ou satélite pode ver o nosso clube que tem grande valor lá fora e em Directo inclusivé jogos amigáveis!
    ...
    Campeoes de Portugal somos nós!!
    Cumprimentos do louro!

    ResponderEliminar
  14. Zirtaev:
    Acho muito bem que venhas de novo a terreiro com o tema do Museu.
    É fundamental e ninguém fala disso.Se encontrasse o Presidente heveria de lhe falar nisso.
    Daí que seja importante nos blogs falar-se desse tema pois acho que já são uma importante referência a ter em conta e a fazer pressão.
    Menphis:
    A questão dos produtos oficiais do Clube é história antiga de produtos de fraca qualidade e gosto duvidoso, na sua maioria. Pouca imaginação, o que falas era uma optima ideia. Uma política também a repensar.Vejam a loja do Barça.
    Zé Luís:
    Não temos as taças dos campeões nem da Uefa, mas temos a Intercontinental que ficou para nós por termos sido os ultimos a ganhar e acho que a Super europeia.Esta, acho, posso estar enganado.
    Mas realmente ... onde andarão as outras?

    ResponderEliminar
  15. Ao que parece as taças andarão pelo palácio da bolsa...

    http://www.hi5.com/friend/photos/displayPhotoUser.do?albumId=22039260&ownerId=20478799&currentIndex=21

    ResponderEliminar