22 maio 2007

22ª (Bi)tória

Agora mais calmo, já posso tentar transmitir a todos os que me lêem aqui no Portistas de Bancada um pouco do que me atravessou na alma no dia do jogo. Começo por dizer que não me lembro de sofrer tanto numa partida de futebol. Aliás, para o campeonato, tenho a certeza que foi o jogo que vivi com mais intensidade e para me recordar de outro jogo com tanto sofrimento tenho até de voltar à emocionante final de Sevilha.

Tive de me deslocar mais cedo que o costume para as imediações do estádio. A ansiedade não me deixava ficar em casa à espera. Tinha que me juntar a todos, que como eu, queriam que o jogo começasse “já”. A moldura humana azul-e-branca nas imediações do Dragão era um pronuncio de que o dia seria de festa, cumpri o meu dever como sócio do FCPorto (votando) e aguardei, como muitos, a chegada do autocarro dos jogadores para os saudar e incentivar, para então ir, ansiosamente, esperar pela entrada dos artistas, vê-los no aquecimento, ver aquele estádio a vibrar ainda antes do jogo e que fantástico estava o Dragão.

Chegava finalmente a hora do jogo. O FCPorto, depois de Assunção ter ficado de fora da convocatória, não apresentou qualquer surpresa no seu onze inicial, Meireles estava lá para fazer o seu lugar e que grande jogo ele fez. O jogo começou com um claro e natural ascendente dos Dragões, mas as pernas dos jogadores pareciam tremer, o público estava como nunca tinha visto, exuberante e a puxar como nunca por aquele onze que pisava o relvado. Eu, ao vê-los com tanto nervosismo, só pedia para o golo aparecer depressa, ainda por cima sabendo dos resultados de Lisboa, para que aí os jogadores poderem mostrar o seu futebol que nós sabemos que têm.

Após alguns sustos pregados pelos avenses na baliza de Helton, na primeira vez que Quaresma muda de flanco, vai direita e faz um cruzamento para o oportuno Adriano que no meio de três defesas adversários consegue cabecear e fazer o ansiado golo. O estádio exultou de alegria, parecia uma bomba a explodir, o ambiente ficou melhor que nunca e parecia que o mais difícil estava feito. Só que não era bem assim, estranhamente a equipa recuou e não conseguía controlar a bola. O Aves, naturalmente, subiu e num lance de bola parada conseguiu a igualdade, gelando por completo as bancadas. Voltaram os nervos e até ao intervalo não se via que os Dragões conseguíssem dar a volta ao estado das coisas tal a ineficácia na criação de jogadas de ataque.

Passei seguramente o pior intervalo de que me lembro, não conseguía dizer nada, só queria que passasse depressa e viesse o jogo. Passava-me pela cabeça um turbilhão de pensamentos, a atitude tinha de ser mudada, os jogadores tinham de ter confiança e jogarem apenas o que sabiam para poderem ser felizes e fazerem todos os adeptos felizes. Um golo logo de início traria isso e, com uma entrada à Porto, assim aconteceu, com Lisandro Lopez, numa excelente iniciativa individual, a rematar forte e colocado de fora da área, fazendo todo aquele estádio exultar novamente de alegria.

Mas ninguém estava descansado, o que acontecera na primeira parte tinha servido de aviso e os jogadores pareceram bem conscientes disso já que continuaram a jogar como se não estivessem a ganhar e era necessário mais um golo. Assim aconteceu passados uns minutos, num canto marcado por Quaresma, com um pequeno desvio de Bruno Alves, Bruno Ribeiro marcou na própria baliza fazendo o 3 a 1. Aí sim, aí apercebi-me que era a estocada final para a conquista do título, aí já comecei a gritar plenamente confiante CAMPEÕES!!! CAMPEÕES!!! NÓS SOMOS CAMPEÕES!!! A alegria era imensa, o estádio era um vulcão em erupção e até final foi festa, festa e festa. A entrada de Vítor Baía, para juntar mais um título ao seu vasto curriculum, invejável para qualquer clube de topo mundial, era o que faltava e o público do Dragão prestou-lhe a justa homenagem, entoando o seu nome exuberantemente, 50 mil vozes a gritar BAÍA! BAÍA! BAÍA!

Para terminar na perfeição aconteceu o golasso, já mesmo no fim, de Lisandro. Foi o fim perfeito para um jogo que mexeu com as emoções de qualquer portista que se preze, mesmo os mais frios e calmos. Agora só queríamos que o jogo terminasse para a festa ser feita com os jogadores, apesar de muitos, e a cada momento de paragem do jogo, já dançarem, abraçarem-se, comemorando um dos campeonatos mais difíceis e merecidos de sempre. Depois de comemorar dentro do estádio era hora de ir para a Alameda das Antas festejar e aguardar pelos heróis, juntar-me ao mar de gente que enchia por completo aquele espaço. Um mar azul-e-branco, um mar portista.

Esta vitória é, como é evidente, de todos os jogadores, do Jesualdo e toda a equipa técnica a quem agradecemos por terem vencido por nós, mas é também em grande parte uma vitória de todos nós portistas, sejam de bancada ou não, que durante o ano sofremos a bom sofrer com a equipa, com todos os mais que conhecidos e muitos factores externos. É uma vitória contra tudo e contra todos, é uma vitória à PORTO.

NÓS FOMOS E SEREMOS SEMPRE A VOSSA VOZ
E VOCÊS CONQUISTARAM ESTE BI POR NÓS!!!

OBRIGADO E PARABÉNS CAMPEÕES!!!!

35 comentários:

  1. De facto tb senti q foi o público do Dragão, uma vez mais, a levantar a equipa do chão e elevá-la até à glória. Parabéns a todos pelo apoio intenso, dedicado e apaixonado q lhes demos aos longo de 30 jornadas.

    ResponderEliminar
  2. O público do Dragão, a equipa no relvado, os adeptos que não puderam entrar, os que foram ao hotel incentivar a equipa, os que andaram com as banderias e os cachecóis nos carros e ao pescoço... foi esta comunhão que nos levou ao vigésimo segundo título.
    Claro está que nem tudo foi perfeito e muito coisa há para mudar, mas esta é a hora de mostrar o orgulho em ser portista. Porque somos diferentes, porque somos melhores por muito que custe a muitos admiti-lo.

    ResponderEliminar
  3. perto do final do jogo disse à minha mulher " o que senti durante este jogo só se compara ao que senti na final de Sevilha"

    foi muito engraçado ler a mesma comparação no teu texto.

    Só um clube como o nosso nos brinda com tamanhas emoções.

    ResponderEliminar
  4. Sobre este título fiz no meu blog uma análise ao campeonato e concluí q este foi o titulo q mais me desgastou...Se puderem passem por lá e deixem tb a vossa opinião...

    ResponderEliminar
  5. Já agora gostava que os Portistas de Bancada dissessem como passaram este dia, ou como foi vivido este jogo. Seria interessante ler as emoções por que todos passaram.

    Confesso que no final da noite, quando me deitei, me sentia completamente exausto, não me lembrava de sentir assim. O corpo pedia descanso total. E olhem que não me acredito que o cansaço tivesse a ver com os festejos, mas mais com a tensão daqueles 90 minutos.

    O Estádio, depois do segundo golo estava maravilhoso, até ao fim foi incrível o que ali se viveu, não sei se pela tv deu para perceber, mas foi inesquecível.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Foi de facto uma das maiores emoções que o FCP me deu. Esta época foi demasiado penosa para todos nós pelos motivos que se conhecem. ainda assim em termos de nervosimo não me posso esquecer do Manchester-FC Porto com o golo do Costinha que me fez ir até ao hospital de cachecol...

    Os adeptos no estádio foram incansáveis, sendo audivel pela tv que estes puxaram e muito pela equipa. Assim ninguém nos pára em casa.

    Ao fim de 15 minutos era ouvir os adeptos do SCP a apitar nas ruas perto da minha casa. No intervalo também se faziam ouvir. Desesperei naqueles 15 minutos mas sempre confiante que o FCP estava em dia sim. E assim foi. Gelamos o país verde e rubro...

    No final saí para a rua de garrafa de champanhe na mão e foi engraçado ver muitos "irmãos" portistas a fazerem o mesmo nem que fosse para apenas tirar os carros da garagem para apitar, apitar, apitar para todos verem que estamos vivos. Vi vizinhos de cachecol azul e branco que nem fazia ideia que eram portistas.

    O telefone que não tinha parado de tocar até ao 2º golo do FCP, deixou de fazer ouvir. Entrei no meu carro com a pobre da minha mulher (benfiquista dos sete costados) a conduzir e fiz-a ir de Cascais até Sintra sempre comigo a apitar. O nque ela sofreu...só pode ser amor. hehehe

    A cada portista que na rua ou de carro passava por nós era a maior festa do mundo como se fosse o 1º campeonato de todos nós. A criançada vai vendo o que é bom. Quando voltei para casa, os miúdos na rua jogavam à bola uns com os outros. Não acredito que estivessem encarnados no Miccoli ou no Liedson. A formação da mistica e da massa adepta é esta mesmo, vitória mais vitória.

    Para o ano, seremos ainda mais.

    :D

    Abraço a todos os portistas de bancada. Adorei ter-vos descoberto. Foram terapia para um portista do sul...

    Longe, mas cada vez mais perto. A blogosfera é assim, estamos à distancia de um clic...

    ResponderEliminar
  7. Acho que, esta semana, deveríamos apenas falar da festa e das emoções que vivemos no domingo.

    Quanto tiver mais tempo, falarei do meu dia.

    ResponderEliminar
  8. Esta conquista do campeonato foi aquela que mais vibrei.
    De facto, só mesmo a final de Sevilha é que deu para vibrar mais.
    Nessa altura vibrei tanto que até o meu bolo de aniversário foi o desenho da Taça Uefa....lol..
    É claro que senti muito as conquistas europeias, mas falando em campeonatos nacionais este foi o que mais gostei. Mas o do próximo ano vou gostar ainda mais...

    ResponderEliminar
  9. BiCampeões e mai nada!
    Ser do FC Porto é uma honra...
    só está ao alcance do que a têm!

    aKeLe aBrAçO em geral para todos os 'Portistas de Bancada' e em especial para o Grande Dragôm Zirtaev,

    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Vivi a semana,sim a semana, com grande ansiedade nunca me tendo abstraído do jogo com o Aves e traçando mentalmente os diferentes cenários possíveis.
    No dia do Jogo tentei estar calmo. arranjei actividades para passar o tempo, estive com os meus afilhados
    e às 5,30 fui votar e apreciar e sentir o ambiente fantástico.
    Durante o jogo, bem, como todos um sofrimento escusado principalmente até ao intervalo, depois a alegria mas só descansei ao quarto golo. E festejei, lembrando-me sempre em cada golo do meu Pai.
    No final acabei no Cais de Gaia, com os amigos, a festejar com cerveja e um belo bife.
    Ah, e ao chegar a casa, fui à net e vim aqui ao blog...deixar um comentário.
    Um abraço e viva o Porto.
    Esta semana tudo parece mais leve e luminoso.

    ResponderEliminar
  11. MIGUEL SOUSA TAVARES:O FCPORTO teve contra si o «factor Carolina Salgado/Apito Dourado», que se traduziu num campeonato inteiro em que, tendo sido vítima de vários erros de arbitragem, não teve a seu favor, e correspondentemente, uma única decisão favorável em jogadas controversas. Da 1.ª à 30.ª jornada, na dúvida, na mais pequena dúvida, todos os árbitros, sem excepção, decidiram sempre contra o FCPORTO.

    ResponderEliminar
  12. Bruno Alves e Bosingwa convocados para além do Postiga, Raúl Meireles e Quaresma.

    Também foi convocado o Daniel Fernandes que está no PAOK da Grécia e que fez parte da sua formação no Porto.

    o Daniel e o Duda são dois nomes que há algum tempo que considero que seriam interessantes para o nosso plantel.

    ResponderEliminar
  13. Eu basicamente passei o dia a enganar o tempo de férias em Albufeira. Mas sempre com o clube no pensamento e a conjurar todos os cenários possíveis.
    A partir das 16h já não conseguia estar quieto.
    Durante o jogo foi o que já disse: aturar os festejos e risos de triunfo dos sportinguistas enquanto estávamos 0-0, não conseguir ver o jogo sentado, festejar o 1-0, sofrer com o 1-1 (e aturar o festejo do meu amigo vermelho que ez férias comigo), não conseguir jantar no intervalo, desesperar pelo 2-1 e depois rebentar de alegria e de satisfação com os golos seguintes (e quase mandar o amigo à mer...).
    Depois foi festejar com alegria no meu íntimo e falar ao telefone com amigos, particularmente um que me ligou assim que o jogo acabou e me permitiu ouvir o Dragão a cantar "Nós somos campeões".
    Terminei a beber uma cerveja fresquinha à varanda do hotel e a ouvir buzinar em Albufeira

    ResponderEliminar
  14. Offshore, a convocatória do BAlves e do Bosingwa é merecidíssima. Principalmente a deste último que é há muito o melhor lateral direito português. Estão os dois em excelente forma. Será que o Scolari está a abrir os olhos? :-)

    Dragão de Águeda, ganhar na terra do inimigo é uma maravilha. Sofre-se muito, mas a recompensa tb acredito que seja bem maior.

    Entretanto parece que no domingo e aproveitando para comemorar a final de Viena, parece que os campeões das duas principais ligas portuguesas vão fazer um jogo no Dragão, "O Jogo dos Campeões".
    Vamos ter festa.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Não resisto a colocar isto aqui. Tirado do blog Sou Portista com orgulho:

    "- Foi no Futebol....

    - Foi no Hoquei...

    - Foi no Basquetebol...

    - Foi no Andebol para o campeonato....

    - Foi no Andebol para Taça....até damos vários golos de avanço para ver se vocês apertam, mas nem assim...

    - Até os putos vão à lampiolândia, são gamados e ganham....


    -Realmente, Presidente dos jagunços, traficantes e dopados dos provincianos da capital, é melhor fugir das competições onde entram os azuis e brancos...eles são o terror...não queiras participar na Taça da Liga, sempre podes dizer que não ganhaste a prova porque não quiseste.

    Mas olha, caso resolvas participar, nós comprometemo-nos a colocar os infantis contra vós
    "

    Grande LOL.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Domingo, não poderei ir lá ao Dragão , vou a um passeio de um clube de amigos a Fermentelos, ouvi dizer que lá se come bem, não é Dragãodeágueda ?...lololol.

    Sim, vou à tua terra...lol,festejar o título com um grupo de amigos, e embora não seja por causa do FCP que se realiza este passeio, irei brindar com alguns amigos portistas.

    Só espero é que não se faça a festa de despedida o Baía no Domingo, mas sim no próximo ano, ou noutra altura. Mas estou confiante que ainda vamos tê-lo por mais um ano.

    Mas tenho muita pena, porque o Leixões é um clube que adoro...odiar. Desde que um dia fui ver os juniores do FCP ao Estádio do Mar e vi o ódio daquelas pessoas aos jogadores do FCP fiz uma promessa: Leixões nunca mais e sim, fiquei triste por eles subirem. Até tenho parte da minha família leixonense, mas Leixões para mim nahhhh...nunca mais.

    ResponderEliminar
  17. Já começa o defeso.
    Segundo O Jogo, o Sonkaya está de saída para o Roda (Holanda). Não vai deixar saudades no Dragão, e sempre é menos um na enorme folha de pagamentos.
    Quanto à festa, acho uma ideia interessante. Será uma boa maneira de nos despedirmos da equipa, antes de iniciarem as férias - esse longo período que dá uma fome de bola que só visto.
    Abraço a todos os Campeões.

    ResponderEliminar
  18. A teu pedido vou contar como passei esse Domingo emocionante...Acordei tarde bem dormido, o que me tem acontecido constantemente de há uma semana para cá...Passei os olhos pelos écrans, vi a pressão que continuava a ser exercida, tentei descodificá-la, tomei o meu duche fiz a barba, vesti-me e rumo ao Dragão! Pelo caminho apanhei os jornais habituais - Público e Notícias - e quando cheguei ao Dolce Vitta estava já uma grande mole humana a envolver o Estádio e dentro do próprio Centro Comercial! Para "memória futura" fiz duas fotos desse ambiente no Telemóvel, gravei e fui sentar-me num sítio muito tranquilo quase completamente deserto o "Pasta Café"...Estava lá uma senhora portista acompanhada, toda artilhada e com as "mamocas" quase todas a transbordar da camisola...Decidi não pedir chocolate!... A minha companheira não estava - por questões de segurança que já aqui mencionei, ficou em casa - portanto pude mirá-las tranquilamente e depois de verificar que afinal não eram grande coisa, levantei-me, saí, vagueei pelo Centro e ao fim de uma ou duas horas regressei a casa e preparei-me para o Jogo! Estava todo o mundo avisado, enquanto o Jogo não terminasse, não queria interrupções na minha concentração!
    Confesso fui Ditador...
    Inicia-se o jogo e os gritos começam a fazer-se ouvir das bandas de cima - eram os primeiros lances de assédio do Aves - depois foi golo nosso - Carvalho!... Fosgasse!...
    A seguir Golo dos gajos, saltos em cima - Filhos da PUlícia!...
    Durante o intervalo - para relaxar - decidi fazer aquilo que faço todos os dias, fui dar de comer a uns gatos vadios que religiosamente me aguardam nas trazeiras da minha casa assim que começa a cair a Noite...Não estavam apreensivos e eu também não, apenas um pouco ansioso!
    Olhei as varandas : ninguém, tudo deserto!...
    Segunda parte o Porto marca o segundo..Fosgasse! Carvalho! Carvalho! Fosgasse! Ide pró Carvalho! Silêncio total em cima....
    O terceiro! Carvalho Fosgasse! Abre as Pernas! Mama!...
    Acalmia...O coração tranquiliza-se vai serenando, até às cinquenta pulsações...
    Depois o resto do jogo foi só festa, mais uns tantos Fosgam-se! E ide pró Carvalhido seus Filhos da PUlítica, mas já menos agressivos...Silêncio supulcral em cima...
    Acabou o Jogo! Abri as portas, fui abraçar a minha infeliz companheira que cozinhava tranquilamente, mas sempre atenta aos gritos da sala!...-Eu sei, eu ouvi, confessou!
    Apareceu a Preta a roçar-se nos meus pés, fiz-lhe uma festa e saí novamente para dar um "reforço" aos gatos vadios - mereciam-no - e também para olhar as varandas! Tudo silencioso, janelas fechadas e até os gatos tinham desaparecido, terão ido para o Dragão festejar?!...Estralejavam foguetes lá para os lados de Vila Nova de Gaia!...
    Voltei a casa com o coração cheio, sentamo-nos todos à mesa e jantamos com uns tiros bem sonoros à mistura, do Champanhe que se ia abrindo e cujas rolhas quase furavam o tecto!
    Depois foi descansar e gozar com o aspecto e a alegria dos rostos de quem festejava e ainda mais com o ar daqueles a quem aquela festa "aziava"!
    Ele era o Pratas, o Delgado, o Paulo Bento - que grandes olheiras!...Ele era o Rui Santos - que lindo menino, bonito corte, parecia que tinha tido uma congestão cerebral...Tudo gravatas vermelhas e verdes, que coincidências!...E o Professor Neca!...hihihi!...Não esqueçam: ofereçam-lhe a Gillette BLUE II!!!...BLUE II/BiCampeonato topam?...
    Depois fui pegar no Público e ler um artigo interessante do José Mattoso sobre o nosso Afonso Henriques, agarrei num livro de Sudoku ali à mão e resolvi todos aqueles enigmas de uma assentada, até começar a raiar o meu querido e desejado sono......

    ResponderEliminar
  19. O tal clube que é diferente, que tem uma marca internacional e coisa e tal, estreou-se hoje na bolsa.
    Depois da indisfarçável euforia dos jornalistas da nossa praça, que já não tinham uma alegria tão grande desde, digamos, deixa cá ver, desde o golo do Aves, e que não se calavam à hora do almoço com a valorização das acções face ao seu valor nominal (?), eis que estas encerraram a 4,53. Tendo sido colocadas no mercado com um preço de abertura de 5,29, registaram uma perda de quase 15%. Nada mau, para primeiro dia...

    ResponderEliminar
  20. Caro Menphis,
    em Fermentelos come-se bem sim sr.
    E até pode ser que ouças a Banda Marcial, uma das preferidas do nosso Presidente...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Ontem assisti a mais um debate na PortoCanal onde estava o Manuel Serrão...Um "bico" cá do Burgo que representa o Benfica - mas então ele não era Salgueirista? - entrou na guerra do Eusébio/Baía, sobre quem tem ou não tem mais títulos, isto a propósito do destaque que se dá em Portugal - até pareço os Heróis do Mar - ao Moçambicano - desculpa Eusébio, mas é verdade não é? - em detrimento do Português...Para esclarecer alguns, Alcides Freire no JOGO afirma:
    «O que faz falta a Vítor Baía para alcançar Eusébio é apenas um troféu. Um campeonato, para ser mais preciso. O que falta a Eusébio para igualar Vítor Baía são 12 títulos. Uma dúzia de títulos para alcançar a marca de 32 que o portista amealhou no FC Porto e Barcelona.»
    Tá tudo exclarexido?...

    ResponderEliminar
  22. Já agora, o Estádio do dragão à noite em dias de jogos, visto de longe, parece uma daqueles naves alienígenas cheias de luz que jorram do exterior daquelas gigantescas abas que o emolduram...Lindíssimo...

    ResponderEliminar
  23. O Vítor Baía é o Vítor Baía. Tem uma carreira que fala por si. E esta época mostrou que tê-lo no banco não é problema algum. Aliás, basta ver o abraço cúmplice entre Jesualdo e ele no fim do jogo com o Aves.

    Bye, bye Sonkaya. Hope you never return.
    Por falar nisso, então o Adriaanse mandou um SMS de felicitações ao Antero?
    É de louvar, sim senhor. Apesar de tudo, é de louvar.

    ResponderEliminar
  24. O Eusébio tem o seu lugar na história do futebol português. Foi, sem dúvida, um gigante. No entanto, para gigante, tem um palmarés pouco impressionante (compare-se com outros gigantes do futebol europeu, de qualquer época...).
    Que me perdoe o politicamente correcto, mas para além dos títulos internos (ganhos nas condições conhecidas), Eusébio tem apenas uma Taça dos Campeões Europeus. Quando chegou ao Benfica, já este era campeão europeu, e Eusébio ajudou a reconquistar o título. E, diga-se de passagem, a Taça dos Campeões Europeus não era nada do que é hoje. Tratava-se de uma competição semi-amadora, em que a primeira eliminatória eram os oitavos-de-final. Ou seja, a competição consistia em 7 jogos.
    Baía, por seu turno, é o jogador com mais títulos na história do futebol mundial. É um dos 10 jogadores que ganhou as três competições europeias (Taça das Taças, Taça UEFA e Champions). A essas, junta ainda uma Taça Intercontinental (que Eusébio perdeu duas vezes). A diferença de palmarés - em quantidade e qualidade - é impressionante.

    ResponderEliminar
  25. "Lucho González arrisca-se a ficar, uma vez mais, sem férias, se cumprir o sonho de participar na fase final da Copa América, entre 26 de Junho e 15 de Julho. "

    bolas ! sempre que se comentava a forma do Lucho pensava, este defeso vai finalmente ter férias para fazer um campeonato sempre em grande nível
    Caso se confirme presença na copa América lá teremos novamente um Lucho sem férias !

    ResponderEliminar
  26. Grande Meireles, aí está um domingo em cheio. Só não entendo como um grande portista como o Meireles não foi ao estádio, o médico não aconselha? :-)

    O Eusébio é um mito, alguém que foi muito especial no passado. O Baía, além de mais títulos, algo que é indiscutível, é uma realidade do presente, do futebol actual, qd é muito mais difícil ganhar. Não duvido que se pertencesse a um clube lisboeta, neste momento seria um herói nacional se calhar bem maior que o Eusébio.

    Já agora aviso que podem escolher o jogador do FCPorto que acham ter tido mais influencia na conquista deste campeonato, na Opinião da Bancada na barra lateral.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  27. Zirtaev, quanto ao bi... estarei desconsolado, desconfiado ou enojado? Acredita, eu depois conto.
    Nuno, essa de(sa)preciação da Bolsa quanto aos títulos da instituição é boa mesmo.
    Mas eles transformam cada derrota em vitória.
    Off-shore, a convocatória de Scolari só por si dava um post. Se calhar...
    Proença na final da Taça: o árbitro da Luz, o benfiquista de camarote, quem vai prejudicar desta vez?

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde a todos

    Hoje aptece-me dizer isto:

    1. FC Porto 69
    2. Sporting 68
    3. benfica 67
    4. Sp. Braga 50
    5. Belenenses 49
    6. P. Ferreira 42
    7. U. Leiria 41
    8. Nacional 39
    9. E. Amadora 35
    10. Boavista 35
    11. Marítimo 32
    12. Naval 32
    13. Académica 26
    14. V. Setúbal 24
    15. Beira-Mar 23
    16. Desp. Aves 22

    PS: O JESUALDO FOI CAMPEAO!!!!

    ResponderEliminar
  29. Zé Luís: desconsolado: Podiam ter sido mais a diferença de pontos ?

    Desconfiado: isso não sei porquê? talvez que surja alguma bomba?

    Enojado: pela comunicação social que já não fala do título do FCP ?

    Adivinhei ?

    ResponderEliminar
  30. BIBO PORTO!!

    BIBO A TODOS OS PORTISTAS DE BANCADA

    OBRIGADO FCP por mais esta alegria, por mais estas emoções

    obrigada tb a ti zirtaev pelo fantastico blog onde todos os portistas podem comungar juntos, festejar juntos, partilhar opiniões e sobretudo exaltar juntos a glória do nosso campeão..

    p ano há mais e melhor!!

    FORÇA PORTO

    ResponderEliminar
  31. Não é por conselho médico Zirta, é porque não sou sócio,já o disse aqui, mas esse pormenor tem de ser corrigido e estou sempre na expectativa de o fazer: de certo modo aguardo uma daquelas campanhas motivadoras, que surgiam habitualmente há uns tempos...Mas estou sempre lá todos os dias, todos os dias! É o meu cantinho predilecto!

    ResponderEliminar
  32. Todos os titulos conquistados são saborosos,contudo este sempre teve um sabor especial por ser o mais sofrido desde 85\86, na altura frente á Covilhã onde vencemos por 4-2 depois de estar a perder por 2-1 e com Fernando Gomes a fazer a diferença,no entanto nesse não estive presente,pois residia no Algarve.
    O que senti no estádio do Dragão foi inolvidável, a tensão estava no máximo, o intervalo do jogo pareceu muito longo mas com o a 2ª parte e com os golos o extâse foi total,o publico estava em delirio mesmo comparando com aqueles jogos frentes aos mouros,mas este foi deveras muito mais emocionante.
    A minha mulher e a minha filha ficaram no Dolce Vita e lá dentro foi pelo que me contaram um mini estadio a vibrar como no verdadeiro.
    O facto é que quando faltavam 10 mn para acabar o jogo estam muitos milhares lá fora vindos sabe-se lá donde... .depois foi a loucura total e ainda hoje sinto o corpo dorido e cansado da tareia emocional que levei.
    ...
    No entanto na 2ª feira para as televisões (TVI á noite e RTP á tarde) foi mais importante na abertura dos noticiarios, os incidentes nos aliados deixando para 2º plano a nossa conquista!
    É o costume e até na hora das vitorias eles são mesquinhos e jorram odio por todos o lados...
    Sei o que um portista sofre no sul ,pois vivi lá 29 anos e hoje (e sempre) a comunicação social já esqueceu a nossa vitória!
    Cumprimentos do Louro

    ResponderEliminar
  33. Zé luís: desconfiado ? Será que o Scolari anda-se a fazer ao lugar?

    ResponderEliminar
  34. Zé Luís eu aposto no enojado. O FCPorto foi campeão e só lampiões, ora é na bolsa, ora é fora da taça da liga, ora é agora temos dinheiro para sermos campeões do universo. Mas... já não deviamos estar habituados?

    Louro compreendo isso que falas das televisões, mas vai na linha do que apostei para o "estado anímico" do Zé Luís, o nojo. Nojo que metem todos estes lampiões manipuladores da mass média em Portugal. Mas a palavra mais acertada é a azia.

    Como disse, já estamos habituados, mas não devemos nunca estar conformados.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  35. Só um pequeno ajuste: eu sei reconhecer o valor do Eusébio e aquilo que representou para um certo Portugal adormecido no tempo e nas mentalidades...Sei que ele merece um lugar de muito apreço e carinho, um grande destaque! Sei também que outros o merecem pelo que fizeram e repesentaram! Não consigo é estar indiferente a esta manipulação descarada de algumas figuras de destaque - enaltecidas ao paroxismo em determinadas e muito precisas alturas - para aparentemente tentar ensombrar o destaque que eventualmente outros podem adquirir! Isto é o rumo natural da vida, uns acabaram há tempos - ponto final - outros ainda perduram e triunfam e doa a quem doer por muito que o pretendam, isso não pode ser alterado, nem que se usem processos Stalinianos de recortar e compôr as fotos e as imagens existentes nas vitrinas! Eusébio jogou até 1973/1974? Passaram trinta e três anos sobre isso, nada se pode alterar por muito que possa doer a alguns...Na entrevista que deu a semana passada á RTP1 fiquei a saber que ele jogava no Beira Mar ao Domingo e treinava no Benfica durante a semana...Quando teve que jogar com a sua equipa do coração recusou-se a fazê-lo e mesmo obrigado a alinhar nesse encontro, quando foi necessário marcar um livre que ele considerou perigoso não quis marcá-lo, para que o Benfica não corresse o risco de perder o desafio! Imaginem que isto acontecia com algum jogador do Porto da actualidade!...Mas foi esta a mentalidade dominante durante muitos anos e penso que é a mentalidade que ainda perdura e que faz com que assistamos a toda esta pouca vergonha de tudo ser permitido a esses senhores sem nenhumas ainda que hipotéticas recriminações e ainda lhes permite serem elevados à condição de Heróis Nacionais!...Tudo a bem do Benfica, desculpem, tudo a bem da Nação!...

    ResponderEliminar